Autor Tópico: marea weekend: problemas com motor 1.2 16v, chaves e puxadores  (Lida 10413 vezes)

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
boas ao fórum

adquiri recentemente uma fiat marea weekend de 2000, com o motor 1242cc 80cv. depois dos 1os kms, reparei que o relanti nao é constante, fazendo, inclusivamente, que o motor vá abaixo. para ligar o carro tenho que dar á chave e acelerar, senao nao pega. em andamento, noto que quando deixo de acelerar noto uns solavancos, ainda que tenues, por parte do motor. para finalizar, quando faço reduçoes de caixa e se a rotaçao for baixa, o motor vai-se... tirando isto, o motor tem um trabalhar certinho... com a sonoridade de um motor italiano (sempre fui um apaixonado).
pelo que percebi deste forum e de outros, os probelmas com este motor vao surgindo e os proprietarios ficam prós em mecanica e electronica.
já alguem teve o mesmo problema? qual a soluçao encontrada? amanha vou por o carro no meu mecanico para fazer uma revisao, a nivel de filtros e oleo, e tb para fazer um check up geral da carrinha e para solucionar o problema do motor.
preciso tb de ajuda para  mais duas situaçoes. só tenho uma chave com comando, no entanto nao abre as portas. pus pilhas novas, mas nada... dá para programara chave de alguma forma, ou tenho que ir á fiat? tenho tb que fazer uma chave de reserva. tem que ser n fiat tb? ou em qq sitio que fazem chaves posso fazer? tenho chave mestra e codigos.
por ultimo, preciso de 4 puxadores para as portas. posso aproveitar os canhoes actuais, para nao ficar com 2 chaves, ?
depois darei noticias
« Última modificação: 07 de Junho, 2010, 00:25:48 por escarrusso »
Ricardo Carvalho

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
Re: marea weekend: problemas com motor 1.2 16v, chaves e puxadores
« Responder #1 em: 13 de Junho, 2010, 00:33:59 »
Viva

Antes de mais, parabens pela carrinha, é muito bonita. O motor 1.2 é muito bom e essas falhas sao pequenas mas nao posso ajudar pois nao conheco bem o suficiente para dar pistas.

Sobre os puxadores, sim podes mudar e manter os canhoes. É muito simples passares do conjunto antigo para o novo. Ve estas páginas que dao uma boa ajudar:

http://www.bravo-guide.co.uk/fix-a-bravo.htm

E mais concretamente aqui:
http://www.bravo-guide.co.uk/photogal/guidepics/Bravohandlereplacement.pdf

É para um Bravo mas na essencia é a mesma coisa.

Aconselho teres o manual de reparacao que podes obter daqui:
http://pdftown.com/PDF-Fiat-Marea-Service-Manual.html
Toma registo da password que está lá anunciada.

Boa sorte

Afonso

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #2 em: 13 de Junho, 2010, 02:10:43 »
Afonso, antes demais obrigado pela ajuda. vou tentar arranjar os puxadores no ferro velho, dado o preço dos novos nao estar dentro daquilo que pretendo gastar. a saber (valores com iva 20%) 53/cada para as portas da frente, já com set de chaves  e canhoese 45/ cada para trás. tendo em conta que 1000€ pela carrinha, dado o estado exterior (muito assassinada) os 200€ pelos puxadores novos parecem-me excessivos.

relativamente ao motor, já foi feita uma revisao com troca de oleos, filtros e afins. o que causava as falhas no motor era carvao na borboleta que estava bastante suja. relanti afinado e esta pronta para as curvas. falta apenas carregar o ar condicionado e substituir um sensor que regula nao sei o que. ah! e tinha tambem uma fuga na admissao, que tornava o relanti inconstante. agora esta afinadissimo e já rola como gente grande. estou bastante curioso relativamente aos consumos. ainda nao fiz uma media, no entanto pus 22l o que me garantiu 350km. parece-me bem, dado ter tido sempre carros a gasoleo. falta-me apenas mudar o radio que tinha na minha passat (sim, passei de uma passat 1.6 tdi de 1993 para a marea de 1.2 de 2000) e fazer ligaçao de fios para colocar som na parte traseira da carrinha.

apenas mais uma questao, tenho o esquema para codificar o controlo remoto da chave, no entanto nao o consegui fazer. o comando estava sem pilha,  o que penso que fez com que o mesmo tivesse desprogramado. mudei pilha e tentei fazer sequencia, no entano as luzes que deveriam piscar (junto ao comando das luzes interiores )nao pisca. alguem ja fez este tipo de procedimento que me possa ajudar

obrigado
Ricardo Carvalho

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #3 em: 13 de Junho, 2010, 20:27:04 »
Sobre os puxadores, nao é fácil arranjar uns bons na sucata... penso eu... pois pelo menos no Bravo estes sao feitos de borracha! Muito confortáveis e sofisticados mas gretam com o sol até á decomposicao total. Eu comprei os meus no ebay. Há um tipo na polonia que os vende baratos mas é difícil comunicar com ele e nao me combinou os portes. Caso contrário teria sido um bom negócio.

Agora sobre a chave, o facto de o led piscar brevemente significa que o receptor de rádio e a chave estao com códigos diferentes. Sim, é possível reprogramar e encontrarás o procedimento nesse manual que indiquei. As más notícias é que precisas de um código que vem com uma das chaves: uma etiqueta em papel com 4 dígitos. Com esse código podes "abrir" o sistema a reprogramacao. Sem esse código nada feito!

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #4 em: 13 de Junho, 2010, 21:28:46 »
obrigado pela dica. amanha começarei a procurar os puxadores. existem versoes mais equipadas onde os puxadores nao sao de borracha, mas sim de plastico (ou algo parecido).

relativamente á chave, o led da chave pisca, mas o que esta junto as luzes nao o faz. ou essa luz fundiu, ou et nao ha comunicaçao da chave com o receptor o controlo remoto. tenho a chave mestra e os codigos num cartao FIAT. tenho um esquema que arrnajei de um daqueles programas para mecanicos, com todo o procedimento, mas ainda nao consegui nada, dado o led do redceptor nao piscar.

alguma sugestao?

obrigado
Ricardo Carvalho

Punto

• Moretti

• *
  • 246
« Responder #5 em: 13 de Junho, 2010, 22:02:55 »
eu já andei a procurar nas sucatas para o meu mas os gajos são malucos os puxares cheios de folgas e queriam 40€ por 2 por esse preço junto mais 40 e compro 2 novos...

Quanto ao motor, pelo que parece talvez tenhas de trocar de velas e cabos e limpar a borboleta de admissão as velas custam as 4 26€ pelo menos eu compro-as a esse preço e os cabos custam 40€ limpar a admissão é com um spray proprio com o motor a trabalhar a dar umas gazadas e a mandar spray lá para dentro.

Quanto ao comando, experimenta carregar junto da carrinha uns 30 segundos e depois vê se já dá.

E por acaso no meu tenho o mesmo motor mas é de acelerador electrónico a tua deve ser por cabo provavelmente por ser de 2000 e já tive de trocar 2 vezes de caixa mas nunca tive problemas de motor e já fiz com ele uns 65.000km...
« Última modificação: 13 de Junho, 2010, 22:08:01 por Punto »
2010-Lancia Delta 1.6 16v Mjet 120cv
2005-Alfa Romeo 156SW 1.9 16v JTDm 150cv
2006-Fiat Grande Punto 1.3 75cv 16v
2005-Hyundai Getz 1.1 69cv 12v
2001-Fiat Bravo Sport 1.2 80cv 16v
2000-Fiat Brava Sx 1.2 80cv 16v
1995-Fiat Punto 1.1 6speed

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #6 em: 13 de Junho, 2010, 23:23:15 »
deposi de ter comprado a carrinha meti-a logo no meu mecanico. fez-me a revisao e afinou o motor. limpou a borboleta de admissao, meteu velas, filtros, oleos e tb me rectificou o relanti e uma fuga na admissao. falta substituir um sensor que gere nao sei o que.
tenho que ver dos puxadores. tlv me safe no ferro velho, senao anda assim... desde que o motor esteja bom, por mim é na boa.
vou experimentar isso do comando. depois vou dando noticias.

ah! ja agora, ando á procura de jantes de 15´´ da fiat. se alguem souber de algumas em bom estado...
Ricardo Carvalho

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #7 em: 14 de Junho, 2010, 01:08:00 »
já tentei sincronizar o comando, seguindo o procedimento do manual, no entanto sem sucesso. quando acciono o led do receptor com uma caneta, o led acend (verde) e vai piscando.  quando deveria accionar o comando da chave, o led verde deixa de funcionar. por ai nao me safei. tenho um procedimento para fazer, no entanto pede-me um código de 4 digitos. tenho o cartao da fiat com os codigos, mas um tem 5 digitos e o outro tem uma letra e 4 digitos. servem-me de alguma coisa para tentar efectuar este procedimento?
Ricardo Carvalho

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #8 em: 14 de Junho, 2010, 10:39:53 »
ora viva  :d_smokin:

antes de mais pedia se era possível fazeres uma apresentação no respectivo local, isto porque faz parte das regras do forum  :t_up:

em relação ao teu problema, já não te posso ajudar pois não sou grande pistola em relação a mecânica  :yeah:

também te pedia se colocas umas fotos para eu colocar no registo das Marea's  :palmas: :palmas: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=20830.0

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #9 em: 14 de Junho, 2010, 12:59:08 »
boas.

quando falas em fazer uma apresentação no respectivo local, refereste a quê? ainda estou verde nestas coisas de foruns... as fotus virao assim que o machibombo levar uma lavagem como deve ser
Ricardo Carvalho

fborges

• Moretti

• *
  • 175

Masculino
« Responder #10 em: 14 de Junho, 2010, 15:30:39 »
boas.

quando falas em fazer uma apresentação no respectivo local, refereste a quê? ainda estou verde nestas coisas de foruns... as fotus virao assim que o machibombo levar uma lavagem como deve ser

Fazeres uma breve descrição da tua pessoa e maquina aqui http://www.fiatistas.com/forum/index.php?board=41.0

Cpts
FIAT Marea Weekend 1.6 16V a GPL

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #11 em: 14 de Junho, 2010, 16:23:16 »
entendido!  :)
assim que tiver tempo, irei fazer uma breve descrição do machibombo

obrigado pela ajuda
Ricardo Carvalho

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #12 em: 14 de Junho, 2010, 16:45:40 »
estás a ver, aqui aparece logo ajuda  :t_up:

então depois chuta as fotos para completar o teu registo com a Marea  :palmas:

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #13 em: 16 de Junho, 2010, 21:46:19 »
já tentei sincronizar o comando, seguindo o procedimento do manual, no entanto sem sucesso. quando acciono o led do receptor com uma caneta, o led acend (verde) e vai piscando.  quando deveria accionar o comando da chave, o led verde deixa de funcionar. por ai nao me safei. tenho um procedimento para fazer, no entanto pede-me um código de 4 digitos. tenho o cartao da fiat com os codigos, mas um tem 5 digitos e o outro tem uma letra e 4 digitos. servem-me de alguma coisa para tentar efectuar este procedimento?

Esse codigo deve ser de outra coisa qualquer tipo ECU ou rádio... nao sei ao certo. Mas seguramente que este código que estou a falar vem numa etiqueta na anilha da chave do carro. Se esse codigo da etiqueta comecar por uma letra e depois tiver os 4 digitos, sugiro que ignores a letra  :t_up:

escarrusso

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #14 em: 17 de Junho, 2010, 01:11:53 »
boas

mais uma vez obrigado pela ajuda. amanha vou tentar dessa forma. de facto, tenho o cartao e tem o codigo que começa pela letra, com 4 digitos a seguir. a ver se desta consigo...
no sabado vou carregar o ar condicionado. espero nao haver fugas, e que aquilo funcione como deve ser. para levar o puto no carrp nos dias de maior calor, dá um jeitao!
Ricardo Carvalho