Autor Tópico: Lancia Y10 - Fire - Modelo de 1989  (Lida 24062 vezes)

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
Lancia Y10 - Fire - Modelo de 1989
« em: 21 de Novembro, 2009, 20:11:29 »
OK....sou oficialmente um Fiatista....acabei de comprar um Lancia Y10 Fire LX de 1989.....

Preto, JE, Tejadilho de abrir......fotos em breve......pois hoje estou sem luz na garagem......

O carro de chapa esta bastante bom..e de interiores...impecavel...e até vem com um radio com entrada para usb....rsssss....

Pontos negativos......

Luz do painel nao acende
Aviso de luz dianteira e traseira fundida qd não está
Trava mal
Motor com ralenti irregular

Acerca das partes electricas....já sei que são para esquecer nestes carros....com o tempo vejo isto........

Mas digam-me.....o que puderá ser o ralenti irregular.....e se é normal estes carros travarem mt mal...tive um qd tinha 18 anos...e lembro-me que nao tavava tao mal como isso...obrigado
Hugo Laranjo - Lancia Y10

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
Re:Lancia Y10 - Fire - Modelo de 1989
« Responder #1 em: 21 de Novembro, 2009, 20:16:53 »
Agradeço todos os vossos conselhos....

A proposito..trouxe o carro de Lisboa para Cascais pela marginal debaixo deste chuvada de hoje...e o motor parece estar ainda mt bom...ainda puxa...se bem que nao passei dos 80 por causa dos travoes....aquilo trava mm mal.....

Curioso neste carro é o tejadilho de abrir....pois nem sabia que este carro foi feita com essa opçao...e os interiores estarem impecaveis...o volante parece novo....o carro marca 103.500 kms.....

E a julgar pelos papeis que encontrei no carro das revisões.....embora de 1989...em 1997 tinha 33.000 kms......o que me faz crer que a kilometragem puderá ser mm real.......

Agora só me preocupa..os travoes serem tao fracos..e o ralenti estar irregular, no entanto se mantiver o pe no acelerador para lhe dar um pouco mais de rotaçao....o carro fica estavel e nao treme tanto....nem sacode....

Ahhhh.....outra coisa preocupante..qd acelero a primeira e a segunda...ouvi por diversas vezes um barulho que parecia de uma borracha a ranger contra um vidro...puderá ser a correia um pouco laça ou a precisar de mudança?

Obrigado...agradeço MESMO toda a vossa ajuda....pois é a primeira vez que tenho um carro com tantos anos e a primeira vez que compro um carro usado....mas..ADORO este carro....é uma paixão...!!!

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
« Responder #2 em: 21 de Novembro, 2009, 21:54:22 »
Parabéns pela compra.
Isso de travar mal podem ser várias coisas: discos gastos, pastilhas gastas, bombitos, ...
O ralenti irregular pode ser só desafinação do carburador.
Sobre a parte eléctrica, na minha opinião era de desmontar o mais possível e substituir lâmpadas e lubrificar ligações.

Cumprimentos,
PSF

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #3 em: 21 de Novembro, 2009, 22:36:09 »
Obrigado amigo...

Estive agora a ver os papelitos que ficaram no carro..e a kilometragem parece ser real...pois os papeis de mudança de oleo indicam que o carro tinha 37.000 km em 1997 , 50.000 km em 1999 e 95.000 km em 2007...ninguem se daria ao trabalho de forgar este tipo de papelitos e os deixar esquecidos no porta-luvas....penso eu....

103.500 kms..para um fire 1000 nem me parece muito...e sendo ele de 1989...por dentro o carro parece novo....os interiores em alcantara parecem quase novos..o volante nao está polido...apenas se nota um pouco de desgaste na manete de mudanças..mas ligeira..e na borracha do pedal de embraiagem...

Estranho...é....a existencia de autocolantes no carro....da Bell, Rothmans e o emblema a dizer "Motard a bordo" no vidro traseiro...mas....os motards têm fama de tratar bem as maquinas....

Descobri igualmente que o carro é do Porto....o seu dono anterior a quem me vendeu o carro seria Portista.

Sem ferrugem.....apenas uns risquitos e falhas de tinta....normais da idade e disfarcaveis sem grande perda de tempo...pneus 155/70/R13 montados em 4 jantes especiais....tejadilho de abrir electrico a funcionar....e um extra que nem conhecia....um apoio de braço entre os bancos centrais......
« Última modificação: 21 de Novembro, 2009, 22:42:23 por hlaranjo »

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #4 em: 21 de Novembro, 2009, 22:45:33 »
Ahhh....por curiosidade...paguei por ele 600€ o valor pode nao ser mt baixo....mas pela kilometragem e estado dos interiores....sem tablier estalado e com a camurça de dentro impecavel..penso que tenha sido uma boa compra..

Tb por curiosidade...o carro ficará em garagem fechada box..e está destinado a fazer um maximo de 3000 kms por ano....nas minhas voltinhas....pelo que espero ter companheiro Fire por alguns anos.....e que me faça recordar os meus 18 anos...e as aventuras que vivi a bordo do meu Autobianchi Y10 de 1988....da mesma cor.....!!!

O carro ainda tem o manual de instruções novinho em folha.... B)

Outra curiosidade...lol....ha 3 meses ganhei 850€ no totobola....e este carro foi pago com esse € e ainda vai sobrar para o registo e seguro....ou seja...um brinquedo que nao custou suor.... :lol:
« Última modificação: 21 de Novembro, 2009, 22:50:55 por hlaranjo »

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #5 em: 22 de Novembro, 2009, 00:00:06 »
Ehehehe, parabéns pela compra camarada... Agora é ver se apareces nos encontros de Belém com o maquinão (e já agora podes levar tb uns slot's! :P eheheheheh

:ph34r:

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #6 em: 22 de Novembro, 2009, 00:29:39 »
Nos de Belem apareço...mal tenha o carro pronto...ainda tenho de resolver o problema do ralenti irregular...e ver aqueles travões....

tb me preocupa a primeira e segunda fazerem aquele barulho...parece a uma correia....depois da ida ao mecanico....começo a aparecer nos encontros..e prometo levar slots para mostrar á malta....

A proposito....conhecem bons mecanicos para eu meter o carro aqui na zona de Cascais?...e claro..baratinhos?  :mellow:

Falaram-me de um....mas....se souberem de algum que saiba trabalhar bem com os Fire 1000 agradeço indicações.... ^_^

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #7 em: 22 de Novembro, 2009, 01:26:34 »
Fui dar uma volta com o carro agora...de noite.....e aqui vai a lista de "problemas"

1 - Aviso de luz fundida no painel - Frente esquerda e Traseira direita mas ambas funcionam

2 - Travagem mt fraca...o carro nao trava...abranda

3 - Em aceleraçao um pouco mais rapida em primeira e qd se puxa um pouco a segunda, ouve-se uma chiadeira que parece vir do lado esquerdo do carro da parte frontal, parece qq coisa a patinar.

4 - Ralenti instavel....o conta rotaçoes pula...entre as 500 e as 600 mas nao vai abaixo....mas até se nota o espelho retrovisor a vibrar...com o chocalhar do motor nesta tremideira....se meter o pé no acelerador subir um pouco a rotaçao...fica estavel....que acham que possa ser?

5 - Luz do painel apagada e alguma fraqueza nas luzes do comando da chaufagem....

Agradeço os vossos comentários....

« Última modificação: 22 de Novembro, 2009, 01:28:51 por hlaranjo »

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #8 em: 22 de Novembro, 2009, 01:27:55 »
Como pontos positivos....interior impecavel, chapa sem ferrugem e em andamento revela-se mt suave....ao reduzir o motor mostra ter boa compressão....a curvar nao faz ruidos....e parece nao ter problemas de maior....

O carro na ultima IPO teve um chumbo por perda de oleo menor....e o dono anterior diz que substitui a tampa da destribuiçao....mas parece-me que era um curioso armado em mecanico...isso pode ser explicaçao para alguns dos sintomas que apresento em baixo....??
« Última modificação: 22 de Novembro, 2009, 01:31:17 por hlaranjo »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 22 de Novembro, 2009, 09:59:33 »
nos travões para já, abre o reservatório e vê se está ao nivel;

se não estiver.... mete.... e bomba umas vezes,

no meu 127 passou ...

esse carro tem mesmo a obrigação de travar bem !!!

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #10 em: 22 de Novembro, 2009, 10:18:51 »
Vou ver isso agora mesmo.....obrigado....

Outra coisa....o facto de ontem ter metido gasolina 95 no carro pode influenciar o ralenti caso o carro tivesse "habituado" a meter 98?

Sei que os carros a carburador são mt dados a essas manias..e este é de 1989.....é que qd comprei o carro paguei em dinheiro e qd dei por mim tinha o carro na reserva e apenas 5€ na carteira numa zona onde so havia bombas á moda antiga onde so se podia pagar em dinheiro..e meti 5€ de 95...de uma daquelas marcas pouco conhecidas.....

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #11 em: 22 de Novembro, 2009, 10:19:51 »
nos travões para já, abre o reservatório e vê se está ao nivel;

se não estiver.... mete.... e bomba umas vezes,

no meu 127 passou ...

esse carro tem mesmo a obrigação de travar bem !!!

O oleo de travoes...pode-se acrescentar qq oleo de travoes ao lá existente...? é que nao faço a minima ideia do que estará lá dentro......terei de ir comprar oleo de travoes....

orlando jose ribeiro

• Giannini

• *
  • 335

Masculino
« Responder #12 em: 22 de Novembro, 2009, 12:13:32 »

Bom dia!

Aparece é com a viatura em Belém,para nós desmanchar-mos isso tudo! :wacko:

Cumprimentos.

HF OJR
Orlando José Ribeiro

HF OJR

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 22 de Novembro, 2009, 12:21:38 »
Vou ver isso agora mesmo.....obrigado....

Outra coisa....o facto de ontem ter metido gasolina 95 no carro pode influenciar o ralenti caso o carro tivesse "habituado" a meter 98?

Sei que os carros a carburador são mt dados a essas manias..e este é de 1989.....é que qd comprei o carro paguei em dinheiro e qd dei por mim tinha o carro na reserva e apenas 5€ na carteira numa zona onde so havia bombas á moda antiga onde so se podia pagar em dinheiro..e meti 5€ de 95...de uma daquelas marcas pouco conhecidas.....

vê se os cabos estão bem postos e compra 4 velas de supermercado novas, caso ainda não tenhas posto; se trabalhar melhor, já está e a gasolina não tem nada a ver o cu com as calças..

senão tens que afinar carburador e desentupi-lo que é o mais certo..

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #14 em: 22 de Novembro, 2009, 12:55:03 »
Bom dia!

Aparece é com a viatura em Belém,para nós desmanchar-mos isso tudo! :wacko:

Cumprimentos.

HF OJR

Epah...agora fizeste-me rir......a imaginar o pobre Y10 cheio de "malucos" á volta a desmontar aquilo tudo....lol...estou a gostar imenso do espirito da malta por aqui.....é mt ao meu genero......estou mesmo a ver que mal tenha o Y10 a bombar que vou fazer uma carrada de novos amigos doidos pelas maquinas infernais italianas....