Autor Tópico: Carro pendular, é viável?  (Lida 4998 vezes)

Giugiaro

• Zagato

• *
  • 1421

Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Carro pendular, é viável?
« em: 08 de Janeiro, 2010, 21:46:25 »
Boa noite a todos os Fiatistas, queria propor para discução um tema que desenvolvo desde que tive a ideia. Como esta é a primeira vez que coloco a sugestão em público, espero com grande expectativa um amontoado de comentários, várias ideias e opiniões e, talvez, um desenho no fim.

Então deixem-me introduzir o sistema: A pendulação activa (accionado mecânicamente) é um sistema utilizado por alguns comboios de velocidade elevada que inclina ligeiramente as carruagens para o interior da curva, desviando a maioria das forças G para o solo. Este sistema foi implementado para melhorar o conforto dos passageiros e aumentar a velocidade de circulação em linhas acidentadas mesmo sem grandes intervenções. A pendulação foi um sucesso e ainda hoje marcam a qualidade que preservem em comboios de longo curso na Itália (Pendolino - FIAT), Portugal (Alfa Pendular - FIAT), República Checa (ETR 680 - Alstom) e Reino Unido (Virgin Rail Pendolino - Alstom). A suavidade com que o sistema actua quase faz as curvas passarem despercebidas pelos passageiros.

A ideia era aplicar o mesmo sistema em automóveis de longo curso numa nova estrutura de suspenção, com a opção ligar/desligar, permitindo viagem mais confortáveis nas estradas mais curvadas, melhorando o conforto dos passageiros e evitando o efeito "empurrão invisível" que pode espalmar os passageiros de trás num efeito dominó. A aplicação poderá ser alargada a automóveis de carácter desportivo para realizarem curvas a velocidades mais elevadas.
Algumas das consequências negativas da aplicação deste sistema são o aumento do preço do veículo, o impácto visual pelas caixas das rodas mais alta, um possível aumento de peso do automóvel, um consumo energético acrescido (no caso do sistema pendular activo) e a possibilidade de induzir vómitos a passageiros muito sensíveis.

Acham viável a aplicação ou opção deste sistema?

Por giugiaro em 08-01-2010 || 5º de inclinação máxima.
« Última modificação: 08 de Janeiro, 2010, 21:47:58 por Giugiaro »
Work in progress................(...)

cinquecento_04_40

• Vignale

• *
  • 664

Masculino
Re:Carro pendular, é viável?
« Responder #1 em: 08 de Janeiro, 2010, 21:57:02 »
ora boas
é uma ideia nova, que merece ser estudada. embora eu nao seja a pessoa mais indicada para falar no assunto, parece ser uma hipotese a considerar, o conforto é quase sempre primordial em viagens de longo curso..
para alem do que expuseste aqui, qual é a tua ideia a longo prazo?? apresenta-la a alguma marca?? investir no sistema num carro teu??
Accelerating Sideways Dorifto Team

http://www.asdrifteam.co.cc

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #2 em: 08 de Janeiro, 2010, 23:19:59 »
esse sistema já foi inventado há mais de 20 anos nos automóveis; saiu na Volvo como carro teste e o unico que conheço que foi de produção foi o Xantia Activa;

não tem sucesso porque há problemas dinâmicos que ainda não foram resolvidas por causa da inérica traseira por exemplo..

a alternativa como opção mais prática é o AWS

cinquecento_04_40

• Vignale

• *
  • 664

Masculino
« Responder #3 em: 08 de Janeiro, 2010, 23:23:49 »
esse sistema já foi inventado há mais de 20 anos nos automóveis; saiu na Volvo como carro teste e o unico que conheço que foi de produção foi o Xantia Activa;

não tem sucesso porque há problemas dinâmicos que ainda não foram resolvidas por causa da inérica traseira por exemplo..

a alternativa como opção mais prática é o AWS

ó sr. anciao do automovel.. nem todos temos o mesmo conhecimento que tu.. eh eh eh
mas nao á maneira de tornar isto viavel

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 08 de Janeiro, 2010, 23:34:40 »
haver há sempre maneira, mas só para veres o problema que se põe numa curva é este:

tens uma curva para direita e estás a curvar e o carro inclina-se para essa mesma direita;

num carro pendular a roda detrás da esquerda faz muito menos força no estrada do que se o carro normal estiver direito a curvar para esse mesmo lado direito;

isto porque derivado à força centrifuga dum carro normal a roda detrás do lado esquerdo (derivado ao carro começar a inclinar-se para a esquerda) é a que está a fazer mais força do chão do que se fosse um carro pendular;

por isso é que aquela mota/triciclo que se vê agora por aí que parece uma fuselagem de avião e cada vez que se vira, inclina-se para um lado e para o outro, as rodas detrás estão sempre direitas...

o efeito "skate" num carro só é válido nas rodas da frente e não nas detrás...

cinquecento_04_40

• Vignale

• *
  • 664

Masculino
« Responder #5 em: 08 de Janeiro, 2010, 23:37:35 »
o vasco santana dizia- "compriidi-te"

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #6 em: 08 de Janeiro, 2010, 23:40:13 »
Gostou da explicação??

cinquecento_04_40

• Vignale

• *
  • 664

Masculino
« Responder #7 em: 08 de Janeiro, 2010, 23:42:35 »
Gostou da explicação??

claro que sim.. serve nao so para mim, mas para outros leigos como eu na materia.. e para debater o assunto..

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 09 de Janeiro, 2010, 09:01:42 »
se reparares na mota que falei, ela é pendular à frente e fixa atrás para não derrapar...

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #9 em: 09 de Janeiro, 2010, 19:38:18 »
Peço desculpa pelo offtopic!
Se formos pela Volvo então que dizer da Citroen que em 1978 tinha o CX...e já o anterior CM era um colosso de tecnologia em suspensões em 1970!
O problema destes carros era o custo da manutenção, mas eram garantidamente do mais confortável que havia, apesar destes sistemas na prática serem muito diferentes, porque um comboio não anda sobre buracos e em alcatrão, anda em carris!
Quanto à ideia do tópico é muito interessante!
Para aplicar tal tecnologia em automóveis teria um custo incálculavel, mas não seria impossivel, com as alianças e fusões que se tem andado a formar entre marcas é possivel e vejo isto como uma grande ferramenta de apoio para projectos destes.
Veja-se a aliança da Fiat com o Grupo Chrysler, são muitos carros de várias marcas que são vendidos por todo o mundo e futuramente de certeza que sairão muitos mais modelos desta aliança que sendo um sucesso e que sucesso esses se vejam na qualidade dos produtos, vejo por exemplo esta aliança a absorver as vendas e lucros de outras marcas, tornando-se assim a maior potênçia automóvel do mundo.

Quero com isto dizer que havendo mais alianças assim, a ideia terá mais sustento.
Não me admirava nada de a Fiat/Chrysler a ser pioneira  :rolleyes:

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 09 de Janeiro, 2010, 20:29:58 »
não é bem isso ...

a suspensão hidropneumática dos DS, GS, CX, etc, etc... não eram pendulares!

são todas auto-alinháveis, que significa que se tirares uma jante, ele compensa pressionando as outras 3.

o aparecimento da suspensão hidropneumática Activa só apareceu no Xantia e não foi nenhum sucesso de vendas porque além de ser caro, não comprova...

aconteceu o mesmo na Volvo, que fez o carro mas não o produziu...

quanto à suspensão da Citroen, não sei bem que é que eles lá metem, mas no tempo do Xantia nas mãos do Loeb, comprovou mesmo, além de que esse carro já vinha na versão do ZX do rallycross com as mesmas suspensões, mas nenhuma delas era pendular....

A ultima vez que andei num Xantia, adormeci.... e uma pessoa em Lisboa não sente mesmo os buracos da estrada... é mesmo superior a um jipe...

Giugiaro

• Zagato

• *
  • 1421

Masculino
« Responder #11 em: 09 de Janeiro, 2010, 20:40:16 »
... apesar destes sistemas na prática serem muito diferentes, porque um comboio não anda sobre buracos e em alcatrão, anda em carris!

Se considerarmos uma linha renovada, sim.

Mas se nos lembrarmos do estado da via em Santarém, Entroncamento ou o troço Gaia - Espinho, acho que a história muda de figura (e se for preciso meto cá um videozinho de Gaia  :wacko:)

O que acontece é que as rodas não fazem parte da carroçaria mas sim de um bogie, onde os amortecedores já se contam integrados. A carroçaria vira-se em cima do bogie.

A minha questão é se na realidade o peso num carro pendular não  seria maioritariamente transmitido para as rodas no lado oposto da curva? É que essa conversa do pneu traseiro oposto ficar "peso-pluma" deixou-me completamente confuso.  :unsure:
« Última modificação: 09 de Janeiro, 2010, 21:13:10 por Giugiaro »

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #12 em: 09 de Janeiro, 2010, 22:15:37 »
Luis eu não disse que eram  pendulares...
A ideia era realçar a Citroen no campo das suspensões "inteligentes", no que toca ao atingir o máximo conforto e isso é a "especialidade" deles, franceses!
O último Citroen de topo foi o XM, feio, problemático :rolleyes: mas confortável, apesar de existir o Safrane que é excelente, prefiro sem dúvida ao XM este não dava hipotese e o Renault já era um conforto fora de série!
Depois os BX´s...

De marcas francesas a única que sempre me disse alguma coisa foi a Renault, esta não precisar de tanta tecnologia para fazer carros confortaveis mas a Citroen sempre esteve mais à frente...

O último Citroen que andei foi num XM, espectáculo...chega a ser secante tanto conforto, nem um buraquinho se sente para dar mais emoção à viagem  :lol:

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #13 em: 09 de Janeiro, 2010, 22:40:09 »
Por acaso já tive oportunidade de ver como eram feitos os comboios, na antiga Bombardier...cada vez que chegavam novas unidades a ultima paragem da linha de montagem, ia lá colar umas "meias luas" vermelhas nas portas  :rolleyes:

O que estava a tentar dizer, é que um carro tem uma suspensão que trabalha mais que a de um comboio, para manter o conforto e segurança dos ocupantes é mais complexa!

Adaptar essa tecnologia ao automovel era ouro sobre azul, uma vez que a suspensão do automovel iria fazer o que disseste num post anterior teu, transmitir a força G para o chão em vez de a transmitir aos ocupantes!

Giugiaro

• Zagato

• *
  • 1421

Masculino
« Responder #14 em: 10 de Janeiro, 2010, 00:10:24 »
Arranjar o ouro é que não é fácil. Como eu adorava ser já estudante universitário... faltam-me ainda dois anos mais este em que estou.

Talvez seja melhor eu fazer uns estudo, segunda-feira já tenho destino marcado.  -_-