Autor Tópico: Problemas de fumos na Marea !!!!!  (Lida 7253 vezes)

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
Problemas de fumos na Marea !!!!!
« em: 30 de Dezembro, 2009, 14:12:01 »
"já agora Bruno, desculpa o Off topic mas quando dizes "fumo nepia" ponho-me a pensar na minha Marea e no fumo que ela faz   não é em exagero, mas é muito constante   será normal??? e depois é a cena de ligar a carrinha de manha e deitar uma fumarada branca"  

Diz-me lá uma coisa. Tem repro?
Se não tiver é o seguinte, o fumo branco de manha, nos dias que estão agora, é normal, a condensação que fica nos escapes durante o tempo  que o carro está parado é brutal, o meu e o do meu pai deita, é minimo quase não o vês, mas ta a sair algo! Mas isso agora já tem a ver com o sitio onde se vive. Se o fumo desaparece passado uns 5min, pah é normal, não te preocupes mais com isso.

Agora falas-te em fumarada, negra? Castanhada? Azulada? Quando pisas, uns bafos de vez em quando? Isso agora poderá ser muita coisa.

Injectores Sujos, deve-se fazer a limpeza dos injectores de 5000km em 5000km, podes ter a MAF suja, sim isso também se suja e dá para limpar, é um processo tão facil e nota-se bastantes melhorias. Podes ter a EGR a começar a ficar mamada, o melhor é mesmo tapa-la, só ficas a ganhar. Podes ter o turbo a dar o berro...e isto é que começa a ser chato, porque se não tens repro, e o fumo é negro, mesmo escuro...ui ui.

Azulado está-te a mamar óleo, e o castanho é sujidades, é algum gasóleo mal queimado de vez em quando devido aos factores que te disse.

Vê-me isso. A tua é uma 110 neh?

Abraço

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
Re:Problemas de fumos na Marea !!!!!
« Responder #1 em: 30 de Dezembro, 2009, 14:26:01 »
é pá, eu acho que se calhar nunca deve ter sido feita nenhuma limpeza de injectores, em relação ao fumo branco, tanto importa se está quente ou frio, apenas se manifesta na primeira vez que se liga, percebes .... e ainda dura um pouco.

mas em andamento, reparo que vai sempre a deitar um pouco de fumo, mas não é muito escuro nem denso  :huh:

outra das coisas que mais me deixa preocupado, é o cheiro que ela deita tanto em andamento como parada, bem, nem se pode estar perto dela quando está parada a trabalhar  :unsure: é cá um veneno  :angry:

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #2 em: 30 de Dezembro, 2009, 15:40:20 »
Está a queimar muito mal então. Se é fumo branco a quente não pode ser, só pode ser água e a quente ela desaparece logo no colector.

Dá-lhe um tratamento choque. Vais à FIAT, secção de peças e pedes o Diesel Mix. Vens-te embora todo contente. Deixas a carrinha ficar quase sem combustivel, paras numa bomba, metes o frasco todo, normalmente o frasco trata 50lts a 60lts, mas tu vais por só 25lts. Faz a seguir uns 50km com velocidade minima de 140km/h, estica ela o máximo que puderes pelo menos uma vez. Assim que acender a luz da reserva vai abastecer para os restantes litros que faltam, que estão com lixo de certeza irem todos. Se puderes comprar uma chave torx 5 com furo no meio e uma lata de limpeza de pastilhas e discos, retiras o MAF, com cuidado, não toques com os dedos, aquilo tem umas agulhetas, mandas para la o spray até voltares a ver a cor original dele. Aquilo seca em 5seg e podes voltar a meter lá. Vais ver como tens a carrinha totalmente diferente.

Se não quiseres ter esse trabalho todo, vais à FIAT, e pagas uns 75€ e eles limpam os injectores mesmo cá fora, com uma máquina, que é o que se deve fazer de 100.000km em 100.000km.

Agora tens de ver é se o fumo é branco ou azulado...azulado é que é chato...

Força nisso.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #3 em: 30 de Dezembro, 2009, 15:40:58 »
Ainda assim não me respondes-te, tem repro? É a 110?
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #4 em: 30 de Dezembro, 2009, 16:05:56 »
Ainda assim não me respondes-te, tem repro? É a 110?

desculpa, é a de 110 e não tem nenhuma repro ... mas não te posso garantir que já tenha tido  :huh:

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #5 em: 31 de Dezembro, 2009, 13:22:54 »
Faz aquilo para começar!
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

puntotd99

• Piccolo

• *
  • 36
« Responder #6 em: 31 de Dezembro, 2009, 16:29:41 »
A minha carrinha, Marea Jtd, quando comprei não puxava o que devia, chegava às 3.500 rpm e tinha uma quebra acentuada, o que não é nada normal num JTD....ainda se fosse um TDI  ^_^ ^_^ o meu primeiro pensamento foi logo que seria a MAF nas lonas, entretanto mudei-lhe a MAF e o rendimento melhorou bastante a nível de andamento e consumos, contudo comecei a aperceber me que a carrinha estava a fazer imenso fumo (bolas de fumo), principalmente nas recuperações em baixa rotação, quando nada o justificava! Depois de ler alguns tópicos em foruns e de trocar algumas opiniões, decidi colocar uma junta cega na ligação da EGR à admissão e ao mesmo tempo eliminar o seu funcionamento com uma esfera no tubo de vácuo e assim ficou resolvido o problema do fumo! Já agora a minha Marea é a JTD105 do ano 2000 e tem neste momento 187.000kms e andou cerca de 180.000kms com a MAF de origem....

h37al

• Piccolo

• *
  • 23
Re: Problemas de fumos na Marea !!!!!
« Responder #7 em: 10 de Março, 2010, 11:47:05 »
Boas,

eu tenho um Bravo JTD105 de 98, com 166k... depois da graned revisão que teve, uma das coisas que o mecanico fez foi limpar o catalizador... reparo agora que qd piso a fundo, o carro responde mt mt bem, mas deita uma fumarada!!!! :s toda a gente me pergunta se ja tenho repro naquilo, e não tenho :( alguem me sabe dizer se o facto de não ter catalizador justifica o fumo todo que deita? (fumo preto mesmo..) tnks.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 10 de Março, 2010, 12:16:58 »
fumo preto é debito a mais de gasoleo!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #9 em: 10 de Março, 2010, 12:18:41 »
limpar o catalizador? uhmmm!?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

h37al

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #10 em: 10 de Março, 2010, 12:42:16 »
limpar o catalizador? uhmmm!?

axo que o termo "limpar" é mesmo retirar....  :unsure:

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #11 em: 10 de Março, 2010, 18:22:01 »
se estas sem catalizador , e perfeitamente normal mandar fumo .
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

h37al

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #12 em: 11 de Março, 2010, 10:10:20 »
se estas sem catalizador , e perfeitamente normal mandar fumo .

pq não filtra os gases não é? bem isso será um alivio.. por momentos estava a ficar preocupado. tnks!:fiat:

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #13 em: 11 de Março, 2010, 15:53:39 »
pq não filtra os gases não é? bem isso será um alivio.. por momentos estava a ficar preocupado. tnks!:fiat:

Não fiques tão aliviado, olha que a ausência de catalisador pode ter consequências a médio ou longo prazo!!!

E o teu mecânico não te limpou o catalisador, (os catalisadores não se limpam) quanto muito retirou a sonda lambda, limpou-a e voltou a coloca-la no sitio...

Cumps,
Luís

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #14 em: 11 de Março, 2010, 18:25:25 »
Não fiques tão aliviado, olha que a ausência de catalisador pode ter consequências a médio ou longo prazo!!!

E o teu mecânico não te limpou o catalisador, (os catalisadores não se limpam) quanto muito retirou a sonda lambda, limpou-a e voltou a coloca-la no sitio...

Cumps,
Luís

isso depende o teu carro e de 1 ou 2 sondas? se for de uma nao tens problema , tirando o meio ambiente ate e melhor se for se 2 ja e diferente
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI