Autor Tópico: Fiat Bravo (198), problema com gatos  (Lida 5573 vezes)

luisf

• Novato

• *
  • 14

Masculino
Fiat Bravo (198), problema com gatos
« em: 06 de Março, 2010, 18:23:35 »
Boas,

Tenho um Bravo e nos primeiros meses, usando chegava a casa apercebia-me de gatos a chegar perto do carro.
Contudo, nunca liguei muito. Mas com o passar do tempo comecei a andar mais atento e verificava quase sempre, que quando chegava apareciam gatos e quando arrancava de carro havia gatos por perto do carro.

Este facto levou-me a pensar que eles fossem dormir para debaixo do carro por estar lá calor devido ao motor.
Acontece que um dia abri o capot para verificar o nível do óleo e foi quando reparei que havia imensos pelos de gato na parte esquerda da base do motor.
Isto porque há uma protecção metálica na base do motor, que é isolada por cima e ao que parece que é uma excelente cama para gatos.
O que fiz ainda nesse dia foi ir a uma loja de animais comprar um repelente para cães e gatos. Deitei lá duas seringadelas e nunca mais houve gatos por perto.
Já andava a ficar um bocado aborrecido com o problema, até porque começava a ver as jantes todas sujas, de cães, como é óbvio. Foi então que decidi deitar repelente nas caves das rodas, mas de nada serviu. Pensei que o repelente não era grande coisa.
Mas depois de uma pesquisa conclui que devia ter lavado o carro e as jantes muito bem para tirar os odores existentes e aí sim, deitar o repelente.
Fiz isso e nunca mais tive nem gatos nem cães por perto.

Bem, até aqui foi a minha história, agora o que vos digo é que apesar de não ter nada contra gatos nem contra nenhum animal é também um facto que não os quero perto do meu carro.

Um conselho que vos dou, estejam atentos a esses factos e acreditem que apesar de os gatos não fazerem necessidades nos locais onde dormem podem trazer bastantes problemas, principalmente se estiverem lá com o carro a trabalhar pois podem colocar alguma parte do corpo na correia do alternador e bomba de água ou noutra parte movél como a ventoinha de arrefecimento e isso pode danificar gravemente o motor.

Uma dica, se notarem que cães urinam nas jantes acreditem que por um lado é para marcarem o território perante outros cães mas também perante gatos e isso pode ser um sintoma de ter gatos a dormir na zona do motor do carro.
Espero ter contribuído para o enriquecimento dos conteúdos do fórum e gostava de ter um feedback da vossa opinião e nova dicas sobre este tema.
Luís

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Fiat Bravo (198), problema com gatos
« Responder #1 em: 06 de Março, 2010, 18:52:50 »
os meus gatos ficam deitados ao sol em cima do tejadilho do thema, nunca tive problemas a nivel de pintura riscada nem de irem para a zona do motor (tambem não tem grande espaço) como o carro tem de ser pintado não me preocupo com isso..

quanto a cães marcarem territorio nunca tive problemas e tenho dois cães e duas cadelas em casa.. por mais estranho que pareça vão todos ao mesmo poste marcar territorio  :lol:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

luisf

• Novato

• *
  • 14

Masculino
« Responder #2 em: 06 de Março, 2010, 19:16:04 »
Gatos, nunca tive, mas de facto já tive vários cães e neste momento tenho um cão e ele nunca fez nada no carro.

O que queria deixar salientado é que animais perto das partes móveis do motor podem trazer sérios problemas.

E que este problema pode estar agravado (falo por mim) nos Fiat Bravo 1.6 multijet, porque têm espaço propício para isso.

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #3 em: 06 de Março, 2010, 19:58:21 »
entao se forem a nipotuning ha la imensos gatos que dormem em cima e dentro dos carros xD mas nunca os riscam , pode e ficar a marca das patas deles em cima do po.

na minha oficina ja apanhei um gato morto na caixa de direcçao de um porsche e ja apanhei um ninho de ratos em cima do bloco do motor tendo em conta que e um motor boxer bloco esta deitado e os colectores passam por cima do bloco
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 06 de Março, 2010, 20:38:10 »
metam pimenta em pó nas jantes e desaparece o bicho todo...

fruter

• Giannini

• *
  • 394
« Responder #5 em: 07 de Março, 2010, 13:11:49 »
No outro dia vi um gato que entrou num jipe, e quando o jipe andou ele saltou pela roda  :boxing_smiley:

Ficou a fazer de tapete "persa"

MB power  no smoke no fun
««« Forum de Puntos

AndréAbartH

• Giannini

• *
  • 300
« Responder #6 em: 07 de Março, 2010, 19:25:12 »
Aconteceu me exactamente o mesmo, mas nunca vi os gatos, so patinhas de gatos marcadas no po do resguarde do motor.lol

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #7 em: 07 de Março, 2010, 22:43:09 »
Eu vejo é marca de patas no capot,pq é preto e nota-se tudo muito bem...

Se por acaso entrar um gato para onde não deve,quando o caracol começar a rodar sai logo disparado.... :lol: :lol:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

luisf

• Novato

• *
  • 14

Masculino
« Responder #8 em: 07 de Março, 2010, 23:22:06 »
Claro que sairá...

...mas, se por acaso sem querer o gato colocar o rabo ou uma pata entre uma polia e a correia do alternador, esta poderá saltar com relativa facilidade.
se abrirem o capot constatarão que não é assim tão improvável.

se essa correia saltar deverá acender uma luz de aviso no painel de instrumentos, isto em todos, ou quase todos os carros recentes (o Bravo tem esse sensor), e nesse caso deve desligar-se imediatamente o carro, pois é nessa correia que está ligada a bomba de água de arrefecimento do motor.

sem a bomba de água a funcionar, o carro aquece e apesar do termóstato abrir o circuito de água que passa pelo radiador este não arrefecerá o motor, logicamente.
« Última modificação: 07 de Março, 2010, 23:39:10 por luisf »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #9 em: 08 de Março, 2010, 10:35:14 »
é um perigo bem real!

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #10 em: 08 de Março, 2010, 11:52:39 »
Voltando ao caso do Bravo... só no motor 1.9 e 2.0 é mais improvável que os gatos entrem, até por que o motor 1.6 e sobretudo o 1.4 são deveras pequenos para o vão do motor.

Na minha familia, o meu irmão em tempos teve um Renault 19 1.2 e quase trazia o gato da namorada para casa, por sorte parou numa bomba para abastecer e o motor miava em vez de roncar... o gato teve uma sorte danada, de não cair ou ser estripado pelas peças móveis.

De novo o Bravo, bem se repararem, se espreitarem por cima do motor não se vê o chão, ou seja o motor tem uma protecção grande por baixo, o que é uma optima cama, pois aquela zona deve aquecer bem... e o acesso não deve ser fácil para entrar, e para sair com o stress de ouvir as portas e depois o motor o gato ( ** animal estúpido frente ao perigo, em relação ao cão), fica paralisado de medo, e não e mexe, ou então tenta fugir sem nexo.

De facto pode acontecer. :(

** Os cães em situações de perigo, por exemplo atravessar uma estrada, se virem um carro, estes têm instinto para mudar de direcção, como por exemplo voltarem para trás... os gatos nesta mesma situação desatam a correm em frente, e seja o que deus quiser. Se por acaso ficarem encadeados, aí ficam paralisados a olhar para as luzes.

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #11 em: 08 de Março, 2010, 14:42:59 »
Voltando ao caso do Bravo... só no motor 1.9 e 2.0 é mais improvável que os gatos entrem, até por que o motor 1.6 e sobretudo o 1.4 são deveras pequenos para o vão do motor.

Na minha familia, o meu irmão em tempos teve um Renault 19 1.2 e quase trazia o gato da namorada para casa, por sorte parou numa bomba para abastecer e o motor miava em vez de roncar... o gato teve uma sorte danada, de não cair ou ser estripado pelas peças móveis.

De novo o Bravo, bem se repararem, se espreitarem por cima do motor não se vê o chão, ou seja o motor tem uma protecção grande por baixo, o que é uma optima cama, pois aquela zona deve aquecer bem... e o acesso não deve ser fácil para entrar, e para sair com o stress de ouvir as portas e depois o motor o gato ( ** animal estúpido frente ao perigo, em relação ao cão), fica paralisado de medo, e não e mexe, ou então tenta fugir sem nexo.

De facto pode acontecer. :(

** Os cães em situações de perigo, por exemplo atravessar uma estrada, se virem um carro, estes têm instinto para mudar de direcção, como por exemplo voltarem para trás... os gatos nesta mesma situação desatam a correm em frente, e seja o que deus quiser. Se por acaso ficarem encadeados, aí ficam paralisados a olhar para as luzes.

Fiquem bem.

isso é porque os gatos têm 7 vidas ou 9 ou coisa parecida, mete piada é que a maioria ja as esgotou todas e morre a primeira  :lol:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #12 em: 08 de Março, 2010, 18:01:52 »
é um perigo bem real!

Essa cobra ficou feita em papas por uma correia! :blink:

Ao meu Pai aconteceu-lhe um caso semelhante, mas foi com uma ratazana das grandes...

Cumps,
Luís

GT III

• Moretti

• *
  • 174
« Responder #13 em: 11 de Março, 2010, 22:22:40 »
o meu irmao detectou um cheiro estranho no carro e quando foi ver tinha um gato morto dentro da blindagem do motor  :help: e ja tinha um dias la dentro ,pois tava ja inchado  :puke: la teve q pedir ajuda pois nao era capaz de o tirar ,cada vez q se aproximava  :puke: :lol:

luisf

• Novato

• *
  • 14

Masculino
« Responder #14 em: 12 de Março, 2010, 11:02:15 »
 :o  :o

E não aconteceu nada no carro?

para o gato morrer lá...

normalmente quando os gatos sofrem alguma lesão desatam a correr que nem uns desalmados, deve ter feito uma lesão bastante incapacitante, o carro também deve ter sofrido, digo eu.