Autor Tópico: ranger da embariagem??? Ou algo pior??????? :s .......RESOLVIDO.........  (Lida 7096 vezes)

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
Boa noite. Já li em varios topicos que a embariagem nos novos bravos tem tendencia para ranger. Isto é um problema grave? O barulho é bem audivel quando range? (pergunto porque no meu caso so consigo ouvir se estiver atento e com o radio desligado) Devo dirigir-me à FIAT quanto antes? Só tenho o carro à um mes por isso talvez deva andar mais uns tempos (digo eu). Acho que a chapelera tambem já faz uns barulhinhos em paralelo. De resto devo dizer que o carro me encanta cada dia que passa: potente ,lindo, condução excelente e vá a que velocidade for o gajo agarra-se à estrada que é um espetaculo. Costumo estacionar ao pe de um sirocco, e quando olho para os meu e po sirocco (ambos brancos e com teto panoramico) só penso: se me oferecessem um sirocco, vendia-o, comprava um bravo e com o resto do guito que sobrasse podia meter gasoil duarante uns 10 anos :t_up: Thank's
« Última modificação: 22 de Julho, 2010, 19:45:57 por mauro fresco »

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
Re: ranger da embariagem
« Responder #1 em: 01 de Junho, 2010, 21:44:22 »
Eu já tive um problema semelhante num Punto e de acordo com o mecânico era uma mola que estava afrouxada e não tinha mal nenhum apenas o incomodo do barulho, o que é certo é que num outro mecânico o problema ficou resolvido e fiquei sem saber como, também a chiadeira do rolamento de encosto ficou resolvida com a substituição do kit de embraiagem, Se queres um conselho, reclama enquanto está na garantia, pois se o carro é novo mais uma razão para andar conforme. :t_up:

jae86

• Encartado

• *
  • 100
« Responder #2 em: 01 de Junho, 2010, 22:03:07 »
Reclama quanto antes pois perante a garantia a embraiagem é uma peça de desgaste; e só são aceitáveis reclamações referentes a componentes da embraiagem até determinada kilometragem ;)

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #3 em: 01 de Junho, 2010, 22:21:25 »
Acho que vão muito de pressa, um carro com um mês e já se fala em embraiagens novas, basta ir ao tópico dos bravos e lá vais ficar a saber de que se trata isso.

Bons kms com a máquina!! :t_up:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 02 de Junho, 2010, 12:25:34 »
os dois meus que faziam isso era falta de lubrificação no cabo do pedal....

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #5 em: 02 de Junho, 2010, 14:44:29 »
Na garantia eles substituem a bomba (não é por cabo é hidráulico).

Fora da garantia a forma mais barata é retirar o freio e lubrificar, mas é só para quem sabe e dá-se ao trabalho.

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #6 em: 02 de Junho, 2010, 14:57:39 »
Acho que vou optar por andar mais uns tempos com o carro a ver se piora ou se é mesmo assim. Até porque "aquele" ranger não é muito sonoro, e ainda por cima não acontece sempre, costuma estar 2 a 3 dias sem fazer o barulho e depois fa-lo 2 ou 3 vezes seguidas, e a maioria das vezes é quando vou a passar de 2ª para 3ª. (ao principio ate pensei que era eu a meter mal a mudança, do tipo, não carregar ate ao fundo na embariagem, mas depois tomei atenção, e realmente de vez em quando faz um barulhinho).
PS: se entretanto não desaparecer o ranger, levo-o à fiat para ver o que eles dizem.
Obrigado pelas respostas; esta partilha de ideias e experiencias nos foruns é sempre positiva :t_up:

loirolindo26

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #7 em: 02 de Junho, 2010, 15:10:54 »
Acho que vou optar por andar mais uns tempos com o carro a ver se piora ou se é mesmo assim. Até porque "aquele" ranger não é muito sonoro, e ainda por cima não acontece sempre, costuma estar 2 a 3 dias sem fazer o barulho e depois fa-lo 2 ou 3 vezes seguidas, e a maioria das vezes é quando vou a passar de 2ª para 3ª. (ao principio ate pensei que era eu a meter mal a mudança, do tipo, não carregar ate ao fundo na embariagem, mas depois tomei atenção, e realmente de vez em quando faz um barulhinho).
PS: se entretanto não desaparecer o ranger, levo-o à fiat para ver o que eles dizem.
Obrigado pelas respostas; esta partilha de ideias e experiencias nos foruns é sempre positiva :t_up:

De qualquer maneira não pagas nada em passar na fiat para eles darem uma olhadela,,sabe, é novo mas nunca se sabe,,,

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #8 em: 04 de Junho, 2010, 15:09:15 »
Boas.

Isso é um defeito dos carros do Grupo Fiat.

Já conduzi um Stilo um Alfa Romeo GT e o Bravo com esse sintoma.

Tirando o ranger, não existe problema nenhum, apenas é audível.

É resolvido a 100% com a troca da bomba do pedal da embraiagem, e fica em cerca de 125€. Podes também lubrificar os casquilhos do pedal mas mais cedo ou mais tarde o ruido volta.

No meu Bravo, foi substituida a bomba ao abrigo da garantia. No caso do Stilo, lubrifiqui duas vezes e o ruido voltou, e como não me apeteceu gastar os 125€, deixei ficar... tirando o ranger não à problema nenhum mecânico e nem constitui perigo de maior desgaste para a peça.

Fica bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #9 em: 05 de Junho, 2010, 03:03:42 »
Boa noite. Hoje (dia 4 jun) como fiquei em casa por causa da ponte, decidi passar pela FIAT para tirar as duvidas sobre o "rangêr". Como eu receei, aquilo faz barulho só de vez em quando, e visto está, que quando o mecanico da FIAT pegou no carro para verificar o barulho, ele (o carro) tinha que me deixar mal visto e teimou em não fazer barulho nenhum naquela altura; ou seja: passei por parvo porque ando a inventar barulhos. O senhor ate foi simpatico e disse que ia lubrificar o cabo ou casquilhos do pedal da embariagem porque o barulho costuma vir daí. Ate aqui muito bem, saí de lá mais animado e isso, mas passados uns minutos o barulho voltou. Dei umas acelaradelas e tal para tentar ver realmente de onde aquilo vem, e à pouco quando vinha para casa verifiquei que o barulho afinal não vem da embariagem, pois acelarei e tirei o pé do acelarador ( em 2ª), sem meter mais nenhuma mudança e sem carregar na embariagem, e aquilo fez  o tal barulho. Vim ate casa a testar e realmente, não sempre, mas por vezes, quando acelero e depois tiro o pe do acelerador, e mesmo que não carregue na embariagem, o carro faz um barulho tipo "grrrre". Isto so acontece de vez em quando e principalmente em 2ª, quando vou para por a 3ª. Já não sei o que pensar, ate porque sujeito-me a ir à FIAT outra vez e aquilo voltar a não fazer o barulho quando é preciso. Talvez ate seja mesmo do carro, ou talvez não, só espero que não seja nada manhoso, ate porque o carro ainda so tem 1 mes e não era nada bom se aquilo fosse já alguma coisa mais relacionada com um barulho no motor ou assim :maufeitio:
« Última modificação: 05 de Junho, 2010, 16:03:10 por mauro fresco »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: ranger da embariagem??? Ou algo pior??????? :s
« Responder #10 em: 05 de Junho, 2010, 15:26:27 »
1 mês e já tá a fazer barulhos esquisitos....

moral: tira-se o motor e fica sem barulhos!

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #11 em: 05 de Junho, 2010, 16:01:23 »
grande ajuda LB  :t_up:
« Última modificação: 05 de Junho, 2010, 16:03:40 por mauro fresco »

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #12 em: 05 de Junho, 2010, 16:47:49 »
Eu não disse que o motor estava a fazer barulhos esquisitos, mas como o carro até foi um investimento relativamente caro, e como é o meu primeiro carro novo e o meu primeiro carro que se diga "BOM", (já tive um clio e um peugeot 206, tudo em 2ª mão), agora qualquer barulho me aflige e como tal ando sempre com duvidas. A verdade é que não percebo nada de mecanica, nem nunca me preocupei em saber. Pelo que o meu mecanico ( meu vizinho) me disse aquilo que acontece, é que quando tiro o pé do acelerador ou carrego na embariagem hà um corte na aceleração e por vezes esse corte provoca um pequeno ruido (normal), e que só acontece por vezes, pois depende do binario\rotação\cavalagem etc. Isto foi o que consegui apanhar, porque a explicação foi mais longa.
Nos meus antigos carros nunca me importei com ruidos, porque aquilo era "cagar e andar", agora até ando obcecado :wacko:..
As minhas duvidas ate podem parecer basicas\parvas, mas digam lá se quando compraram o vosso 1º carro (que se diga de jeito ou caro), tambem não andavam assim???!!!
« Última modificação: 05 de Junho, 2010, 16:50:46 por mauro fresco »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 05 de Junho, 2010, 21:04:45 »
até podiam andar mas o que é elativamente normal, ninguém liga....

quando houver a revisão manda-se tirar o barulho!

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
Re: ranger da embariagem??? Ou algo pior??????? :s .......RESOLVIDO.........
« Responder #14 em: 22 de Julho, 2010, 19:49:39 »
Na verdade não foi resolvido, foi mais falso alarme. :violino:
O barulho esquisito afinal é normal, é o turbo a fazer a descompressão e processo de funcionameno da "borboleta" (FIAT service)..