Autor Tópico: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv  (Lida 36771 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #15 em: 18 de Outubro, 2010, 12:24:06 »
Carlos, corro o risco de estar a dizer asneiras, mas eu acho que a utilização do turbo beneficia o consumo...

Repara que hoje em dia a gestão é feita de forma electrónica, por sensores, logo mais ar não significa necessáriamente mais gasolina!

Além disso, com o turbo em funcionamento o volume de ar que entra é o mesmo, o que muda é a sua massa, uma vez que a função do turbo é comprimir e aquecer o ar, melhorando o tempo de enchimento das camaras e a temperatura ideal para a combustão.

Corrijam-me os entendidos, se estiver a dizer alguma grande asneira!  :blink:
« Última modificação: 18 de Outubro, 2010, 12:28:11 por arturbranco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #16 em: 18 de Outubro, 2010, 12:32:47 »
está quase correcto...

não é o volume de ar que entra que é o mesmo, mas sim o volume da câmara;


Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #17 em: 18 de Outubro, 2010, 12:36:25 »
Carlos, corro o risco de estar a dizer asneiras, mas eu acho que a utilização do turbo beneficia o consumo...

Repara que hoje em dia a gestão é feita de forma electrónica, por sensores, logo mais ar não significa necessáriamente mais gasolina!

Além disso, com o turbo em funcionamento o volume de ar que entra é o mesmo, o que muda é a sua massa, uma vez que a função do turbo é comprimir e aquecer o ar, melhorando o tempo de enchimento das camaras e a temperatura ideal para a combustão.

Corrijam-me os entendidos, se estiver a dizer alguma grande asneira!  :blink:
O ar aquece precisamente pq é comprimido... no que diz respeito ás "vantagens" do ar aquecer, não são grandes.... por alguma coisa se montam IC's nos carros... quanto mais fresco, melhor! :)
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #18 em: 18 de Outubro, 2010, 12:42:36 »
a função do IC é arrefecer a mistura para que na diminuição de volume por arrefecimento, entre mais mistura combustivel para queimar e mais mistura combustivel significa mais cavalos..

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #19 em: 18 de Outubro, 2010, 12:45:18 »
está quase correcto...

não é o volume de ar que entra que é o mesmo, mas sim o volume da câmara;



Exacto! O que eu quis dizer é que para o mesmo volume, através da comprensão, temos uma massa de ar maior!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #20 em: 18 de Outubro, 2010, 12:47:28 »
a função do IC é arrefecer a mistura para que na diminuição de volume por arrefecimento, entre mais mistura combustivel para queimar e mais mistura combustivel significa mais cavalos..

Arrefecer a mistura?

Arrefece o ar que vai á admissão que posteriormente é misturado com gota...  :boxing_smiley:

Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #21 em: 18 de Outubro, 2010, 12:51:48 »
Arrefecer a mistura?

Arrefece o ar que vai á admissão que posteriormente é misturado com gota...  :boxing_smiley:



O ar entra mais frio e (está bem...) jé vem com temperatura inferior antes de entrar na bomba onde entra o combustivel e faz a respectiva mistura;

assim a mistura é mais "fresca" do que se não tivesse IC, logo menos volume, logo pode levar mais..

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #22 em: 18 de Outubro, 2010, 12:57:57 »
É tudo uma questão de densidade...

O turbo aumenta a densidade do ar, o IC ao baixar a temperatura do ar comprimido vai recuperar a parte da densidade perdida pelo calor gerado na compressão.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #23 em: 18 de Outubro, 2010, 12:58:32 »
Como é que um carro a gasolina com turbo pode ser mais económico?
Não é.
Entrando em acção o turbo, entra mais ar. Tem que entrar também mais gasolina, para manter a mistura.

Se assim for, como se explica por exemplo no caso de dois motores iguais, apenas um tem turbo e outro não, falo dos Lancia Kappa 2.0 20v. a gasolina, neste caso o modelo com turbo consegue consumos mais baixos.



89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #24 em: 18 de Outubro, 2010, 13:25:53 »
Num carro sem turbo a potência consegue-se à custa da rotação! Mais rotação, mais consumo...

Com a entrada em cena do turbo, há muito mais potência (torque) disponivel a rotações mais baixas...

O mesmo andamento é conseguido com um menor recurso ao pedal direito! O consumo tem tendência a baixar!

Esta comparação só está correcta em motores iguais montados em carros iguais. Se introduzirmos outras variáveis como cilindrada, peso e etc, deixa de fazer sentido.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #25 em: 18 de Outubro, 2010, 13:42:47 »
ar mais frio = menos volume de ar

menos ar = pode levar mais ar

pode levar mais ar = pode levar mais combustivel

pode levar mais combustivel = mistura com mais densidade no mesmo volume

mistura com mais densidade com mesmo volume = mais potência

isto é a lógica da batata!!

(alguém tem aquário??)

carlosfm

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 629
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #26 em: 18 de Outubro, 2010, 14:19:59 »
ar mais frio = menos volume de ar
menos ar = pode levar mais ar
pode levar mais ar = pode levar mais combustivel
pode levar mais combustivel = mistura com mais densidade no mesmo volume
mistura com mais densidade com mesmo volume = mais potência
isto é a lógica da batata!!
(alguém tem aquário??)

Continuo a pensar (mas posso estar enganado) que em alta rotação o motor turbo é mais gastador.
A menos que seja atrofiado para não gastar, mas aí então lá se vai parte da vantagem de ter turbo.
Numa condução "normal", sem puxar muito, o motor turbo até pode ser mais económico pois responde bem mais cedo e não há a tendência para puxarmos mais pelo motor (rotações mais altas).
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #27 em: 18 de Outubro, 2010, 14:25:55 »
Continuo a pensar (mas posso estar enganado) que em alta rotação o motor turbo é mais gastador.
A menos que seja atrofiado para não gastar, mas aí então lá se vai parte da vantagem de ter turbo.
Numa condução "normal", sem puxar muito, o motor turbo até pode ser mais económico pois responde bem mais cedo e não há a tendência para puxarmos mais pelo motor (rotações mais altas).

os motores turbo são mesno rotativos que os aspirados..

não precisam da rotação para trepar na cavalagem; os aspirados quanto mais rotação mais potencia....


hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #28 em: 18 de Outubro, 2010, 14:43:15 »
Os motores turbo respondem muito melhor a baixa rotação. As altas rotações dos atmosféricos pedem consumos mais altos, isto para a mesma potência.

Numa condução normal os turbo rodam pouco e desde que em carga de acelerador parcial, consomem "pouco" face à disponibilidade.

No bravo Tjet consigo bons consumos em situações de carga parcial e passagens de caixa ás 2500rpm. Nessas situações continuo a ter uma disponibilidade de motor muito grande... o mesmo não acontece com um atmosférico, em que é sempre preciso reduzir uma relação de caixa.

Tenho uma média absoluta de 8,3lt/100Km no bravo Tjet. Mas porque aprendi a usar a caixa de velocidades para a disponibilidade do motor. Qualquer carro com cilindrada semlhante, atmosférico, gasta o mesmo, e com muito menos para dar.

Para mim, um carro com um turbo pequeno, como o IHI do bravo, é sempre melhor que um atmosférico, mesmo em consumos.

Nos limites a conversa é outra...


Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500 TwinAir Vs 1.2 69cv Vs 1.3Mjet 75cv
« Responder #29 em: 18 de Outubro, 2010, 14:52:34 »
é quando se anda devagar que o bicilindrico mostra o que vale em consumos.. é obvio que a arrasar quanto menos cilindrada tiveres para a potencia mais consumos tens, denominado por BSFC (brake specific fuel consumption) e é uma das leis de medir eficiencia de um motor..

da mesma forma que o 1.3mjet bebe mais e anda menos que o jtd do punto mk2, o mjet apenas tem 10cv a mais e é 1.3 vs 1.9, no entanto o jtd faz medias de 5-6 enquanto o mjet faz medias de 8-9... nas calmas a historia muda completamente  :t_up:


Qual 1.3 mjet? O mk 2b.
« Última modificação: 18 de Outubro, 2010, 14:57:34 por Tiffosi »