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Carlos, corro o risco de estar a dizer asneiras, mas eu acho que a utilização do turbo beneficia o consumo...Repara que hoje em dia a gestão é feita de forma electrónica, por sensores, logo mais ar não significa necessáriamente mais gasolina!Além disso, com o turbo em funcionamento o volume de ar que entra é o mesmo, o que muda é a sua massa, uma vez que a função do turbo é comprimir e aquecer o ar, melhorando o tempo de enchimento das camaras e a temperatura ideal para a combustão.Corrijam-me os entendidos, se estiver a dizer alguma grande asneira!
está quase correcto...não é o volume de ar que entra que é o mesmo, mas sim o volume da câmara;
a função do IC é arrefecer a mistura para que na diminuição de volume por arrefecimento, entre mais mistura combustivel para queimar e mais mistura combustivel significa mais cavalos..
Arrefecer a mistura?Arrefece o ar que vai á admissão que posteriormente é misturado com gota...
Como é que um carro a gasolina com turbo pode ser mais económico?Não é.Entrando em acção o turbo, entra mais ar. Tem que entrar também mais gasolina, para manter a mistura.
ar mais frio = menos volume de ar menos ar = pode levar mais ar pode levar mais ar = pode levar mais combustivelpode levar mais combustivel = mistura com mais densidade no mesmo volumemistura com mais densidade com mesmo volume = mais potênciaisto é a lógica da batata!!(alguém tem aquário??)
Pah, tem que ter faísca, ou não presta. ^_^
Continuo a pensar (mas posso estar enganado) que em alta rotação o motor turbo é mais gastador.A menos que seja atrofiado para não gastar, mas aí então lá se vai parte da vantagem de ter turbo.Numa condução "normal", sem puxar muito, o motor turbo até pode ser mais económico pois responde bem mais cedo e não há a tendência para puxarmos mais pelo motor (rotações mais altas).
é quando se anda devagar que o bicilindrico mostra o que vale em consumos.. é obvio que a arrasar quanto menos cilindrada tiveres para a potencia mais consumos tens, denominado por BSFC (brake specific fuel consumption) e é uma das leis de medir eficiencia de um motor..da mesma forma que o 1.3mjet bebe mais e anda menos que o jtd do punto mk2, o mjet apenas tem 10cv a mais e é 1.3 vs 1.9, no entanto o jtd faz medias de 5-6 enquanto o mjet faz medias de 8-9... nas calmas a historia muda completamente