DIY - Reparação de pintura(ou o adeus á pintura...)Antes de mais deixo um
aviso quanto a este DIY: Eu não sou pintor, nem nunca pintei um carro na vida, logo obviamente isto não é perfeito. Aliás, não é sequer assim que se deve pintar um carro, e isto serve meramente como desenrasca, portanto se lixarem o carro a culpa não é minha... Não faço pinturas, não faço reparações de pinturas, e não dou autógrafos :twisted:
Aposto que nenhum de vocês gosta de ver o carro neste estado:

Então vamos lá a isso...
Material necessário:

1x folha de lixa de água, grão 1000 ou 1200 (eu usei grão 1000)
1x spray de tinta da cor do carro (opcional)
1x spray de verniz acrílico transparente e translúcido (motip recomenda-se)
1x fita crepe / fita de pintura / como lhe queiram chamar
Então
bamos a isso:
Primeiro, com a lixa de água (e água obviamente), mantendo a superficie a lixar completamente molhada, lixem o verniz queimado, estalado, ou descolado... Muita atenção, que isto é um trabalho preciso, leva tempo, façam movimentos pequenos para não estragar a tinta do carro, apenas queremos tirar o verniz queimado, e despolir a superfície...
Depois deste passo acabado:

Em seguida, e caso precisem de dar correcção na tinta, como foi o meu caso, usem um spray
da côr do vosso carro (não façam como eu, que me enganei e trouxe uma referência muito parecida, mas que não era a correcta) e dêem apenas uma demão, muito leve, por forma a tapar os sitios onde se note o primário á mostra... Apenas cubram esta superficie com a fita, não cubram toda a parte que precisa de verniz, senão a tinta não agarra convenientemente, e deixa marcas.
Depois de aplicada a tinta:

Em seguida (15 a 20 minutos) depois da aplicação da tinta, retirem toda a fita, e coloquem fita á volta de toda a área lixada, para que esta seja envernizada.

Apliquem então o verniz, em duas demãos finas e uniformes, separadas por 20 a 25 minutos. Após isto, deixem secar durante pelo menos meia hora antes de retirar as fitas, e uma hora antes de mexerem na pintura.
O resultado final:

[size=15]RETOQUES[/size]
Obviamente isto não ficará perfeito, e deixará pequenas marcas... Lá chegaremos á parte dos retoques, quando eu arranjar a tinta correcta para o meu carro e reparar a asneira que fiz...
[size=15]OBSERVAÇÕES[/size]
Idealmente, o carro não deve apanhar com sujidade ou chuva na zona pintada, durante pelo menos uma semana, para a tinta e o verniz endurecerem em condições... Se tiverem a possibilidade, após a pintura, cubram a zona pintada com um plástico para a proteger durante uns dias... Eu passei esta parte pois vou repetir a obra.
Mais uma vez digo ainda, isto não é a forma correcta de executar uma pintura num carro, pois devem-se pintar os paineis por completo... Mas dado a complexidade e custo, mais vale ás vezes para corrigir pequenos defeitos em casa. O material dá para ser utilizado mais tarde, e chega para fazer até 10 reparações com a dimensão daquela que eu fiz.
Dadas as opções, deixar o carro como estava, arriscar a pintura caseira, ou mandar pintar, preferi arriscar... Não se perde nada em tentar, e na pior das hipóteses, pior do que estava é dificil ficar!
Mais tarde voltarei a isto :ph34r:
Cumprimentos!