Autor Tópico: B15  (Lida 9672 vezes)

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
B15
« em: 18 de Junho, 2009, 00:31:40 »
Boas, tenho usado B15 no Punto há já uns quantos milhares de kms e não tenho registado nenhum problema, começei a agora a usar na Marea mas ainda só meti 10 euros. Coloco nas bombas da Prio, quem me incentivou foi um colega meu de curso que é o responsável pela compra de novos terrenos e estabelecimentos da marca Prio (Martifer), foi na altura em que o crude começou a escalar para cima dos 100doláres pelo que foi mais fácil começar a usar.

Vantagens que tenho a apontar:

Mais barato

Menos poluente

Mais amigo do motor pois funciona como lubrificante e agente de limpeza (foi o meu colega que me disse, eu não digo nada que não sou técnico nem mecanico nem quimico!)

Maior rendimento no motor (noto que ao puxar pelo carro ele gasta um bocadinho menos, uma coisa minima mas reduz-me o consumo á vontade em 0,5litros 100km quando ando mais depressa)

Desvantagens:

Perco em média 15 minutos para abastecer mas ás vezes são 15 min para abastecer e outros 15min para pagar, só tenho a bomba da Prio Feira Nova de Aveiro por perto e aquilo é uma confusão de carros com 4 bombas e apenas uma caixa a trabalhar! Já tive alturas de demorar 30min só para conseguir entrar nas bombas.

Poucos postos de abastecimento

Se tiverem marcas brancas por perto, elas estão ao mesmo preço ou até mais baratas (em Aveiro temos Continente e Jumbo, o primeiro vende 1 a 2 centimos mais barato que B15 e o Jumbo faz ao mesmo preço).

E a vossa opinião sobre o B15 qual é?

Aconselham a usar num 1.9 TD 100 ?
« Última modificação: 18 de Junho, 2009, 00:44:35 por ricardocunha »
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:B15
« Responder #1 em: 18 de Junho, 2009, 00:36:39 »
Explica lá isso?
O que é B15?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #2 em: 18 de Junho, 2009, 00:42:16 »
é o Biodiesel mas numa mistura de 15% de óleo e 85% de gasóleo.

consultem o www.priofuels.com, acho que são os únicos a vender isto.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 18 de Junho, 2009, 20:39:23 »
Então se usares uma bomba Lucas ou algumas bombas da Bosch, prepara-te para daqui a 30.000 meter umas borrachas novas

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #4 em: 18 de Junho, 2009, 21:36:41 »
então mas porque é que dizes isso?

Já fiz uns 60-70 mil km com o punto a biodiesel B15 e até agora não tive problemas. Afinal de contas os motores a diesel foram feitos para andar a óleo de amendoin :)

mas agora a sério, eu sei que nos motores mais recentes não se deve usar oleo vegetal directo (OVD), mas não é disso que estamos a falar aqui mas sim de uma mistura entre oleo e gasoleo, mas que leva tratamento que garante total compatibilidade com o motor. O que estraga as bombas é o uso directo de oleo, ou seja, ir ao continente comprar um garrafao de Fula e meter no depósito. Mas se usarem um dos conversores existentes nao ha problemas (é a mesma coisa que usar GPL num carro).

Se estragasse a bomba, ha muito que o punto tinha ido á vida, mas em vez disso continua a trabalhar impecavelmente bem.
A minha cunhada tem andado a usar B15 no Fiat Stilo e até agora nao teve problemas nenhuns e começamos a meter agora B15 na spacestar 1.9 DID.

O tal colega de quem falei da PRio (martifer), também só usa B15 no carro pessoal e na empresa usam biodiesel tb e até agora nada de problemas.

Tive a aportunidade de falar com um engenheiro automóvel e ele também me confirmou que o uso do Biodiesel é sempre mais beneficio pois tem maior protecçao por actuar como lubrificante. Amanha pergunto-lhe em que medida prejudica a bomba injectora.

Também tenho acompanhado o forum NOva Energia, e eles parecem ser adeptos do B15 mas claro que a grande maioria deles sao aventureiros que preferem o OVD e ai claro que existem riscos mas também se pode andar de graça, pelo que o biodiesel para eles nao é mt relevante. Mas relativamente ao uso de b15 ninguem o apontam como prejudicial para os motores , bem pelo contrário. neste tópico podem obter informaçoes sobre outros utilizadores de Biodiesel - http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=30&t=3834&p=84500&hilit=b15#p84500 e dá para ver que ninguem se queixa de problemas com Biodiesel.

Tem as suas vantagens... e desvantagens... Pelo meu raciocinio baseado nos posts da Novaenergia, um carro com mts km pode ter problemas a curto e medio prazo a usar o Biodiesel pois ele vai limpar a porcaria toda e entupir filtros com a sujidade pelo que teremos de fazer a substituiçao do mesmo regularmente até termos o motor limpinho.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
"skeleton, recebeste alguma informação verbal ou através de folheto sobre a utilização do B15 ?

Faço esta pergunta porque o BD tem um grande poder dissolvente, que aos poucos vai limpando o depósito e tubagens dos residuos deixados pelo gasóleo, levando á inevitável substituição do filtro prematuramente.

Sei que é uma % baixa de BD, mas a longo prazo(depois de 5 ou 6 depósitos) poderá dar problemas."

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se for essa a situaçao entao é igualzinho ao GPL. Conheço malta que teve problema em GPL (um meio testado e retestado e mais que aprovado que funciona 100% bem), pois meteram-no em motores desgastados com 400mil km. Como a marea tem 130mil km acho que nao haverá problemas de maior, até pq dentro nao tarda vai á revisao. No punto foi novo, por isso está limpo o motor e o biodiesel nao afecta negativamente.

O punto tem um motor mais sofisticado e sensivel que a Marea, que segundo os fabricantes de Kit de Oleo pode comer até 50% de Oleo Vegetal, pelo que se nao estragou o 1.3 Multijet do Punto então será impossivel estragar um motor "bruto" como o 1.9TD 100 da marea.

Agora já meti uns 43 litros de Biodiesel e parece que a carrinha ta a melhorar o desempenho do motor, a reduzir os consumos e faz menos fumarada e menos ruido. Pode ser tb por estar adaptar-me á carrinha, nao sei.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 18 de Junho, 2009, 21:39:27 »
os motores a diesel até a gasolina, diluente, oleo de fritar batatas trabalham....

nem todas as bombas de injecção aguentam...

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #6 em: 18 de Junho, 2009, 21:45:49 »
mas o biodiesel como leva o tratamento para assegurar total compatibilidade nao creio que vá danificar a bomba. Mas amanha vou falar com o tal eng para tentar aprofundar sobre este tema.

Uma coisa é certa, nao me posso fiar na conversa do meu colega, afinal de contas ele vende biodiesel para ganhar a vida, claro que vai dizer sempre maravilhas daquilo.

Agora da minha exp realmente nao tenho nada apontar de negativo no Punto.

é pena nao haver informaçoes nem discussoes sobre o B15, pois no unico forum supostamente dedicado ao tema (novaenergia) eles nao ligam mt a estas coisas, com eles é cenas mais radicais tipo produzir metanol em casa, lavar oleo de batatas fritas para meter no carro etc :)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #7 em: 19 de Junho, 2009, 21:20:12 »
já está previsto por no Diesel 10% de biodiesel;

o motor trabalha sempre, mas as borrachas é que se vão embora por causa da acidez do biodiesel

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #8 em: 25 de Julho, 2009, 15:50:42 »
já andei a falar com mais pessoal sobre o Biodiesel e é muito confuso. A maior parte das pessoas não sabe o que é, os que sabem e conheçem apenas nos falam vantagens. Quem não conheçe diz mal ou não acredita que tal seja possível.

Epa em 140 mil km que o Punto leva ainda não tive problemas e metade destes kms foram feitos com B15. Falei com alguns Alunos de engenharia mecanica aqui da Universidade de Aveiro e todos dizem que não problema nenhum em meter biodiesel e quanto às bombas que é bem melhor que o diesel por ser menos acido e agressivo que este.

Já da parte da Prios (Martifer), é uma vergonha. Em dois postos de abastecimento apanhei 3 funcionários cada um mais ignorante que o outro, um deles ficou parvo quando lhe disse que o B15 era mistura de oleo vegetal com diesel, pois não fazia ideia que estava a vender aquilo na bomba onde trabalha.... enfim...

Contactei a Prio por e-mail e até agora nada, é triste mas deu para ver funcionários sem formação e conhecimento dos produtos que vendem e pior que isso sem vontade de querer aprender, mas o que meu chateou mesmo foi o facto de a Prios não me respondeu ao e-mail, nem que fosse um daqueles e-mails só a dizer que tinham recebido o meu e-mail.

E ainda perguntam porque é que este Portugal à beira mar plantado não anda para a frente....

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 25 de Julho, 2009, 19:45:04 »
eu sei o que é o Biodiese, porque até já fiz um pouco para ver como é que era...

a história é simples: em todos os carros a diesel que não tenham centralina, podes por à vontade até 90% de biodiesel que ele trabalha sempre, isto sem alteração nenhuma nem no motor como no depósito !

o mal destas quantidades acima dos 10 a 15% é que derivado ao seu PH, atacam enormente as bombas de injecção da marca Lucas e algumas da Bosch por exemplo.

o que não quer dizer que por exemplo os Mercedes a diesel de 1980 até 97 (se não erro...) até são os melhores para por biodiesel, como até se pode por óleo de fritar batatas usado decantado lá dentro do depósito...

isto no verão... porque de inverno o depósito tem que ter uma resistência para aquecer este óleo, porque senão fica grosso...

tu se quiseres até decantas óleo usado e experimentas no teu, desde que saibas se a tua bomba de injecção dá.... senão dá então vais pagar o arranjo que é caro...........

Fiat128red

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #10 em: 25 de Julho, 2009, 20:36:06 »
Ainda esta semana um amigo que não via à muito tempo, me disse que ainda tinha um Fiat Tipo Diesel, mas que tinha estragado o motor, por ter usado durante muito tempo Biodiesel!
Quando o encontrar novamente vou averiguar melhor o motivo porque o Biodiesel estragou o motor!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #11 em: 25 de Julho, 2009, 22:08:49 »
ele não estraga o motor (bloco, pistons, etc...)

estraga a bomba...

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #12 em: 25 de Julho, 2009, 23:19:06 »
luis bar não me estou a referir a ti nem a ninguem do forum, não fiques com essa ideia.

o uso de biodiesel á partida é seguro pois não é uma simples mistura de diesel+oleo, mas sim uma mistura destes com outros componentes que o tornam 100% compativel e nao agressivo ao motor e outros componentes tais como a bomba injectora e outros.

Agora o que eu tenho visto, é que há malta que começa a meter biodiesel em motores com 200mil km para cima e começam a ter problemas e outros que estão a meter oleo do lidl (ou fula, continente ou seja o que for)+diesel e chamam a isso biodiesel e também têm problemas.

O GPL também não estraga, mas conheço pessoas que tiveram problemas ao meter GPL em carros com muitos kms e as explicações e justificações devem-se todas ao facto de os motores irem ganhando fissuras que são tapadas com a "porcaria" da gasolina e que por sua vez o GPL vai limpando com o uso. Pelas informações que obtive o mesmo se passa no diesel, ou seja, vai ficando uma serie de sujidade que ajuda o motor, é tipo os fumadores com os pulmões afectados de tanto fumar que não podem deixar de fumar senão os pulmões cedem.
Como no Fiat Punto começei a usar Biodiesel com poucos kms não tive problemas, na Marea ainda não tenho problemas mas também os kms efectuados não servem para verificar.

Agora há ai muita gente a usar Oleo+diesel e diz que é Biodiesel, quando esse mesmo oleo foi refinado para alimentação e não para combustão. Outros fazem o processo em casa e não conseguem obter um refinamento 100% perfeito.

No outro dia estava a dar um programa sobre Biodiesel e falaram de uma seria de empresas (polonia e Eua) que já usam biodiesel em quantidades superiores a 15-20% e sem problemas nenhuns em carros normais a diesel, tudo depende da componente quimica adiciona à mistura.

Mas voltanto à situação da Bomba, mesmo que a mesma avaria devido ao uso de biodiesel é capaz de compensar, pois basta ver que: O carro gasta um bocadinho menos, o combustivél é bem mais barato, reduz as emissões poluentes, menos ruído ao trabalhar, lubrifica as partes mecanicas. Acho que o custo/beneficio é superior ao custo de uma bomba injectora, pois as vantagens vão para além da redução do custo com combustivél.

Por mim vou continuar a usar biodiesel e já o tornei o meu combustivél de eleição.

Multiplek

• Encartado

• *
  • 148
    • http://
« Responder #13 em: 25 de Julho, 2009, 23:56:15 »
boas
+-1360€ nova e 800€ recond e o que te espera
a bomba de alta pressão(injecção) alem de orringues muito sensíveis a qualidade do diesel tem la dentro uma cablagem que se deteriora  entrando em curto e pondo a bomba of
os carros ideais são ate 93/94 porque tem uma bomba em linha em que os injectores vedam com anilhas de cobre e alumínio inclusive o oleo serve de lubrificante e anticorrosivo
cumps
« Última modificação: 26 de Julho, 2009, 00:00:27 por Multiplek »

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #14 em: 26 de Julho, 2009, 00:07:03 »
para que carro é essa bomba?

Contactei a Mcoutinho Aveiro quando levei lá a Marea agora para a revisão e pedi uma séria de cotações entre as quais a da bomba injectora e tudo o que fosse necessário para instalar a mesma e segundo eles a coisa rondava os  perto dos 500€+iva (para o 1.3 Multijet).

Para o 1.9TD não perguntei mas posso perguntar na terça quando for buscar a carrinha que eles em 2 dias dão-me orçamento.
« Última modificação: 26 de Julho, 2009, 00:11:11 por ricardocunha »