Autor Tópico: Ajuda na compra - Lancia Lybra  (Lida 2648 vezes)

melinhas

• Recem chegado

• *
  • 7

Masculino
Ajuda na compra - Lancia Lybra
« em: 09 de Julho, 2009, 15:03:55 »
Boas!

Estou prestes a adiquirir uma Lancia Lybra SW Intensa 1.9 JTD 12/2002 :mellow:

Que conselhos é que me dão antes de concluir a compra?
Aspectos a ver ao pormenor?
Quais são os "truques" a ter em atenção destes modelos?
Consumos médios?

Obrigado
Cumprimentos,
Rui Dias

BMW E30 320i Mtec2 '89
Alfa Romeo 166 2.4 jtd '99

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Ajuda na compra - Lancia Lybra
« Responder #1 em: 09 de Julho, 2009, 15:24:41 »
Bem, tudo o que é costume para qualquer carro.

Sobre os pormenores já aparecem ai duas pessoas que têm esse excelente carro.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #2 em: 10 de Julho, 2009, 00:18:38 »
Ora bem, olha o que uma pessoa que tem um Lybra escreveu ontem:

Restauro de Lybra 2.4 JTD Olá boa gente

Passou demasiado tempo desde a ultima vez que aqui andei. Espero que me desculpem por não ter dado continuidade à saga do restauro do meu Lybra 2,4 JTD.
Estou agora de volta depois de muito Km feitos no meu pequeno.

Neste momento conta com 440000 Km (não, não é engano 400 e 40 mil Km). Depois do restauro ter sido acabado e o carro ter voltado finalmente a casa (7 meses nas boxes) foi uma verdadeira alegria ter o popó de volta para todos. O meu pai (o carro era dele) quase chorou ao ver o seu “companheiro de 9 anos” e quase 400 000Km de volta.
Muita coisa foi substituída no Lybra, muitos botões, pneus, discos, pastilhas, pintado, toda a pele restaurada e limpo por dentro, correias, amortecedores, injectores, turbo revisto, filtros, ponteiras de transmissão, sino blocos, correias do depósito de gasóleo, caixa de cd com novo leitor (posso ajudar a restaurar caixas de cds do lybra para quem tiver necessidade) e mais sei lá eu o que…
Desde dessa altura já mostrou que ainda queria mais umas coisas… tive de mudar o elevador do vidro do condutor, o motor da sofagem (queimou), o compressor do AC, o filtro do gás do AC (também posso ajudar neste caso, arranjei contacto em Braga muito bom), bomba de água, e ainda a transmissão (do lado da caixa) do lado direito.
Devem de estar a pensar, o tipo é doido em gastar este dinheiro num carro com 440 000Km, se calhar sou, mas sou também apaixonado pelo carro desde que chegou cá a casa em Janeiro de 2000 (novo em folha), nem o novo Lexus cá de casa conseguiu ofuscar o lugar do Lybra.
Tudo isto para disser que sempre pusemos dinheiro em tudo o que o Lybra ia pedindo porque o merece, explico melhor, este carro no dia a dia sempre foi muito mal tratado, abusado e levado ao extremo ao longo de 8 anos pelo meu pai e também por mim nos últimos 3 anos. NUNCA nos deixou em lado nenhum NUNCA!! Mostrou sempre uma resistência mecânica incrível, é muito mais teso do que aparenta.
Tenho no entanto a comunicar que neste momento estou sem ele, a cabeça do motor deu barraca. Atenção, o carro (mais uma vez) não parou ou queimou ou gripou… Fui nele até à oficina e lá o deixei para ser testado, o carro não entregou a alma (felizmente) apenas me deu sinais que algo não estava bem. O sinal de alarme de baixo nível de água no sistema de refrigeração começou a aparecer no CB (rádio) a cada 1000km estava a levar 0,5L de agua, pensamos que era um tubo ou a tampa do deposito da agua com fuga, tudo foi verificado e tudo estava bem… o problema continuava mas o carro estava com andamento, consumos, temperaturas e barulho normais; também não gastava óleo (nunca gastou!!!) apenas a água teimava em desaparecer… Suspeitamos então da junta da cabeça, foi tudo desmontado mas para nossa surpresa a junta tava impecável tal como (aparentemente cilindros e pistões), foi então que se pensou na própria cabeça do motor com problemas.
A cabeça foi para testes (numa casa no Porto) e constataram que estava com fissuras e que quando aquecia obrigava a junta a ceder e dava passagem de àgua para um dos cilindros (em muito pouca quantidade).
Já devem de calcular o preço de uma cabeça nova… uma em segunda mão é muito complicado (pode estar pior que a minha e não se ver sem teste)…
No entanto, não vou deixar o meu popó mal quando o seu coração me pede ajuda pela primeira vez, vou restaurar a cabeça (existem casas no Porto) e tornar a por o meu 2.4 JTD na estrada. Se tudo correr bem e der provas do serviço estar bem feito vou fazer ainda mais, vou aumentar a potencia para 160 CV para lhe dar a evolução merecida (tem estofo para esta potencia).
Aqui fica mais um relatório do continuado restauro do Lybra 2.4 JTD com 440 000km (por agora).

Abraço a todos

Stilo Abarth

Punto GT3

melinhas

• Recem chegado

• *
  • 7

Masculino
« Responder #3 em: 10 de Julho, 2009, 09:33:12 »
GT ABARTH,

qual é o tópico? em que secção está por favor?

Obrigado.
Cumprimentos,
Rui Dias

BMW E30 320i Mtec2 '89

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #4 em: 11 de Julho, 2009, 00:24:14 »
GT ABARTH,

qual é o tópico? em que secção está por favor?

Obrigado.

Foi no fórum Autohoje:

http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/38624-lancia-diarios-de-bordo.html

Stilo Abarth

Punto GT3

melinhas

• Recem chegado

• *
  • 7

Masculino
« Responder #5 em: 11 de Julho, 2009, 12:16:38 »
Obrigado GT ABARTH  :mellow:

Vou esperar então pelas dicas dos proprietários das Lybras aqui do forum!  B)
Cumprimentos,
Rui Dias

BMW E30 320i Mtec2 '89

melinhas

• Recem chegado

• *
  • 7

Masculino
« Responder #6 em: 16 de Julho, 2009, 10:14:50 »
Nenhuma ajuda, por parte dos proprietários das Lybras?!  :rolleyes:
Cumprimentos,
Rui Dias

BMW E30 320i Mtec2 '89

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
« Responder #7 em: 16 de Julho, 2009, 12:43:56 »
Os consumos médios rondam os 7L sem grandes cuidados, menos um litro que o indicado no computador de bordo, portanto  :wacko:. Se fores uma pessoa cuidadosa com os consumos consegues facilmente os 6Litros. O do meu pai é um 1.9JTD de 105cv SW LX, já passou largamente a barreira dos 200 000 quilómetros e tem a centralina reprogramada para 135-140cv desde os 80 000KM penso eu. Nunca se queixou de nada. É meter gasóleo e andar. E acredita que esse carro foi maltratado! O meu pai mete-lhe oleo do mais barato, pneus de caca, material da concorrencia. Conduzi esse carro mal tirei a carta, o meu irmao idem aspas, a minha irma idem aspas, aspas. Ou seja, já deves o maginar o tratamento que ele levou... Grande máquina!
A versao intensa é ainda mais espectacular! Para quem achava que nao era possivel haver nada com mais classe e bom gosto no segmento, veio a versao Intensa deitar por terra essa opiniao :wacko:
Mas, como qualquer carro usado é preciso ter muita atençao para nao se comprar gato por lebre! Os stands conseguem esconder muita coisa principalmente se forem consequencias de acidentes! Cuidado como o local onde compras, sempre a pessoas conhecidas e/ou de confiança, sempre com garantia e se possivel leva um mecanico amigo para dar uma vista de olhos. Mas atençao, o mecanico tem de ser mesmo mecanico, nao basta ser um gajo que sabe apertar uns parafusos e que pensa que sabe, tem que saber mesmo e ser AMIGO e nao amigo do alheio! Porque há por aí muitos amigos do alheio.
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"