Autor Tópico: Motor de um a112 dá num 850 special???  (Lida 4115 vezes)

Puff_mathews

• Encartado

• *
  • 79
Motor de um a112 dá num 850 special???
« em: 02 de Fevereiro, 2010, 23:47:05 »
 :fiat: Boas, tenho algumas dúvidas, tenho um 127 mkI restaurado e em faze terminal e tb um fiat 850 que vai levar muitos anos a restaurar,queria saber se o motor de um a112 dá num fiat 850? com que cx é preferivel ficar (sim, eu sei que roda para a esquerda)

e já agora, o melhor motor/bloco para um 127 mkI :fiat:, 903cc vs 948cc (salvo erro) ou 1050cc, e já agora proveniente de que carro, muito obrigado.

Fiat é fiat, e é muito mais que uma simples marca....

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re:Motor de um a112 dá num 850 special???
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro, 2010, 00:42:17 »
para por o motor do A112 no 850 ha 2 hipoteses.. alterar todos os apoios da caixa e mais que seja necessario e colocar a caixa do 600.. ou colocar a cames do 850 para inverter a rotaçao do motor..
mas atençao que inverter a rotaçao do motor exige muitas outras bricolagens como, a bomba de agua que tem furaçao diferente, a soluçao passara pela instalaçao de um ventilador electrico e n sei se dara a bomba de agua do A112.. as engrenagens de acionamento da bomba de oleo tambem penso terem de ser mudadas e talvez a propria bomba de oleo.. é possivel mas exige os 2 motores desmontadinhos a frente, um pouco de estudo da coisa e alguma invençao..

tambem tenho um 850 onde pretendo colocar um motor maior.. a 1a opçao seria o 1050 do A112 abarth.. mas actualmente estou em vias de adquirir um outro bolinhas para peças de onde vai sair um 903 com rotaçao as "avessas"..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
« Responder #2 em: 03 de Fevereiro, 2010, 01:00:15 »
Para meter o motor no 850 é como disse o Ricardo.Em relação á bomba de agua é arranjar a do Seat 133...Engrenagem da bomba de oleo convem ser mudada,a bomba de oleo pode ser a mesma,mas convem levar é nova...

Puff,se um dia quiseres vir a Monte Redondo pode-se ver isso ao vivo,e tirar as duvidas,tenho aqui esse material todo,desde 903cc de 850 sc,ou da Fiat 900T,965cc dos A112 LX e 1049cc dos A112 abarth...Caixas de 850 e de 600,etc...

Eu estou seriamente a pensar meter um 1049cc com o sentido de rotação alterado na 900T,a ver se tem força para puxar o A112 e o reboque :laugh:
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 03 de Fevereiro, 2010, 01:08:14 »
a abarth usava duas rodas dentadas para inverter a rotação da cames
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
« Responder #4 em: 03 de Fevereiro, 2010, 14:24:39 »
a abarth usava duas rodas dentadas para inverter a rotação da cames
true.. ha um preparador no estates (nao me recordo o nome) que tem isso.. pela modica quantia de +-300€..
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
« Responder #5 em: 03 de Fevereiro, 2010, 14:32:46 »
Para meter o motor no 850 é como disse o Ricardo.Em relação á bomba de agua é arranjar a do Seat 133...Engrenagem da bomba de oleo convem ser mudada,a bomba de oleo pode ser a mesma,mas convem levar é nova...

Puff,se um dia quiseres vir a Monte Redondo pode-se ver isso ao vivo,e tirar as duvidas,tenho aqui esse material todo,desde 903cc de 850 sc,ou da Fiat 900T,965cc dos A112 LX e 1049cc dos A112 abarth...Caixas de 850 e de 600,etc...

Eu estou seriamente a pensar meter um 1049cc com o sentido de rotação alterado na 900T,a ver se tem força para puxar o A112 e o reboque :laugh:
hum quando quizeres fazer isso contem comigo..
motores e caixas de 850 é o que nao me falta.. so ainda nao experimentei porque nao tenho nenhum motor extra a rodar as direitas.. :mcool:

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
Re: Motor de um a112 dá num 850 special???
« Responder #6 em: 03 de Fevereiro, 2010, 16:45:35 »
Vamos fazer um mini.encontro fiatista então...Aqui há de tudo,uns desmontados e outros montados,se houver duvidas tambem se desmonta...

Quem tem as rodas dentadas é a Scuderiatopolino,ou em italia o Bernie motori,embora diferentes das abarth,visto que os dentes são direitos e não elicoidais...A abarth usava esse sistema para ter uma distribuição fiavel,e eleminar atritos,visto que foi originalmente consebida e usada em motores de 600,nos famosos Radial do 1000TCR,onde era usada um carreto de cames/bomba de oleo igual ao do 850 porque a cames rodava em sentido contrario ao do motor.
Devido a sua concepção pode ser usada para inverter o sentido de rotação da cames,mas originalmente era usado para melhorar a fiabilidade do sistema e eleminar ao maximo atritos...
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Puff_mathews

• Encartado

• *
  • 79
« Responder #7 em: 03 de Fevereiro, 2010, 17:41:31 »
Pois é assim, o 850 do meu pai está ligeiramente diferente da versão original, pelo menos estéticamente. Este carro foi um projecto dele em inicios dos 80´s, e num fatídico dia de Rallye de Portugal, sim o VERDADEIRO rallye disputado na nossa zona, no fim do dia ao regressar a casa vá-se lá saber porque fomos parar a um campo, eu ia dentro, tinha talvez uns 4 anos, como não tive nada além de pena do carro fiquei completamente apaixonado por ele, daí o meu futuro restauro. Mas devo acrescentar que "polias" consumidoras de Cv não entram nos planos, motor, suspensões,travões, interiores é tudo para trocar, daí ser a longo prazo, a não ser que saia o euromilhões e estão todos convidados para vir desmontar e reparar o 850, abraço

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #8 em: 06 de Fevereiro, 2010, 13:26:47 »
pah e um projecto complicado , mas nao impossivel o problema pode estar e no descentramento do cavilhao , pois como devem saber o cavilhao nao esta ao centro do piston esta ligeiramente desviado tipo0.001 para um dos lados do piston para compensar o desgaste pois quando se da a explosao o pistons faz presao contar as paredes do cilindro e devido a esse descentramento o desgaste e muito mais uniforme , se inverteres a rotaçao do bloco vais ter um dos lados do cilindro com mais desgaste que o outro lado

e mais umas coisitas tipo bomba de agua bomba de oleo tem de anterar

acho mais facil ir logo motor completo e caixa
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro, 2010, 13:48:27 »
pah e um projecto complicado , mas nao impossivel o problema pode estar e no descentramento do cavilhao , pois como devem saber o cavilhao nao esta ao centro do piston esta ligeiramente desviado tipo0.001 para um dos lados do piston para compensar o desgaste pois quando se da a explosao o pistons faz presao contar as paredes do cilindro e devido a esse descentramento o desgaste e muito mais uniforme , se inverteres a rotaçao do bloco vais ter um dos lados do cilindro com mais desgaste que o outro lado

e mais umas coisitas tipo bomba de agua bomba de oleo tem de anterar

acho mais facil ir logo motor completo e caixa
ao inverter a rotaçao tambem se desapertam as vielas e roda-se tudo 180º.. :mcool:

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #10 em: 06 de Fevereiro, 2010, 19:04:19 »
isso depende como e a cabeça dos pistons do a112? se for liso ya da na boa e fica resolvido , agora se for piston com carcas das valvulas e afim pode dar porcaria xD
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
« Responder #11 em: 06 de Fevereiro, 2010, 21:53:28 »
A cabeça dos pistões são lisinhas :D
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Ricardo_850

• Abarth

• *
  • 2577

Masculino
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro, 2010, 23:24:09 »