Autor Tópico: Melhor óleo para 1,9 Jtd 80 cv.  (Lida 3866 vezes)

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
Melhor óleo para 1,9 Jtd 80 cv.
« em: 12 de Fevereiro, 2011, 09:29:00 »
Boas, estou a pensar em ser eu mesmo a mudar o óleo da minha Strada, visto ter as condições mais que necessárias e querer poupar na mão de obra, e então gostaria de saber qual o óleo mais indicado para a mesma. Actualmente conta com 73 600 quilómetros e o bloco é o 1,9 Jtd 80 cv.  :P

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: Melhor óleo para 1,9 Jtd 80 cv.
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro, 2011, 13:45:08 »
mete-lhe um 5 ou então um 0W40 que dura pelo menos 15.000 Km entre mudas e é mesmo bom!

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro, 2011, 14:20:30 »
Eu faço cerca de 1 000 quilometros/mês e o óleo que o mecanico tem metido é de 10 000, faço cerca de 2 mudas/ano e assim sendo esse de 15 000 é uma boa opção e faço a muda anual. Qual será a marca mais indicada para este tipo de uso de quilometros mensais? Se é que faz grande dierença. É que eu vejo pessoal que faz 10 000 por mês e assim sendo não será necessário um óleo com melhores ou piores propriedades?  :)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro, 2011, 14:48:33 »
Chamem-me o que quiserem! Estão à vontade...

Eu uso o óleo aconselhado pelo fabricante! Inclusivé já recusei serviços a oficinas que me vieram com a conversa "ah e tal, pomos deste que temos aqui que é a mesma especificação...".

Eu proponho em contrapartida comprar eu o óleo e eles cobrarem a mão-de-obra, se recusarem, viro costas!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro, 2011, 16:20:45 »
Partilho da mesma opinião.

Eu na minha brucha (marea) meto o selenia turbo diesel

É o indicado.

É uma JTD 105, ja me teem dito para por 5W40 sintetico  :d_roll:

Não sei, no meu entender é um oleo muito fino, inclusive o motor até se pode tornar mais barulhento, mas cada caso é um caso, e tambem pra o poder comessar a comer?

Mas lá esta, cada caso é um caso, anda com selenia e vai andar.

Dizem ke o sintetico em frio é melhor, mas isso pra mim não me convence, pois qualker motor em frio não deve ser esticado, é de evitar isso ao maximo.

Por isso não veijo vantegem em ter um oleo fino so pra ser melhor em frio.

Em kente ele ja fica fino o suficiente, ter um oleo sintetico pra ter melhor lubrificação em frio, pra mim é relativo.

Um motor deve levar o tratamento adquado, só isso ja lhe da anos de vida e de fiabilidade.

Bons oleos, boas manutenções, não poupar em material bom, não poupar em filtros, e bons tratos, tá feito :d_smokin:

Muita gente preocupa-se com o oleo e se calhar muitos fazem mudas de oleo e manteem o filtro...

É altamente recomendavel cada vez que se mude o oleo mudar um filtro.

Tar a meter oleo novo, e manter um filtro cheio de oleo sujo e já queimado :d_roll:

No filtro fica as possiveis impuresas, com isso tambem fica cheio de oleo ja velho e fraco, o filtro e o copo do filtro.

Por causa de poupar uns € no filtro vai-se sujar o oleo novo que tamos a por?  :d_roll:

Mas tudo isto é uma mera opinião, pois se eu sou cromo e escumalha como me chamam, se calhar tirem voces as suas proprias conclusões e opinioes.  :d_smokin:
CASAL BOSS Rulez ! ! !

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro, 2011, 16:26:50 »
Eu faço cerca de 1 000 quilometros/mês e o óleo que o mecanico tem metido é de 10 000, faço cerca de 2 mudas/ano e assim sendo esse de 15 000 é uma boa opção e faço a muda anual. Qual será a marca mais indicada para este tipo de uso de quilometros mensais? Se é que faz grande dierença. É que eu vejo pessoal que faz 10 000 por mês e assim sendo não será necessário um óleo com melhores ou piores propriedades?  :)

Pra esse motor é o selenia turbo diesel, 10W40

E teres um oleo num motor durante tanto tempo não veijo vantagem nenhuma.

10.000 km´s acho ke é o suficiente.

O oleo recomenda-se pra esse motor 10W40, mudar á kilometragem ou no maximo ter o mesmo oleo um ano :d_smokin:

Todos os meus carros não fazem mais de 10.000 km´s com o mesmo oleo.

Mais uma vez volto a dizer ke é uma opinião :d_smokin:
CASAL BOSS Rulez ! ! !

RMace

• Illuminati
  • Maserati

• 7432

Masculino
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro, 2011, 16:36:27 »

Eskeci-me de referir uma coisa, e uma vez ke não posso editar os meus proprios post´s, acrescento com este.

Em carros que fazem muitos kilometros, como o ke referiste, 10.000 por mês, até podes esticar mais os km´s de  uma muda de oleo.

Agora pro uso ke tu lhe das, o 10W40 e 10.000 km´s, chega e sobra, acho ke o mesmo oleo ja lá fica dentro o tempo soficiente.

Quanto mais velho mais fraco fica, mais propriedades perde.
CASAL BOSS Rulez ! ! !

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro, 2011, 19:59:26 »
Antes de mais obrigado a todos pelas sugestões e dicas. De facto o que o LB sugeriu foi mesmo o mais adequado ao que pretendia, ou seja, algo que fosse económico, mas eu acabei mesmo por comprar um óleo que me ficou mais caro que se levasse o carro ao mecanico para mudar o óleo, filtro e a mão de obra (cerca de 45 eur.) pois só o óleo custou 52 Eur, o tal Selénia Turbo Diesel (5 lts)comprei também o filtro e uma chave para retirar/colocar o mesmo. O filtro era muito largo e tive que o ir trocar (Roady Penafiel) e depois a chave para desapertar o bujão acabou por partir sem sequer ceder um micron... E isto já para não falar da trabalheira que deu para retirar a protecção do carter para poder aceder ao filtro... Quero com isto dizer que o óleo e o filtro continuam lá e que amanhã ou depois faço-me outra vez à besta. Ao menos mudei o filtro do ar... :t_up:

Uma outra duvida, reparei que o bujão tem o que me parece ser silicone negro de alta temperatura, isso é mesmo necessário para garantir a estanquecidade do mesmo? Também já ouvi dizer que se recomenda substituir o bujão ou anilha (caso exista) a cada muda não aspirada, e já agora, qual a opinião que têm acerca da muda aspirada de óleo? :t_up:

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:07:23 »
Um mecânico conhecido meu meteu um bujon no carter do smart... se é que me entendes!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:12:08 »
Vamos por partes...

Muda aspirada, eu não gosto! Não acredito que consiga ser tão eficaz como o vazamento... É certo que hoje já há carros que nem bujão têm (Smart) mas eu não sou fã desse sistema. Deixar escorrer o óleo, de preferência ainda com o carro quente (o que também facilita a extracção do bujão  ;) ), sem pressas, com o carro direito, é para mim a melhor solução.

Quanto ao dito, é uma chave sextavada 12mm, não é? Arranjas um tubo de inox que entre à justa na chave, com 20/25cm, e com esse balanço deve sair sem problemas! Se tiver anilha de latão, deves trocar por uma nova, se não tiver, é só apertar e andar! O bujão, desde que a rosca esteja definida e a "cabeça" não esteja moída, pode ser usado ad eternum.

Abraço.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #10 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:13:18 »
Um mecânico conhecido meu meteu um bujon no carter do smart... se é que me entendes!

:t_up:

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
« Responder #11 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:21:36 »
O bujão fica numa posição encostada à orla do carter dando a entender que o escorrimento é mais rápido e eficaz com alguma inclinção para a traseira do carro. Quanto ao aperto é feito por uma chave "umbraco" cuja medida não reparei, o mal é que a chave daquelas pretas baratas e ao meter-lhe o dito tubo para aumentar a torque a mesma torceu e acabou por partir. Vou comprar uma de qualidade pois daqui em diante tenciono ser eu a mudar os consumiveis do carro. :t_up:

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:25:39 »
O bujão fica numa posição encostada à orla do carter dando a entender que o escorrimento é mais rápido e eficaz com alguma inclinção para a traseira do carro. Quanto ao aperto é feito por uma chave "umbraco" cuja medida não reparei, o mal é que a chave daquelas pretas baratas e ao meter-lhe o dito tubo para aumentar a torque a mesma torceu e acabou por partir. Vou comprar uma de qualidade pois daqui em diante tenciono ser eu a mudar os consumiveis do carro. :t_up:

Chaves umbrako é aí para cima ... a primeira vez que me pediram uma emprestada, fiquei aí um minuto a olhar para o homem com ar de parvo  :help: cá por baixo chamamos sextavadas interiores mas, a designação correcta é Allen, neste caso, de 12mm

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:32:33 »
Chaves umbrako é aí para cima ... a primeira vez que me pediram uma emprestada, fiquei aí um minuto a olhar para o homem com ar de parvo  :help: cá por baixo chamamos sextavadas interiores mas, a designação correcta é Allen, neste caso, de 12mm
Obrigado pelo reparo  :t_up:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro, 2011, 20:34:57 »

Que aquilo tem "umburako" já eu sabia... Agora esse nome de chave, para mim, é a estrear!!!  :lol: :lol: