Autor Tópico: qual o oleo mais aconselhado para punto  (Lida 22661 vezes)

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
qual o oleo mais aconselhado para punto
« em: 18 de Agosto, 2009, 17:31:20 »
gostaria de saber qual o oleo que aconselham para o fiat punto gasolina 60 1242cc 8 valvulas de 1999- tem 130 mil km.  e qual o intervalo de mudança.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re:qual o oleo mais aconselhado para punto
« Responder #1 em: 18 de Agosto, 2009, 17:35:42 »
Ora boas.

Então e ler as regras do forum,fazer uma apresentação e depois então começar a postar as duvidas?

A malta agradece...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #2 em: 18 de Agosto, 2009, 17:40:25 »
eheh, nas orelhas já levaste. :D

Bem vindo, esperamos pela tua apresentação no local correcto... mas deixo aqui uma resposta à tua pergunta

Sendo um Fiat, o óleo aconselhado e recomendado pela marca costuma ser o Selènia 20K. Quanto a intervalos, não sei precisar mas andarão entre os 20000km e os 30000km.

Fica bem, e boa apresentação. :D
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #3 em: 18 de Agosto, 2009, 17:56:19 »
eheh, nas orelhas já levaste. :D

Bem vindo, esperamos pela tua apresentação no local correcto... mas deixo aqui uma resposta à tua pergunta

Sendo um Fiat, o óleo aconselhado e recomendado pela marca costuma ser o Selènia 20K. Quanto a intervalos, não sei precisar mas andarão entre os 20000km e os 30000km.

Fica bem, e boa apresentação. :D

Pode ser mania minha, mas mesmo com selénia 20K sempre mudei a cada 15000km, mas penso que o selénia 20 K dura 20 000km.
small sports car...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #4 em: 18 de Agosto, 2009, 18:08:59 »
Mudar o oleo antes do tempo só faz é bem!

:D

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #5 em: 18 de Agosto, 2009, 19:43:25 »
Pode ser mania minha, mas mesmo com selénia 20K sempre mudei a cada 15000km, mas penso que o selénia 20 K dura 20 000km.

Boas,

Eu fazia exactamente do mesmo modo quando usava o selénia 20K, de 15.000km em 15.000km mudava, mas como é um óleo extremamente caro, passei a usar Shell Helix plus, 10W-40 semi sintético.

Mas agora mudo de 10.000 em 10.000km, não noto nenhuma diferença no funcionamento do motor, onde se nota logo é na carteira! ^_^

Cumps,
Luís

pgomes78

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #6 em: 18 de Agosto, 2009, 20:54:17 »
Olá.
Se calhar alguém vai matar-me, chamar nomes...mas venham eles :wacko:
Já muito pesquisei sobre óleos e depois disso digam-me o que quiserem mas contra factos não há argumentos.
Tive com esse tal Selenia 20k na mão no Jumbo e para alem de custar cerca de 60€ 5litros dele, para meu espanto um oleo tão caro só tem especificação API sl....
Já faz tempo que nos meus carros  só entram óleos com calssificação API sj e inclusive no mercado já tem API sm.
Para quem não sabe a classificação API (American Petroleum Institut) é melhor quanto maior for a 2ª letra (por ordem crescente alfabética)  A letra "s" é referente à classificação para motores a gasolina e a "c" para diesel.
Logo um óleo com especificação sj é inferior a um sl ou sm ( neste momento que tenha conhecimento é o valor máximo existente)
Para mim só interessa essa classificação e a viscosidade pretendida,pouco importando a marca dele.
Geralmente o que compro é da marca Jumbo, 100% sintético e classificação API sj. E não me venham que o óleo jumbo não presta. Eles não fabricam óleos, logo compram a marcas que o fabricam. E esses hiper, para quem não sabem exigem qualidade e em caso de reclamações lá se vai o contracto de fornecimento a quem os fornece e ninguém quer perder um cliente que vende milhares de litros por mês.
Outro mito é que há óleos específicos para gasolina e diesel. Peguem por exemplo numa embalagem de diesel e vejam no rotulo se não tem lá também classificação API para gasolina.
Inclusive o meu Seicento mais uns quilómetros e vai mudar óleo e levará o BP Visco 7000 Turbo Diesel 0W-40. Vejam no site  da bp (http://www.bp.com/managedlistingsection.do?categoryId=6142003&contentId=7008509) a classificação para a gasolina...igual às outras. Estou certo que irei ter algum consumo a frio pois é um óleo super fino a frio mas como está com 50% de desconto no jumbo, saído a 24€ 4 litros irá ser mesmo este.
Isto acontece porque os óleos hoje em dia são feitos de modo a dar para tudo. É apenas uma questão de marketing.
Outro mito é que não se pode misturar óleos diferentes, quer minerais com sintéticos e viscosidades diferentes.
Erro, se tiverem classificação API. Uma das exigências para teres tal classificação é os óleos poderem ser misturáveis entre si.
Claro se misturamos um meio litros de 100% sintético com meio de mineral vamos ter um óleo a meio termo.
O mesmo se verificará com as viscosidades.
Mais um mito é que óleo mineral não presta ou que um é melhor que o outro.
O mineral, desde que cumpra as especificações do fabricante aguenta sem problemas nenhum. Única diferença é que um mineral vai fazer menos quilómetros e se verificará maior evaporação, logo consumo de óleo.
Um semi-sintético ou 100% sintético vai permitir espaçar mais as revisões e haverá menos consumo ao contrario do que se diz.
Quem não acreditar que teste. Se normalmente usa por exemplo um 10w40 mineral, meta semi ou 100% sintetico com mesma viscosidade e tire as suas conclusões
Mas atenção um semi ou 100% sintético aguenta melhor sem se deteriorar temperaturas superiores pelo que se no manual mandar usar óleo de base sintética ou 100% sintético há que respeitar tal.
Mas maioria dos táxis de Lisboa, usa óleos minerais e muitos já passam o milhão de quilómetros sem nunca o abrirem.
Um abraço,

« Última modificação: 21 de Agosto, 2009, 14:32:41 por pgomes78 »
Pedro Gomes

Fiat Seicento Michael Schumacher (2002)
Citroen C3 1.6 Hdi 110 cv (2008)
Dacia Logan MCV 1.5 Dci 86cv (2009-táxi em Lisboa)
Renault 21 Turbo ph1 (1988)
Yamaha FZS 1000 Fazer (2005)
Honda CBF 125 (2009)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #7 em: 19 de Agosto, 2009, 10:33:35 »
Boas.

Tens razão, cada marca recomenda a marca de oleo com a qual trabalha.

No caso da Fiat é a Selènia, sendo o 20K utilizado em Gasolinas e Diesel de ultima geração.

Para os motores turbo a gasolina a Selènia criou o Pure Energy, que foi concebido para os motores T-JET e Abarth.

Claro está que à marcas concorrentes, como em tudo na vida, se te sentes bem com um, vai em frente!

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #8 em: 19 de Agosto, 2009, 12:06:29 »

Se calhar alguém vai matar-me, chamar nomes...mas venham eles :wacko:

Boas,

Muito pelo contrário, eu até estou completamente de acordo com as tuas afirmações!

Desde que o óleo que usarmos, cumpra as especificações exigidas pelo fabricante do carro, é mais do que adequado para ser usado no mesmo!

Contudo eu prefiro usar óleos semi-sintéticos ou totalmente sintéticos, apenas por garantirem maior resistência às altas temperaturas e como tal maior longevidade e eficácia do óleo, o que se traduz como foi referido, em mudanças com intervalos mais alargados.

Também sou dos que procuro as promoções dos óleos quando vou aos hiper, e se vir que está dentro do que é apropriado, aproveito a oportunidade sem hesitar!

Cumps,
Luís

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
« Responder #9 em: 19 de Agosto, 2009, 22:06:02 »
Boas
Depois de feitas as apresentações aqui vai:

Desconfio que o antigo dono do carro usava um óleo 15w40. Estando já o motor habituado com um óleo mais grosso, não dará problema passar a usar um 10w40 como o selénia 20k.
Alguém aqui costuma trocar o oléo deste carro em casa ou sabe se é fácil?

Cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 19 de Agosto, 2009, 23:56:58 »
eu uso óleo Fula no Diesel, como combustivel e Visco 7000 5-40 W em todos os carros tanto a diesel como a gasolina!

o meu grandalhão mamou 2 litros em 16.000 Km, o Vitara em 17.000 não comeu nada e os Pandas nada comem !

a cada mudança vai o filtro também

se há melhor não sei nem me interessa, dou-me bem assim !

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #11 em: 21 de Agosto, 2009, 14:08:58 »
Há uma coisa que nao percebo:
um oleo tão caro só tem especificação API sl....
Já faz tempo que nos meus carros  só entram óleos com calssificação API sj e inclusive no mercado já tem API sm.
Para quem não sabe a classificação API (American Petroleum Institut) é melhor quanto maior for a 2ª letra (por ordem crescente alfabética)  A letra "s" é referente à classificação para motores a gasolina e a "c" para diesel.
Logo um óleo com especificação sl é inferior a um sj ou sm ( neste momento que tenha conhecimento é o valor máximo existente)

Boas há aqui uma coisa que nao entendo,segundo o alfabeto, "J" é MENOR que "L",correcto?  "J";"K";"L";"M"; etc,etc..

Para mim o melhor e o Castrol,é bom e barato!
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

pgomes78

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #12 em: 21 de Agosto, 2009, 14:29:22 »
Olá.
Zulo, tens toda a razão...foi engano meu....
Vou já corrigir.
Desculpem quem possa ter baralhado.
Um abraço,
Pedro Gomes

Fiat Seicento Michael Schumacher (2002)
Citroen C3 1.6 Hdi 110 cv (2008)
Dacia Logan MCV 1.5 Dci 86cv (2009-táxi em Lisboa)
Renault 21 Turbo ph1 (1988)
Yamaha FZS 1000 Fazer (2005)
Honda CBF 125 (2009)