Autor Tópico: GPunto Evo 1.4 Dynamic - Boa compra?  (Lida 9313 vezes)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: GPunto Evo 1.4 Dynamic - Boa compra?
« Responder #15 em: 15 de Setembro, 2010, 14:11:40 »
la voltamos aos consumos :)

é como dizerem que o lybra 1.6 em estrada não faz 4.8
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #16 em: 15 de Setembro, 2010, 14:36:48 »
Chegaste a gastar 12L/100Km, portanto...
Num 1.2.
O problema é que hoje em dia muito poucos carros pesam menos de 1000Kg.
65cv é ridículo.
O GPunto 1.2 para se fazer uma condução "normal" tem que se puxar muito pelo motor e gasta bem.
Não sou nenhum acelera, mas quando o conduzi achei que o carro é realmente pastelão, bate todos os recordes.
Deu para ter saudades do Marbella que a minha mulher teve (!!!) e olha que eram só 40cv, mas um carro muito mais leve.

Isto dos consumos pode soar um bocado a "off-topic", mas penso que é importante para quem dá valor a estes dados!

Quando me perguntam quanto gasta o meu carro, eu respondo: - Depende!

Se fizer, como fiz em Agosto, 311kms (Portagem Queluz - Portagem de Grijó) em 2 horas (ia mesmo muito atrasado  :sombrero:) e com o ar-condicionado ligado, gasta mais ou menos 12l/100kms! Se fizer a mesma viagem a uma média de 100/120 Kms/h, de noite, sem ar-condicionado, consigo um consumo médio de 6l/100kms, ou seja, METADE!

Entre estes dois valores há um sem numero de possibilidades, dependendo do andamento, da estrada, do vento... etc, etc...

Com um carro mais potente, digamos por exemplo a Croma de serviço da empresa onde trabalho, com os seus 150cv, faria a mesma viagem, à mesma velocidade e com muito mais conforto e segurança, gastando certamente MUITO menos combustível!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #17 em: 15 de Setembro, 2010, 16:19:32 »

... Se fizer, como fiz em Agosto, 311kms (Portagem Queluz - Portagem de Grijó) em 2 horas (ia mesmo muito atrasado  :sombrero:) e com o ar-condicionado ligado, gasta mais ou menos 12l/100kms! Se fizer a mesma viagem a uma média de 100/120 Kms/h, de noite, sem ar-condicionado, consigo um consumo médio de 6l/100kms, ou seja, METADE!...

Perfeitamente normal, a rasgar tudo e mais alguma coisa (média de ~150Km/h), com este motor/peso.

carlosfm

• Vignale

• *
  • 629
« Responder #18 em: 15 de Setembro, 2010, 16:45:03 »
Duvido que esse carro faça uma média de 150Km/h carregado e com A/C ligado.
Deve ser mais máxima, se lá chegar já não é mau.
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #19 em: 15 de Setembro, 2010, 19:46:16 »
Duvido que esse carro faça uma média de 150Km/h carregado e com A/C ligado.
Deve ser mais máxima, se lá chegar já não é mau.

Claro que duvidas! Eu também duvidava se me contassem!!!  :t_up:

Por isso é que anexei o extracto da Via Verde com a hora da passagem nas portagens! Para NÃO haver duvidas!

Foram 311kms em 1:59h... e 60€ de gasolina ao ar! É para não voltar a repetir!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #20 em: 15 de Setembro, 2010, 21:31:05 »
Voltando à questão de fundo, a compra do Evo 77cv por 12.000€...

Eu comprava! É um carro muito actual, com uma estética agradável, uns interiores muito bonitos e funcionais, gadgets electrónicos com fartura, à boa moda do séc. XXI e acima de tudo uma habitabilidade de fazer inveja a muitos modelos do segmento superior (olhem os Bravos a corar...)!

Quanto ao motor... Pode não ser o melhor motor do segmento, mas tenho a certeza que, à imagem do meu 1.2 8v, é uma máquina que depois de se lhe saber as manhas, rende o que os outros rendem, dentro dos seus limites! Faz muitas viagens, a médias razoáveis, com conforto e segurança! É claro que se tem de pensar bem as ultrapassagens e acautelar as subidas...

Não será um carro para andar a "rasgar" nem em correrias, mas penso que também não será esse o objectivo!

Quanto aos consumos, já disse o que tinha a dizer em posts anteriores! Gasta o que gasta, porque pesa o que pesa e se acelera o que se acelera!!!  :wacko: :t_up:

carlosfm

• Vignale

• *
  • 629
« Responder #21 em: 15 de Setembro, 2010, 21:43:15 »
O carro é bonito, eu gosto.
Mas era o 1.4 multiair.

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #22 em: 15 de Setembro, 2010, 22:26:17 »
Para o carro que é, o preço é bem apetecivel, e para a qualidade que oferece nem se fala...

Já se sabe que o motor 1.4 tem uma potencia especifica muito baixa, mas é como a do 1.2. No entanto o 1.4 é muito mais adequado que o 1.2 ao carro e não duvido que em muitas situações gaste menos que o 1.2. Em cidade deverá andar nos 8lt/100Km.

Para correrias teria de ser pelo menos o 1.4 M.Air de 105cv, embora ache que deveria ser comercializada uma versão turbo 120cv ou 135cv, à semelhança do Alfa Mito.

Cump.

super_tech

• Encartado

• *
  • 90
« Responder #23 em: 15 de Setembro, 2010, 22:58:42 »
Ufa, estava a ver que ninguém me "defendia" :P

Eu praticamente vi todos os carros do segmento B, e não encontrei um melhor que o Punto Evo, seja em materiais, extras, opcionais, conforto, espaço, estética. E olhem que vi muitos, tudo dentro dos valores a rondar os 16 mil! Simplesmente adorei o carro em muitos pormenores, algo que não encontrei em Clio, Corsa, 207, Ibiza.

O objectivo não é velocidade, de certeza que pior que o 206 1.1 dela actual não faz lol! E na AE faz uma viagem 120/140 sem problemas e sem gastar assim tanto.

Quanto as gastar se calhar é um bocado como o meu 1.2 80cv. Se eu quiser consigo pô-lo a gastar pouco a andar em modo "soft", assim como o ponho a gastar uns 9 ou mais se andar a rebentar lol!

Só é pena não dar para o Multiair 1.4 com a campanha ao abate senão...

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #24 em: 16 de Setembro, 2010, 00:21:29 »
Para o carro que é, o preço é bem apetecivel, e para a qualidade que oferece nem se fala...

Já se sabe que o motor 1.4 tem uma potencia especifica muito baixa, mas é como a do 1.2. No entanto o 1.4 é muito mais adequado que o 1.2 ao carro e não duvido que em muitas situações gaste menos que o 1.2. Em cidade deverá andar nos 8lt/100Km.

Para correrias teria de ser pelo menos o 1.4 M.Air de 105cv, embora ache que deveria ser comercializada uma versão turbo 120cv ou 135cv, à semelhança do Alfa Mito...

O de 135cv (Itália) já me levava. Embora só com 5 cv a mais que o meu, as vantagens são evidentes. Experimentei o Multiair 105, prometeu ser um bom motor. Digo prometeu porque tinha só 65 km, e muito para melhorar ao longo da vida. Os 77cv vêm da legislação italiana para os recém encartados.

carlosfm

• Vignale

• *
  • 629
« Responder #25 em: 16 de Setembro, 2010, 00:36:09 »
Bem, também há o Alfa Mito com este motor 1.4 e  :point: 78cv.

super_tech

• Encartado

• *
  • 90
« Responder #26 em: 16 de Setembro, 2010, 21:55:31 »
Menos mal :P

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #27 em: 17 de Setembro, 2010, 01:18:18 »
O 1.4M.Air não está na campanha de abate? É por causa do valor das emissões? Pensei que o Multiair era mais economico...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #28 em: 17 de Setembro, 2010, 02:15:15 »
O 1.4M.Air não está na campanha de abate? É por causa do valor das emissões? Pensei que o Multiair era mais economico...

Provavelmente não está na campanha porque é um modelo mais "interessante"...

Interessa promover os modelos "menos apeteciveis" incentivando a sua compra com campanhas e descontos!

Digo eu...

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #29 em: 17 de Setembro, 2010, 20:21:21 »

O multiair, 134 (g/kmh) de emissões CO2, logo fica fora do limite"que é 130 g/kmh" para poder receber incentivo ao abate.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk