Autor Tópico: Fiat Marea Weekend Td 100  (Lida 9848 vezes)

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Re:Fiat Marea Weekend Td 100
« Responder #15 em: 06 de Agosto, 2009, 18:04:59 »
Boas,

Também não entendi, se fosse o contrário (discos maiores) é que costuma fazer sentido e dar bons resultados!

Existem até marcas que comercializam kits para várias marcas e modelos de veículos, Ferodo, Brembo, etc, e que incluem também as pinças e os tubos em malha de aço (mais apropriados), tudo para se conseguir obter o melhor sistema de travagem possível!

No geral nestes kits, os discos são sempre de diâmetro superior ao do conjunto de origem a substituir!

Cumps,
Luís

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #16 em: 06 de Agosto, 2009, 20:44:05 »
Boas, acho que fazes uma excelente compra!

Eu comprei recentemente uma Marea 1.9TD100 de 1998 versão com mais equipamento e estou bastante satisfeito com a compra.
Não tive a oportunidade de fazer muitos kms pois comprei-a em Junho e fiz perto de 3000km só. Neste momento está na Fiat há duas semanas a resolver uns problemas que trazia quando a comprei e um deles está complicado pois os Italianos e Espanhois entraram de férias este mês e não estão a enviar peças para cá e a juntar, o electricista teve em formação e entrou de férias! tudo ajudar :) hehehe

Mas fazendo uma breve análise:

Consumos - fiz 6 litros em média, percusos mistos a rodar a 50kmh e a fazer nacionais até aos 140kmh e uns 30-40 km em AE a 180kmh.

Velocidade Máxima - Já me deu 180kmh, mas já me disseram que dá muito mais.

Conforto - epa atrás parece um sofa daqueles italianos de 4000€ super confortável e com espaço á vontade para as pernas mesmo com os bancos da frente para trás, á frente parece que vamos sentados no banco mais confortável que há. Espaço atrás é coisa que não falta, ja fiz viagens com 5 pessoas no carro e todos gabaram o conforto e estamos a falar de 2 pessoas que usam VW diáriamente que me disseram que a Marea era mais confortável que o Polo e Golf deles (2003 e 2001 respectivamente).

Equipamento - eu tenho a versão HLX que trás tudo incluindo tecto de abrir. Está muito bem equipada.

Qualidade - Epa nas portas ve-se que podia ser bem melhor, tenho os plásticos muito mal tratados. De resto nao tenho nada apontar. Os bancos da frente que são em pele também estao algo desgastados na cor, mas não estao rasgados nem danificados.

Comportamento - è uma carrinha confortável por isso não esperem o comportamento desportivo dum Alfa Romeo! em algumas situações mete-me o punto num canto, noutras a traseira parece uma bailarina e foge-me. Mas regra geral tem um comportamento muito preciso e curva bem.

Motor - Morre muito em baixas e é bastante lento a acelerar. Para andar em AE e estrada aberta é muito bom. Morre muito nas mudanças baixas mas nas altas dispara que nem um foguete. Mas em comparação, se conheceres os 1.9 TDI de 90Cv e 110 cavalos da VW acredita que esta é melhor superior em motor, temos cá em casa um Ibiza 1.9TDI 90cv e ja fiz o teste, a Fiat é de longe superior. Claro que a minha opinião é deturpada por estar habituado a usar o 1.3 multijet do Fiat que tem um disparo em baixas muito superior ao TD100, mas em relação aos motores da VW esquece, nem vale a pena comparar lixo com motores Fiat.

Mala - a mala é super grande, nunca tinha visto uma carrinha com uma mala tão grande. tem a possibilidade de abrir uma segunda porta na mala para facilitar cargas ou para meter carga na mala. Só para teres uma nocão do tamanho: eu tenho 1.82m, se me sentar na mala consigo esticar as pernas estando de costas para o banco de tras, estamos a falar de 1,10 - 1,20 de cumprimento.

Conselhos que te dou:

Esse motor deita um bocado de fumo e consume um bocadito (se bem que muito menos que os VW equivalentes), por isso eu uso Biodiesel 15, reduz em muito a fumarada e diminui um coisa ligeira o consumo, para além de que faz mais lubrificaçao e ajuda a manter o motor em melhor estado.

Verifica bem a parte electronica antes de comprares, se alguma coisa aceder a luz mesmo que seja minimo tenta saber o que se passa. As peças electronicas para a Marea são muito caras, se vires alguma coisa estranha usa isso para baixar o preço ou evitares problemas.

Negocia bem o preço.

Fiabilidade.... esse motor equipou milhoes de carros da Fiat, lancia e alfa romeo.... andou no mercado uns 20 anos.... ha mais a dizer?

Brevemente estou a ponderar colocar Filtro K&N e velas Duratech da Bosh, para melhorar o desempenho do motor.
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #17 em: 07 de Agosto, 2009, 14:17:00 »
velas para melhorar o desempenho de um diesel?, eh pah as velas só servem para o motor pegar
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ricardocunha

• Encartado

• *
  • 108
« Responder #18 em: 07 de Agosto, 2009, 20:44:43 »
eu sei que as velas sao melhorar o arranque do carro, o desempenho que refiro é referente ao filtro. Mas nao vale a pena meter as velas, pagas 120 euros para aquilo acender 1 milinosimo de milinosimo de segundo mais rapido, nao vale a pena sequer, já recebi o orçamento da Bosh Car Service e não compensa em nada.
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

fborges

• Moretti

• *
  • 175

Masculino
« Responder #19 em: 11 de Agosto, 2009, 15:59:20 »
Boas a todos venho mais uma vez agradecer pelas respostas dadas mas acabei por comprar a 1.6 16v a GPL  :wacko:

Agora só me resta procurar umas pecitas mais mal estimadas pelo antigo dono  :angry: como um radio de origem Hight (se alguém tiver por aí um a mais... ou um guarda cão envie-me pm ;))

Obrigado a todos   -_-

Cumps
« Última modificação: 11 de Agosto, 2009, 16:06:25 por fborges »
FIAT Marea Weekend 1.6 16V a GPL

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #20 em: 12 de Agosto, 2009, 00:51:28 »
Muito bem, bem vindo ao clube do que andam a GPL e são menos roubados  <_<
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0