Autor Tópico: conduzir com a mudança correta  (Lida 8329 vezes)

golfinho

• Piccolo

• *
  • 20
conduzir com a mudança correta
« em: 04 de Fevereiro, 2011, 12:53:49 »
Boa tarde , ha algum tempo que debato este tema com pessoal conhecido sobre o seguinte: qual sera a altura ideal ,para quem conduz calmamente ,para mudar para uma mudança mais alta , ha quem diga que so a partir das 2500 rpm (isto num veiculo a diesel) e ha quem a 60 kms h ja va em 5ª velocidade isto em recta ou descida, pois alegam que como n vão a puxar muito pelo carro que n prejudica a caixa de velocidades , eu na minha experiencia pessoal o que verifiquie foi que realmente ao mudar para uma mudança mais alta logo as 2000rpm o consumo do carro diminui , a minha duvida e se realmente isto prejudica a caixa de velocidades...

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
Re: conduzir com a mudança correta
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro, 2011, 14:02:42 »
Tens que ver que de carro para carro, cada motor é um caso. Entre carros da mesma época e entre carros mais modernos e antigos.

Eu não sou grande fã de andar em baixas, penso que isso só contribui para andar com o motor cheio de carvão. E lembra-te que tanto faz mal a um motor andar em altas rpm's como andar a fazer força em baixas (ou pior).

O critério aqui pode ser a sensibilidade. Se vês que estas a dar muito acelerador e o carro desenvolve pouco é porque vais muito em baixas. Para andar devagar faço as passagens de caixa de forma ao motor andar numa banda de rpm's que permita fazer o mínimo de esforço possível.

Mas os mais entendidos que se pronunciem!

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro, 2011, 14:04:28 »
Depende da situação em causa. Por exemplo, numa subida com alguma inclinação, por vezes o carro gasta menos a fazer 4000 rpm com a 2º do que a 2000 rpm com a 3º, isto porque estando com uma mudança mais baixa, o motor tem menos dificuldades em fazer a subida e gasta menos. ;)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro, 2011, 14:10:44 »
Depende da situação em causa. Por exemplo, numa subida com alguma inclinação, por vezes o carro gasta menos a fazer 4000 rpm com a 2º do que a 2000 rpm com a 3º, isto porque estando com uma mudança mais baixa, o motor tem menos dificuldades em fazer a subida e gasta menos. ;)

Era exactamente um dos pontos onde quis chegar! Concordo.

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro, 2011, 14:13:32 »
A rotação ideal será sempre próxima do binário máximo

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro, 2011, 14:54:04 »
a subir: sempre a reboque

a descer: sempre em ponto morto

ao preço que a gasolina está se calhar vale mais estacionar mal e ser rebocado pela policia...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro, 2011, 16:50:46 »
Cada carro sua sentença...

O provérbio não é bem assim, mas neste caso aplica-se! Tens de ser tu a ter a sensibilidade de ver onde é que o carro "gosta" mais de andar!

Por exemplo, cá em casa há dois carros com motores idênticos, mas com formas de condução totalmente diferentes. O meu Grande Punto 1.2 8v gosta de andar num regime próximo das 3.000rpm (binário máximo), e por vezes, mesmo em plano e em condução calma, não o posso deixar baixar muito das 2.000rpm... Reclama e diz que não gosta!

Com o Punto 188 também 1.2 8v é totalmente diferente! Circula calmamente em regimes próximos das 1500rpm, sem problemas, e se precisar de ganhar alguma velocidade nem precisa de redução. É um carro muito mais "disponível" logo desde muito cedo!

Em aceleração e sem pressas, a forma mais correcta (na minha opinião) de gerir a caixa é, passar para a mudança seguinte de modo a que a rotação caia para perto do regime do binário máximo. Assim terás sempre força sem esforçar demasiado o motor.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro, 2011, 16:52:36 »
Oh artur ... ai também tens que ter em conta a relação peso potência...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro, 2011, 16:57:16 »
Claro que sim! E a caixa também! E o estado do carro...

Por isso comecei por dizer que cada carro é um caso! Não há uma regra, uma "fórmula mágica", para as passagens de caixa!

Só aquele "truque" de passar de caixa, fazendo a rotação cair para perto do binário máximo, é que poderá ser mais ou menos universal!

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro, 2011, 19:04:57 »
A mudança correcta reduz o consumo, tens razão nesse teste que fizeste ou método normal de conduzir. Mas varia de carro para carro como dizem. Em casa tenho um corsa b 1.5, geralmente quando ando nele meto sempre as mudanças até ás 1500 rpm, aguenta se bem sem fazer esforço, sinceramente não sei onde vai buscar tanta força para um motor com 67cv.

Já andei uns tempos com ele e cheguei a fazer cerca de 810 kilometros com um deposito cheio, já a dona faz apenas 700 e pouco, as mudanças andam sempre nas 2000 rpm. No meu carro tento não ir mto além das 2000 rpm mas o assobio do turbo trabalha logo pouco das 1500 rpm e o consumo anda sempre variável. Mas tenho fotos tiradas de médias de 5.4 no computador de bordo, só que foi uma efeméride (lol), os consumos agora andam sempre nos 6.5.

Quanto ao andar em altas, a croma aguenta se bem em 5 em plano e com ligeiras subidas. Também tenho outro exemplo, o carro do meu Pai, um skoda octavia 1.9 precisa de 3 para ganhar velocidade numa ultrapassagem repentina e numa segunda quase que vai abaixo, tem um motor explosivo mas é lento nos arranques, só que os consumos são excelentes, passava o tempo a fazer médias de 5 litros a ir todos os dias para lisboa sempre a 120/140.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

golfinho

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #10 em: 05 de Fevereiro, 2011, 10:13:45 »
Agradeço desde ja a vossa participação na minha duvida , a viatura em causa , o delta 1.6 multijet , atinge o binario maximo , segundo a lancia logo as 1500rpm  e mudando a mudança cedo logo pelas 1700, 1800rpm o consumo e mesmo muitobaixo em cidade , mas revela-se um pouco lento se quiser ter uma reação mais explosiva , em contrapartida se mudar a mudança so entre as 2000 e as 2500rpm o carro e logo reage muito rapidamente so que o consumo..., em conclusão li a dias no site da gm que o regime ideal para motores diesel sera entre as 2000 e as 2500rpm , para mim e um tema que sempre me suscitou alguma curiosidade , principalmente nos ultimos tempos em que se fala tanto de ambiente mas se isso prejudicar a caixa de velocidades obviamente prefiro andar numa rotação um pouco mais alta para que a viatura tenha uma vida prolongada, de qualquer maneira a minha forma de conduzir mudou muito fazendo 80% das vezes uma condução muito calma logo sera que com este tipo de condução prejudicara mesmo a caixa???

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #11 em: 05 de Fevereiro, 2011, 10:42:02 »
Não pah!

Não prejudicas em nada a caixa!  :t_up:

A condução calma e defensiva só beneficia a mecânica.  :t_up: Desde que o carro possa, de vez em quando, "esticar as pernas"!  :d_grin:

Só tens de ter o cuidado de não andar a esforçar o motor em baixas. De qualquer forma, com 300Nm debaixo do pedal logo às 1500rpm, não me parece que tenhas esse problema!

Abraço e bons kms!

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro, 2011, 01:11:02 »
Podes ver a forma como trocas de mudança na aplicação do ecodrive. O que expliquei no post anterior é o que o programa diz para fazer, trocar ás 1500 rpm mas fazer isso sempre não é mto fácil, pelo menos para mim.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro, 2011, 01:17:19 »
Na minha opinião isso é um erro! Num motor que tem o binário maximo às 1500rpm, não faz muito sentido gerir o motor de forma a andar sempre abaixo dessa rotação...

Eu, nesse caso faria de forma a passar de caixa perto das 2000rpm/2100rpm, de forma a que a rotação, ao cair na mudança seguinte, fique novamente na zona optima do motor!

Claro que posso estar errado! Estou só a basear-me na minha experiência...

UnoTurbo92

• Recem chegado

• *
  • 4

Masculino
« Responder #14 em: 06 de Fevereiro, 2011, 23:56:05 »
No meu Uno TD sempre que e plano meto logo 4ª aos 50Km/h o que corresponde a mais ou menos 1800 rpm e se precisar de lhe dar gás ele nao se arrasta muito... Se for a subir... já é outra conversa...
Sempre a Bombar!!!