Autor Tópico: Fiat Punto gt 1995 - Junta queimada e falhas de turbo.  (Lida 4126 vezes)

blujet

• Recem chegado

• *
  • 3
Fiat Punto gt 1995 - Junta queimada e falhas de turbo.
« em: 27 de Dezembro, 2010, 20:26:57 »
Olá a todos os aficionados pelos automoveis italianos.

Comprei um fiat punto gt, para ja adicionar a minha longa lista familiar de carros italianos, mas estou com alguns azares... apesar do preço da aquisição o carro apresenta me os seguintes sintomas:

• Semana passada, depois de ligar a solfagem(não sei se tem influencia), começa me a sair fumo pelo capot e quando me abro encontra-se a sair sobe a forma de jacto de vapor de agua pela tampa do deposito de agua, e com um semelhante ao de um chaleira a assobiar. Depois de o carro ficar arrefecer... e adicionada agua verifiquei que no fundo do deposito se encontrava alguma sujidade, e quando parei o carro em casa, pcos kms no dia seguinte tinha perdido água. Recolhi na garagem, ate que neste dias não havia ninguém para vê-lo. Será uma junta queimada
  • Segundo por vezes na zona de abertura do turbo 2750 rpm o turbo quer abrir e o carro começa a sacudir, ou dar rateres... primeiro enquanto não for tirado o escape (assador de chouriços) penso que deverá estar haver retorno de gases em excesso e baralhar algum sensor. Senão der picadas de acelerador dificilmente o turbo enche mais de meio.

Para o inicio de projecto e restauro comecei com alguns azares... :( mas acha tempo e dinheiro que penso chegar lá e coloca-lo quase em stock.

Alguém tem alguma sugestão ou comentário em relação ao que possa ser os problemas.

A todos um obrigado pela atenção e boas festas.

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
Re: Fiat Punto gt 1995 - Junta queimada e falhas de turbo.
« Responder #1 em: 27 de Dezembro, 2010, 20:38:18 »
boas .

antes de mais , ve se nao tens agua debaicho da alcatifa do carro. na zona do pendura e na zona do pedal do acelarador.

o fumo que viste a sair da tampa pode ter duas origens , ou esta a ganhar demasiada presao , ou a tampa esta descalibrada e abre muito cedo .

faz assim quando o carro estiver bem quente ve o tubo superior do radiador e ve se ganhou muita presao, ou esta ha presao normal .

em ultimo caso pode mesmo ser a junta , mas se for , faz o teste de dioxido de carbono no deposito , eles na fiat fazem-te isso. e veem se é da junta ou se estar a perder agua em outro lado.

quanto ao falhar na abertura do turbo , ( nao te acende uma luz com um injector vermelho no painel?)
o mais provavel é ser o medidor de massa de ar .

como esta a cor do oleo na vareta?
oleo esta normal , ou tipo cafe com leite?
« Última modificação: 27 de Dezembro, 2010, 20:39:44 por italianjob »
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #2 em: 27 de Dezembro, 2010, 20:50:37 »
essa da abertura da sofagem e começar a assobiar está boa...

isso para já tem fuga no circuito... vamos lá ver se a junta não se foi

blujet

• Recem chegado

• *
  • 3
« Responder #3 em: 27 de Dezembro, 2010, 20:54:56 »
boas italianjob,

em relação agua nas zona que me falaste não tem na altura que já me tinha perguntado quando liguei para o meu mecânico, em relação ao deposito ele tem uma zona do plástico calcificada, branca rígida, e acusa já estar ressequida.

nem sempre liga a luz da injecção, quando liga em andamento ele fica todo baralhado só desligando e voltando a ligar, mas infelizmente já nos outros fiats, tive essa sonda a me dar cabo da cabeça.

Dizes então para deixar o carro aquecer com agua no reservatório acabada de meter e ver se o tubo fica rígido. o oleo apresenta uma cor relativamente normal porem já baixo. cerca de metade

Obrigado e abraço

blujet

• Recem chegado

• *
  • 3
« Responder #4 em: 27 de Dezembro, 2010, 20:56:35 »
essa da abertura da sofagem e começar a assobiar está boa...

isso para já tem fuga no circuito... vamos lá ver se a junta não se foi

Lol, quando abri o capot a zona do deposito tinha virado chaleira... se calhar foi um aviso para tomar café em casa :P

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #5 em: 27 de Dezembro, 2010, 21:06:47 »
Lol, quando abri o capot a zona do deposito tinha virado chaleira... se calhar foi um aviso para tomar café em casa :P
esse barulho que ouves a asobiar e a valvula da tampa a deichar passa.
agora so falta saber se é porque tem muita presao , ou se é a valvula mas calibrada.
quanto a luz do motor essa luz (ela nunca deve acender essa luz avisa se avaria na electronica toda do gt ha centenas de causas possiveis para ela acender ) so deve acender acima dos 200kmh se o carro estiver em bom estado .
acende mais cedo se o carro estiver alterado , pois essa luz para alem de avisar de avarias ,avisa de sobrecarga do motor. quando se esta a utilizar carga maxima do motor .
se acende antes e porque se passa algo .
liga a maquina e ve.
ela deve ligar quando metes a chave na primeira posiçao , e assim que metes a trabalhar ate 5 segundos depois apaga.

se a agua nao desaparece pelo radiador da saufagem , ha uma grande probablidade de estar a passar para um cilindro atravez da junta.

como esta o comsumo de agua? dmora muito a desaparecer ou desaparece rapido?
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI