Autor Tópico: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?  (Lida 14005 vezes)

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rfsbaptista

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1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« em: 18 de Dezembro, 2010, 21:03:53 »
Boas minha gente :D

Tenho uma duvida que queria que me esclarecessem se puderem. O carro não é italiano, mas o coração é :fiat:.
O meu pai comprou agora um Corsa C 1.3 CDTI (Multijet :P) e o carro parece muito preso de motor, custa muito a desenvolver principalmente a partir das 3500 rpm's. O carro já foi puxado umas vezes até ás 5000 rpm, está muito melhor, mas ainda se nota alguma dificuldade em desenvolver, e quando anda em regimes baixos acende um indicador pra ir á oficina. Este indicador apaga-se após uns minutos na rotação máxima, mas volta sempre a acender.

A minha dúvida é se se deve continuar a puxar pelo carro até voltar ao normal (se é que volta) ou pode haver um outro problema relacionado com os gases que o impeçam de desenvolver convenientemente e assim deve de ir á oficina.

 
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Artur Branco

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #1 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:09:45 »
É novo? Quantos kms tem?

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #2 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:10:51 »
maf..

rfsbaptista

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #3 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:17:21 »
É novo? Quantos kms tem?
Boas artur

O carro é de 2003 e tem 140 000 km  ;)
Pelo que sei, o carro era de uma senhora que andava quase sempre no ram-ram, daí eu pensar que é mesmo acumulação de "carvão.

maf..
Com a maf nas couves o carro não costuma falhar mesmo muito?
É que este só tem alguma dificuldade em desenvolver a partir dos 130 km/h +- (e manda uns quantos solavancos), e tem a luz da oficina acesa(só em regime baixo).
Isso da luz é que me preocupa, não vá ser algo mais grave.
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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #4 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:23:06 »
Em todo o caso, nesse motor não ganhas nada em puxar até às 5000...

A potência máxima é às 4000 e o binário máximo entre as 1750 e as 2500. Tens de ver como é que ele se comporta dentro desta faixa de utilização! Tudo o que vá além disso é só queimar gasóleo!

Se estiver a dizer alguma asneira, batam-me!  :lol:

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #5 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:26:51 »
Passas na Opel e pedes para ver se tem erros...

Com 140.000kms é preciso ver que manutenção é que foi feita! Atenção à distribuição e à MAF, como disse o LB!

Vê também se tem o filtro de ar muito sujo! Se estiver, pode estar a estrangular o motor em rpm mais alta.

Abraço.

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rfsbaptista

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #6 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:35:15 »
Mesmo ás 4000 ele já dá uns solavancos leves, mas a luzinha apaga e só volta a acender depois de uns minutos em regime "normal".
Ainda assim ele lá foi melhorando o desempenho a cada "puxadela", agora mandar o "lixo" fora é que tá dificil. :P
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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #7 em: 18 de Dezembro, 2010, 21:41:11 »
MAF... resmas delas!!!

No GP nunca comeu disso... devem ter mudado qualquer coisa

rfsbaptista

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #8 em: 18 de Dezembro, 2010, 22:00:53 »
Encontrei este tópico com um problema parecido com o corsa do meu "cota" :P
O carro quando entrou no stand foi á oficina e sei que levou uma vela de incandescencia nova, tal como o corsa do tópico, e os sintomas são semelhantes.
http://www.tuning.online.pt/forum/help-limpar-egr-corsa-1-t108856.html

O que axam? ;)
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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #9 em: 18 de Dezembro, 2010, 22:15:26 »
Pah... Eu acho que as velas só influenciam o arranque do motor e o seu funcionamento até determinada temperatura!

Logo que o motor esteja quente as velas deixam de ter intervenção...

Não me parece que venha daí o mal, mas como costumo dizer, eu não sou mecânico... Só falo com eles!  :t_up:

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #10 em: 18 de Dezembro, 2010, 22:21:09 »
Da vela não é, isso sei eu. :P
Como tá nesse topico, acredito que possa ser da valvula egr que tá entupida e estrangula a saída de gases. ;)
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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #11 em: 18 de Dezembro, 2010, 22:38:37 »
Sim! Tens razão, eu li "vela de incandescência" e cortei a direito!  :lol:

Pode de facto ser a EGR. Ter uma EGR é como ter um porco em casa... Deitas muito menos lixo fora, mas em pouco tempo tens tudo badalhoco!  :point: :point:

Acho que nos Bosch Car Service fazem essa limpeza e não é muito caro.


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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #12 em: 19 de Dezembro, 2010, 00:14:51 »
Tenho um igual, muda a EGR que isso passa! Prepara uns 200eur por uma recondicionada, vais à bosh car service ou então pagas 400eur na opel. Isso é a válvula EGR cheia de carvão, deve estar obstruída e impede a circulação de gases. Eu tenho um 1.3cdti sportvan de 2006 de 70cv e mexe-se muito bem o motor, estou bastante contente e melhor que tudo é a média de 4,5l/100 :D
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Restauro do terror verde:

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #13 em: 19 de Dezembro, 2010, 09:03:28 »
nos manuais do carro deve dizer la que quando essa luz acende deves te diriger a uma oficina ....
e em vez de andar a puxar a maluco pelo motor é o que deves fazer... levar a quem tenha uma maquina de diagnostico
para fazer uma leitura de erros... o que ao inicio podera ser uma simples descarbonizacao da egr pode acaber numa substituicao
por uma nova ou recontruida ou ate em ter que tirar colector de admissoa para limpar o carvao.
cump

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Re: 1.3 CDTI (Multijet) precisa de "largar carvão"?
« Responder #14 em: 19 de Dezembro, 2010, 12:54:33 »
Pah... Eu acho que as velas só influenciam o arranque do motor e o seu funcionamento até determinada temperatura!

Logo que o motor esteja quente as velas deixam de ter intervenção...

Não me parece que venha daí o mal, mas como costumo dizer, eu não sou mecânico... Só falo com eles!  :t_up:

isso era antigamente, ja no meu 1.9D as velas ligam as vezes em andamento controlado pela centralina..

Tenho um igual, muda a EGR que isso passa! Prepara uns 200eur por uma recondicionada, vais à bosh car service ou então pagas 400eur na opel. Isso é a válvula EGR cheia de carvão, deve estar obstruída e impede a circulação de gases. Eu tenho um 1.3cdti sportvan de 2006 de 70cv e mexe-se muito bem o motor, estou bastante contente e melhor que tudo é a média de 4,5l/100 :D

a valvula egr raramente necessita de ser trocada, basta uma limpeza para ficar nova.. se fosse assim nos tdi o pessoal não ganhava para trocar egr ja que em media fazem 40mil até entupirem completamente..

actualmente não ha forma de eliminar a egr nos mjet sem acender a luz..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.