Autor Tópico: Lancia Kappa 2.0T com problemas em pegar.  (Lida 6134 vezes)

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
Lancia Kappa 2.0T com problemas em pegar.
« em: 11 de Dezembro, 2010, 20:04:21 »
Boas,

Recentemente adquiri um Lancia Kappa 2.0T, de 1998.

Algumas vezes, o carro resolvia não pegar (andava uma semana inteira sem qualquer problema e de repente lá resolvia não pegar - dava à chave, o motor de arranque virava bem, mas não pegava).

Levei à Fiat e diafnosticaram um problema na bomba de gasolina.
Substiituiram a bomba e depois ficou com um problema diferente.

Agora pega sempre, mas basta ter o carro desligado 20 minutos ou mais, que custa quase sempre muito a pegar.
Isto é, dou à chave e tenho de insistir (por norma) duas vezes até pegar. Parece que há um retorno da gasolina para o depósito e leva a pegar o tempo necessário até a gasolina chegar aos injectores...

Será que fui enganado e meteram uma bomba usada (com problemas)?
Com a bomba antiga, este problema nunca aconteceu. Pegava sempre à primeira, excepto nos 3 ou 4 casos em que não pegou (nem à 10ª tentativa)...

MercFan

• Novato

• *
  • 15
Re: Lancia Kappa 2.0T com problemas em pegar.
« Responder #1 em: 11 de Dezembro, 2010, 20:34:48 »
ar no sistema.... algum o'ring esmagado ....

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #2 em: 11 de Dezembro, 2010, 20:46:04 »
ar no sistema.... algum o'ring esmagado ....

nem mais e o mais provavel é ser dentro do deposito ou ja tinham reparado no cheiro a gasolina :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #3 em: 11 de Dezembro, 2010, 21:24:24 »
Obrigado pelas rápidas respostas...

Quando levantei o carro na Fiat, trouxe a bomba avariada (ou supostamente avariada).

Alguém me sabe dizer qual o aspecto da bomba do Kappa (a que me deram é um cilindro pequeno, onde liga um tubo e dois terminais para ligação de positivo e negativo. E no fundo, tem um filtro - uma rede)?
Digo isto porque me dizem que aquela bomba não é daquele carro (a confirmar-se, terei sido mesmo enganado)...

Relativamente a "ar no circuito"´, existe alguma forma simples de verificar, ou nem por isso?
É que na Fiat dizem que é um problema qualquer no motor, injectores, bla, bla, etc... Garantem que do trabalho que fizeram não é.
No entanto, fizeram um diagnóstico completo e também não encontram problema nenhum!
Ou seja, injecção boa, pressão de gasolina boa, velas boas... tudo bom, mas o carro com problemas em pegar!

Para além de que desligaram a bateria (na altura da tracoa da bomba) e o rádio ficou bloqueado.
Ou seja, fica com 4 traços (_ _ _ _) no display e não permite introduzir os códigos.
Ficaram com o rádio para tentar resolver há já mais de uma semana e até hoje, dizem que ainda não têm solução!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 11 de Dezembro, 2010, 22:45:34 »
ca para mim mudaram-te a bomba mas não mudaram o tubo que liga da bomba ao topo da boia, que tem a mania de deteriorar e permitir a entrada de ar... isso acontece-te com deposito cheio tb?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #5 em: 11 de Dezembro, 2010, 23:34:59 »
ca para mim mudaram-te a bomba mas não mudaram o tubo que liga da bomba ao topo da boia, que tem a mania de deteriorar e permitir a entrada de ar... isso acontece-te com deposito cheio tb?

Com o depósito meio acontece.
Como nunca enchi (são 70 litros...), não sei se cheio faz o mesmo...

Então a bomba ficará quase no fundo do depósito (o tal cilindro) e tem um tubinho que vem ligar cá em cima, junto áquela peça de plástico, onde ligam alguns fios e tubinhos, que se vê abrindo uma tampa de rosca que dá acesso ao depósito?
« Última modificação: 12 de Dezembro, 2010, 10:54:57 por cliodti »

bigpipe

• Recem chegado

• *
  • 2
« Responder #6 em: 02 de Janeiro, 2011, 00:53:37 »

Para além de que desligaram a bateria (na altura da tracoa da bomba) e o rádio ficou bloqueado.
Ou seja, fica com 4 traços (_ _ _ _) no display e não permite introduzir os códigos.
Ficaram com o rádio para tentar resolver há já mais de uma semana e até hoje, dizem que ainda não têm solução!

Carrega na tecla BAND durante uns segundos, os 4 traces devem de passar a code, e podes meter o codigo de seguida.

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #7 em: 13 de Abril, 2011, 21:57:11 »
Passado alguns dias, voltei à Fiat e deixei lá o rádio para resolverem.
Uma semana depois, ligaram a dizer que já estava desbloqueado (esteve sempre ligado a uma bateria até pedir o código..).

Relativamente ao problema da bomba, já lá fui mais umas vezes e não conseguem resolver.
Dizem que está tudo bem e ponto final!
Desmontaram tudo à minha frente, e não se vê nada estragdo e bomba parece mesmo nova.

O facto, é que depois de trocada a bomba, o carro muitas vezes não pega à primeira.
Há semanas em que só acontece uma ou duas vezes.
Outras semanas, acontece quase todos os dias (várias vezes ao dia).

Por norma, de manhã pega sempre (esporádicamente não pega à primeira).
Acontece mais se andar uns 15 a 20 minutos com o carro e depois o deixar parado cerca de 1 hora.
Passado esse tempo, dou à chave e não pega (posso insistir uns 10 ou 15 segundos). Volto a tentar e lá pega (às vezes precisa de 3 tentativas)...

Será que existe alguma válvula que faz corte de gasolina, provocando este problema?

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #8 em: 24 de Abril, 2011, 14:06:45 »
Alguma opinião?
Na Fiat dizem que está tudo bem, pelo que o problema mencionado não tem explicação...!

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #9 em: 24 de Abril, 2011, 17:18:58 »
Alguma opinião?
Na Fiat dizem que está tudo bem, pelo que o problema mencionado não tem explicação...!

como ja foi dito o problema é ar no sistema. tens uma fuga algures, provavelmente dentro do deposito..

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #10 em: 25 de Abril, 2011, 14:58:14 »
como ja foi dito o problema é ar no sistema. tens uma fuga algures, provavelmente dentro do deposito..

Esqueci-me de mencionar, mas na fiat desmontaram tudo (na minha presença) e não foi verificada qualquer fuga no depósito (inclusive o dito tudo).

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #11 em: 25 de Abril, 2011, 15:11:41 »
ha duas possibilidades com esses sintomas, ou tens uma falha electrica intermitente o que causava o carro a parar de vez em quando ou tens uma fuga nos tubos/falha na valvula de retorno..

desmontar a frente das pessoas não significa nada, para muitos as coisas são chines...

o kappa liga a bomba de gasolina na posição on da chave?

cliodti

• Piccolo

• *
  • 24
« Responder #12 em: 25 de Abril, 2011, 21:02:55 »
Relativamente ao "desmontar à minha frente", não é propriamento o mesmo que chinês, embora o resultado final possa ser o mesmo.

O mecânico desmontou e tirou tudo fora.
Cá fora estivemos a examinar o corpo todo, onde está a bomba embutida.
Segundo o mecânico e pelo que me pareceu, alí não existe nada por onde possa haver fuga.
O dito tubinho de plástico está em perfeitas condições, pelo que por alí não deve haver problema.
De resto (aí já não pesco nada) o mecânico garante que não há fuga possível, que se possa atribuir à bomba e respectivo corpo onde está inserida.

Para além disso, ligou o carro à máquina e deu tudo OK.
Testou os injectores com um manómetro para ver a pressão e diz que está OK.

Dois pormenores:
1 - Com o manómetro ligado, mal se desliga o motor, a pressão nos injectores vai quase para zero. O sistema não devia ficar em pressão?

2 - Em muitos carros a gasolina, a bomba liga antes de rodar a chave para ligar o motor de arranque.
Neste carro, a bomba só liga mesmo quando se dá ao arranque. É normal (o mecânico diz que sim)?
Ou seja (para o smokeme), o kappa não liga a bomba de gasolina, na posição ON da chave. Pelo menos o meu!

Pormenor relevante:
O carro já esteve uma semana inteira parado (na rua e com o tempo frio)...
Quando dei à chave, pegou logo!
« Última modificação: 25 de Abril, 2011, 21:11:34 por cliodti »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #13 em: 25 de Abril, 2011, 22:58:48 »
o naso é que pode comparar com o dele...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #14 em: 26 de Abril, 2011, 19:11:11 »
...

1 - Com o manómetro ligado, mal se desliga o motor, a pressão nos injectores vai quase para zero. O sistema não devia ficar em pressão?

...

deixa cá ver se ainda percebo alguma coisa disto, esse teu mecanico diz que não ha fuga..

dentro da bomba de gasolina (fazem parte da bomba e são "blindadas" com ela) existe DUAS valvulas, uma é quando ha excesso de pressão de gasolina abre, geralmente trabalha a uma pressão alta acima das 7bar no caso de uma bomba de injecção.. há depois outra valvula que é bem conhecida por valvula anti-retorno, basicamente é uma valvula que só deixa passar gasolina unicamente numa direção...

na outra ponta logo a seguir a regua de injectores tens o regulador de pressão de gasolina, o que significa que so passa gasolina quando atinge a pressão correcta..

...

tirando as outras causas que iriam afectar o motor durante o funcionamento normal como injectores abertos etc só ha duas causas possiveis, ou a valvula anti-retorno ta lixada ou o regulador de pressão de gasolina tá avariado.. como dizes que o carro com a bomba antiga nunca teve esse problema deduzo que seja a valvula anti-retorno da bomba nova que esteja lixada... como isso é coisa rara de acontecer a causa mais provavel será uma fuga nos tubos do deposito... mas mecanico que é mecanico sabia bem que segundo as specs do kappa o sistema tem de segurar no minimo 1bar de pressão durante 20minutos....

nah, já não percebo nada disto :lol: