Autor Tópico: punto td - oleo no filtro do ar  (Lida 3303 vezes)

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
punto td - oleo no filtro do ar
« em: 21 de Abril, 2010, 22:23:55 »
boas pessoal,tirem-me uma duvida por favor,quando faço a revisão ao meu carro e lhe mudo o filtro de ar aparece sempre um bocado embebido em oleo,falei com colegas que tiveram carros iguais e disseram-me que era normal,mas venho a notar que quantidade é maior que é assimilada pelo filtro,hoje tirei-o para assopra-lo estava  preto, este tem 8.000km feitos,mas não posso deixa-lo andar cá ainda dá-me cabo do turbo ou do motor e não respira nada(e com a sorte que tenho dou cabo disto tudo)é sintoma de algo grave?Com os meus cumprimentos,NunoJet.
« Última modificação: 22 de Abril, 2010, 12:00:25 por 6speed »

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
Re: punto td
« Responder #1 em: 21 de Abril, 2010, 22:32:00 »
quantos kilometros tem ???

isso cá para mim é o carro a precisar de segmentos
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #2 em: 21 de Abril, 2010, 22:57:55 »
200.000km mas sempre apareceu o oleo,pega bem a frio e a quente,puxa bem e não gasta oleo, eis o dilema.

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #3 em: 21 de Abril, 2010, 23:27:39 »
será o turbo???se calha está a precisar de ser rectificado :d_lookl: !
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #4 em: 22 de Abril, 2010, 01:24:51 »
O filtro do ar é normal ficar borrado dum dos lados. Isto por causa do respiro do carter que vai ligar à caixa do ar. Como tens vapores do carter (óleo) a ser aspirados é normal sujar o filtro! Mas atenção, no meu é só numa ponta, o resto fica limpo.

Se tirares uma foto disso posso-te ilucidar se é normal ou não.

TDinter

• Piccolo

• *
  • 27
« Responder #5 em: 22 de Abril, 2010, 09:08:35 »
Oi...
É normal carros com essa idade e km´s já terem um pouco de oleo no colector de admissão que advem do respirador do motor, visto o motor já fumar um bocadinho pela vareta (tou-me a basear no teu outro tópico).
Se o oleo é muito no respirador já é sinal para te periocupares, mas atenção eu antes de me fixar no motor confirmava primeiro o turbo, porque o turbo nesses carros com quilometros já tem muito que se lhe diga.
Quando olhas para o turbo consegues ver se ele está babado de "oleo" no lado da turbina?
Podes sempre tirar o tubo que vem da admissão para o turbo e com as maos abanares a hélice do turbo. Se a hélice abanar muito pode ser tambem uma causa do teu problema, pois o turbo já tem folga e os rotentores de lubrificação deixam passar algum oleo para a falange de compressão juntamente com o ar o que te pode por o colector de admissão um pouco gorduroso devido as particulas de oleo que vêm no ar aspirado.
Normalmente o bloco 1.7 TD é um bloco que...é dificil de dar problemas, o turbo acaba sempre primeiro que o motor.
Eu tinha um punto td com 270000 km e tb me sujava um bocadinho o filtro de ar com uma mancha de oleo (no lado do respirador). Quando tiravas o filtro notava até o colector de admissão um pouco gorduroso. Se o carro pega bem, não baixa o nivél de oleo bruscamente (bruscamente é do nivel maximo ao minimo em cada 80000km), entao penso que ainda é cedo para pensares já numa reparação de segmentos.
Quando os motores já consomem oleo ( mais do que o que pode ser aceitavél) podes notar quando tens o carro a trabalhar, principalmente em recintos fechados, um cheiro mesmo a oleo queimado e nao só a gasoleo.
Se fores colocando aqui mais sintomas do veículo o pessoal pode ir fazendo uma analise mais concreta relativamente ao estado do motor...
Cumprimentos    :happy:

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
Re: punto td - oleo no filtro do ar
« Responder #6 em: 22 de Abril, 2010, 22:17:40 »
obrigado pessoal,vou dando noticias sobre o assunto e com a vossa ajuda analisar melhor.