Autor Tópico: SOS - Uno 60SX  (Lida 1952 vezes)

manuelacv

• Piccolo

• *
  • 42

Masculino
SOS - Uno 60SX
« em: 08 de Janeiro, 2011, 19:22:59 »
Tenho um Uno 60SX que comprei em 2003, como o ano de 2010 era o ultimo ano com aproveitamento para abate estive tentado em colocá-lo como moeda de troca para adquirir um carro novo para o meu filho.
Amori amori (já lá vão 18 anos) mais crise crise, resolvi não o fazer. Assim tenho que lhe dar uns "toques" para que possa sentir segurança na segurança de quem o vai conduzir. É aqui que solicito a ajuda dos que tanto sabem destes assuntos, e para começar estava a pensar em:
- Amortecedores novos?
- Umas jantes aluminio?
- Pneus baixo perfil?
O carro nunca parou e também nunca levou outros amortecedores, tem 180 000Km. O motor, aquando da substituição das juntas (estavam a Ficar podres) levou uma "Rectificação"

O que acham que deva fazer.

Desde já o meu obrigado
Manuel Moreira

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: SOS - Uno 60SX
« Responder #1 em: 08 de Janeiro, 2011, 19:32:53 »
sim e não...

vale mais primeiro levar a alguém que saiba um pouco disso, ver primeiro aquilo que precisa, fazer um bom orçamento e depois decidir..

de que zona és?

manuelacv

• Piccolo

• *
  • 42

Masculino
« Responder #2 em: 08 de Janeiro, 2011, 20:00:40 »
Sou de Mirandela, mas por aqui não abundam muitos expert´s nem soluções a preços módicos e não queria meter-me em oficinas "oficiais" ou pelo menos "muito Oficiais"
Manuel Moreira

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 08 de Janeiro, 2011, 20:04:00 »
sinceramente agora não estou a ver alguém daí a trabalhar...

mas há-de aparecer aí alguém..

uma das formas é ir a uma oficina e saber o que o carro precisa; existem firmas que até fazem esses orçamentos grátis.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 08 de Janeiro, 2011, 20:07:07 »
Tendo a segurança como objectivo:

Amortecedores, sem dúvida! Se esses já têm 180.000kms certamente estarão com pouca eficácia.

As jantes de alumínio não me parece essencial... Podem ajudar ao arrefecimento dos travões mas pouco mais.

Pneus! Sobretudo de qualidade e de medida adequada. O perfil mais baixo ajuda a curvar, mas com pneus largos demais fica mais gastador, mais lento e devido a ser leve, com mais tendência ao aquaplaning... Há que encontrar o compromisso ideal!

Travões! Verificar o estado dos discos e tambores, o funcionamento dos bombitos e dar uma limpeza no sistema! Atenção ao óleo de travões! Deve ser verificado o seu ponto de ebulição e sustituído sempre que esteja deteriorado! É barato e faz maravilhas ao sistema de travagem. As pastilhas devem ser de boa qualidade.

E para já, é o que me lembro de mais importante!
« Última modificação: 08 de Janeiro, 2011, 20:18:28 por arturbranco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #5 em: 08 de Janeiro, 2011, 20:43:53 »
O Uno é um óptimo carro, o grande problema (e talvez o maior) é que gostam muito de os roubar. Se fôr para estacionar habitualmente em sítios de menor confiança (p.ex. em Lisboa), ao acrescentar umas jantes de aluminio está-se a aumentar bastante a atractividade ao assalto. Tal como um bom rádio (dos de mp3). Portanto se fôr para ter estacionado na rua, ou para estar mais à vontade para o deixar em qualquer lado, este tipo de acessórios são desaconselhados.

Se a estética não fôr um factor importante, é ter umas rodas de ferro direitas e uns pneus bons. Acho que esse terá a medida mais larga como 165-65-13. Pneus NOVOS de boa qualidade fazem muita diferença na aderência do carro, e chega a ser uma medida de pneu suficiente para o carro que é.
Qualquer outra medida mais larga, implica legalizar no livrete e isso dá trabalho e tem custos.

Amortecedores a gás fazem diferença pois são mais firmes, mas se os originais estiverem bons está tudo seguro. O que faz grande diferença são umas molas de rebaixamento de 3 ou 4cm, mas isso é outra conversa..

Em termos de travões gosto dos do Uno, desde que estejam em bom estado. Aqui a marca (qualidade) das pastilhas é um factor importante. Gosto das Ferodo Premier. Já tive p.ex. da Lucas e não gostei, são muito duras e travam pouco.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 08 de Janeiro, 2011, 20:46:24 »
Gosto das Ferodo Premier.

São as que tenho agora no GPunto e aprovam!  :t_up: :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

manuelacv

• Piccolo

• *
  • 42

Masculino
« Responder #7 em: 08 de Janeiro, 2011, 22:18:13 »
Amortecedores a gás fazem diferença pois são mais firmes, mas se os originais estiverem bons está tudo seguro. O que faz grande diferença são umas molas de rebaixamento de 3 ou 4cm, mas isso é outra conversa..

Podem aconselhar marcas, onde consegui-los, a que preço?
O que significa rebaixamento de 3 ou 4 cm nas molas?
Manuel Moreira

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #8 em: 08 de Janeiro, 2011, 22:36:59 »
Rebaixar um carro é:

Por a suspensão mais baixa, o carro fica mais baixo, não tão alto como ele está de origem.
No meu entender e como proprietario de 3 unos, não veijo vantagens nisso, isso não é carro de andar a acelerar, pois quem rebaixa um carro quer que ele se torne mais aderente á estrada, mas isso do rebaixar tem uns bonos extra que as pessoas se esquecem de referir.
Perde conforto, pois o carro torna-se mais rijo, tem mais probablidades de bater por baixo e de raspar em sitios tais como passeios, lombas, etc.
Se o carro andar carregado ainda pior...
Nesse carro não se justifica isso.
É uma opinião :d_smokin:
E como as nossas estradas são super boas, andar com um carro rebaixado deve ser um regalo pra andar aos saltos dentro dele e pra bater com ele por baixo.
Ha poucos buracos e bombas nas nossas estradas...

Mais uma vez volto a dizer; é a minha opinião.
Eu não rebaixo carros para uso diario, so se fosse carro para performances
CASAL BOSS Rulez ! ! !

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #9 em: 09 de Janeiro, 2011, 01:13:30 »
No meu entender e como proprietario de 3 unos, não veijo vantagens nisso, isso não é carro de andar a acelerar, pois quem rebaixa um carro quer que ele se torne mais aderente á estrada, mas isso do rebaixar tem uns bonos extra que as pessoas se esquecem de referir.
Perde conforto, pois o carro torna-se mais rijo, tem mais probablidades de bater por baixo e de raspar em sitios tais como passeios, lombas, etc.

Por isso é que eu disse que isso já é outra conversa. O meu rebaixei-o e, para a forma como gosto de andar com o carro, até ficou mais confortável (se bem que não foi esse o propósito)  :P

1º - Já não é um barco a curvar. Tem mais estabilidade. Não ganho muito mais velocidade em curva, mas ganho em melhor comportamento e estabilidade e o carro fica mais neutro em termos de não fugir tanto de frente.

2º - Quando é para andar devagar e em estrada mais irregular, pouco há de diferença em termos de sensibilidade da suspenção, mesmo em paralelos. Nota-se é diferença se passar demasiado depressa, pois tem mais hipótese de esgotar o curso e "bater em seco". Mas como ando sempre devagar nos "caminhos de cabras", é quase igual rebaixado ou não. E não estou a exagerar. Claro que haverá molas mais duras que outras..

3º - Dou-te razão é no bater e raspar em sítios. Ainda para mais nos modelos turbo, que como sabes têm o para-choques da frente mais baixo (com os radiadores). E isso é o que torna a coisa pouco prática e requer cuidado. Mas lá está.. ou queres desportivo ou prático. Claro que neste tópico estamos a falar mais no campo do prático.

Podem aconselhar marcas, onde consegui-los, a que preço?

Eu tenho monroe. Os a gás têm tendência a ser mais firmes e nota-se bem mesmo em estrada lisa, pois o carro oscila/balouça menos.
Pode é não compensar o gasto se os amortecedores desse Uno estiverem bons. Agora se estragados, é um bom upgrade!
Se estivessem mesmo estragados penso que acusaria na inspecção.
E os amortecedores vendem-se em casas de peças auto.

PIV

• Moretti

• *
  • 164

Masculino
« Responder #10 em: 09 de Janeiro, 2011, 01:43:34 »
Aproveito este tópico, já que mencionaram os amortecedores a gás e que falam tanto deles por aí..
O meu carro tinha um amortecedor rebentado à frente e levou dois novos, marca Kayaba, a gás. Sinceramente, conhecendo o carro como estava antes do amortecedor rebentar e como está agora com os amortecedores a gás, não noto grande diferença..
É suposto notar-se muito diferente?

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #11 em: 09 de Janeiro, 2011, 01:58:00 »
Aproveito este tópico, já que mencionaram os amortecedores a gás e que falam tanto deles por aí..
O meu carro tinha um amortecedor rebentado à frente e levou dois novos, marca Kayaba, a gás. Sinceramente, conhecendo o carro como estava antes do amortecedor rebentar e como está agora com os amortecedores a gás, não noto grande diferença..
É suposto notar-se muito diferente?

Nos monroe noto bastante até. Até porque tinha uns originais que estavam bons e troquei por estes (os 4).

Será que esses kayaba são mesmo a gás? Cá em casa temos outro Uno, em que há uns 2 ou 3 anos mudou-se os 2 da frente (que eram os originais). Pos-se uns kayaba também e ficou sensivelmente igual. Mas acho que estes kayaba do que falo não são a gás. Só me recordo que eram o equivalente aos de série, mas pouco mais sei pois não fui eu que tratei disso e nem liguei muito na altura. Por isso é que pergunto se tens mesmo a certeza, visto que há esta coincidência.

Claro que de marca para marca haverá diferenças, mas sempre associei as melhorias que notei principalmente pelo facto serem a gás. Até porque conheço outras pessoas que mudaram para amort. a gás e a diferença é a mesma que no meu caso.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #12 em: 09 de Janeiro, 2011, 09:57:21 »
há Monroe a gás e a óleo e Kayaba idem; depende para que carro é

se for para carro mais antigo o mais provável é ser a óleo

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #13 em: 09 de Janeiro, 2011, 13:21:37 »
há Monroe a gás e a óleo e Kayaba idem; depende para que carro é

se for para carro mais antigo o mais provável é ser a óleo

Os meus são os monroe sensatrac. E são mesmo a gás.

Dos kayaba pouco sei.. só posso dizer que são pretos  :D Mas fui agora ver ao site deles ( http://www.kyb-europe.com/catalogue.asp ) e de facto se seleccionar o carro e o modelo, a única opção que eles mostram é de uns a gás. Mas o que é certo é que com os que levou à frente o carro ficou quase igual.