Autor Tópico: Jacto de Areia!  (Lida 6217 vezes)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Jacto de Areia!
« em: 16 de Julho, 2009, 16:31:04 »
Pergunto aos entendidos na questão dos restauros qual dos métodos de decapagem acham mais seguro para a carroçeria bem como a mais em conta?

Decapagem a jacto de areia (sei que foi proibido uso de areia)?

Ou decapagem "manual" onde se inclui o uso de decapantes e as devidas ferramentas e dias e dias de mão de obra , qual dos processos será mais eficiente no que toca ao resultado final?

Qual dos 2 processos será o mais eficaz para evitar "lesões" na chapa resultantes do processo e qual o menos dispendioso?

Qual dos 2 será o melhor para "erradicar" de vez a ferrugem?

Peço ainda se possivel, a "enumeração" das etapas necessárias ao tratamento que tem de ser dado à carroçeria após a decapagem.

Cump.

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Re:Jacto de Areia!
« Responder #1 em: 16 de Julho, 2009, 18:23:29 »
Usa um pouco dos dois métodos!!!

Tens tudo bem explicado no meu tópico do restauro do verdinho.

Tens sempre a decapagem química como alternativa, mas dá para comprares um carro com o preço dela, lol...
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 17 de Julho, 2009, 11:08:08 »
a melhor é a decapagem por sódio, em que é utilizado um sistema analogo ao de areia mas com "bicos" diferentes, não engelha a chapa e ja a deixa com um filme protector contra a ferrugem instantanea
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #3 em: 17 de Julho, 2009, 15:55:31 »
a melhor é a decapagem por sódio, em que é utilizado um sistema analogo ao de areia mas com "bicos" diferentes, não engelha a chapa e ja a deixa com um filme protector contra a ferrugem instantanea

Não arranca a ferrugem com tanta facilidade! Eu recomendo o jacto de areia, por ser barato, mas também digo que tem de ser bem aplicado, se não as coisas podem-se complicar... No meu ficou um show de bola.
- Fiat 127 mk1 1978

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #4 em: 20 de Julho, 2009, 16:28:53 »
Usa um pouco dos dois métodos!!!

Tens tudo bem explicado no meu tópico do restauro do verdinho.

Tens sempre a decapagem química como alternativa, mas dá para comprares um carro com o preço dela, lol...

Onde está esse tópico?
Não o encontro, já clickei no link dos teus automoveis e vai parar ao indiçe do forum...

Cump.

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #5 em: 20 de Julho, 2009, 16:48:03 »
Não arranca a ferrugem com tanta facilidade! Eu recomendo o jacto de areia, por ser barato, mas também digo que tem de ser bem aplicado, se não as coisas podem-se complicar... No meu ficou um show de bola.

No meu ficou com uns paineis empenados... quem ganhou foi o bate chapa!  :ph34r:

Tudo o que sejam paineis é de evitar, a não ser que o artista seja muito bom. Serve só para peças de estrutura. A vantagem do jacto de "areia" é o preço, é relativamente barato para o resultado obtido..

small sports car...

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #6 em: 20 de Julho, 2009, 17:10:09 »
Ou seja a decapagem por jacto de areia tem vantagem sobre os metodos mais "artesanais" mas o grande dilema reside no empeno de paineis (portas, guardalamas etc...)?

No caso dos podres, o jacto limpa-os a todos, no caso da decapagem correr bem (sem empenos) o trabalho de bate chapas seria "encher" as zonas onde falta chapa (podres).

Pela ideia que tenho, o processo para o restauro da chapa seria:

1- Jacto de areia
2- Proteger a chapa, metalização?
3- Soldar chapa na zona do podres
4- Preparar para a pintura
5- Pintura

No caso da mão de obra referente a desmontagem da carroçeria, ou seja tirar bancos, alcatifas, plasticos, tablier etc...era minha!

Será esta a maneira mais eficaz, mais a sério de restaurar um carro de 30 anos tendo em conta a despesa?

Contactos alguém tem?

Cump.

ahugo

• Moretti

• *
  • 193
    • http://
« Responder #7 em: 20 de Julho, 2009, 22:32:16 »
Conheço um gajo que foi atras do barato e até arranjou de graça, levou o carro a uma pedreira e eles têm uma coisa identica ao jacto de areia, mas a pressao nao tem nada a ver, ou seja, ficou com as grossuras do carro, o resto esquece, é certo que a ferrugem nao era pouca, mas... Já agora era um vw karmann ghia....

Nunca precisei de decapar um carro, mas nao optava por jacto de areia, como ja aqui referiram, são os empenos, buracos, e locais que nos sao inacessíveis e onde a "areia" se aloja, ou seja, poupas na decapagem, gastas em chaparia e pintura, só poliester para cobrir isso tudo...

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #8 em: 20 de Julho, 2009, 23:30:10 »
Bolas, porque é que as pessoas falam sem nunca terem feito a decapagem, já disse que fiz e recomendo, arancou a ferrugem todinha e não empenou 1 mm, vejam no meu tópico a comprovação de tudo o que digo, falo com justa causa e com provas disso!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.195
- Fiat 127 mk1 1978

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #9 em: 21 de Julho, 2009, 08:52:07 »
Bolas, porque é que as pessoas falam sem nunca terem feito a decapagem, já disse que fiz e recomendo, arancou a ferrugem todinha e não empenou 1 mm, vejam no meu tópico a comprovação de tudo o que digo, falo com justa causa e com provas disso!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.195

Pedro,

Não há assim tão pouca gente que azar nas decapagem. É uma questão de escolher bem o artista para decapar!
small sports car...

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #10 em: 21 de Julho, 2009, 14:10:44 »
Pedro,

Não há assim tão pouca gente que azar nas decapagem. É uma questão de escolher bem o artista para decapar!

Foi o que eu fiz, sondei e escolhi o melhor e por 100€ fiquei com o carro totalmente bem decapado! É lógico que segui algumas recomendações e cuidados, como decapar os paineis mais susceptíveis de empenar à mão e foi o melhor que fiz, porque só decapar isto já é uma carga de trabalhos em termos de esforço físico, material, etc...

Vou voltar a fazer tal e qual o mesmo que fiz no 600!

(Uma sugestão: este tópico devia ser movido para discussão e não aqui, pois isto ainda não é o restauro de nenhum clássico...)
« Última modificação: 21 de Julho, 2009, 14:12:18 por pedrovsky »
- Fiat 127 mk1 1978

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #11 em: 21 de Julho, 2009, 15:21:12 »
Realmente é boa ideia, mas o assunto também se enquadra na secção, se alguém tiver a mesma dúvida vai mais depressa onde vir a palavra restaurto, que é o que lhe interessa.

Em relação ao tópico, tenho um 127 mk3 que tem podres em zonas criticas...junto dos topos dos amorteçedores, junto da longarina e no sitio de ancoragem da barra estabilizadora...e fora outros que possa ter escondidos...

O meu interesse para já é reunir o maior numero de informação acerca de como resolver o assunto dos podres e da maneira mais eficaz e economica.

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #12 em: 21 de Julho, 2009, 16:41:26 »
Pedrovsky onde é qe foi feita a decapagem do teu?

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #13 em: 21 de Julho, 2009, 17:14:23 »
Pedrovsky onde é qe foi feita a decapagem do teu?

Benedita, ao pé de leiria! Na Serralharia Damião.
- Fiat 127 mk1 1978

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #14 em: 21 de Julho, 2009, 17:42:54 »
Benedita, ao pé de leiria! Na Serralharia Damião.

Não tinha ideia de ser tão longe!

Como é uma area onde estou completamente desprovido de conheçimentos, tento ir pelo caminho de quem já procurou este tipo de "trabalho" mas agora complicou!!!

Cump.