Autor Tópico: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado  (Lida 27050 vezes)

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Ponteiro da temperatura e Ar Condicionado
« Responder #15 em: 30 de Dezembro, 2010, 18:30:03 »
Eh pá eu acho que isso é tão simples que até me tá a fazer comichão.... :wacko: :wacko:

Tens o depósito de água a nivel? Se sim,faz assim: ligas o carro e ligas a sofagem no máximo.Deixas a ventoinha disparar umas vezes e deixas assim. :t_up:

No dia seguinte,rectificas o nivel.Consigo apostar que lá metes 1 litro ou mais.... ;)

Isso acontece quase de certeza por não teres o circuito sangrado em condições.... :huh:

Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #16 em: 30 de Dezembro, 2010, 18:54:40 »
Tem sido esse o teste que faço para perceber se as ventoinhas trabalham ou não. Carro parado e sofagem no máximo, foi aí que dei conta do ponteiro começar a descer menos de meio quase no 0.
E não falta água. Isso é algo que estou sempre em cima do assunto. Agora o problema está a ficar mais frequente. Se achas que foi mal sangrado, terá sido na revisão que fizeram para trocar o líquido do radiador que não ficou bem feito. Comprei-o em Novembro de 2008, na noite da passagem de ano desligou se de um momento para o outro a dizer que o liquido tinha de ser trocado por ter atingido o tempo limite.
Passados uns dias começou a mandar mensagens de "pressão insuficiente no óleo", foi resolvido com uns pozinhos da Casa Mãe porque na oficina era tudo normal, isto no final da revisão ter sido feita.
Tornei a insistir, uns 150 euros (preço da bateria nova resolvia o problema). Foi uma cortesia do stand..... 

Logo a seguir apareceu este problema que descrevo, trocaram o termóstato, ficou 5 estrelas. Talvez porque veio tempo quente e nunca precisei de ligar o ar condicionado nem sofagem.

Tem sido este o diário do carro. Troquei de carro porque estava farto de ter o outro na oficina, compro um que ninguém sabe o que tem.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #17 em: 30 de Dezembro, 2010, 18:57:05 »

Sim. Quando o carro tiver a temperatura estável ligas o ar condicionado a uns 24 graus. Além disso ligar o desembaciador do vidro da frente/trás e dos retrovisores. O modo automático;reciclagem de ar interior ou vir ar do exterior não será relevante. E experimentar apenas o ar condicionado também.

Grato pela ajuda.

Pois, lool o meu não tem AC automático, portanto não sei a posição a que corresponde os 24º.. de qualquer das formas vou por aquilo a botar calor e logo vejo :P

O desembaciador só dá para o vidro de trás e para os espelhos, mas penso que isso não faz diferença nenhuma, uma vez que não utiliza nada a não ser a bateria para provocar o aquecimento. Usa a bateria para aquecer os vidros, não tendo nada a ver com temperaturas do motor. Mas de eu experimento :) não custa nada carregar num botão ;)

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #18 em: 30 de Dezembro, 2010, 19:03:34 »
Ok, julgo que bastará ligar na posição um então se for esse o caso. Não sei se o bravo q experimentaram, que tipo de equipamento tinha. Só sei que a croma que lá estava e é usada pelo director do stand, de onde veio a minha, testei e o ponteiro baixou. Estava ao relatim e carreguei na velocidade máxima e temperatura máxima.
Bons extras....

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #19 em: 31 de Dezembro, 2010, 00:33:40 »
Boas.. Já testei embora tenha sido por pouco tempo. Então é o seguinte...

Na viagem que fiz, que foi muito curta, mal o ponteiro chegou ao meio liguei a ventilação na temperatura máxima e velocidade máxima. realmente o ponteiro da temperatura baixou cerca de um tracinho mas puxei um bocadinho pela 2ª e ele foi logo para a posição normal... no entanto o percurso não foi suficientemente grande para deixar estabilizar durante algum tempo e só então ligar, talvez por isso tenha baixado! Portanto, suponho que estando o carro com a temperatura estabilizada já há algum tempo, não acho normal ele mexer...

Quando fizer uma viagem maior deixo estabilizar a temperatura durante mais tempo e testo outra vez!

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #20 em: 31 de Dezembro, 2010, 01:52:57 »
No problem. Mas o pouco tempo de viagem que fizeste deu para o ponteiro chegar ao meio e aí ao teres ligado o ar condicionado, se o ponteiro desceu.....acho que estamos perante algo estranho. Ou um defeito de fabrico ou um pormenor de eletrónica nos carros que indicam uma segunda temperatura relacionada com o trabalhar do ar condicionado.

Depois diz qualquer coisa quando experimentares com mais calma.
Bons extras....

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #21 em: 31 de Dezembro, 2010, 12:12:36 »
Pois, o problema é que nem sequer tive de ligar o AC para o ponteiro descer... só liguei mesmo a sofagem na temperatura máxima. não sei se mesmo ligando só a sofagem faz ligar também a ventoinha do motor ou se liga apenas o ventilador. Se não ligar a ventoinha do motor realmente é estranho... mas pode ser que hoje tenha oportunidade de testar!

Testes que vou fazer:

Apenas sofagem no máximo da temperatura e máximo.
AC no máximo da velocidade e calor;
AC no máximo da velocidade mas a deitar ar frio (penso que só neste caso é que faz sentido a ventoinha trabalhar pois é aqui que é necessário arrefecer o liquido, e uma vez que dizem que o liquido do ar condicionado se mistura com o do refrigeração, de certa forma faz algum sentido a temperatura diminuir. Apenas neste caso!)

mais logo digo alguma coisa

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #22 em: 31 de Dezembro, 2010, 14:26:54 »
Pois, o problema é que nem sequer tive de ligar o AC para o ponteiro descer... só liguei mesmo a sofagem na temperatura máxima. não sei se mesmo ligando só a sofagem faz ligar também a ventoinha do motor ou se liga apenas o ventilador. Se não ligar a ventoinha do motor realmente é estranho... mas pode ser que hoje tenha oportunidade de testar!

Testes que vou fazer:

Apenas sofagem no máximo da temperatura e máximo.
AC no máximo da velocidade e calor;
AC no máximo da velocidade mas a deitar ar frio (penso que só neste caso é que faz sentido a ventoinha trabalhar pois é aqui que é necessário arrefecer o liquido, e uma vez que dizem que o liquido do ar condicionado se mistura com o do refrigeração, de certa forma faz algum sentido a temperatura diminuir. Apenas neste caso!)

mais logo digo alguma coisa

Granda confusão que aqui vai,o AC não trabalha com liquido de refrigeração,trabalha com gas,ao estilo dos frigorificos...

O que acontece é que quando ligas o AC a ventoinha dispara sem parar,logo a temperatura do liquido de refrigeração tem tendencia a baixar....

O AC não faz quente,só faz frio...o que faz quente é o radiador da sofagem,pq está ligado ao circuito de refrigeração do carro...

Ora se o termostáto estiver marado,e o carro estiver a trabalhar quase a frio,quando ligas o AC e abres a sofagem para o quente é normal que a temperatura do liquido de refrigeração baixe drasticamente,pq tens 2 radiadores a arreferecer o liquido e uma ventoinha a trabalhar non stop....

Capiche?  :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #23 em: 31 de Dezembro, 2010, 17:17:09 »
Ok, ainda bem que veio alguém explicar esta coisa do ar condicionado.. eu não sei o funcionamento de praticamente nada. Sou um comum utilizador que tem carro para viagens. Apesar de adorar carros não sei o funcionamento concreto de muitas coisas.
Quando disse que o liquido do AC se misturava com o da refrigeração tive apenas em conta o que foi dito anteriormente. Achei um bocado estranho mas como não percebo supus que o que disseram estivesse certo.

Quando aos testes que me propus fazer... fiz uma viagem de cerca de 25 km para a temperatura estabilizar bem.. O ponteiro manteve-se sempre estável..

O meu conselho é pedires para testar novamente mas com um carro mesmo recente. o de testes poderia ser de uma série que trazia esse problema, ou então é como dizem, tem algum sensor lixado.

O AC não faz quente,só faz frio...o que faz quente é o radiador da sofagem, pq está ligado ao circuito de refrigeração do carro...

Ora se o termostáto estiver marado,e o carro estiver a trabalhar quase a frio,quando ligas o AC e abres a sofagem para o quente é normal que a temperatura do liquido de refrigeração baixe drasticamente,pq tens 2 radiadores a arreferecer o liquido e uma ventoinha a trabalhar non stop....

Rara, desculpa estar a chatear mas estamos aqui também para aprender.. portanto esclarece-me umas dúvidas, se não te importares claro :):

Segundo dizem, neste tempo de chuva e para desembaciar o vidro ou mesmo para aquecer o carro, muita gente liga o AC e aumenta a temperatura dizendo que é melhor. Que é um ar mais seco e que por isso desembacia mais depressa e que aquece mais rápido... Mas se como dizes que o AC só deita frio, qual é a vantagem? Não é uma contradição? ligas a sofagem para aquecer e o AC arrefece!!  :wacko:

Depois, segundo dizes existem 2 radiadores.. Pelo que percebi, o liquido de refrigeração é então usado quer para o motor quer para o AC ou um dos radiadores é apenas para arrefecer o tal gás do AC?  estou a fazer tremenda confusão?

Desculpa lá estas perguntas... mas queria mesmo perceber isto... é sempre bom saber estas coisas que é para o caso de acontecer alguma coisa não nos levarem por lorpas!

cumps

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #24 em: 31 de Dezembro, 2010, 20:30:10 »
Ok. Segundo percebi os testes que fizeram deram o resultado previsto, o ponteiro desceu. A descrição dos testes foi o que tive à pouco novamente a fazer. O que reparei é que sempre que ligo a sofagem o ponteiro baixa, sendo que o botão da sofagem liga o compressor do ar condicionado, isto escrito no manual de instruções. Trabalhar apenas com o ar condicionado mas a quente o ponteiro ao baixa. Pergunto eu agora como é que foi trocado um termostato em Março quando me queixo deste problema e agora é normal??? Vem escrito nalgum livro que quando se liga a sofagem o ponteiro baixa? Desculpem lá mas eu tou farto de andar em carros e sempre liguei a sofagem e nao vejo alteracao na temperatura. O meu pai tem um skoda octavia com ar condicionado bi-zona e automatico tambem, apenas tem um radiador e supostamente duas ventoinhas. A temperatura nunca mexeu e fiz bastantes kilometros com ele.

No meu caso o ponteiro tanto mexe com ar condicionado ligado, sofagem ligado ou tudo desligado. Vou mesmo esperar pela análise da oficina porque desta vez vai ser a ferro e fogo, já meti a Fiat Portuguesa ao barulho mais uma vez. Até agora os problemas que tive ficam logo resolvidos no momento a seguir a lá estar....além do mais venho a descobrir que o stand onde comprei o carro tem milhentas reclamações. Até aqui no forum várias pessoas comentaram os problemas que tiveram na oficina.
Bons extras....

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #25 em: 31 de Dezembro, 2010, 21:00:06 »
O Ac aut. nos meus funciona da seguinte forma: tem 3 modos, full aut. basta marcar a temperatura e o sistema regula tudo para mante la, liga o AC ou não conforme necessário, modo aut, o sistema continua a gerir mas podemos intervir na orientação e velocidades do ar, modo económico, trabalha com modo aut. mas nunca liga o AC.
Tem a função de desembaciar o vidro da frente, em que acciona o AC e temperatura alta com muita velocidade durante uns segundos, depois do tempo pré-defenido volta ao estado em que estava antes mas em aut.
O AC desembacia mais rapido porque funciona como desumidificador.
O ventoinha dos radiadores mesmo com o AC ligado, só liga quando é necessário.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #26 em: 01 de Janeiro, 2011, 02:21:40 »
Bem,falando pelos meus charutos : tens o radiador normal do carro,tens o radiador da sofagem e tens o radiador do ar condicionado....

O radiador do carro e o da sofagem trabalham com o mesmo liquido de refrigeração,quando abres a sofagem para o quente o liquido de refrigeração entra no radiador da sofagem e é aí que consegues ter o quentinho dentro do carro..

No caso do AC,o mesmo só faz frio,é carregado com um gas especial para fazer frio.O que acontece quando ligas o AC e a sofagem é uma mistura de temperaturas devido a funcionarem ambos com as mesmas condutas dentro do carro...

Como diz e bem o Naso,a malta liga o AC pq o AC desumidifica o ar e como tal desembacia o carro mais depressa...e se não ligares a sofagem aquilo desembacia na mesma,morres é de frio.... :lol:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #27 em: 08 de Fevereiro, 2011, 12:41:53 »
Agradecendo todos os vossos comentários actualizo assim o post:

Ida à oficina para verificar novamente estado do termóstato e verificar possíveis anomalias. Conclusão da Oficina, tudo 5 estrelas.
Acabou de ir à revisão e foi novamente falado o problema, resposta: é normal....

Manifestações do problema: Em pleno auto estrada ponteiro baixa radicalmente dos 90º até 1/4 do mostrador, isto a uns meros 110 quilómetros, sem nada ligado.
- Em pára-arranca volta a baixar, sito nos semáforos nos Olivais ao pé das piscinas.
-De regresso da Ericeira, vidro embacia, ligo apenas a sofagem ponteiro baixa novamente.

A minha paciência terminou, já tive um carro em que a junta da cabeça queimou porque a ventoinha não ligava, aliás nunca ligou desde que foi comprado. Foi bastantes vezes à oficina para ver o porquê da perda de água e estava sempre tudo normal. O barulho do motor começou a ficar estranho e com batidas secas e de repente morreu...1200 euros de concerto.

Este também está tudo bem até me aparecer uma conta para pagar.

Tive o trabalho de ligar para outra oficina oficial da Fiat, Italian Village Motor, coloquei a minha dúvida, passaram me o Responsável da oficina e delicadamente me disse que nada do que se passava com o carro seria normal....Boa...

Como alguém já aqui referiu podia ser o facto de ter sido mal sangrado, entupimento, uma série de hipóteses mas "Normal" não seria mesmo.

Pergunto me a mim mesmo, levo lá o carro, pago uma nota preta, por sorte o carro fica realmente bom e a factura? Mostro-a no stand onde o comprei? Porque lá eles não tem nada a ver com o assunto, penso eu....o carro foi comprado noutro stand.

Alguém sabe informar sobre isso? Este problema manifestou se dentro da extensão da garantia, só que arrasta se desde Março do ano passado...e a mesma já acabou por causa dos kilómetros.

Bons extras....

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #28 em: 08 de Fevereiro, 2011, 13:09:08 »
aposto que esse carro não tem termostato....

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #29 em: 08 de Fevereiro, 2011, 13:25:13 »
Se estivesse dentro da garantia, não importava em que stand o tivesses comprado. Nesse caso é mais complicado... não sei como se processa...

O que podes fazer é telefonar para a FIAT Portugal e expor o caso. Quanto mais não seja para que a oficina que disse que isso era normal seja repreendida. Até pode ser que te tratem disso de borla..