Autor Tópico: Compro o Panda Cross ou o 500? (vejam o fim do post)  (Lida 6453 vezes)

danielcvieira

• Novato

• *
  • 12
Compro o Panda Cross ou o 500? (vejam o fim do post)
« em: 17 de Novembro, 2010, 21:39:25 »
Depois de algumas pesquisas apareceram dois Fiat diferentes e agora não sei qual escolher  :dry:

Vejam o post um pouco mais abaixo.

Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo neste fórum pois estou à procura de carro "novo" e de entre as opções apareceu-me o Fiat Panda Cross (de entre outras como o Fiat 500, Opel Corsa, Ford Fiesta).

Sinceramente estou farto de carros "sem vida" (estou habituado a um Opel Astra 1.3 CDTI) e considero-me um aventureiro por natureza (já conto com 7mil Kms num ligeiro feitos na Africa do Sul, e este verão 2mil em Marrocos de Vespa, das duas vezes sozinho por questão de oportunidade) e aqui que o Panda Cross se encaixa na perfeição.

A minha preocupação são os consumos do Panda em cidade, pois estou habituado aos meus 3 a 3.5L/100 da Vespa e não queria sentir um grande "peso na carteira".

Pergunto aos utilizadores do Panda Cross quanto é que este faz de média, maioritariamente em cidade???

:smash:
« Última modificação: 26 de Novembro, 2010, 12:44:09 por danielcvieira »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: Consumos Fiat Panda Cross???
« Responder #1 em: 17 de Novembro, 2010, 21:46:23 »
tás farto dum carro sem "vida" (corsa 1,3 cdti) e vais para o Panda 1,3 mjet que é o mesmo motor???

isso não gasta 3 litros dentro da cidade de certeza..

gasta entre 5 e 7 litros, dependendo muito do que se faz

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #2 em: 17 de Novembro, 2010, 22:04:17 »
Tens um user cá com esse carro. É o Pedro Escudeiro, o nick dele é BlueCat! Talvez ele te possa dar um feedback mais detalhado sobre o comportamento do carro e os consumos!

É obvio que não podes querer um motor mais vivo que o do Corsa e com os consumos da Vespa! :lol:

De qualquer forma, passar de um Corsa para um Panda Cross não é só uma questão de comparar motores e consumos... O Panda é um carro que "abre" horizontes e caminhos com que o Corsa nem sonha!  :t_up:
« Última modificação: 17 de Novembro, 2010, 22:06:53 por arturbranco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

danielcvieira

• Novato

• *
  • 12
« Responder #3 em: 17 de Novembro, 2010, 22:26:26 »
O carro que ando não é um Corsa mas sim um Astra (mas com o mesmo motor é certo...apenas com mais uns cavalos e 6ª).

Quando digo "carro sem vida", é ser um carro "básico" de utilização diária. Não pretendo carros super velozes até porque não é o que me move (Prefiro umas boas tiradas por essas estradas foras e de preferência países menos "explorados"), mas sim um carro que seja mais do que um simples carro, quer pelo look quer pelas oportunidades.
Talvez por isso o 500 e o Panda Cross sejam os meus favoritos, o primeiro pelo look e o segundo pelas oportunidades que proporciona em estrada e fora dela aliado ao look também (faço caça submarina e muitas vezes meto-me por estradas menos próprias a um citadino mas até hoje nunca fiquei atolado).

O meu medo é que o carro faça umas médias exorbitantes em cidade (acho que uma média de 6 a 6,5 era boa/suportável mais que isso começava a sair fora do orçamento).

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 17 de Novembro, 2010, 23:15:38 »
para saidas em estrada de terra e lama, podes ir à vontade sem problemas; para as estrada de pedragulhos já se tem que ir com cuidado, porque começa a estragar-se (tem mais a ver com o mau uso e não com aquilo que o carro faz)

quanto a consumos é como tudo... a 90 na AE é uma coisa; na cidade no pára arranca a fundo é mesmo outra!!

que o carro trepa tudo em mau terreno até trepa, mas como tudo, depende do mau ou bom uso e cuidado que se tem com a viatura, principalmente se se andar a abusar e não se fizer manutenção correcta!

que é um carro que se pode tornar económico, até pode porque o motor autoriza, mas o "pézinho" é que conta

jae86

• Encartado

• *
  • 100
« Responder #5 em: 18 de Novembro, 2010, 17:49:00 »
Já tive um, em cidade fazia +- 6 litros.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6 em: 23 de Novembro, 2010, 10:46:37 »
Boas.

Quanto ao 1248cc Multijet com 70cv que equipa o Panda Cross, posso dizer que me surpreende bastante pela positiva.

É bastante solicito para o carro que é, apesar de ter apenas 70cv e 145Nm, e os consumos são sempre comodidos, até porque o percurso citadino, não é muito penalizador para os consumos.

Ele anda em média nos 5,5, e em viagem sempre a 140/150 o consumo ficou-se pelos 7.2. Consegues com calma baixar dos 5, mas sobretudo em estrada nacional com médias entre os 80km/h e 100km/h.

É lógico que consome quase um litro a mais que o mesmo motor num Panda 4x2, mas a unica parecença é só mesmo o nome.

O Cross é mais comprido, largo e alto, tem rodas maiores, tracção integral com Bloqueio electrónico de Diferencial, suspenção independente às 4 rodas e travões de disco nas 4 rodas. Tem também a lotação reduzida a 4 (verdadeiros) lugares, a bagageira mais pequena (200L contra 206L) e um depósito de combustível também mais pequeno (30L contra 35L).

Tem um comportamento muito bom em curva e uma boa travagem, e não se faz rogado a maus caminhos.

É um excelente produto.

Qualquer dúvida, pergunta.

Fica bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

danielcvieira

• Novato

• *
  • 12
« Responder #7 em: 26 de Novembro, 2010, 12:41:25 »
Entretanto apareceram-me dois bons negócios e apesar de já me ter decido a comprar um dos dois, só ainda não decidi qual e vim aqui pedir uma ajuda aos usuários.

- Fiat Panda Cross
.34000kms (maioriatariamente feitos em cidade)
.média entre os 7L e os 8L/100 feita pelo actual proprietário
.cerca de 1500€ mais barato
.mais velho 1 ano
.extras: barras de tejadilho

- Fiat 500 1.3 CDTI
.80000kms (maioritariamente feitos em auto-estrada)
.média de 4,5L/100 em consumo misto (mas com mais kms diarios em auto-estrada)
.cerca de 1500€ mais caro que o cross
.menos 1 ano que o cross
.extras: sensores de estacionamento, kit de mãos livres, entrada USB, Sticker laterais e aplicações metalizadas nos espelhos e para-choques

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Compro o Panda Cross ou o 500? (vejam o fim do post)
« Responder #8 em: 26 de Novembro, 2010, 14:15:31 »
E há dúvidas???  :OMG:

PANDA! PANDA! PANDA!

danielcvieira

• Novato

• *
  • 12
« Responder #9 em: 26 de Novembro, 2010, 14:20:25 »
Fundamentem um pouco as respostas  ;)

Eu exterior pelo exterior estou bastante dividido, em relação aos interiores o 500 ganha sem duvidas.
A nivel economico o 500 também ao que tenho lido é bem mais poupado, no entanto o Panda dá para outras "estradas" e aventuras que o 500 não dá.

...se tivesse dinheiro ficava com os dois, mas como não tenho só posso escolher um.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #10 em: 26 de Novembro, 2010, 14:32:05 »
Boas.

Vantagens do Panda:

5 portas
+ Espaçoso
+ Bagageira
+ Versátil
+ Tracção Integral
+ Exclusivo

Vantagens do 500

Melhores acabamentos
Blue&Me
Carro da Moda

Vejamos, o Panda tem mais um ano, mas menos 47000km, logo, mesmo sendo mais velho a mecânica do Panda estará mais nova.

O motor é o mesmo, apesar de no 500 por ter filtro de partículas ter 75cv em vez de 70cv. O 500 comsome menos, mas o Panda é económico, raramente passa dos 6, ou seja metes mais um litro de consumo relativamente ao 500.

Depois podes sair de estrada sem teres medo de "borrar" a pintura pois o Panda é bastante bom em trilhos e maus caminhos e as preotecções evitam males maiores para a chapa. Cabem bem 4 adultos coisa que no 500 não e a bagageira também é suficiente.

Não sabendo se são anteriores a 07/2007, o 500 paga menos 30€/ano de IUC, pois devido à tracção integral o Panda paga 115€ em vez de 85€, se forem anteriores a essa data pagam uma ninharia.

Sensores de estacionamento, por 250€ metes na Fiat... não tens stickeres, mas tens protecções em todas as direcções... só não tens o Blue&Me, mas o rádio lê MP3 e tem uma entrada auxiliar... à qual podes ligar um iPod por exemplo. (tens que comprar o cabo na lineaccesori)

O Chassis é o mesmo sendo que no Panda é alterado para colocar a transmissão e a duspenção diferente e e por isso que que é menos habitável que os outros Pandas.

Num carro usado, mais importante que a idade, é os kms e 47000km é uma grande diferença.

Eu sei que sou suspeito, mas é a minha opinião, e olha que o 500 esteve também nas contas, mas a pouca habitabilidade descartou-o. E claro, o Panda é um carro "diferente", é um mini JEEP. :D

Fica bem e boa escolha.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #11 em: 26 de Novembro, 2010, 14:32:55 »
Fundamentem um pouco as respostas  ;)

Quando digo "carro sem vida", é ser um carro "básico" de utilização diária... ...Prefiro umas boas tiradas por essas estradas foras e de preferência países menos "explorados"), mas sim um carro que seja mais do que um simples carro, quer pelo look quer pelas oportunidades.
 ...pelas oportunidades que proporciona em estrada e fora dela aliado ao look também (faço caça submarina e muitas vezes meto-me por estradas menos próprias a um citadino mas até hoje nunca fiquei atolado).

...considero-me um aventureiro por natureza (já conto com 7mil Kms num ligeiro feitos na Africa do Sul, e este verão 2mil em Marrocos de Vespa, das duas vezes sozinho por questão de oportunidade) e aqui que o Panda Cross se encaixa na perfeição.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #12 em: 26 de Novembro, 2010, 14:35:55 »
eheh

Artur Branco no seu melhor.

Respondeu com quotes do autor.

Ele próprio já sabe o que quer!

:charge:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #13 em: 26 de Novembro, 2010, 14:37:11 »
Eu até podia fundamentar a minha opinião...

Mas tu já o tinhas feito na perfeição! Daí eu perguntar: Duvidas???

Tu dás muita importância à versatilidade e aos "horizontes"...

O fim do alcatrão é para muitos o fim do caminho! Eu gosto de pensar que é o ínicio! E pelos vistos tu também!

Para além de tudo isso, certamente daqui a uns anos o Panda valerá muito mais que um 500.

Abraço!
« Última modificação: 26 de Novembro, 2010, 14:40:22 por arturbranco »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #14 em: 26 de Novembro, 2010, 14:44:08 »
O fim do alcatrão é para muitos o fim do caminho! Eu gosto de pensar que é o ínicio! E pelos vistos tu também!

Para além de tudo isso, certamente daqui a uns anos o Panda valerá muito mais que um 500.

Exactamente!

E olha que o Panda Cross devido a existirem poucos será um carro com uma menor desvalorização.

Tentem comprar um Panda 4x4 e vejam os preços.

EXEMPLO (via Autohoje)

Preços actuais:

Panda Cross 1.3 Multijet 16v 70cv = €21.116,65
500 1.3 Multijet 16v 75cv Lounge = €18.116,65

Ou o Panda está com um bom preço ou o 500 está muito valorizado, pois mesmo com uma diferença de um ano, o Panda valeria sempre mais que o 500, ainda para mais com metade dos kms do 500.