Autor Tópico: Pneus novos  (Lida 6593 vezes)

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Pneus novos
« em: 05 de Novembro, 2010, 20:15:21 »
Boa noite
Depois de ter recebido opiniões vossas e até ter mostrado o estado dos pneus,estou para mudar os pneus da frente. Não vou deixar os Pirelli P6 Cinturatto chegarem ao limite. Em molhado,mas essêncialmente em estrada humida,ou "cheia de água",já sinto a direcção demasiado... macia e a obrigar a conduzir muito,muito suavemente e sem exageros nas curvas.
Para 185/60 R14 82H,pedi a vossa opinião para pneus que fossem dos melhores e em quase todas as casas de pneus onde arranjei preços,as opiniões foram similares.
Bridgestone Turanza ER 300 (iguais ao que tenho atrás e gosto muito,mas não queria montar à frente),Dunlop FasResponse (que não desisti de experimentar),Hankook K415,ToyoCF1, etc...!,houve também sugestões sobre marcas/modelos menos "dispendiosos".
Montar ER300 era giro para ver a duração face aos de trás. FastResponse leio e ouço muito boas referência sobre eles,tal como K415. CF1 ainda não me convenceram...!
Há algum equilibrio,incluindo nos preços. Alguma sugestão?
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Pneus novos
« Responder #1 em: 05 de Novembro, 2010, 20:27:36 »
Tenho ER300 montados nos dois eixos e ao fim de 13.000kms não consigo notar diferenças significativas dos da frente para os de trás.
Em todo o caso, mais 2.000kms e faço a rotação.

Não querias calçar os ER300 à frente porquê? Tens receio que "se vão" depressa?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #2 em: 05 de Novembro, 2010, 20:53:23 »
Tenho ER300 montados nos dois eixos e ao fim de 13.000kms não consigo notar diferenças significativas dos da frente para os de trás.
Em todo o caso, mais 2.000kms e faço a rotação.

Não querias calçar os ER300 à frente porquê? Tens receio que "se vão" depressa?
Desde que troquei de pneus,montei ER300 novamente atrás,mas à frente procurei montar algo de qualidade similar,mas que pudessem durar mais que os ER300,sem fazer rotação de pneus.
Montei Pirelli P6 Cinturatto,mas não quero isso outra vez. Era para ter montado Dunlop FastResponse,ou Continental ContiPremmiumContact (sa não estou em erro),mas apareceu uma boa proposta para os P6...!!!
Os ER300 em minha opinião são optimos,recomendo,mas como os flancos se gastam com alguma facilidade...!!!
Todos os dias da semana faço serra,com curvas umas atrás das outras,com piso por vezes escorregadio. Por isso quero boa aderência,mas se para a frente arranjar algo similar aos ER300,mas que possam durar um pouco mais,quero experimentar.
Os P6 estão com cerca de 32000 kms. Os ER300 com cerca de 37250 kms, aparentemente com cerca de 50% de gasto. Desta vez nunca fiz rotação dos pneus.
lmml
lmml
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

adg high torque

• Piccolo

• *
  • 21
« Responder #3 em: 07 de Novembro, 2010, 02:36:02 »
Fiz um vídeo sobre o assunto pneus em meu canal de vídeos.

tudosobrecarros. PNEUS NOVOS.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #4 em: 07 de Novembro, 2010, 16:56:05 »
Fiz um vídeo sobre o assunto pneus em meu canal de vídeos.

tudosobrecarros. PNEUS NOVOS.

Carro de tracção à frente, para mim, é pneu novo à frente!
Por causa da travagem em chuva e porque num carro de tracção à frente os grandes sustos normalmente são quando foge de frente (sendo preciso voltar a ganhar tracção para o carro curvar).

...já tracção a trás é outra história!

adg high torque

• Piccolo

• *
  • 21
« Responder #5 em: 07 de Novembro, 2010, 20:58:12 »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #6 em: 07 de Novembro, 2010, 23:20:59 »
Mas isso é numa situação específica. Aposto que a travar a direito o carro com pneu novo à frente tem mais facilidade em parar. Também aposto que se entrar numa curva diferente e em que o carro fuja de frente e entrar na curva, que o carro com pneu à frente seja mais facil de corrigir. E estas penso ser as situações mais comuns, e especialmente para quem não ande de forma desportiva e seja apanhado desprevenido.

Já entrar em curva àquela velocidade e daquela forma e para o carro fugir de trazeira não me parece uma situação tão de imprevisto. Fazer curvas àquela velocidade em com aquele piso já implica ter noção que se está a abusar, e quem quer abusar deve ter alguma preparação para agarrar a trazeira.

Mas isto é só uma opinião. Ambas parecem-me válidas.

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #7 em: 08 de Novembro, 2010, 16:27:30 »
Carro de tracção à frente, para mim, é pneu novo à frente!
Por causa da travagem em chuva e porque num carro de tracção à frente os grandes sustos normalmente são quando foge de frente (sendo preciso voltar a ganhar tracção para o carro curvar).

...já tracção a trás é outra história!

Lourenço,
Eu fiz cursos de condução avançada, em que treinei situações de emergência, condução desportiva*, condução VIP anti-criminal, e condução com auditoria.
Ganhei conhecimentos e treino excepcionais, e posso dizer-te que é sempre mais difícil dominar a traseira. Por isso é aí que devem estar os pneus melhores. Digo-te mesmo que estava em grande forma de condução e super confiante. Resolvi experimentar trocar (contra as indicações do homem da loja) os desgastados pneus da frente, para trás. Durante algum tempo não houve problemas, mas um belo dia, sem explicação até ao momento e apenas a 43Km/H a traseira foi-se e não houve maneira de evitar um meio pião.  Então lembrei-me de, num determinado exercício (com pneus traseiros propositadamente 100% carecas), o mestre ter dito que a velocidade máxima para o poder executar era 40 Km/h. Aquando do meu meio pião, o piso era melhor que no exercício, e os pneus estariam a 75% de gasto, e apenas houve um ligeiro levantar do pé direito, como possível causa do desiquilíbrio.

* 2 e 4 rodas motrizes.
« Última modificação: 09 de Novembro, 2010, 15:58:47 por bude »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #8 em: 08 de Novembro, 2010, 17:50:49 »
Não estou a pôr isso em causa. O que descreves é o mesmo que fala no vídeo da pirelli.  :t_up:

No entanto, eu prefiro que o carro "vire" e que trave.

É como disse. No meu entender, que vale o que vale, ambas as ideias são válidas.
Mas concensual é que todos os pneus devem estar em bom estado, sendo que a questão aqui é onde colocar os que agarram mais.

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 09 de Novembro, 2010, 09:57:05 »
Não estou a pôr isso em causa. O que descreves é o mesmo que fala no vídeo da pirelli.  :t_up:

No entanto, eu prefiro que o carro "vire" e que trave.

É como disse. No meu entender, que vale o que vale, ambas as ideias são válidas.
Mas concensual é que todos os pneus devem estar em bom estado, sendo que a questão aqui é onde colocar os que agarram mais.
Em minha opinião,válida para uns e errada para outros,parece-me mais fácil a controlar o carro a fugir de frente,que a figir de traseira. Não tenho dotes de piloto.
 A respeito de virar e travar,a nossa condução vai-se adaptando naturalmente às condições de aderência. Até agora não tenho razões de queixa,mesmo quando surgem imprevistos,mas não posso dizer que não possa um dia destes deparar com uma situação extrema,em que não consiga evitar o embate,ou despiste,etc...!,Se os pneus novos à frente evitariam o problema...,não sei. Se calhar travava e virava bem,mas a traseira poderia ir passear...!,Isto são só suposições,cada caso é um caso,muita coisa influência o "resultado final".
 Pelos preços,pelos orçamentos que tenho recebido,é muito provável que ainda não seja desta que experimente os Dunlop FastResponse,mas sim monte outra vez os Bridgestone Turanza ER300.
 Também é provável que não faça o que tinha pensado,de trocar os pneus da frente e deixar os de trás com "meio uso",na mesma atrás. Se calhar os de trás vou passa-los para a frente e os novos devem ir parar atrás.
 Ando diáriamente em estradas boas para ficar atravessado e não me apetece que isso ocorra,excepto se tiver vontade disso.
 lmml
lmml

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #10 em: 09 de Novembro, 2010, 16:31:38 »
... No entanto, eu prefiro que o carro "vire" e que trave...

Lourenço, na travagem, o efeito é o mesmo que vimos nas curvas do video. A tua frase, que citei, é um engano. Se reparares, no video, o homem diz, e muito bem, que dá a sensação de segurança, mas é uma sensação que é falsa. Na travagem há uma deslocação de massas (peso) para a frente do carro colando-a mais ao chão e soltando a traseira, ora se esta já for solta pelo mau estado dos pneus, é pião certo!!!

Ainda não encontrei nenhum fiatista que tivesse feito um (qualquer) curso de condução avançada. Aproveito esta ocasião para incentivar a todos em geral e a ti em particular, a frequentar um, por mais básico que seja.  Quem fizer uma formação deste tipo, vai ficar com uma visão completamente diferente do que é conduzir. E se der continuidade aos estudos/treinos, como eu fiz, então  :uikabom:  :uikabom: :hail:

Eu passei uma boa parte de uma manhã a fazer travagens e travagens com desvio de obstáculos, numa pista só para mim, com três tipos de piso, sêca e molhada, o carro era novo e com 4 pneus novos. A traseira é sempre a parte mais difícil.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #11 em: 09 de Novembro, 2010, 17:58:39 »
Subscrevo,o Thema tem uma das traseiras mais falsas que já vi..... :OMG: :OMG: :OMG:

Botei uns Dunlop Sp Sport 01 e melhorou significativamente... :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #12 em: 09 de Novembro, 2010, 18:06:03 »
Claro que numa situação ou noutra há vantagens e desvantagens.

1- Ou têm melhor aderência, melhor tracção e melhor travagem a direito, e o carro tende a fugir de trazeira

2- Ou têm pior aderência, menos tracção e pior travagem a direito, e o carro não tende a fugir de trazeira

E falo em chuva, porque em seco vale muito mais o pneu mais aderente à frente.

Na minha perspectiva, volto a salientar!

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #13 em: 01 de Novembro, 2011, 12:09:53 »
Vim desenterrar este tópico só para "me gabar" que afinal tenho razão.   :D :d_naughty: :d_naughty:

Pneus. Rodizio, desgaste, estepe e etc....
(mais concretamente aos 3m28s)

Portanto pneu novo é à frente!

Saliento que, para não ficarem com a ideia errada, sou fã dos vídeos da High Torque e vejo-os quase todos. É dos canais bons que há no YouTube! Mas às vezes surgem opiniões diferentes e é sempre bom debater essas opiniões para chegar a conclusões que nos permitam saber o que fazer na altura correcta.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #14 em: 01 de Novembro, 2011, 12:45:05 »
Lourenço!

Não tens razão!

O eixo da frente tem o peso do motor/caixa em cima! Mesmo que os pneus tenham um pouco menos de piso, vão sempre resistir mais ao aquaplaning que os do eixo traseiro (mais leve)!

Esta é outra das razões para colocar os melhores pneus atrás! As forças exercidas sobre eles, sejam em travagem como a curvar em apoio, são sempre menores! Estarão portanto mais sujeitos a falta de aderência!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0