Autor Tópico: Problema com elevador eléctrico do vidro  (Lida 2325 vezes)

old124

• Moretti

• *
  • 168

Masculino
Problema com elevador eléctrico do vidro
« em: 14 de Abril, 2010, 11:20:17 »
Oi pessoal.
Venho expôr um problema com o elevador do vidro do meu Y10.
O elevador a descer trabalha bem, rápido e silencioso. A subir é que é o problema. Lento, e se não ajudarmos com a mão no vidro até pára de subir. Não faz barulhos, simplesmente não sobe.
Já o tirei e cá fora trabalha bem, nos dois sentidos.Já pensei ser problema da porta, pois ela em cima não encosta na borracha, com a mesma pressão que em baixo, e até passam algumas gotas de água quando chove muito. Já experimentei obrigar o aro a ir mais para dentro, ao fechar o vidro mas é igual, custa a subir. Será que alguem já teve esta anomalia ?
Aceito sugestôes antes de desmontar tudo outra vez.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema com elevador eléctrico do vidro
« Responder #1 em: 14 de Abril, 2010, 11:44:29 »
ja lubrificaste as calhas? usa vaselina liquida
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ppalma

• Piccolo

• *
  • 39
    • http://
« Responder #2 em: 14 de Abril, 2010, 12:05:09 »
Lubrificar as calhas com óleo de silicone(spray) e dar uma limpeza geral no sistema eléctrico. Como o vidro do condutor é o mais usado, os interruptores vão queimando com os anos, aumentando a resistência eléctrica (penso que o Y10 não tem relais para os vidros, a corrente passa directa pelo interruptor). Se possível, desmonta os interruptores e limpa os contactos. O segundo ponto é a limpeza do sistema eléctrico. Os pontos de terra em carros com essa idade vão corroendo e aumentando a resistência até que nada funciona como deve ser. Certifica-te que os terminais da bateria estão bem apertados (já me aconteceu...), desaperta, limpa e volta a apertar a ligação de terra da bateria à carroçaria, e o mesmo à ligação de terra da caixa de velocidades/motor à carroçaria. Esta é uma tira de cobre entrançado que deve sair da caixa junto ao veio de transmissão esquerdo. Desapertar, dar uma esfregadela com uma escova de arame nas superfícies a juntar e voltar a apertar. Faz maravilhas e não custa quase nada!

old124

• Moretti

• *
  • 168

Masculino
« Responder #3 em: 14 de Abril, 2010, 14:04:22 »
Oi, pessoal. Obrigado pela rápida resposta. Estou admirado, menos de uma hora e já tenho 2 sugestões.
As calhas foram lubrificadas á 2 anos quando comprei o carro. É um spray de silicone que se usa nas tipografias. Será que já precisa outra vez? vou aplicar e ver. O cabo de massa, não o vi. Tenho de ir ver isso. Será que é falta de massa? Tudo funciona bem, só mesmo o elevado é que falha e a subir. Tenho de ver isso tudo assim que o tempo o permitir. Raios da chuva que não deixa de cair e não deixa o pessoal trabalhar.
Obrigado

fborges

• Moretti

• *
  • 175

Masculino
« Responder #4 em: 14 de Abril, 2010, 14:33:17 »
Lê este topico é mais uma opção ;)

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=7722.0
FIAT Marea Weekend 1.6 16V a GPL

fborges

• Moretti

• *
  • 175

Masculino
« Responder #5 em: 14 de Abril, 2010, 14:34:56 »
Lubrificar as calhas com óleo de silicone(spray)

Onde se arranja/compra?
FIAT Marea Weekend 1.6 16V a GPL

ppalma

• Piccolo

• *
  • 39
    • http://
« Responder #6 em: 15 de Abril, 2010, 08:45:03 »
Boa pergunta... A única vez que comprei acho que estava no AKI. Por acaso não reparei se ainda há, mas é relativamente comum. De qualquer modo os sprays de limpeza para o painel de instrumentos são quase 100% óleo de silicone. Um bocado mais caro, mas se tiveres um perdido no canto podes experimentar. O óleo de silicone também é bom para as borrachas das portas.
Relativamente ao sistema eléctrico, limpa também os fusíveis e relais e os bornes do alternador e do motor de arranque. Fica-se com um carro novo: os faróis dão luz, os limpa pára-brisas andam mais depressa, os vidros sobem e descem a "warp 9", a buzina toca como deve ser...  ;)

old124

• Moretti

• *
  • 168

Masculino
« Responder #7 em: 22 de Abril, 2010, 18:30:01 »
Lê este topico é mais uma opção ;)

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=7722.0

Já vi o que queres mostrar. Foi o que fiz logo que o comprei. Nas duas portas. Até desmontei o elevador eléctrico, tirei os tubos de plástico, foi tudo limpo e lubrificado. Durante um ano e tal fucionou tudo bem.
Apenas á algumas semanas é que o caso se deu. Mas já notei que por vezes parece trabalhar + -, outras vezes esta muito lento. Assim que puder vou ver o que me aconselharam.
Obrigados