yeap....o aço sueca dura, dura, dura.....cell
se não me engano foi o 9000 turbo de prego a fundo numa pista oval com curvas elipticas tipo Indy..foi mesmo até parar.. mas isto já foi há alguns anos .......
O Saab 9000 Turbo conseguiu 2 recordes mundiais e 21 recordes internacionais na Pista Internacional de Alabama em Talladega, nos EUA. 100.000 kms a uma velocidade média de 213.299 km/h e ainda 50.000 milhas a uma velocidade média de 213.686 km/h...E tem ainda o record de flying kilometer a uma velocidade de 282.86 km/h, na classe 2.3 L....
wikipedia
Nop,site da Saab....
Neste momento consigo garantir que o GT é mais rápido que o Thema....
a ser honesto não ha carro nenhum de fabrica com motor para esgotar a mudança mais alta, se fosse o caso seria a caixa errada para o motor e nada economico..não ha motor nenhum de pistons num carro que aguente a rotação maxima muito tempo, com imensa sorte e muito investimento fazes umas horas, é a razão que motores de potencia continua têm rotação maxima baixa(bombas, aviões, maquinas etc) o problema que leva a falhas em alta rotação são varias, harmonicos, temperaturas, expanção etc que dificilmente se consegue dar a volta..quanto ao turbo, vejo que não prestaste grande atenção em fisica na escola.. um turbo não passa de uma bomba de ar, pressão e caudal são duas coisas bem diferentes... um turbo dento da area de eficiencia tem um caudal bem superior que a maior pressão fora da eficiencia, 2bar no tb0385 é menos ar que a 1bar, isto é derivado directamente a que ar quando comprimido aquece e um turbo fora da eficiencia so aquece o ar.. até podes meter o turbo a fazer 5 bar mas daria tanto ar como soprares numa palhinha.. é como comparares o arranque de um camião de 500cv carregado com um panda 1000, na me digas que o camião ganha isto não é uma questão de ateimar, é factos que por vezes invocam os que percebem menos a cometer erros desnecessarios e despendiosos..
isto ja vai dar mais 5 paginas xDcorto 5ª de vti na a1 vti de origem , ms esta mesmo de origem ate filtro de papel tem . 244 de manometros cerca de 230 reais. haaa e corta as 8200rpmquanto ao turbo nao sei se é fisica ou nao , ou se os valores que tens estao errados , ou o meu estava hibrido . notava umas diferença tao grande , mas tao grande de 1 bar para 2 , mesmo mais quente o ar , a diferença era abismal.tu nem imaginas a diferença. nao falo porque me disseram ou vi numa folha. eu andei varias vezes em testes. quando meti a 2 bar escavava de 4ª se apanha-se mau piso ou uma curva. enquanto a 1.2 so escavava de 3ª porque 4ª por mais que tenta-se nao tinha força para escavar , nem com toques de embraiagem.a acelaraçao era uma coisa brutal , nao sei se conhexes a recta da porsche em massama norte. a 1.3 bar fazia 150 nos semaforos a meio da descida. com 2 bar cortava 3ª a 170 , e se mete-se 4ª continuava desalmado.as vezes tenho pena de nao ter filmado , muita gente a olhar para os manometos de certeza que ia dizer que estava em cima dos rolos xD