Autor Tópico: Qual a viabilidade deste projecto?  (Lida 4793 vezes)

BooT

• Giannini

• *
  • 318
Qual a viabilidade deste projecto?
« em: 26 de Junho, 2009, 21:53:16 »
boas caros amigos

desenvolvendo o projecto que tenho em mente, o qual falei noutro tópico, surgiram-me algumas questões acerca da viabilidade e da escolha mais acertada para o que pretendo. passo a explicar

o objectivo é espremer o máximo possível do 1242 (bloco vindo dum punto 60 com cabeça de um 75) mantendo-o atmosférico.

até ao momento o que tinha em mente era:
- 2 webers dcoe 40
- manter a centralina do punto 60 a controlar a ignição (possivelmente teria que ser reprogramada, não?)
- aligeirar o volante de motor
- pôr uma polie regulável ou cames mais "agressivas"
- bomba de gasolina electrica de maior débito
- trabalhar a cabeça (polir válvulas, abrir canais, etc)

assim de momento acho que é só

o objectivo do projecto é ficar com um carro tipo para rampas... muita rotação e boa saida. em termos de potencia, não gosto de somar cavalos, mas se ficasse com algo nos 1xx, já era MUITO bom :D

as minhas duvidas são... 2 dcoe 40 são overkill no 1242? ou para potencia bruta, quer-se coisas brutas?  :wacko:
a centralina aguentava a bomboca? quantos lph é que a bomba de gasolina tinha que debitar? em relação à linha de escape, curta? longa? larga? com ou sem panela?

ajudem-me e-miguinhos... quero por a porra do carro a bombar como deve ser :D

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
Re:Qual a viabilidade deste projecto?
« Responder #1 em: 26 de Junho, 2009, 22:04:21 »
Grande maluko,só pelo que descreveste do projecto,mereces que ele vá para a frente...

Cenas tecnicas nao te sei explicar,mas vou ficar atento a este projecto,parece qualquer coisa de muito bom! :D
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #2 em: 26 de Junho, 2009, 22:40:22 »

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #3 em: 26 de Junho, 2009, 23:24:06 »
apesar de ele ter usado a cabeça de 16v, pelo menos já sei que é viavel :D

e em relação ao resto das minhas duvidas? alguma ajuda? :P

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 27 de Junho, 2009, 09:04:30 »
apesar de ele ter usado a cabeça de 16v, pelo menos já sei que é viavel :D

e em relação ao resto das minhas duvidas? alguma ajuda? :P

vê bem o tópico porque ele usou 2 motores, um com 16 V e outro de 8 V

mas a história é sempre a mesma dada pelo Engº Miguel da Fiat.

- menos 800 Gr. no volante
- menos 0,2 na cabeça
- equilibrar o conjunto todo
 - equilibrar em peso os pistons, bielas, montar volante e cambota e equilibrar o conjunto
- polir cambota

etc. etc...

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #5 em: 27 de Junho, 2009, 13:45:30 »
sim... o 8v parece um 903

o mais dificil é encontrar um bom torneiro para fazer estas alterações. o volante de motor já me disseram que na GBS fazem isso, mas em relação às bielas e cambota não sei.

as bielas do 1108 e do 1242 são diferentes? é que do 1108 tenho 8, do 1242 só tenho 4. se fossem todas iguais era mais facil para equilibrar :P

é preferivel por outra árvore de cames em vez da polie ajustavel, não é? se fosse twin cam se calhar justificava-se as polies

em relação à centralina, irá funcionar sem lá ter o injector ligado? sei que o ideal seria uma megasquirt mas... vamos com calma :P
se aquilo for ao redline, ao atingir o corte, corta a ignição. mas devido aos carburadores continua a injectar... não vai mandar ráterada de meia noite? lol  :wacko: não é que me importe mas em termos de saude... pronto, é aquela coisa

edit: em relação ao escape... em conversa com o mini127man ele disse-me que nos minis o que se costuma fazer é cortar a linha na zona onde está quente... isto é, a zona onde está fria não interessa... logo, sai fora :P

meto o escape a sair ao pé da roda da frente? :P o que tinha pensado era ficar um tubo directo até à traseira do carro mas isso só seria ideal num turbinado. .. em termos de back pressure como é que fico?
« Última modificação: 27 de Junho, 2009, 13:54:26 por BooT »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #6 em: 27 de Junho, 2009, 14:18:48 »
sim... o 8v parece um 903

NÃO SENHOR ! o 8 V tem uma cabeça quase rectangular, semelhante à do 999 e do 1108.

o mais dificil é encontrar um bom torneiro para fazer estas alterações. o volante de motor já me disseram que na GBS fazem isso, mas em relação às bielas e cambota não sei.

isso é fácil: tenho um mesmo bom que só faz esse tipo de coisas !
as bielas do 1108 e do 1242 são diferentes? é que do 1108 tenho 8, do 1242 só tenho 4. se fossem todas iguais era mais facil para equilibrar :P

não sei... mas se tens as 1242 essas é que te interessam para ficarem todas equilibradas !

é preferivel por outra árvore de cames em vez da polie ajustavel, não é? se fosse twin cam se calhar justificava-se as polies

em relação à centralina, irá funcionar sem lá ter o injector ligado? sei que o ideal seria uma megasquirt mas... vamos com calma :P

existem árvores de cames próprias para alteração !

se aquilo for ao redline, ao atingir o corte, corta a ignição. mas devido aos carburadores continua a injectar... não vai mandar ráterada de meia noite? lol  :wacko: não é que me importe mas em termos de saude... pronto, é aquela coisa

mas queres um carro com cavalos para andar devagar???

edit: em relação ao escape... em conversa com o mini127man ele disse-me que nos minis o que se costuma fazer é cortar a linha na zona onde está quente... isto é, a zona onde está fria não interessa... logo, sai fora :P

meto o escape a sair ao pé da roda da frente? :P o que tinha pensado era ficar um tubo directo até à traseira do carro mas isso só seria ideal num turbinado. .. em termos de back pressure como é que fico?

4 colectores com panela de competição e virado para fora antes da roda de trás !

Beni

• Zagato

• *
  • 1488

Masculino
« Responder #7 em: 05 de Julho, 2009, 13:12:32 »
Grande maluko,só pelo que descreveste do projecto,mereces que ele vá para a frente...

Cenas tecnicas nao te sei explicar,mas vou ficar atento a este projecto,parece qualquer coisa de muito bom! :D

Tenho a mesma opiniao, vou seguir isto e espero que corra bem....força ai camarada.....
Beni Martins . . .

xx-xx-CM

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 05 de Julho, 2009, 13:26:07 »
falta uma coisa:

ser accionista maioritário da Repsol

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #9 em: 05 de Julho, 2009, 14:05:54 »
falta uma coisa:

porquê? achas que não vou fazer bons consumos?  :wacko: LOLOL

hoje vou desmontar o resto do motor. vou ver se tiro umas fotos dos doadores

Beni

• Zagato

• *
  • 1488

Masculino
« Responder #10 em: 05 de Julho, 2009, 15:47:07 »
falta uma coisa:

looooool........nao deve ser bem assim lol... :rolleyes: :rolleyes: sera?????
Beni Martins . . .

xx-xx-CM

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #11 em: 05 de Julho, 2009, 16:38:31 »
tou a gostar de ver ao menos um a fazer uma preparação no site  B)

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BooT

• Giannini

• *
  • 318
« Responder #12 em: 05 de Julho, 2009, 18:52:41 »
por enquanto ainda estou só na fase de estudo ;)

hoje estive a ver bem a coisa e acho que os dcoe 40 não são a melhor escolha. raciocinem comigo sff :P
os dcoe são horizontais e ficam na parte de trás do bloco, logo ficam a puxar o ar no sentido contrário ao fluxo de ar, o que vai provocar uma perda de rendimento (seja muito ou pouco, perde). pelo que estive a ver, os verticais, são os weber idf 40.

há mais alguma diferença entre eles alem do facto de uns serem montados verticalmente e os outros na horizontal?
um colector de admissão com uma curva a 90º é mau?

edit: e se for os dcoe, com um colector a fazer 180º? (ficando os carburadores a apontar para a frente)
« Última modificação: 05 de Julho, 2009, 18:54:31 por BooT »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #13 em: 05 de Julho, 2009, 19:09:31 »

hoje estive a ver bem a coisa e acho que os dcoe 40 não são a melhor escolha. raciocinem comigo sff :P
os dcoe são horizontais e ficam na parte de trás do bloco, logo ficam a puxar o ar no sentido contrário ao fluxo de ar, o que vai provocar uma perda de rendimento (seja muito ou pouco, perde). pelo que estive a ver, os verticais, são os weber idf 40.

há mais alguma diferença entre eles alem do facto de uns serem montados verticalmente e os outros na horizontal?

edit: e se for os dcoe, com um colector a fazer 180º? (ficando os carburadores a apontar para a frente)

de carburadores percebo muito pouco devido a raramente terem utilidade nos meus projectos

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #14 em: 05 de Julho, 2009, 20:29:35 »

Não !

volta a ver o site e vê como é que eles montaram os carburadores...

são dois virados para trás com cornetas e rede..