Autor Tópico: Dúvidas - comprar usado!  (Lida 5411 vezes)

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Dúvidas - comprar usado!
« em: 30 de Agosto, 2009, 15:31:12 »
Crio este tópico para ter informação sobre comprar carro usado sem selo e/ou inspecção.

A questão é saber se pago multa (ou o valor correspondente) do carro não ter selo do(s) último(s) ano(s) e de não ter inspecção?

Se o carro não vai à inspecção há dois anos terei de fazer uma inspecção B? Não, pois não?

Ilucidem-me, faxavor.

Balthar

• Piccolo

• *
  • 45
Re:Dúvidas - comprar usado!
« Responder #1 em: 30 de Agosto, 2009, 16:14:24 »
Quanto á IPO penso que o unico problema é se circulares sem a mesma ficando sujeito a multa. Eu quando tive um acidente com a carrinha e existiram problemas com o seguro ( não quis pagar 100% culpa da outra condutora ), a IPO tinha que ser em Abril e eu só a fiz em Julho ( sem ser reparada era chumbo certo ), e não paguei qualquer multa, apenas não circulei com a carrinha entre o periodo que deveria ter feito a inspecção até a ter efectivamente realizado.

Quanto ao IUC acho que o anterior proprietario terá que pagar os mesmos mais as respectivas multas, uma vez que é obrigatorio quer o carro circule ou não, por isso será melhor pedir uma declaração em como o veiculo vem livre de encargos, não vá acontecer algo e ficares com o mesmo apreendido ou teres que pagar os impostos em falta + multas + juros de mora.

Isto é o que acho ser,  mas não tenho certeza, o melhor mesmo pedir informação ás finanças, numa repartição, ou por mail ( costumam demorar a responder e é quando respondem).

IUC:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/iuc/index_iuc.htm
« Última modificação: 30 de Agosto, 2009, 16:16:06 por Balthar »

Tipo11

• Ferrari

• *
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
« Responder #2 em: 30 de Agosto, 2009, 16:26:15 »
Muito obrigado pelo esclarecimento, Balthar. Já foi uma boa ajuda.

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #3 em: 31 de Agosto, 2009, 12:07:42 »
Muito obrigado pelo esclarecimento, Balthar. Já foi uma boa ajuda.

Boas,

Quanto à inspecção confirmo o que foi dito pelo Balthar, isto porque o ano passado eu tive o meu Fiesta parado na oficina durante o mês em que deveria comparecer no IPO, só no mês seguinte é que o levei à inspecção e não paguei qualquer multa, nem sequer me disseram nada a respeito do atraso!

Já o IUC como deves saber, agora é obrigatório que o adquiras no mês da matricula do veículo, por isso se ao comprar um carro usado este não tiver o selo correspondente ao ano corrente, e já tiver passado o mês em que deveria ter sido adquirido, eu penso que a responsabilidade é do anterior proprietário.

A não ser que o compres a um stand, ou comerciante de usados, aí eu acho que já é diferente

Cumps,
Luís

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 02 de Setembro, 2009, 03:22:24 »
o uic é responsabilidade do anterior proprietário, mas tem cuidado e vai ás finanças para que seja imputado isso ao anterior proprietario, tens de ter provas de compra do carro e de quem era o anterior dono, caso contrario ficas agarrado
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #5 em: 02 de Setembro, 2009, 11:31:43 »
está tudo correcto, ou seja, em relação ás inspecções o problema só reside nas N/ Autoridades, pois os IPO's não se ralam com a validade da inspecção, já a Polícia é que te pode multar por falta dela (pelo menos foi o que me foi dito num IPO na Maia aquando da inspecção de um veículo da empresa)

já o IUC tem que ser pago no próprio mês da matricula, mas se te atrasares não costumas ter problemas, aliás, se tiveres acesso á tua conta das Finanças online, emites o documento para pagar e depois pagas e mesmo que seja depois da data eles não te levam juros nem aplicam multas ... só se já fores um "bom" cliente de multas/atrasos  ^_^ ^_^

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6 em: 02 de Setembro, 2009, 11:43:01 »
Boas Pedro.

Não terás que pagar multa nenhuma, pois podes pagar o SELO e fazer a IPO sem stress.

Um carro só tem a obrigatoriadade de ter selo e inspecção em dia, se andar na via publica! Se estiver numa propriedade privada, ou apenas competir em recintos privados, não necessita disso.

Agora, para andar na via publica precisa disso em dia!

Alguma pergunta que te façam na hora de pagar o selo ou de fazer a IPO.... " o carro encontrava-se parado à X anos, numa garagem! "

Claro está que isto acabou a partir de carros matriculados a partir de 1 de Junho de 2007, a partir dessa data deixou de haver Imposto Autarquico e passou a haver Imposto Único de Circulação.

Ou seja... antes de 01.06.2007 pagam o IA vulgo selo... só se tiverem na via publica e com descidas de escalão e isenção com o passar dos anos. Depois de 01.06.2007 pagas IUC (taxa determinada pela cilindrada e CO2), para toda a vida do carro, sem escalão ou insenção, e mesmo que não circule nas vias públicas!

Se eu tivesse comprado o meu carro no dia 31.05.2007 pagava por ano de IA cerca de 51€ (1368cc gasolina 2007), mas comprei depois dessa data, ou seja pagou cerca de 130€ (1368cc 169 CO2).
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #7 em: 02 de Setembro, 2009, 11:51:55 »
Ia-me esquecendo!

Só terás um problema... legalmente, o carro só pode ir à inspecção... de reboque, pois não pode circular.

Claro está que podes ir a conduzir, mas aí é esperares que não haja brigada. :D

Primeiro pagas o selo, depois fazes a inspecção!

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #8 em: 02 de Setembro, 2009, 12:13:39 »

já o IUC tem que ser pago no próprio mês da matricula, mas se te atrasares não costumas ter problemas, aliás, se tiveres acesso á tua conta das Finanças online, emites o documento para pagar e depois pagas e mesmo que seja depois da data eles não te levam juros nem aplicam multas ... só se já fores um "bom" cliente de multas/atrasos  ^_^ ^_^

Errado,paga 15 € multa,isto se for só UM MES de atraso...Quanto mais maior a multa...
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #9 em: 02 de Setembro, 2009, 12:28:11 »
Pois, eu penso que sim, pois no portal das finanças assim que passa o prazo desaparece a opção de pagamento, depois só pessoalmente... e porque será?

:D

Agora, se o veículo tiver parado, isso não acontece, desde que pagues no mês de matricula, penso eu!

Tipo11

• Ferrari

• *
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
« Responder #10 em: 02 de Setembro, 2009, 13:23:51 »
Já me atrasei 2x no pagamento do IUC e não paguei a multa. Deve ter sido por ter pago dentro do mês seguinte e por ter dito que foi a primeira vez e por ter feito mais um choradinho.

O carro em questão está parado há 2 anos, o dono faleceu e ainda está em nome dele. A filha ainda não passou para o nome dela para o vender. Não tem selo de 2008 e 2009 nem inspecções. E está em garagem.

Obrigado Pedro.

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #11 em: 02 de Setembro, 2009, 20:38:42 »
Antigamente era uma coisa,agora é diferente...

Este ano atrasei 15 dias,paguei 15€...E a senhora disse-me "quando for do outro carro(em Novembro),passa um dia do mes seguinte,paga o mesmo,quanto mais tempo passar mais vai pagar depois"...

Ainda lhe tentei dizer que fiz confusao por causa dos dois livretes e tal....tá bem ta..

Se é ou nao verdade,nao sei mas que chimpei a nota lá teve de ser...
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

Tipo11

• Ferrari

• *
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
« Responder #12 em: 03 de Setembro, 2009, 04:42:27 »
Antigamente? este ano! Atrasei o pagamento por um mês, em Julho, e como sou bonito não paguei multa. LOL