Autor Tópico: Pneus novos  (Lida 6609 vezes)

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
Re: Pneus novos
« Responder #15 em: 01 de Novembro, 2011, 13:03:57 »
Artur, tens que ver é na prática. O efeito do aquaplaning que falas na maior parte dos casos o carro vai em frente. A ir em frente é porque perde capacidade de virar porque perde tracção nas rodas de frente. Quando o carro foge de traseira é porque perde a aderência nas rodas de trás, mas para isso acontecer é preciso antes ter aderência nas da frente!!

Já o caso de fugir às 4 rodas é diferente, mas mesmo assim a causa disso acontecer em princípio parte inicialmente da perda de aderência num dos eixos, a meu ver.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #16 em: 01 de Novembro, 2011, 13:15:33 »
Prática!? Queres mesmo ir por aí?

Eu conduzo diariamente desde 1994... Felizmente, e até agora, sem nenhum acidente e olha que são já muitos milhares de kms!  :t_up:

É uma questão de lógica! Repara:

O eixo da frente tem o peso do conjunto motor/caixa em cima... Tem a força da motricidade... Tem a vantagem da direccionalidade...  Normalmente é sobre si que são aplicadas as maiores forças (aceleração, travagem, apoio ao curvar)!

O eixo de trás tem o quê? Tens as forças de inércia, centrifugas e pouco mais! Terás algum peso extra se transportares passageiros ou bagagem...

Em qual destes eixos é que preferes ter as melhores borrachas?

:P

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #17 em: 01 de Novembro, 2011, 13:31:14 »
Prática!? Queres mesmo ir por aí?

Eu conduzo diariamente desde 1994... Felizmente, e até agora, sem nenhum acidente e olha que são já muitos milhares de kms!  :t_up:

Não é isso que está em questão. Não estou a dizer que tenho mais experiência ou habilidade que tu.. nada disso!

Estou a dizer é que, mais importante que pensares numa teoria, deves basear-te nas tuas experiências (que obviamente tens) e só a partir disso tentares perceber esses fenómenos por teorias. É que podes-te estar a focar num pormenor que será verdade, mas isso pode não explicar tudo. Entendes o que estou a dizer?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #19 em: 01 de Novembro, 2011, 13:45:01 »
Estou a dizer é que, mais importante que pensares numa teoria, deves basear-te nas tuas experiências (que obviamente tens) e só a partir disso tentares perceber esses fenómenos por teorias. É que podes-te estar a focar num pormenor que será verdade, mas isso pode não explicar tudo. Entendes o que estou a dizer?

O que te estou a dizer é que sempre montei os melhores pneus atrás e nunca tive problemas com isso!

Claro que me interessa conhecer a teoria que suporta esta opção! Ajuda-me a entender o funcionamento e comportamento do carro!  :t_up:

Há algo nas tuas experiências que te leve a fazer o contrário?

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #20 em: 01 de Novembro, 2011, 14:03:43 »
Artur, essas são todas situações a meio da curva. Então e quando entras na curva? É que para chegares ao meio da curva tens que entrar nela e uma situação muito crítica é quando apontas o volante. Se ele vai logo de frente tens uma situação chata.

E isto sem falar na travagem a direito, que depende muito mais dos pneus da frente para fazer parar o carro.

Agora há uma coisa que falam nesses vídeos e concordo: se sentires o carro a responder menos à direcção (pneus velhos à frente) podes ter mais consciência de que vais com menor margem de segurança.

Há algo nas tuas experiências que te leve a fazer o contrário?

Exactamente porque os meus grandes sustos em chuva costumam ter a ver com o carro ir de frente. De traseira comigo já tem sempre a ver com um desiquilíbrio qualquer (tirar o pé, demasiada velocidade, superfície da estrada), mas mais controlável do que ter que esperar o carro ganhar tracção para poder deixar de ir de frente.

O ideal é os 4 novos, mas trata-se de optar pelo mal menor.

AiRMaX

• Zagato

• *
  • 1553

Masculino
  • Texto Pessoal
    Henriques
« Responder #21 em: 01 de Novembro, 2011, 14:10:08 »
Eu vou falar das experiencia que tenho com o meu antigo punto mk1...punha SEMPRE os novos atrás...quem teve\tem um carro daqueles sabe que são pesos pluma, então na traseira, deus me livre...

Meti SEMPRE os pneus novos atrás, pelo simples facto de nos primeiros 5.000 andar com pneus carecas há frente e atrás e quer seja a entrar em curva, a meio da curva, a sair da curva ou inclusive travar a direito em molhado, o carro fugia-me de traseira...desde que comecei a meter o pneus novos atrás isso passou a acontecer menos.

Claro que se entrar numa rotunda a 100, nem pneus de nossa senhora dos caramelos me safam...
"In Nomine Dementia..." Punto GT Addicted!

||Fiat Punto EVO 1.2 69cv Blanco Divino||->Sempre a andar!

||Fiat Punto SX MK1 1.2 75cv Verde||-> Dead!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #22 em: 01 de Novembro, 2011, 14:33:01 »
lourenço, vens ter comigo, eu monto-te umas jantes com uns mustang 185/60R13 que la tenho que estão praticamente slicks
primeiro atras, e depois á frente, depois dizes-me como é que controlas melhor o carro

num carro de tracção dianteira é muito mais facil apanhar a frente que a traseira, claro que é mais divertido soltar a traseira, mas não é seguro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #23 em: 01 de Novembro, 2011, 14:34:20 »
ahhh e o uno foge de frente por feitio mesmo, é uma questão de trabalhares as pressões dos pneus para contrariar, e alterar a pressão dos amortecedores se tiveres konis

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #24 em: 01 de Novembro, 2011, 14:51:10 »
Desculpem meter-me na conversa mas vou dar também a minha opinião.

No meu carro antigo (que comprei em 2ª mão) tinha já pneus mais usados atrás e como na altura era maçarico (e ainda continuo a ser uma vez que todos os dias se aprende) não ligava nada a isso. Acontece que num dia, parei num cruzamento e pretendia virar a esquerda, um camião deu-me passagem e eu aproveitei. O que acontece é que a estrada onde ia entrar estava cheia de lama e eu não tinha reparado. Estava a acelerar e de repente a traseira foge-me de uma maneira estúpida em direcção a um muro. A minha sorte é que ia a velocidade reduzida e numa mudança baixa, o que fez com o carro ainda tivesse força para puxar e conseguir corrigir a trajectória.

O mesmo já não acontece se fores numa auto-estrada em velocidades mais elevadas e em mudanças mais altas. Se o carro te foge de traseira indo em 5ª ou 6ª nunca vais ter força suficiente nas rodas da frente para conseguires corrigir, por muito que coles o acelerador ao chão (já ouvi dizer que se deve andar sempre uma mudança abaixo em tempo de chuva, mas ninguém faz isso).

Por sua vez, se o carro começar a fugir de frente basta cortar um bocadinho no acelerador para ele agarrar. Sendo isto muito mais fácil para qualquer pessoa que não tenha tido a oportunidade de fazer o que o bude fez ou que não tenha aptidões naturais de piloto.

Além de que se os pneus mais gastos estiverem à frente não te dá tanta sensação de segurança e naturalmente já vais a velocidades mais reduzidas (naturalmente já entras nas curvas bem mais devagar).

Dou-te razão quando dizes que em travagem a direito os pneus novos seriam melhores, mas é preciso ponderar todas as situações.

Resumindo, concordo com o Artur e em usar os pneus novos atrás.
Relembro que é só a minha opinião baseada em situações que passei.

Edit: O que está a negrito :)
« Última modificação: 01 de Novembro, 2011, 15:30:14 por Zito »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #25 em: 01 de Novembro, 2011, 15:02:10 »
ahhh e o uno foge de frente por feitio mesmo, é uma questão de trabalhares as pressões dos pneus para contrariar, e alterar a pressão dos amortecedores se tiveres konis

Já agora pergunto.. porque eu para chuva nunca mexo na pressão dos pneus. Aí só tenho alguma noção para o seco. Mas sim no Uno costumava jogar com pressões entre os 2.1 e os 2.4 bar, até por causa daquelas torsões causadas pelos pneus... Já com os 185/55 não tenho dado tanto.

Luke, os amortecedores mais duros ou mais macios atrás? Mais duros, certo?

Para chuva vocês costumam tirar, manter, ou aumentar a pressão dos pneus?
« Última modificação: 01 de Novembro, 2011, 15:06:12 por Lourenço »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #26 em: 01 de Novembro, 2011, 15:05:14 »
Sendo isto muito mais fácil para qualquer pessoa que não tenha tido a oportunidade de fazer o que o Artur fez ou que não tenha aptidões naturais de piloto.

Que é que eu fiz???

Não sei do que falas, mas não fui eu de certeza!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #27 em: 01 de Novembro, 2011, 15:14:59 »
2.4?  com que pneus? os unos andam pelos 2 bar :|

os turbinas usam 30 libras (2.1 bar)!!!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #28 em: 01 de Novembro, 2011, 15:25:22 »
2,4 é que uso na Croma... E já estamos a falar de 2xx/50 R17...

Nos meus Puntos, tanto do mk2 como no mk3, uso 2,1 nos dois eixos. Quando vou fazer muita AE aumento à frente para 2,2.

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #29 em: 01 de Novembro, 2011, 15:28:01 »
Que é que eu fiz???

Não sei do que falas, mas não fui eu de certeza!

Tens razão, foi o Bude... Erro meu  :smash: