Força de vontade
Jorge Ferreira participou na terceira etapa do Nacional de Ralis por respeito e vontade de cumprir as obrigações para com os patrocinadores. A prova até corria bem até que um furo comprometeu melhores ambições.
Jorge Ferreira participou no rali do FCP apenas por ser uma prova mítica e também uma das que tem maior número de publico onde era importante marcar presença.
É que antes da prova o piloto sofreu uma grave lesão (tendão de Aquiles) da qual ainda está a recuperar tendo ainda a perna engessada, mas autorização médica para participar na prova.
Com estas limitações físicas carro sofreu algumas alterações: “Pedi ao Sr. Loureiro para fazer um suporte para o pé esquerdo (o lesionado) uma vez que tenho grandes dificuldades em move-lo e até pouca sensibilidade, assim apenas tinha de pressionar para fazer a passagens de caixa, o que me facilitou um pouco a tarefa”.
Mesmo com estas limitações Jorge Ferreira e Duarte Gouveia faziam uma boa prova, a meio estavam numa confortável quinta posição: “acho que até nem esperava tanto, uma vez que não posso andar o normal, com o pé assim tenho que travar mais cedo e não posso fazer passagem de caixa em pisos muito degradados” afirmou.
O piloto apontava para a manutenção da classificação até ao final da prova, mas a primeira passagem por Luilhas provocou o que era o maior receio da equipa: um furo. Com o piloto impossibilitado de se mover, a tarefa de substituição da roda focou apenas para Duarte Gouveia que assim demorou muito mais tempo que o normal. A equipa acabou por perder seis minutos e cair para o ultimo lugar, mas ainda acabou por depois recuperar duas posições.
“Um furo era o nosso maior receio e que acabou por acontecer, pelas limitações físicas que tinha, foi um risco calculado mas assumido. De qualquer forma acabamos por somar mais alguns pontos para o troféu o que nos mantém ainda na luta pelos objectivos definidos no início da época”, afirmou o piloto depois desta participação demonstrativa da sua força de vontade.
Classificação:
1º J. Sampaio, 1h35m10s1; 2º, J. Pinto, a 1m03,2s; 3º. R. Ferreira, a 1m40,7s; … 9º, Jorge Ferreira/Duarte Gouveia, a 11m39.7s
Troféu:
1º Rodrigo Ferreira, 81 pontos; 2º Jorge Pinto, 50; 3º Fernando Luís, 39; 4º Jorge Ferreira, C. Fulgêncio, 37