Autor Tópico: Clima: onde vamos parar?  (Lida 1604 vezes)

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Clima: onde vamos parar?
« em: 22 de Julho, 2009, 20:24:08 »
De vez em quando lá aparecem uns dias de calor "Africano" exagerado até, mas no geral este Verão tem estado fracote.

Agora o que não é normal é um dia 22 de Julho no Porto (Julho sempre foi o mês com melhor clima, mais calor, menos chuva, menos nevoeiro e vento na zona do Porto) ser assim:

2009 07 22 F

2009 07 22 T

Parece um dia de Abril ou pior.  :angry:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Re:Clima: onde vamos parar?
« Responder #1 em: 22 de Julho, 2009, 20:39:42 »
De facto é de admirar!

Por aqui (S. João da Madeira) está igual ou pior, tem estado sempre a chover apenas com uma pequena aberta e um vento forte, e fora do comum para esta altura do ano.

Para piorar ainda mais o cenário, e fazer-nos crer que estamos em Janeiro, em vez de Julho, já ocorreram 2 cortes de energia nas últimas 2 horas!

Cumps,
Luís

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #2 em: 22 de Julho, 2009, 20:47:47 »
Eu até fiz os vídeos numa altura em que quase não chovia!

Stilo Abarth

Punto GT3

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #3 em: 22 de Julho, 2009, 20:54:47 »
Eu até fiz os vídeos numa altura em que quase não chovia!

Deve ter sido precisamente durante a pequena aberta que eu referi. Eu aproveitei para vir com o meu cão cá fora, e quando cheguei a casa olhei pela janela e já chovia de novo, copiosamente...

Cumps,
Luís

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #4 em: 22 de Julho, 2009, 21:52:25 »
Em LX começou agora a chuver como deve ser :)

Nao é chuva forte,mas o suficiente para em 100 metros a andar nos molhar todos :)
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #5 em: 22 de Julho, 2009, 22:00:54 »
Acho que só de Lisboa para baixo é que esteve +-...

Por aqui por Coimbra era uma ventania e chuva  :angry:
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #6 em: 22 de Julho, 2009, 22:14:37 »
Chover já tem acontecido em Julho; agora esta borrasca?
Vento, Chuva, frio... Arre!

Será que foi do eclipse do Sol que se verificou hoje na Ásia?

O eclipse mais longo do século

Stilo Abarth

Punto GT3

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
« Responder #7 em: 22 de Julho, 2009, 23:29:22 »
De vez em quando lá aparecem uns dias de calor "Africano" exagerado até, mas no geral este Verão tem estado fracote.

Agora o que não é normal é um dia 22 de Julho no Porto (Julho sempre foi o mês com melhor clima, mais calor, menos chuva, menos nevoeiro e vento na zona do Porto) ser assim:

2009 07 22 F

2009 07 22 T

Parece um dia de Abril ou pior.  :angry:

E eu que ontem andei a regar desde as 17h00 até ás 20h00...eheheh.

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #8 em: 23 de Julho, 2009, 00:44:32 »
Em Paços de Ferreira temos ramos de árvores na estrada, outdoors de campanha politica vergados á força do vento e ouve-se o vento a uivar nas casas...mas que dia mesmo.
Muita chuva e muito vento.

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #9 em: 23 de Julho, 2009, 01:19:28 »
Aquecimento Global, vai ser enevitável...
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #10 em: 23 de Julho, 2009, 01:53:37 »
Permitam-me:

Ruben Valete disse:
sou aluno do curso de Geografia da Universidade de Coimbra, uma das minhas áreas de eleição é a Climatologia, e como estou a finalizar o curso sei umas coisitas.
Existe um grande desconhecimento geral e desinformação sobre a forma como o nosso planeta reage, e sobre a forma como o nosso clima evolui.
Se eu vos disser que todo este pânico em volta do aquecimento global, de que o clima está a mudar, que isto é tudo mentira vocês acreditariam?!
E se eu vos disser que toda a flora mundial produz uma percentagem simplesmente incomensoravelmente maior de C02 que todos os carros que temos actualmente, mesmo que, multiplicados por 100 ou 200 assim por alto???!!!
Vocês devem pensar que eu estou doido não?
Pois isto tudo veio a propósito da suposta poluição automóvel pelo aumento do limite de velocidade máxima nas auto-estradas.
De facto, é importante para a qualidade do nosso ar que baixemos o nivél de CO2 do ar, fundamentalmente nas zonas densamente povoadas, nas auto-estradas isso pouco impacto terá.
Seria claramente a favor do aumento do limite de velocidade nas AE's Portuguesas, não em todas, existem algumas onde 140km/h é um bom valor, outras onde 120km/h é mais correcto e outras ainda onde não tenho a minima duvida que poderiam ter limites de 180 e mesmo sem limites, tudo controlado como nas AE's alemãs, eu não defendo limites estáticos, mas sim limites calculados em função das condicionantes do meio envolvente, assim é que deveria ser.
Por último, aconselho a verem este documentário, para terem uma ideia do que estava a falar:

GT Abarth disse:
Estou farto de dizer que medir a poluição de um carro pelo CO2 é ridículo!
Com tanta porcaria que sai pelos escapes sem ser CO2, principalmente dos Diesel... então modificados
CO2 deitamos nós pela boca e nariz.

Mas anda gente convencida que um carro que deite 119g de CO2, só por isso, é menos poluente do que um que deita 150g.

Depois é engraçado que um limite para cobrar impostos seja 120g de CO2; e que apareça metade do parque automóvel a "declarar" 119g  :lol:

Ruben Valete disse:
As plantas de dia como existe luz fazem a fotossíntese, ou seja absorvem o CO2 da atmosfera necessário neste processo e libertam O2, de noite com a inexistência de luz existe a impossibilidade de se processar a fotossíntese então elas fazem aquilo a que se dá o nome de fotorespiração(basicamente é a maneira das plantas respirarem, e atenção que elas também respiram de dia, só que o balanço de dia é claramente positivo para o lado da fotossintese, são trabalhadoras) e libertam CO2 neste processo, agora imagina o que é uma noite inteira uma planta a libertar CO2, agora lembra-te que uma grande percentagem da biomassa existente no mundo é constituída por plantas e todas elas absorvem CO2 de dia mas libertam-no há noite, é por isso que se diz que não se devem ter plantas no quarto à noite, porque elas absorvem o oxigénio e libertam CO2, tal como nós.
A ideia principal é que as plantas libertam imenso CO2, muito mas muito muito mais do que os carros todos do mundo a multiplicar por sei lá quanto, logo isto tudo são tretas, aliás o aquecimento global é uma treta.
Ciclos de Gelo e Degelo sempre existiram, muito antes de nós andarmos cá a poluir até, logo isto tudo é um esquema qualquer, só ainda não se sabe é bem para quê...

GT Abarth disse:
Aliás, o tão falado aquecimento global, rápido... no caso Português só iria arrefecer e muito o clima, pois o que mais influência tem no clima desta parte da Europa é a corrente do Golfo.

Já repararam que a latitude de Monreal no Canadá e Paris são idênticas?
Pois...
Mas Monreal é gelado ao pé de Paris.
Porque a Europa Ocidental é influênciada pela corrente do Golfo.

Outro exemplo:
Estocolmo é mais a Norte do que Moscovo, um bom bocado, mas o Inverno tem temperaturas muito mais amenas do que Moscovo, aliás pouco diferem de Bragança por exemplo... Estocolmo é mesmo ao nível e ao pé do mar e ainda "respira" à custa da corrente do Golfo.

Ora, caso a Terra aqueça muito, o degelo polar baixará a temperatura geral do Oceano, e matará a corrente do Golfo.
Sem a corrente do Golfo (se tal acontecer), Paris poderá ter o clima muito frio de Monreal e em vez de nevar 5 vezes no ano e ter minímas de 0 a -5ºC, passa a ter neve constante de Outubro a Abril e temperaturas de -40ºC.
Lisboa e Porto passavam a ser geladas, com temperaturas que agora vemos na Escadiávia...
e a Escandiâvia teria que deixar de ser habitada. 

Stilo Abarth

Punto GT3

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #11 em: 23 de Julho, 2009, 16:07:31 »
Boas,

Esta história do aquecimento global é muito polémica, há os que defendem que a manterem-se as actuais condições dentro de algumas dezenas de anos, vamos assistir a uma nova era glacial.

Mas o que a história nos conta, é que eras glaciais já as houve em outras ocasiões, conforme foi referido atrás, no post do GT ABARTH, é um processo cíclico!

A grande preocupação com as emissões de CO2, pode apenas estar a ser usada como pretexto, para esconder os receios de alguns com uma possível escassez súbita das reservas mundiais de petróleo. A qual a verificar-se, originaria um caos a nível mundial de consequências inimagináveis, quer para a economia, quer para a vida das populações em geral!  

Acho eu, que deve ser mais isso do que outra coisa. No entanto, a mesma situação também pode muito bem estar a ser aproveitada para orientar as pessoas na que chamam, a fase de transição do petróleo para os combustíveis renováveis.

Como todos já estão mentalizados de que o petróleo não vai durar para sempre, a mudança para outras formas de energia tem que ser gradual, mas constante e alguns defendem que já começou, e que não para mais!

A somar a tudo isto existe ainda um descontentamento crescente mas abafado, por parte da maioria dos países industrializados em relação ao facto de, estarem quase totalmente dependentes do petróleo proveniente dos países Árabes. Alguns destes como é sabido, são extremamente fundamentalistas e como tal inimigos universais dos países do mundo moderno (países civilizados)!

Daí haver uma necessidade urgente em acabar o quanto antes, com a dependência do petróleo como principal fonte de combustível a nível mundial.
E claro, para tal todos os pretextos servem.

Cumps,
Luís

« Última modificação: 23 de Julho, 2009, 16:18:09 por Bigluisao »