Autor Tópico: Lancia Y10 - Fire - Modelo de 1989  (Lida 24080 vezes)

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
Re:Lancia Y10 - Fire - Modelo de 1989
« Responder #60 em: 27 de Novembro, 2009, 22:30:29 »
Actualização:

Hoje fui meter gasolina ao Y10...estava na reserva...meti BP Ultimate 98 na esperança de limpar um pouco o carburador....e parece ter melhorado um pouco o ralenti instavel...continua a tremer o ponteiro...mas nao vai abaixo..curioso...

A ventoina do Radiador funciona..pois arrancou algumas vezes....dentro da garagem por o ter puxado mt em manobras..para testar a direçao que me parece pesada...mas....disso falo no proximo topico...

O carro esteticamente está mt bonito...tanto por dentro como por fora e curiosamente ainda faz as pessoas olharem...começa a ser um carrito nao mt comum....e as pessoas acham piada....

A nivel de andamento...os travoes agora parecem um pouco melhores....embora ainda seja preciso mt esforço no pedal para travarem e a travagem só acontecer mesmo no fundo do curso do pedal (Discos da frente???)

A nivel de andamento....fiquei um pouco preocupado com um ruido similar a uma correia a chiar qd se engrena a primeira ou a segunda de forma mais vigorosa..mas que depois de andar uns minutos parece ter desaparecido....

Recordo que o carro esteve parado algum tempo sem uso.....(penso que 3 meses)

Algo que igualmente inspira alguma estranheza é os ruidos vindos das suspensões traseiras mas que igualmente reduziram bastante com o andamento....

O motor quando puxado revela sinais de entopimento.....parece pasmado...mas indicia nervo...e força mesmo a subir....

Hugo Laranjo - Lancia Y10

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #61 em: 27 de Novembro, 2009, 22:34:45 »
De tomar nota....igualmente um barulho tipo chiadeira que parece vir de uma das rodas...mas nao identifico qual.....será um rolamento?

Quanto á direcao mt pesada e á travagem mt fraca.....tb nao será alheio eu andar com carros mais recentes desde 1999 altura em que comprei um Clio Novo....ja com dir assistida e uma travagem mt potente...depois do Clio veio um Volvo S40 16v e agora um Astra CDTI ambos com excelentes dir assistidas e travoes de disco ás quatro com abs...e afins...... ^_^

Mas amanha vou ao mecanico com ele...parece que é um excelente mecanico aqui em Cascais....mas vou ver...se gostar meto aqui a referencia dele.....

Vou pedir orçamento de arranjo.....para começar a andar com o meu Y10.....pelo menos de noite....nas minhas voltinhas.....!!!

Estou doido para o meter na AE e dar-lhe uma puxadela...pois se bem me recordo...nada faz mais mal a um FIAT do que estar parado....!!!

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #62 em: 28 de Novembro, 2009, 14:54:14 »
Actualização:

Não fui ao mecanico...o meu amigo que me ia apresentar o local...teve um imprevisto....

Aproveitei ter acordado cedo... (para um sabado) e fui dar uma volta com o Y10....15 km aqui em Cascais....

Levou um banho..com lavagem parcial de chassis (BP - VIP Wash) e ficou com bom aspecto...de notar uma bolha de ferrugem numa porta e um toque daqueles que damos contra os pilaretes do chao ao estacionar...mas que passa despercebido a qq um..menos a um dono babado de um Lancia....

Dei umas voltas com ele.....agora faz menos barulho....trava ligeiramente melhor....e ja me voltei a habituar a curvar com este carro..que me faz sorri....pois lembra-me um kart em mts coisas....

Decidi levar o bicho a um mecanico em Lisboa que tenho 100% de confiança e que conheço ha mais de 30 anos (tenho 36) arrisco fazer 50 km....mas....sei que fico bem servido...e que nao sou enganado...

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
Re:Lancia Y10 - Fire - Diario de Bordo
« Responder #63 em: 28 de Novembro, 2009, 14:58:30 »
Em andamento....nota-se o carro "entupido" mas mm assim ainda deu 85 km/h em terceira...sem grande esforço....

A vareta do oleo esta partida....mas o filtro de ar nao parece mt sujo..e tem o deposito de oleo de travoes no maximo....pelo que a travagem má...ou é Discos ou os calços traseiros.....pois as pastilhas da frente sao novas (desconfio que de qualidade questionavel)

Achei estranho contudo o deposito de agua do radiador pois levou uma caneca de agua qd o tinha enchido ha dois dias...mas pode ser agua que fica no circuito.....de refrigeraçao....

Notei depois da lavagem que uma das opticas da frente ficou com humidade....mas isso é problema secundario...

De resto......penso que uma boa revisao devolva de novo o Y10 com 20 anos...aquilo para o qual foi feito...Andar....e ser um carro divertido de conduzir...

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #64 em: 28 de Novembro, 2009, 15:00:44 »
Ahhh...e legalmente já é MEU..... :lol:

Lista de veículos automóveis associados ao contribuinte
 2 veículos automóveis encontrados. Matrícula Data Matrícula Marca Modelo Prop./ Loca.
RJ-xx-xx 1989-03-30 LANCIA Y 10 FIRE (156AA53A) Proprietário
xx-GR-xx 2008-10-29 OPEL A-H Proprietário

----------------------------------
NIF do Proprietário xxxxxxxxx 

Matrícula Data Matrícula Data Primeira Matrícula
RJ-xx-xx  1989-03-30  1989-03-30 

Marca LANCIA  Modelo Y 10 FIRE (156AA53A) 
Categoria LIGEIRO  Tipo PASSAGEIROS 

Cilindrada (cc) 999  Combustível GASOLINA 
Potência (kW)  33.0  Voltagem (V)     
Peso Bruto Rebocável Máx. (kg)     Peso Bruto (kg)  1180 
Emissões de CO2 (g/km)     Lotação 5 
Número do Quadro xxxxxxxxxxx  Cor PRETO 

Observações :

È lindo e é do Hugo  :wacko:

cinquecento_04_40

• Vignale

• *
  • 664

Masculino
« Responder #65 em: 28 de Novembro, 2009, 15:31:15 »
gaita curtes mesmo o charuto eh eh eh
nada como termos um carro que realmente gostamos..
Accelerating Sideways Dorifto Team

http://www.asdrifteam.co.cc

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #66 em: 28 de Novembro, 2009, 16:53:15 »
È assim amigo....tirei a carta com 18 anos (1992) e o primeiro carro que conduzi foi um Y10 Fire que tinha sido comprado novo para a minha mãe em 1988.

Quando recebi o carro, tinha ele apenas 22.000 kms e era usado para voltinhas dos meus pais por Lisboa e algumas vezes pelo meu pai para ir trabalhar , na altura o meu pai tinha um Lancia Prisma 1.6 comprado no mesmo dia que o Y10 e tb novo em folha (ECV - Rua Infante Santo - Lisboa)

Fiquei com o Y10 até 1999 e ao fim de 7 anos e cerca de 90.000 kms....ficaram mt memórias naquele carro....namoradas, amigos, mortes de familiares choradas sobre o tablier do Y10, muitas bebedeiras curadas a olhar os manometros desfocados, idas a Tras-os-Montes, Espanha....corri Portugal com o meu Y10....fez TT nas matas....fez Rallys nas estradas de montanha...e até chegou a ser local de dormida aquando um problema num parque de campismo....como podes ver....as memorias são das poucas coisas que quanto mais tempo passam mais deliciosas se tornam...

Ter agora oportunidade de restaurar este Y10 e mete-lo a andar...é para mim uma enorme alegria...

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #67 em: 30 de Novembro, 2009, 21:27:35 »
Alguem tem fotos ou sabe de algum site que ensine a montar uma admissao directa num Fire 1000 ?

No meu caso...num Y10 ?

A já agora...se será necessario afinar o carburador em caso de meter uma admissao directa?

obrigado

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #68 em: 30 de Novembro, 2009, 21:30:18 »
sei..

já vai!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #69 em: 30 de Novembro, 2009, 21:34:25 »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #70 em: 30 de Novembro, 2009, 21:35:58 »

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #71 em: 30 de Novembro, 2009, 22:13:23 »
Obrigadão

aguiamar

• Giannini

• *
  • 339

Masculino
« Responder #72 em: 05 de Dezembro, 2009, 15:01:57 »
eu ja usei admissao directa no meu fire e a meu ver nao tras muito rendimento...notas um pouco de mais poder de arranque,mas depois tambem notas no deposito lool
fiat punto gt 3

aguiamar

• Giannini

• *
  • 339

Masculino
« Responder #73 em: 05 de Dezembro, 2009, 15:06:07 »

e fica assim.. :blink:
fiat punto gt 3

hlaranjo

• Giannini

• *
  • 425

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y10 - Fire - 1989
« Responder #74 em: 05 de Dezembro, 2009, 16:19:14 »
Hummmm...parece ser simples a montagem.....!!!!

O meu carro por acaso tem sitio optimo para montar uma coisa destas....hummmmm....obrigadão...

Quanto aos consumos...nao faz mal....este carro até pode gastar 14l aos 100...é apenas para as voltinhas....o carro principal cá de casa é um Diesel......que gasta apenas 6.4 l aos 100 mesmo sendo vitima do meu pé 44....com 97 kg de gajo por cima..lol