Autor Tópico: Caixa do Uno TD no Punto TD70  (Lida 734 vezes)

MisterCabeca

• Recem chegado

• *
  • 2

Masculino
Caixa do Uno TD no Punto TD70
« em: 17 de Agosto, 2010, 12:05:32 »
Saudações fiatistas.

Peço desculpa por abrir mais um tópico relativo a este assunto, mas precisava de saber umas coisinhas.

Eu tenho um Punto Van 1.7TDS (70cv) e como se sabe é feitio de fabrico a caixa ser bastante curta e limitativa.
Gostaria de saber se haverá alguma forma de poder aumentar a velocidade e reduzir as rotações.

Ouvi dizer que mudando o diferencial(?) da caixa do punto td por um de uma caixa do uno td se conseguiam bons resultados. Haverá mais algum diferencial compativel para conseguir reduzir a rotatividade excessiva da caixa de origem?

E verdade?

desde ja obrigado pela resposta.

Amilcar Bastos

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
Re: Caixa do Uno TD no Punto TD70
« Responder #1 em: 17 de Agosto, 2010, 23:00:58 »
Atenção que o Uno tem um motor mais rotativo (puxa para lá das 5000 rpm) e portanto não podes comparar um carro com o outro em termos da velocidade que dá na mudança X ou Y.

Digo isto porque até tenho ideia da do Punto ser mais longa que a do Uno!
Por exemplo, no caso do Uno turbo IE, este tem uma caixa mais curta que o TD, mas em 5ª o TIE dá prai 240km/h e o TD já aos 170~180 km/h vai a uma rotação tal que nem convém passar disso.. (nem sei se dá mto mais, provavelmente não). Isto porque o modelo a gasolina é muito mais rotativo.

Só comparando directamente as relações de caixa, mas por alguém que perceba disso. Como devem haver por cá algumas pessoas que percebem, deixo as relações de caixa do Uno 1.4 TD, tiradas do manual:

Agora descobres as do teu e alguém que compare :t_up: