É mais fina então Mas as lamparinas não são a óleo?A fudega é a petróleo, mas pode perfeitamente ser uma lamparina nessas bandas ^_^
O meu pai tem duas uma está a precisar daquele "rastilho" (agora não me lembro como se chama) e a da foto quando faltava a luz, era bastante utilizada. Ainda tem petróleo dentro para alguma eventualidade.
Carlos, isso aqui na minha terra chama-se pavio ou torcida...
Era Torcida que não me lembrava. Obrigado por me reavivarem a memória
Tenho três máquinas destas, uma restaurada, uma semi restaurada e outra por restaurar...
Aqui chamam-se "cozinheiras". QUe nome dão aí? O meu pai tem uma no bar (ao lado da maquina de escrever) e uma no sótão que penso estar também á espera de um restauro.Quanto aos candeeiros aqui chama-se "lampiões" e temos 2 completos e 1 que falta o vidro de cima que se tira para acender a torcida.O que ele anda a ver se encontra é daquelas lanternas antigas, quadradas com 4 vidros que se coloca uma vela dentro. Há a vender ainda novas, mas ele queria uma das antigas mais trabalhadas (realmente são mais bonitas) mas muito mais raras.
Tenho é um cadeeiro destes a petróleo...igual ao do lado direito da foto em vidro.
Boas Luis, eu relógios de parede não tenho e na família só existiu mesmo foi nos avós da minha mulher, eu pessoalmente não conheci esse relógio, mas ela fala disso ainda hoje, mas conheci casas de amigos que os tinham, inclusivé um dia fui a casa de um desses amigos e acabei por dormir lá,só que não preguei olho, sim porque essas máquinas badalavam a todas as horas quartos e meias, como tal até parecia que estava sempre á espera da próxima badalada...que noite.
Eh eh eh...É verdade esses relógios eram muito barulhentos, tanto pelo tic tac, como pelo pormenor de badalarem as horas, as meias horas e os quartos de hora (pelo menos os que os meus Avós tinham, eram assim).Eu era miúdo e lembro-me do meu Avô todas as manhãs pegar na chave e ir dar corda aos relógios, aquilo era uma espécie de ritual que ele tinha diariamente, logo a seguir ao pequeno almoço.Cumps,Luís