Autor Tópico: Problema com a montagem do Rádio  (Lida 5460 vezes)

virusitu

• Moretti

• *
  • 192
Problema com a montagem do Rádio
« em: 03 de Setembro, 2009, 20:14:12 »
Estou à dois dias a tentar montar um rádio no meu panda já que o que vinha não trazia a "frente"  :rolleyes:

O radio anterior não tinha qualquer "ficha", eram tudo cabos soltos pelo que, desconhecendo a origem do rádio, e estando as legendas todas rasgadas não sabia que cabo era qual... Contudo, com uma ficha ISO (ou lá cm se chama) e por tentativa erro lá consegui por o rádio a funcionar, seguindo a dica de outro forum de ligar aos cabos "permanente" e ignição da ficha ao cabo verde e vermelho do carro. Agora ele funciona, ainda que apenas com o motor ligado, mas não grava na memória as estações   :angry:

Os cabos que tinha eram dois amarelos com uma risca vermelha (estes ficaram desligados), um preto e o tal verde e vermelho!

Será que alguém me consegue ajudar a que o rádio grave as estações?
Não é lá muito "confortável" ter que estar sempre a sintonizar as estações cada vez que ligo o carro :s
Obrigado desde já  :ph34r:

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
Re:Problema com a montagem do Rádio
« Responder #1 em: 03 de Setembro, 2009, 21:06:18 »
os amarelos ligam ao vermelho da ficha ISO,o verde e vermelho liga ao amarelo da ficha ISO..

Liga-se tudo e se nao fizer PUM,está a funcar..

Cumps
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #2 em: 03 de Setembro, 2009, 21:11:12 »
Na minha primeira tentativa de colocar o meu a desligar com a chave, ele apagava as estações porque tinha ligado o da corrente contina no de corte e o de corte no da continua.
Já agora qual é o rádio? Os Blaupunkt (antigos) desligavam com a ignição e depois permitiam ligar (durante uma hora) o rádio. A esmagadora maioria dos outros rádios desligam com a ignição e já não ligam. O meu Sony é assim.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

virusitu

• Moretti

• *
  • 192
« Responder #3 em: 03 de Setembro, 2009, 22:24:43 »
os amarelos ligam ao vermelho da ficha ISO,o verde e vermelho liga ao amarelo da ficha ISO..

Liga-se tudo e se nao fizer PUM,está a funcar..

Cumps
Eu já tentei aquilo de tanta forma xD vou entao tentar assim. Com os dois amarelos ligados ao vermelho portanto não é?

Já agora qual é o rádio? Os Blaupunkt (antigos) desligavam com a ignição e depois permitiam ligar (durante uma hora) o rádio. A esmagadora maioria dos outros rádios desligam com a ignição e já não ligam. O meu Sony é assim.

É exactamente um JVC kd-s71r! B)

Mas já agora, mais duas questões  :mellow:
não era suposto ele ligar-se apenas com a ignição? É que ele só liga depois do carro pegar mesmo! :unsure:
não é muito normal, se eu desligar o radio, so o conseguir ligar de novo se carregar um pouco no acelerador pois não...?  ^_^ :ph34r:

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #4 em: 03 de Setembro, 2009, 23:02:25 »
Eu já tentei aquilo de tanta forma xD vou entao tentar assim. Com os dois amarelos ligados ao vermelho portanto não é?

É exactamente um JVC kd-s71r! B)

Mas já agora, mais duas questões  :mellow:
não era suposto ele ligar-se apenas com a ignição? É que ele só liga depois do carro pegar mesmo! :unsure:
não é muito normal, se eu desligar o radio, so o conseguir ligar de novo se carregar um pouco no acelerador pois não...?  ^_^ :ph34r:

Quanto a ligar com a ignição....
Quantas posições de chave ele tem? A normal que é quando introduzes a chave, a seguinte que liga algumas coisas ou passa logo para a que acende as luzes do painel? Se passa directamente para as luzes do painel, é só aí que ele liga, se estiver a desligar com a ignição. Se tem uma intermédia, pode ligar aí. Se ele só liga depois do carro pegar... alguma coisa está mal.
Se desligares o rádio para o ligares tens de carregar no acelerador com o carro ligado ou desligado? Isso já me cheira a maus contactos.

Se as ligações não derem certo, tens aqui uma figura do manual do seicento. Penso que não difere muito. Depois podes ver nos manuais do rádio os conectores da ficha ISO e ligas.

(COm esta mensagem passei a Zagato  :wacko: )
« Última modificação: 03 de Setembro, 2009, 23:07:14 por CarlosLucas »

User N.º 3792

virusitu

• Moretti

• *
  • 192
« Responder #5 em: 04 de Setembro, 2009, 12:06:54 »
Se desligares o rádio para o ligares tens de carregar no acelerador com o carro ligado ou desligado? Isso já me cheira a maus contactos.
Com o carro ligado mesmo! Com ele desligado não se passa nada, não funciona mesmo. Mas eu vou tentar o que o zulo_kiko disse e logo dou novidades!

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #6 em: 04 de Setembro, 2009, 19:04:10 »
Eu tive um problema semelhante quando troquei o Blaupunkt que vinha de origem na minha carrinha, e montei o Sony.

O Blaupunkt ligava sempre que se ligava a chave, e desligava quando esta se desligava.

No Sony já não deu para funcionar do mesmo modo, melhor dizendo, funcionar funcionava só que quando se desligava a chave e se voltava a ligar novamente, já tinha perdido tudo da memória!

Tentei trocar um fio vermelho com um amarelo, por indicação de um amigalhaço que é técnico de electrónica, e nem mesmo assim resultou.

Então fiz um nova troca de fios e desta vez pus o aparelho a funcionar independente da ignição (por um lado até é bom), tenho é que liga-lo e desliga-lo manualmente.

Cumps,
Luís

virusitu

• Moretti

• *
  • 192
« Responder #7 em: 04 de Setembro, 2009, 20:04:20 »
Bem, já fiz o que me tinham dito e voltou a fazer outra coisa estúpida  :rolleyes:

Agora, continua sem sinais de vida quando o carro está desligado, nem mesmo com a ignição ligada. Contudo, quando ligo o motor a luz do radio liga, ele começa a fazer barulho, como se estivesse a tentar ler um cd, e depois desliga-se e não funciona mais.

Neste momento (da parte de alimentação da ficha ISO) tenho,

Ficha                  "Carro"
Vermelho     ->     Dois cabos amarelos com risca vermelha
Preto        ->       Preto
Amarelo     ->      Cabo vermelho e Verde
E tudo o resto desligado

E antes tinha
Ficha                               "Carro"
Vermelho e amarelo     ->     Cabo vermelho e verde
Preto              ->               Preto
E tudo o resto desligado

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #8 em: 05 de Setembro, 2009, 05:40:13 »
Faz o seguinte Virusitu...Isto sem esquemas do carro ou sem ver é dificil..

Pega o esquema do carro,e do radio
O amarelo é o +12v memory(normalmente) e o vermelho o continuous...Isto no radio..

No carro,basta ver qual dos fios é,pois se esses dois amarelos sao iguaizinhos algo nao bate certo e poderao nao ser de corrente..

Em ultimo caso,experimentar: 
Um fio a ir buscar corrente á igniçao(junto á chave),ou fio de +12v ligado onde es´ta agora o vermelho e verde..

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
« Responder #9 em: 05 de Setembro, 2009, 05:41:19 »
atençao,fio de 12v MEMORY...o outro é o que deve estar ligado agora..

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 07 de Setembro, 2009, 17:00:53 »
na ficha iso tens de dar corrente ao vermelho e ao amarelo, se deres corrente permanente funciona, tens de dar massa ao preto e mais nada, não deve precisar de mais nada para funcar!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

virusitu

• Moretti

• *
  • 192
« Responder #11 em: 16 de Setembro, 2009, 15:45:09 »
na ficha iso tens de dar corrente ao vermelho e ao amarelo, se deres corrente permanente funciona, tens de dar massa ao preto e mais nada, não deve precisar de mais nada para funcar!

E o cabo de corrente permanente é o vermelho e verde? Sendo que só existem dois cabos mais grossos (o tal vermelho e verde e o preto) suponho que esse seja a corrente

Faz o seguinte Virusitu...Isto sem esquemas do carro ou sem ver é dificil..

Pega o esquema do carro,e do radio
O amarelo é o +12v memory(normalmente) e o vermelho o continuous...Isto no radio..

No carro,basta ver qual dos fios é,pois se esses dois amarelos sao iguaizinhos algo nao bate certo e poderao nao ser de corrente..

Em ultimo caso,experimentar: 
Um fio a ir buscar corrente á igniçao(junto á chave),ou fio de +12v ligado onde es´ta agora o vermelho e verde..

atençao,fio de 12v MEMORY...o outro é o que deve estar ligado agora..

Vou ser sincero... não percebi nada!  :rolleyes: :lol:

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #12 em: 16 de Setembro, 2009, 18:36:23 »
Resumindo:

Separa todos os fios das colunas.

Dos fios que te restam, pega num multímetro e verifica qual o que tem corrente com o carro apagado. Esse deve ligar á corrente permanente para não perder a memória.

O que tem corrente com o carro ligado e perde-a com o carro apagado é o de "corte", que vai ser o responsável por desligar o rádio quando desligares a ignição (se pretenderes assim).

Com estes fios identificados tens:
Colunas
Corrente constante
Corrente só com chave
Terra, que normalmente é preto.

Pegas no manual de instalação do rádio e deve ter por lá uma parte referente á ficha ISO com as cores "normais" e o esqueda de ligação desses fios na ficha. Seguindo esse manual, acho que consegues colocar o rádio a funcionar.

NOTA: Isto assim "por alto" e por isso posso tar errado. Quanto ás cores, deves consultar o manual do carro, para teres uma ideia.

User N.º 3792

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #13 em: 18 de Setembro, 2009, 12:26:47 »
os das colunas são numa ficha á parte, a ficha de corrente deve ter um fio vemelho, um preto, um amarelo/vermelho, um amarelo, um laranja e um azul(estes 3 ultimos podem ser opcionais)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

virusitu

• Moretti

• *
  • 192
Re: Problema com a montagem do Rádio
« Responder #14 em: 23 de Março, 2010, 19:18:34 »
Passado meio ano finalmente arranjei um "multímetro" (peguei numa lâmpada de halogéneo que era do panda)  :smash: e fiz-me aos cabos...

Dos quatro que tenho la...
o Vermelho e verde grosso - permanente
Preto - preto  :lol:
e os tais dois iguais (amarelo e vermelho), um deles é das luzes, mas o outro não acendeu a lâmpada... logo não sei do que é e continuo sem corrente da ignição!

Como posso ir buscar corrente da ignição?