Autor Tópico: GRANDE PUNTO PROBLEMA?  (Lida 1335 vezes)

fradao

• Encartado

• *
  • 123

Masculino
  • Texto Pessoal
    Respect The Car.....
GRANDE PUNTO PROBLEMA?
« em: 14 de Outubro, 2010, 01:50:56 »
Boa Noite Fiatistas,

Tenho um G punto 1.2 65cv e tenho um problema, penso eu, mas não consigo identificar:

Quando meto a 1ª mudança ao fazer a passagem para a 2ª , quando piso no pedal para efectuar a troca o carro faz um barulho como se estivesse a entrar em esforço, dá um soluço... não sei se é normal mas julgo não ser porque já tive outro de 2006 e não acontecia isso. Será da quilometragem? este tem 22000km é de 2009 e o outro era de 2006 com 37000km. é a única passagem que faz isso as outras estão impecáveis, embraiagem não deve ser, carro não patina, não arranha. o que eu me lembrei é que a 1ª não tem sincronizadores e poderá ser daí ou então estou a esticar muito a 1ª ( faço a passagem ás 15000rpm´s), passagem esta suave a nível mecânico mas faz este barulho. de salientar que nem sempre faz, pois quando faço a passagem por voltas das 10000rpm não acontece.

Será motivo de preocupação?
garantia?

Abraço a todos.... E viva o PEC 3 ou 4 já nem sei.......
Abraço Tricolore...

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: GRANDE PUNTO PROBLEMA?
« Responder #1 em: 14 de Outubro, 2010, 02:37:26 »
Boa Noite Fiatistas,

Tenho um G punto 1.2 65cv e tenho um problema, penso eu, mas não consigo identificar:

Quando meto a 1ª mudança ao fazer a passagem para a 2ª , quando piso no pedal para efectuar a troca o carro faz um barulho como se estivesse a entrar em esforço, dá um soluço... não sei se é normal mas julgo não ser porque já tive outro de 2006 e não acontecia isso. Será da quilometragem? este tem 22000km é de 2009 e o outro era de 2006 com 37000km. é a única passagem que faz isso as outras estão impecáveis, embraiagem não deve ser, carro não patina, não arranha. o que eu me lembrei é que a 1ª não tem sincronizadores e poderá ser daí ou então estou a esticar muito a 1ª ( faço a passagem ás 15000rpm´s), passagem esta suave a nível mecânico mas faz este barulho. de salientar que nem sempre faz, pois quando faço a passagem por voltas das 10000rpm não acontece.

Será motivo de preocupação?...

Fradao, 10000 e 15000 rpm não são de certeza, deves querer dizer 1000 e 1500 rpm, e isso são muito poucas rpms para mudar de 1ª para 2ª, principalmente num motor subdimensionado para o carro, como é o teu.

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #2 em: 14 de Outubro, 2010, 08:18:23 »
Isso é porque faz a passagem entre mudanças demasiado cedo, diz que faz entre as 1000 e 1500 rpm, isso para um motor a gasolina é muito baixo, deveria fazer a passagem entre mudanças pelo menos ás 2000 rpm em terreno direito/descer, e ás 2500/3000 em subida, para não haver perda de força devido á rotação ser baixa. :t_up:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 14 de Outubro, 2010, 09:55:44 »
Embraiagem!

fradao

• Encartado

• *
  • 123

Masculino
  • Texto Pessoal
    Respect The Car.....
« Responder #4 em: 14 de Outubro, 2010, 14:37:24 »
Boas,

antes de mais obrigado pelas dicas...

enganei me quanto as rpm´s , isso só num f1...

vou sair agora e por em pratica as dicas. quanto á embraiagem será?

gracias
Abraço Tricolore...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 14 de Outubro, 2010, 15:25:49 »
chega o banco um pouco mais à frente e carrega bem com o pé esquerdo e vê se notas diferença..............

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 14 de Outubro, 2010, 17:56:31 »
Eh pah! Tenho um carrito igual ao teu e posso dizer-te que estás a fazer a passagem de caixa cedo demais!

O nosso motor tem o binário máximo às 3000rpm e a potência máxima às 5500rpm, para fazeres uma condução mais confortável, tenta manter as rotações
entre as 2000 e as 3000. Se quiseres alguma vivacidade (a possivel) só subindo o ponteiro para um regime acima das 3500rpm!

Ao passares de 1ª para 2ª às 1500rpm, a não ser que estejas a descer, não só vais ter de carregar mais no acelerador como corres mesmo o risco do carro "morrer" e começar a "engasgar e soluçar"...

Experimenta fazer a passagem um pouco mais tarde e depois conta-nos como foi!

Abraço!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0