Autor Tópico: toque no turbo  (Lida 5666 vezes)

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
toque no turbo
« em: 29 de Setembro, 2010, 16:32:38 »
boas pessoal,como ou onde posso dar um toque no turbo do meu td 70,quero que fique com genica, mas para pôr uma torneira pode acabar com o turbo tem 200,000kmh,já mexi na bomba um bocadinho,tenho a egr off.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: toque no turbo
« Responder #1 em: 29 de Setembro, 2010, 20:30:54 »
se é o turbo de origem eu deixava estar até morrer, se vais pedir mais pressão dele terá uma morte bem rapida.. sinceramente duvido que o turbo tenha 200kkms e esteja em boas condições  :P

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #2 em: 29 de Setembro, 2010, 20:31:57 »
Que pressão estas a fazer?

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #3 em: 01 de Outubro, 2010, 08:57:33 »
boas,tenho que medir,mas está de origem deve ser 0.7 ou 0.8 penso eu,o quadrante não tem manometro do turbo. :t_up:

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #4 em: 01 de Outubro, 2010, 09:05:06 »
Não para andar a partir,é só quando preciso que ele tenha genica,nem é para o aço ainda agora o reparei,senão deitava -o depressa.

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #5 em: 01 de Outubro, 2010, 12:33:19 »
... ainda agora o reparei...

Deverias ter alterado as características do turbo, ou então teres arranjado um turbo mais potente, reparar e colocar!
O teu carro tem gestão electrónica?
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #6 em: 01 de Outubro, 2010, 14:17:10 »
boas,tenho que medir,mas está de origem deve ser 0.7 ou 0.8 penso eu,o quadrante não tem manometro do turbo. :t_up:

Então o primeiro passo tem de ser teres um manómetro para saberes exactamente como ele se comporta.
Nos Unos varia bastante até. Há unos a fazer 0.75, outros 0.6 e outros 0.8. Tudo de origem. Depende do carro.

O turbo do Uno é o mesmo. O meu tá a fazer 1 bar. Em quinta dá menos, especialmente em altas velocidades. Está a passar um pouco de óleo já, mesmo antes de dar mais um pouco, mas como é para trocar ao menos gasto-o  :D

Também convém então veres se o aumento da pressão dá rendimento, se o motor anda muito mais, pois pode não ter gasóleo para isso se meteres só a torneira. No entanto, a bomba injectora tem um mecanismo para ajustar o gasoleo à pressão na admissão (por isso é que tens aquele tubo do colector ao topo da bomba) e supostamente ele deverá ajustar-se a pressões ligeiramente maiores e dar o débito de gasóleo em conformidade. Disseram-me que até 1~1.2 bar isto funciona bem assim.

Portanto metes manómetro, torneira e logo vês. No meu ainda dei 1/4 de volta no débito da bomba e nota-se bem a diferença, mais um toque com a torneira para ir até 1 bar e ficou tb melhor.

Agora se o turbo aguenta ou não... há aqui entendidos nisso.

Uma coisa fundamental é mandar limpar os injectores, pois seria outra melhoria que irias notar bastante. E não falo só do deixar de fazer fumarada, mas falo mesmo e principalmente em performances.
« Última modificação: 01 de Outubro, 2010, 14:19:25 por Lourenço »

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #7 em: 01 de Outubro, 2010, 17:14:53 »
Boas,foi tudo visto limpou-se e afinou-se bomba e injectores,não faz fumo e abriu-se o débito um bocadinho,vou ver senão dou mais um cheirinho. :t_up:

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #8 em: 01 de Outubro, 2010, 17:23:48 »
olha,para meter a torneira o que tenho de fazer,que material é preciso.

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #9 em: 01 de Outubro, 2010, 17:28:58 »
desculpa,deves estar a falar do tirante de abertura do turbo?

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #10 em: 01 de Outubro, 2010, 18:45:20 »
olha,para meter a torneira o que tenho de fazer,que material é preciso.

No turbo há um tubo de borracha de uns 10cm que liga à wastegate. Assim a wastegate abre à pressão a que é suposto abrir, limitando a pressão do turbo. A torneira fica entre uma coisa e outra para fazer uma fuga de ar controlada a fim de "enganar" a wastegate, fazendo com que esta acabe por abrir mais tarde.

O que recomendo é comprar um bocado de tubo do mesmo calibre (para aí 1 metro ou menos) e 4 braçadeiras apropriadas. Depois metes a torneira de forma que fique cá em cima ao pé da caixa do filtro do ar de forma a poderes ajustar a abertura da torneira (e consequentemente a pressao do turbo).

O meu carro faz 0.85 sem torneira (devido ao débito) e depois ajusto a pressão que quero a mais com a torneira. De qqr forma sempre ouvi os mais entendidos a não recomendar muito mais de 1 bar.. No meu entre 0.85 e 1 bar não é uma diferença por aí além...

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #11 em: 01 de Outubro, 2010, 19:41:06 »
Então é a assim que compreendi,a wastegate está sempre aberta, a torneira serve para pressão não sair(ou sair controladamente )nunca se pode fechar por completo ,correcto ou meti água :t_up:olha e a torneira qual recomendas de que tipo.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #12 em: 02 de Outubro, 2010, 13:43:23 »
Então é a assim que compreendi,a wastegate está sempre aberta, a torneira serve para pressão não sair(ou sair controladamente )nunca se pode fechar por completo ,correcto ou meti água :t_up:olha e a torneira qual recomendas de que tipo.

A wastegate é uma valvula que está normalmente fechada. Quando o turbo atinge a pressão máxima ela abre.
A torneira serve para criar uma fuga antes dessa valvula, para que esta so abra na pressão pretendida. Daí a torneira só dar para aumentar a pressão e nunca para reduzir.

A montagem é assim:

A estas torneiras chama-se "bleed valve". Têm uma entrada e saída e ainda uma outra saída onde há a "fuga" do ar.

Depois ainda há outro tipo de torneira que só tem uma entrada e saída. Estas usam uma mola e uma esfera, servindo como uma valvula que está sempre fechada mas a uma dada pressão abre e passa o ar para a wastegate.

Portanto há 2 tipos de torneira. Eu tenho uma dessas de mola e esfera.

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #13 em: 02 de Outubro, 2010, 21:34:53 »
boas,olha onde posso arranjar a torneira e tenho de saber a medida do tubo,ou então desisto e dou-lhe mais um bocadinho de débito,que achas?Então arranjo o material e dás-me as dicas como se monta e regula a cena. :t_up:

ireal

• Giannini

• *
  • 421
« Responder #14 em: 03 de Outubro, 2010, 15:27:34 »
Ja agora e para tornares o processo mais viável, coloca tubos em silicone.
Lancia y 1.2 8v
Saab 9000 CD Turbo 16v