Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 173490 vezes)

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Levar o ar até ao turbo...
« Responder #300 em: 03 de Setembro, 2010, 21:48:30 »
tou a falar da liga e não da grossura e sim é do colector, a partir dai ja está frio suficiente.. mas o colector enrolado com fita fica bem quente...

o colector em inox não fica brilhante, o meu está dourado do aquecimento  :P

qual é a gestão que tencionas usar? MAP não é muito eficaz com turbo... MAP mede pressão e não volume..

Isso deve ser em ligas más não? É que o pessoal que usa SuperSprint costuma ter com essa fita e desconheço casos em que tenha estado..  :blink:
Isso da gestão é que não sei, nem tinha pensado nada ainda..  :wacko:

elson

• Encartado

• *
  • 97
« Responder #301 em: 03 de Setembro, 2010, 22:28:02 »
tou a falar da liga e não da grossura e sim é do colector, a partir dai ja está frio suficiente.. mas o colector enrolado com fita fica bem quente...

o colector em inox não fica brilhante, o meu está dourado do aquecimento  :P

qual é a gestão que tencionas usar? MAP não é muito eficaz com turbo... MAP mede pressão e não volume..

mas com a relaçao map, sensor de temp de admissao a ecu consegue fazer a gestao do combustivel praticamente correcto.
o carro dele so deve ter map e sensor de temp de admissao.

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #302 em: 04 de Setembro, 2010, 01:09:19 »
Sim, o meu carro tem MAP e não MAF.. E por acaso nunca vi em nenhuma conversão turbo a instalação adicional de MAF..  :wacko:

elson

• Encartado

• *
  • 97
« Responder #303 em: 04 de Setembro, 2010, 01:58:41 »
Sim, o meu carro tem MAP e não MAF.. E por acaso nunca vi em nenhuma conversão turbo a instalação adicional de MAF..  :wacko:

nem eu... muitas das vezes ate sao desligadas porque o ar aspirado e superior ao maximo calculado pela mesma...

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #304 em: 04 de Setembro, 2010, 12:30:08 »

mas com a relaçao map, sensor de temp de admissao a ecu consegue fazer a gestao do combustivel praticamente correcto.
o carro dele so deve ter map e sensor de temp de admissao.

sim mas o carro dele não tem turbo.. não deves tencionar atar arames e usar a gestão de origem :P

garanto que a centralina de origem não consegue detectar pressões positivas, logo tens de colocar o chamado "clamp" no sensor MAP para não as indicar e usar um controlador com injector extra.. tecnica mais conhecida por atar arames.. pelo preço da brincadeira completa trocas a gestão para megasquirt e tens o mundo nas mãos  :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

elson

• Encartado

• *
  • 97
« Responder #305 em: 04 de Setembro, 2010, 15:30:34 »
sim mas o carro dele não tem turbo.. não deves tencionar atar arames e usar a gestão de origem :P

garanto que a centralina de origem não consegue detectar pressões positivas, logo tens de colocar o chamado "clamp" no sensor MAP para não as indicar e usar um controlador com injector extra.. tecnica mais conhecida por atar arames.. pelo preço da brincadeira completa trocas a gestão para megasquirt e tens o mundo nas mãos  :t_up:

ja agora permite-me discordar.
A centralina dele pode ler doda a pressao do mundo que la queiras por, isso so depende do sensor! O sensor map dele e que le uma pressao maxima de 1bar, a qual diz respeito a pressao atmosferica.
basicamente um map que le 1 bar e outro 2bar, trabalhao ambos da mesma forma, basicamente fazem oscilar o sinal de tensao entre 0 e 5 voltes, tendo valores de voltagem diferentes para a mesma pressao. Por ex o primeiro quando esta a ler um bar manda um sinal para a ecu de cerca de 5v, mas o 2ºa 1 bar so manda 2.5voltes, para mandar os 5 voltes tens que ter 2bar de pressao, o que diz respeito sensivelmente a 1 bar de sobrealimentaçao.
mas nao e so trocares os sensores, tens que fazer um mapa de injeçao adequado para o k realmente esta a acontecer, o k da muito trabalho.

por ex o civic vti tem um map que le ate 1.7bar, mas a ecu so tem mapa ate 1 pressao atmosferica. mesmo que ultrapasses a pressao atmosferica a ecu vai ficar a ler no ultimo mapa que tem. mas como akilo tem alta centralina da para fazer uma coisa muito simples, que e acrescentar mapas a ecu para que ela funcione ate 1.7bar   0.7bar de sobrealimentaçao. coisa que na minha centralina do mk1 nao pa para fazer porque e bastante limitada, mas pode ser que de para fazer no mk2.
e apenas uma questao do mestre dar uma olhadela 8)
« Última modificação: 04 de Setembro, 2010, 15:33:37 por elson »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #306 em: 04 de Setembro, 2010, 15:57:11 »
ja agora permite-me discordar.
A centralina dele pode ler doda a pressao do mundo que la queiras por, isso so depende do sensor! O sensor map dele e que le uma pressao maxima de 1bar, a qual diz respeito a pressao atmosferica.
basicamente um map que le 1 bar e outro 2bar, trabalhao ambos da mesma forma, basicamente fazem oscilar o sinal de tensao entre 0 e 5 voltes, tendo valores de voltagem diferentes para a mesma pressao. Por ex o primeiro quando esta a ler um bar manda um sinal para a ecu de cerca de 5v, mas o 2ºa 1 bar so manda 2.5voltes, para mandar os 5 voltes tens que ter 2bar de pressao, o que diz respeito sensivelmente a 1 bar de sobrealimentaçao.
mas nao e so trocares os sensores, tens que fazer um mapa de injeçao adequado para o k realmente esta a acontecer, o k da muito trabalho.

por ex o civic vti tem um map que le ate 1.7bar, mas a ecu so tem mapa ate 1 pressao atmosferica. mesmo que ultrapasses a pressao atmosferica a ecu vai ficar a ler no ultimo mapa que tem. mas como akilo tem alta centralina da para fazer uma coisa muito simples, que e acrescentar mapas a ecu para que ela funcione ate 1.7bar   0.7bar de sobrealimentaçao. coisa que na minha centralina do mk1 nao pa para fazer porque e bastante limitada, mas pode ser que de para fazer no mk2.
e apenas uma questao do mestre dar uma olhadela 8)

discordas erradamente..

a questão não é tão simples como parece.. o que se tem de alterar não é os mapas da centralina mas sim a codificação dos mesmos.. não conheço uma unica pessoa ca fora que consiga fazer isso, muito menos nos carros de outros.. estamos a falar em reprogramar o firmware (SO) completo da centralina, isso significa alterar as calculações todas que sejam afectadas pelo sensor MAP.. faz reprogramar mapas da centralina parecer brincadeira de criança  :lol:

se fosse viavel ja se tinha feito nos Coupe que tem um sensor de 2,5bar.. efectivamente é impossivel ter pressões do turbo a mais de 1,5bar..  :t_up:

no fim das contas todas é bem mais facil trocar a gestão por outra capaz de fazer o trabalho em condições..

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #307 em: 04 de Setembro, 2010, 16:01:51 »
E para meter uma megasquirt tem que se meter MAF?

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #308 em: 04 de Setembro, 2010, 17:58:48 »
E para meter uma megasquirt tem que se meter MAF?

não.. da para usar MAP, MAF ou os dois..

elson

• Encartado

• *
  • 97
« Responder #309 em: 04 de Setembro, 2010, 23:04:15 »
discordas erradamente..

a questão não é tão simples como parece.. o que se tem de alterar não é os mapas da centralina mas sim a codificação dos mesmos.. não conheço uma unica pessoa ca fora que consiga fazer isso, muito menos nos carros de outros.. estamos a falar em reprogramar o firmware (SO) completo da centralina, isso significa alterar as calculações todas que sejam afectadas pelo sensor MAP.. faz reprogramar mapas da centralina parecer brincadeira de criança  :lol:

se fosse viavel ja se tinha feito nos Coupe que tem um sensor de 2,5bar.. efectivamente é impossivel ter pressões do turbo a mais de 1,5bar..  :t_up:

no fim das contas todas é bem mais facil trocar a gestão por outra capaz de fazer o trabalho em condições..

se der para acrescentar c e o caso dos vti e facil, basta acrescentar, e quem faz isso sabe onde ir buscar os mapas base para afinar como deve ser. se nao der para por mais, tens que por ex passar os valores do teu ultimo mapa para o local correcto, depois e afinar a alta. pouco a pouco consegues fazer os mapas intermedios, da muito trabalho mas faz-se. agora se me disseres que nao e para qualquer um, isso sim digo-te que nao e...

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Tubagens do ar...
« Responder #310 em: 04 de Setembro, 2010, 23:56:31 »
E que diâmetro usar nas tubagens do ar?  :deal:

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #311 em: 05 de Setembro, 2010, 14:19:20 »
se der para acrescentar c e o caso dos vti e facil, basta acrescentar, e quem faz isso sabe onde ir buscar os mapas base para afinar como deve ser. se nao der para por mais, tens que por ex passar os valores do teu ultimo mapa para o local correcto, depois e afinar a alta. pouco a pouco consegues fazer os mapas intermedios, da muito trabalho mas faz-se. agora se me disseres que nao e para qualquer um, isso sim digo-te que nao e...

não estás a perceber.. alterar os mapas é facil, a questão é alterar o resto..

a centralina é programada a pensar no sensor que se usa, se metes um de capacidade diferente fica errado em todos os pontos.. logo para começar perdes resolução, haverá mais espaço entre cada ponto no mapa.. terias de alterar contas de escala, contas de segurança... basicamente terias de alterar 99% do codigo da centralina..

no vti ja tens a papa feita, basta redimensionar o mapa e adicionar dados  :t_up: o mesmo com a maioria dos japoneses.. fazem as coisas com espaço para evolução..

quanto a tubagem de admissão aqui fica uma guia..

2"          -200cv
2,25"      -300cv
2,5"       -300-500cv
2,75"-3" -500cv+

acima das medidas para potencia inferior ja afecta resposta de acelarador, é tal como o corpo de admissão, dimencionar para o que se pretende..

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #312 em: 05 de Setembro, 2010, 17:08:16 »
quanto a tubagem de admissão aqui fica uma guia..

2"          -200cv
2,25"      -300cv
2,5"       -300-500cv
2,75"-3" -500cv+

acima das medidas para potencia inferior ja afecta resposta de acelarador, é tal como o corpo de admissão, dimencionar para o que se pretende..

Para uns 120cv, deverá ser de quanto?
Tinha pensado em 50mm mas talvez seja demais..

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #313 em: 05 de Setembro, 2010, 18:18:31 »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #314 em: 05 de Setembro, 2010, 19:38:47 »
sinceramente não me lembro de alguma vez ver tubagem de admissão inferior a 2" num carro..

o mais facil mesmo é primeiro roubar a intercooler e depois usar a tubagem da medida dos bocais da mesma  :lol: