Autor Tópico: Caixa de 5 vel. num 127 MkI  (Lida 25614 vezes)

rui aleixo

• Zagato

• *
  • 2253
    • http://
Caixa de 5 vel. num 127 MkI
« em: 24 de Junho, 2010, 14:37:43 »
Oá Pessoal ;gostava de saber quem é que já fez esta a montagem ....ATENÇÃO , é num 127  MKI (1ª série)

Tenho a certeza que é uma alteração que já deve ter sido feita por montes de pessoas e de varias formas.
A minha duvida deve-se principalmente com o facto de estar convencido de que há 2 tipos  ou mais tipos de caixas compativeis  e consuante a caixa que se vai usar  terá de fazer-se o corte ou a adaptação da longarina.

Acho que além de me ajudarem a mim ,vão estar a ajudar os possiveis e futuros interessados em fazer esta alteração.

Muito Obrigado aos que se prestarem a fazer este esclarecimento.

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Re: Caixa de 5 vel. num 127 MkI
« Responder #1 em: 24 de Junho, 2010, 14:50:08 »

Olá Rui, eu fui um dos que felizmente efectuou essa alteração, falei com o nosso amigo Gilberto e ele explicou-me tudo tim tim por tim tim...

No nosso caso, aplicámos a caixa de 5 velocidades do A112 Abarth 1050cc 70hp em que a única alteração que se tem de fazer é uma adaptação para fixar a própria caixa à longarina e cortar a zona da longarina para poder albergar a caixa, devido à 5º velocidade que sai um pouco mais para fora comparativamente à caixa de 4 original.

Espero ter ajudado!

Abr,
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
« Responder #2 em: 24 de Junho, 2010, 15:49:21 »
Para fazer a coisa bem feita,para montar qualquer caixa de 5, na minha opinião só há uma maneira de o fazer.Arranjar uma longarina de 127 MK3 ,tirar a de origem e meter a de mk3...Pode-se andar a cortar ou amaçar a longarina como quase 100% dos projectos estão feitos neste momento,mas tambem espero que todos tenhão a noção que isso enfraqueçe a longarina,e em caso de embate...Alem de que a resistencia á torção da carroceria em curva não é a mesma coisa...
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 24 de Junho, 2010, 17:49:36 »
outra forma é "virar" a longarina para criar o espaço em falta, aí a força da longarina mantem-se na sua quase totalidade
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

A.Velez

• Banido
  • Vignale

• *
  • 871
« Responder #4 em: 24 de Junho, 2010, 21:51:40 »
Boas,

Para o meu 127 900 c  Look  Sport

Para a cx e o motor de punto.

A.V.
« Última modificação: 25 de Junho, 2010, 14:29:36 por A.Velez »
A.V.  - 

.(____).
(ô\_!_/ô)
 U" "" "U

rui aleixo

• Zagato

• *
  • 2253
« Responder #5 em: 25 de Junho, 2010, 10:51:04 »
A opção de virar a longarina ,já eu via fazer dando calor com maçarico e depois  bate-la para dentro e não me agarda muito terde estar a queimar o carro todo ali ,para além de que não tenho maçarico em casa mas possivelmente poderei vir a usar esta opção.

A opção de usar a longarina do MkIII ,para além de demasiado demorada e trabalhosa parece-me ser a teoricamente mais correcta ,mas também tenho as minhas duvidas.sobre a verdadeira resistência com que fica senão levar uns reforços.

Velez ,não consigo abrir a tua imagem.

A minha grande questão resume-se ao seguinte:-A longarina é feita de 2 meias peças uma que fica do lado de dentro da chapa que
  faz de Pára-lamas  e outra que fica do lado do vão do motor .
Aquilo que eu vi o gajo fazer com o maçarico ia ficar feito só do lado de dentro da longarina e depois ele ia puxar o motor um pouco mais para o lado direito para ganhar folga e depois colocaria uma anilha na transmissão esquerda por dentro para acertar as distância ...eu até entendo que isto funcione ,mas também acho que é um bocado de aldarbice .

A questão mais pertinente aqui é :- Se para adequirir a folga necessária para a caixa ,basta mexer no lado de dentro da longarina ?

Obrigado  e espero que possam fazer novas explicações sobre este assunto.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #6 em: 25 de Junho, 2010, 11:27:53 »
tu ja tentaste montar la a caixa de 5? só bate por um parafuso, o virar a longarina do lado de dentro basta!

o barroso puxou o motor para o lado da distribuição e não aconselha

e desde quando é que a longarina do mk3 fica com menos resistencia?

rui aleixo

• Zagato

• *
  • 2253
« Responder #7 em: 25 de Junho, 2010, 12:27:02 »
Cortar a longarina de um Mk III e soldar NO MkI pode ter interpretações erradas ...Para ficar bem feito tens de descravar as 2 meais peças que a compõem e deixar a chapa do guarda-lamas no meio das 2 ,senão a resistência fica comprometida. 

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 25 de Junho, 2010, 13:13:06 »
feito como deve de ser não tem interpretações nenhumas, tem de ser feito em banco!

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #9 em: 25 de Junho, 2010, 14:21:24 »
Eu levei a caixa de 5 ao bate-chapas, colocámos no lugar, marcámos e cortámos e no fim reforçámos tudo ao pormenor, não é preciso cortar grande coisa, é só um cagajésimo de nada!!!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

A.Velez

• Banido
  • Vignale

• *
  • 871
« Responder #10 em: 25 de Junho, 2010, 14:40:59 »

Boas,

Foto  do trabalho efectuado do carro Srº Gilberto ,  Fiat 127 MKi  Abarth 70 cv.

A.V.
« Última modificação: 25 de Junho, 2010, 22:25:40 por A.Velez »
A.V.  - 

.(____).
(ô\_!_/ô)
 U" "" "U

MGConcept

• Illuminati
  • Zagato

• 1261
« Responder #11 em: 25 de Junho, 2010, 17:20:22 »
Não se esqueção que o conjunto motor/caixa "mexe" e não é pouco em uso,e em uso "intensivo" ainda mais,por isso tem de se deixar uma margem razoavel,tal como no carro do Gilberto,para a caixa não andar ali a bater.Agora reparem,a longarina ficou com metade da espeçura naquele ponto...
O trabalho de aquecer a longarina e virar,ou fazer como no carro do Gilberto,acaba por ser o mesmo de descravar uma longarina de mk3 e a do carro e cravar lá a do mk3.E no processo ainda se pode aproveitar e dar pontos de 2 em 2 cm e reforçar ali aquela zona.A unica desculpa ainda poderá ser a dificuldade em encontrar uma longarina de mk3,mas não me parece...

Como diz o Luke, "do it right,di it once"  :d_grin:
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

rui aleixo

• Zagato

• *
  • 2253
« Responder #12 em: 25 de Junho, 2010, 17:27:20 »
Ora tudo leva a pensar que basta alterar a longarina no lado de dentro do( Vão ) Motor
Pedrovsky o corte que fizeste na tua longarina é igual ao que se vê na imagem que o  Velez postou e diz ser o corte do Gilberto ?
  É que eu pensava que o corte era mai abaixo e não tão perto do apoio da caixa !

Pedrovsky ,Se o tu corte for diferente por favor coloca fotos.

Obrigado

rui aleixo

• Zagato

• *
  • 2253
« Responder #13 em: 25 de Junho, 2010, 17:28:40 »
feito como deve de ser não tem interpretações nenhumas, tem de ser feito em banco!

Isso é uma trabalheira infernal ...com uns reforços tudo se resolve

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #14 em: 25 de Junho, 2010, 17:33:20 »
ao fazer um corte numa chapa inteiriça e fazer uma curva como aquela, pondo chapa da mesma espessura com chapa de reforço na ligação e SOLDANDO-A com electrodo essa zona fica muitissimo mais rija e forte do que apenas a chapa como se encontrava!!!

as zonas ao lado dessa zona de soldadura são as zonas em que ficam mais fracas e aí sim poderiam "dobrar" em esquina se houvesse um movimento que provocasse isso!

portanto não se preocupem com esse corte e respectivo "acrescento" porque essa zona bem soldada ainda está mais forte!