Autor Tópico: Punto 1.3 Multijet 2004 c/ problemas na marcha atrás  (Lida 9225 vezes)

renatobv125famalicao

• Recem chegado

• *
  • 5
Punto 1.3 Multijet 2004 c/ problemas na marcha atrás
« em: 20 de Março, 2010, 12:31:27 »
Bom dia pessoal,

desde que comprei o meu carro que tenho andado com alguns problemas, em que o mecânico da garantia diz não ser problemas. Diz que os carretos são curtos, e que por isso faz isso. Contudo, eu acho que faz pouco sentido.

Então, quando eu carrego o pedal da embraiagem e coloco a marcha atrás ela arranha ou bate, não sei explicar bem (esse é o problema que falo). No entanto, se por exemplo eu for para estacionar, abrandar e tal, piso a embraiagem quando vou a abrandar, e coloco a marcha atrás isso não acontece. Acho que fui pouco explicito na explicação, mas penso dar para entender.

Em suma, se eu colocar a marcha atrás sem antes ter engatado outra velocidade, ela arranha, mas se eu colocar por exemplo a terceira, e sem largar o pedal colocar a marcha atrás o mesmo não acontece.

Alguém sabe ajudar me nisso? Acontece o mesmo no vosso carro?

Desde já obrigado pelo apoio.

Cumprimentos a todos!!!

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Punto 1.3 Multijet 2004 c/ problemas na marcha atrás
« Responder #1 em: 20 de Março, 2010, 13:25:28 »
a razão é muito simples, a marcha atrás não tem sincronizador e se os carretos não estiverem bem alinhados arranha..

manter oleo bom e no nivel certo na caixa tambem ajuda imenso.. é uma questão de habito ir a outra mudança e depois a marcha atrás, ajuda na duração da caixa a longo prazo..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #2 em: 20 de Março, 2010, 22:41:57 »
Isso é mesmo assim.
Não te esqueças que a "R" é apenas para manobras de recurso; por isso só entra com o veículo parado.

Mete a 1ª ou a 2ª (veio primário) antes de engrenares a "R"; desse modo não arranha.

Nos VW Carocha, a própria 1ª não era sincronizada e só entrava com o carro parado.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 20 de Março, 2010, 23:50:07 »
calma lá...

a marcha atrás com o carro totalmente parado não tem nada que arranhar !

quanto muito sente um pouco o "embate", mas nada mais.

se por acaso estiver suavamente a andar para trás e se tenta por a marcha-atrás aí tem toda a razão de arranhar; mas parado quanto muito faz "força"..

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 22 de Março, 2010, 17:39:47 »
O pedal é hidráulico e auto-ajustável, não é normal arranhar.

Poderá ter sido por má utilização ou o disco começa a ficar gasto (patina?), ou o tapete.

renatobv125famalicao

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #5 em: 22 de Março, 2010, 19:32:36 »
Boas!!

hoje também reparei que se esperar um ou dois segundo antes de colocar a marcha atrás, que ela não arranha, nem faz a tal "força". Estou mais inclinado para aplicar a definição de "força", porque não acontece exactamente igual como quando largamos a embraiagem fora de tempo, e antes de engrenar a velocidade.

Uma coisa que também reparei, é que o Fiat Punto do meu irmão, de '98, que faz o mesmo que o meu. Nunca tinha reparado antes nisso (só reparo no que é meu, LOL)

Cumprimentos,

Renato Marques

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #6 em: 22 de Março, 2010, 19:44:37 »
em que estado está o oleo da caixa e quando foi mudado pela ultima vez?

desconfio que isso seja o nivel de oleo baixo, o meu parado nunca arranha :deal:

carlosfm

• Vignale

• *
  • 629
« Responder #7 em: 23 de Março, 2010, 11:44:45 »
Nos VW Carocha, a própria 1ª não era sincronizada e só entrava com o carro parado.

Espera... tive um muitos anos e é verdade, só mesmo parado metes a 1ª. Mas não arranhava.
Corrijam-me se estiver errado mas penso que ainda hoje todos os VAGs são assim.
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #8 em: 24 de Março, 2010, 16:25:57 »
Tenho um Punto idêntico e para engrenar a marcha atrás é necessário uma pequena pressão, para evitar o engrenar acidental, em outros modelos o engreno da marcha atrás é desnivelado ou têm "botão".

No início da marcha custa engrenar (quase imperceptível) qualquer mudança devido ao óleo estar escorrido.

Verifica se o tapete estorva o pedal e quando poderes verifica o nível do óleo ou melhor substitui.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #9 em: 24 de Março, 2010, 19:25:54 »
Tenho um Punto idêntico e para engrenar a marcha atrás é necessário uma pequena pressão, para evitar o engrenar acidental, em outros modelos o engreno da marcha atrás é desnivelado ou têm "botão".

No início da marcha custa engrenar (quase imperceptível) qualquer mudança devido ao óleo estar escorrido.

Verifica se o tapete estorva o pedal e quando poderes verifica o nível do óleo ou melhor substitui.

o punto tem uma patilha de segurança dentro da caixa que impede a primeira de entrar em movimento, obviamente que com esforço ela vai entrar  :P

fradao

• Encartado

• *
  • 123

Masculino
  • Texto Pessoal
    Respect The Car.....
« Responder #10 em: 12 de Abril, 2010, 18:32:40 »
Boas Camarada,

Então é o seguinte:

"O problema é conhecido desde que entrou o punto mk2, no entanto a Fiat manteve o sitema igual sem razões obvias.. qualquer motor FIRE anterior a 99 não tem problemas desses, a unica diferença é o volante do motor e embraiagem..

"A caixa de velocidades ja é conhecida no grupo e relactivamente fiavel, o problema geralmente é mesmo a embraiagem não desacoplar a 100% do motor.."
"é um problema conhecido desde que fizeram asneira em 99 ao alterarem o volante de motor nos motores FIRE.."

Portanto, e consta no manual do veículo, carregas no pedal da embraiagem uns segundos e metes a mudança e vais ver que não arranha, digo por experiência própria.

Espero ter ajudado,

Abraço
Abraço Tricolore...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #11 em: 12 de Abril, 2010, 18:36:27 »

Cá em casa há um igual ao teu que tinha os mesmos sintomas... marcha atráscustava a entrar e as restantes mudanças idem.

Soluçao: Embraiagem nova, mas como o carro era usado nunca se sabe como vinha embora conhecesse o antigo dono.

O panda cá de casa agora nem entra a primeira e a marcha atrás idem.. amanha oficina.
small sports car...

novato jtd

• Novato

• *
  • 13

Masculino
« Responder #12 em: 25 de Outubro, 2010, 10:23:56 »
Boas amigo, eu tenho um punto desses, tb faz isso, meta a primeira ou pare mesmo o carro e nao ha problema, sem forçar... O meu so tem 60000, deve ser doença cronica da raça.. cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 25 de Outubro, 2010, 10:27:15 »
metam a marcha a trás, metendo a 1ª primeiro!

(ou seja, andam com a manete para a 1ª velocidade e depois metam a marcha-atrás)

jlandrade

• Giannini

• *
  • 511

Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
« Responder #14 em: 25 de Outubro, 2010, 16:21:41 »
eu penso que seja um problemam cronico dos nossos carros,o meu tambem faz o mesmo mas se fizeres como diz o LB ele ja nao arranha  :t_up:
fiat punto 1.3mjet sportvan