Autor Tópico: DPF - Grande negócio para vender óleo  (Lida 7183 vezes)

PLM

• Recem chegado

• *
  • 9
DPF - Grande negócio para vender óleo
« em: 24 de Agosto, 2010, 15:53:54 »
Caros amigos que grande negócio a Fiat arranjou para vender óleo (por sinal ao preço do ouro), o sistema DPF, supostamente amigo do ambiente é um gastador de óleo como não há memória. Passo a explicar.Comprei um Bravo 1.6 Mjet em Fev.2009, passados 15.000km apareceu no display um sinal adizer que o óleo estava estragado e que teria de o mudar. Achei um pouco estranho, mas foi-me dito contada a história que o carro tem de fazer a regeneração do óleo que não podia ser desligadouando o estava a fazer, etc, etc. Nunca o vendedor me tinha falado nisso nem eu tinha conhecimento,então lá me explicaram que as rotações subiriam um pouco e era nessa altura que não poderia desligar o carro. Ok como não sabia até engoli aquela, no manual pouco ou nada fala sobre isto a unica coisa que me chamou a atenção é que por vezes a ventoinha fica a trabalhar sem mesmo o carro estar muito quente e passei a ter cuidado em não desligar o carro nessa altura. Resultado ...PIOR, aos 24000 nova mudança de óleo, aí já comecei a ficar embrasa, agora com mais cuidado e só durou 9000 km. Mandei um mail para a Fiat Portugal e outro para a Fiat Italia. De Portugal o normal,a culpa deve ser minha que devo fazer um uso citadino o carro não aquece e poucos KMs, por sinal faço cerca 30 km diários sendo 20 em auto estrada, portanto nem acho que faça pouco uso do carro, cerca de 20000km/ano. De Itália vieram com a mesma treta dos poucos Km, da cidade, enfim como se agora fossemos obrigados a conduzir em pista. Tendo um Engº Italiano tendo dito que se calhar não teria comprado o carro ideal ... ah, ah, ah, pois se o vendedor me tivesse dito isso.
Por tudo isto cuidado se comprarem um Fiat com o filtro de particulas e mais cuidado se não tiverem um circuito casa/trabalho a aque possam ir sempre em excesso de velocidade ...  Já agora assumiram que não têm nada que assumir coisa nenhuma e que não é erro de concepção por exemplo não sermos avisados da regeneração, mas os novos Fiat 500 já trazem um sistema que avisa e os Doblos que anadavam a mudar óleo de 4 em 4000 km já têm a centralina reprogramada. De Itália disseram-me que poderai ser uma solução para o meu problema pelo que stou à espera que e a Rodosul me chame para fazer isso, senão por ano gasto tanto de óleo como de gasóleo.

turbinas

• Novato

• *
  • 18
Re: DPF - Grande negócio para vender óleo
« Responder #1 em: 24 de Agosto, 2010, 21:44:30 »
grande galo essa nunca tinha ouvido e nem conhecia tal sistema... Modernisses  :)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #2 em: 24 de Agosto, 2010, 22:54:15 »
Óleos a mudar aos 4.000, 9.000???

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 25 de Agosto, 2010, 01:05:12 »
qual é o oleo que o teu carro usa?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #4 em: 25 de Agosto, 2010, 18:57:22 »
não conheço nenhum bravo novo a dizer oleo estragado, diz sim mas é oleo BAIXO... conheço dois e ambos avisam quando o oleo atinge o minimo na vareta...

quando o DPF esta a regenerar o carro fica morto e parece que perde potencia, dura uns segundos a minutos.. no caso dos meus colegas por norma acontece sempre em AE e raramente em cidade..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

PLM

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #5 em: 26 de Agosto, 2010, 22:28:51 »
qual é o oleo que o teu carro usa?

Como o carro está na garantia ... Nem me atrevo a usar outro óleo que não seja o Selenia da Fiat todo XPTO que custa uma pipa de massa ...

Por isso muito cuidado quando pensarem em comprar Fiat's com DPF ... ou andam em circuito a 150 km/h ou então não ganham para o óleo

PLM

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #6 em: 26 de Agosto, 2010, 22:34:21 »
Smokene

O que aparece é uma luz avisadora durante 2 minutos quando ligo o carro e passado alguns Kilometros aparece no display a informação qualquer coisa como "ÓLEO DO MOTOR DANIFICADO", paguei 90€ da mudança de éleo porque estavam em campanha de Verão senão eram 180€, como faço 20000km/ano dá mais ou menos 360€/ano só em óleo. MAS É TUDO NORMAL ...

Volto a dizer, cuidado com os carros com DPF da Fiat, é um logro ...

PLM

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #7 em: 26 de Agosto, 2010, 22:40:12 »
LB

Como a tanga deles é que se tem de fazer muitos Kms para o óleo não azedar, estás a ver as pessoas que compram o Fiat 500 que por sinal é um citadino, essas são das que mudam mais vezes o óleo e os Doblos que são coemrciais que andam no para arranca por exemplo das entregas tambem são os que mais se queixam, aliás da Fiat Portugal falei com uma senhora ao telefone que me disse que para os Doblos a Fiat comparticipa o óleo, no fundo é uma grande treta, se me têm dito quando comprei o carro, tinha optado por uma a gasolina.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 26 de Agosto, 2010, 23:33:02 »
desculpa lá mas vou dizer uma asneira:

manda eles porem um oleo da mesma graduação de outra marca no teu carro; se eles disserem que perde a garantia, pede isso por escrito!

isso são condições estabelecidas por eles de forma contratual; a venda não especificou isso ou especificou???

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #9 em: 27 de Agosto, 2010, 00:29:18 »
o carro muda o oleo de quantos em quantos kms de fabrica? 10 em 10? 20 em 20?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
DPF - o que é, e como funciona!
« Responder #10 em: 27 de Agosto, 2010, 11:42:57 »
O que é o DPF?

O DPF é um sistema destinado a eliminar a emissão de partículas contaminantes microscópicas (que segundo estudos recentes serão cancerígenas) resultantes do processo da queima do gasóleo, para a atmosfera através dos gases de escape.
Trata-se de um filtro de com revestimento catalítico, que recorre a materiais cerâmicos e metais preciosos, em forma de favo (muito similar ao vulgar catalisador dos veículos a gasolina).
O DPF remove e elimina mais de 90% das partículas contaminantes contidas nos gases de escape.

Como funciona o DPF?

À medida que os gases de escape passam pelo DPF, estes vão sendo ‘filtrados’ no que toca a partículas contaminantes.
Para evitar a obstrução do DPF pelas partículas retidas, estas são eliminadas através de um processo chamado ‘regeneração’.
É graças a um sistema de controlo existente no DPF (sondas de pressão e temperatura), que está ligado à gestão electrónica do motor, que esta determina quando é necessário fazer a regeneração do DPF.

A regeneração não é mais que a ‘queima’ das partículas existentes no DPF, e pode se dar em 2 modos:

Regeneração passiva:

As partículas são queimadas em continuo sem intervenção da gestão electrónica do motor.
Quando um veículo roda em auto-estrada, a temperatura dos gases de escape atinge uma temperatura na casa dos 350-500ºC.
Então as partículas do DPF são transformadas em CO2 por reacção química, num processo lento e contínuo, graças à platina existente no DPF.

Regeneração activa:

Neste modo, a combustão das partículas é feita graças a uma elevação controlada da temperatura dos gases de escape (600-650ºC), provocada pela gestão electrónica do motor. Tal permitirá a ‘transformação’ das partículas em CO2.
Tal durará o tempo necessário para que sejam eliminadas as partículas existentes no DPF (geralmente 10 minutos).

Conduzir um carro com DPF:

A condução de um veículo com DPF é em tudo idêntica a qualquer outro veículo. Apenas se notando uma diminuição (por vezes acentuada) das ‘performances’ quando está a ser feita a regeneração em modo activo.
É aconselhável a cada 1000km, rodar durante +/-30min em auto-estrada, mantendo o regime do motor entre as 2500-3000rpm.
Tal deve-se ao facto de a regeneração passiva ser preferível à regeneração activa.

Cuidados a ter com um carro com DPF:

Basta seguir as indicações do manual do veículo.
Deve ser salientado a necessidade de utilizar um óleo motor adequado à tecnologia DPF, tal como o Dexelia DPF 5w-30 ou outro lubrificante similar que cumpra as normas ACEA C3, ou JASO-DL1.
Usar também um combustível de ‘boa qualidade’.

Problemas vulgares e suas causas

Os problemas que surgem, geralmente estão associados a:
- Calibração da gestão electrónica do motor (regenerações muito frequentes ou não existentes, activação do ‘modo de segurança’);
- Estado dos captores existentes no DPF, e suas ligações (problemas da grandeza dos valores lidos ou comunicação de falsas avarias);
- DPF colmatado por contaminantes provenientes da combustão ou do óleo (estes não são eliminados pela regeneração, tal leva a que seja necessário a troca do DPF ao fim de 120-150.000km).
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

marky

• Zagato

• *
  • 2096

Masculino
« Responder #11 em: 27 de Agosto, 2010, 12:37:10 »

O 1.6 m-jet muda de 35 em 35.
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

mauro fresco

• Piccolo

• *
  • 45
« Responder #12 em: 27 de Agosto, 2010, 12:58:12 »
Boas...Mais alguem com Bravos tem este problema de mudança de oleo em tão poucos kms? O meu tem quase 10000km e não tive necessidade de mudar ou repor valores. A marca aconselha a mudança aos 35000km, (o que é um exagero a meu ver, no meu irei mudar por volta dos 15000\20000km) e antes dessa quilometragem, apenas recomenda que se reponham os niveis de oleo ( e não mudar o oleo), quando aparecer a luz avisadora de oleo. Parto do principio que repor os niveis de oleo não fique em 180euros.
BLUECAT, quanto ficará mais ou menos, essa mudança de DPF aos 120000\150000km?

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #13 em: 27 de Agosto, 2010, 13:17:17 »
Err... a DPF não é para mudar a não ser que avarie.

A da Fiat e a da maioria é de regeneração, logo acredito que não seja para mudar....

Vejam no manual de manutenção se existe esse ponto.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

PLM

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #14 em: 27 de Agosto, 2010, 15:42:27 »

Segundo a marca a primeira revisão é aos 35000 Km ou 2 anos e até pode ser que o óleo dure esse tempo (dizem eles) dependendo da utilização, mas está-se a ver que não é possivel, assim sendo, o que manda é o carro, quando o óleo está estragado, tem de se mudar. Tanto pode ser de 5 em 5000 como de 20 em 20000km