varios . uns partem outros ficam com folga a comecam a dar avaria no posicionador da arvore de cames e a cutar a pegar , outros comecam a fazer barulho por partir as passadeiras, etc...
Sem tirar nem pôr o que aconteceu ao meu opel corsa 1.3 cdti aos 120mil kms! O carro não pegava por nada deste mundo e tinha falhas cosntantes em andamento, então disseram-me que era a folga, gastei 600 e tal eur e ficou novo (por enquanto, pois duvido que estes motores passem muito dos 200mil).
conheço dois 1.3mjet que ja passaram a barreira dos 200mkms e um ja esta nos 240mkms tendo feito a mudança da corrente...que e´ recomendada aos 240mkms...ate hoje nao tiveram problemas de maior,a nao ser troca de peças de desgaste...tudo depende do tratamento que des ao carro,se fizeres a manutençao na devida altura deves ter motor para muitos kms...o meu ja vai com 116mkms e ate agora ,so levou a polie do alternador...por muito mal que certas pessoas falem da fiat,ha ai muito fiat a gasolina e diesel com mais de 200mkms a rodar,temos e´ que estimar o carro para depois nao termos que dizer que ele so nos da problemas ou que nos deixa apeados
nop... tem a ver é com erros na centralinafaz reset nisso tudo e dá uma volta de 50 Km e vê se melhora;agora correia de distribuição só se estivesse tudo descomandado...
primeiro há mais alguma coisa metida ao barulho que não está bem contado...se o carro pega com starter (eu pesumo que seja aqueles caixotes que produzem electricidade para a bateria) então a bateria, cabos e velas já não devem estar boas..depois se a teperatuta sobe, então sobe porquê??? e sobe sem o motor estar quente???e se o sensor da cambota não esá em condições.... que raio... anda para aí qualquer coisa; faz-me um favor leva-me isso a uma Bosch para eles fazerem um diagnóstico
pelos sintomas descritos eu diria antes que ele tem a bateria nas couves, são todos sintomas de voltagem baixa a causar resets na centralina..
Também comentei o mesmo com o técnico que viu o carro, talvez fosse a bateria... Mas a bateria é daquelas com o indicador de carga, e o indicador está verde, portanto "bateria ok". Falha nossa, foi que só medimos a tensão da bateria após o motor estar a trabalhar (a trabalhar 14,50V), antes não nos lembrámos... Mas o motor de arranque sempre rodou bem, nunca falhou, mas o carro não pegava. Assim que dava o arranque ia abaixo e acontecia aquela história com o ponteiro e com a luz da temperatura...Depois de pegar, com o auxilio do tal acumulador, deitou muito fumo branco e o acelerador não funcionava. Depois o fumo foi desaparecendo e o acelerador começou a trabalhar progressivamente.Acham que o melhor é começar pela bateria não? Isto nunca aconteceu a nenhum de vós?Obrigado pelas dicas.Abraços
o tal indicador nas baterias apenas indica o estado da celula onde se encontra o indicador, qualquer uma das outras pode estar a falhar que apresenta sempre luz verde basta dizer que o motor de arranque trabalha lindamente com 11-11,5volts mas a centralina começa a fazer resets a esse ponto..
a pessoa onde esta o carro que tente medir a potencia de arranque da bateria. isso em principio ou é bateria que estava fraca ou escapamento de pressao de gasoleo atraves de alguma fuga por ex, ou entao a bomba electrica do deposito que ao nao ter a voltagem correcta no momento de arranque debita pressao a menos no circuito de baixa pressao.
Quem apostou na bateria tinha razão... Após substituir a bateria, tem trabalhado bem! Apenas acende a luz da direção assistida sem motivo aparente, pois nem a assistência perco. Após ligar e desligar o carro, fica ok!! Mas esta situação também já tinha acontecido anteriormente...Obrigado por tudo.Abraços