Pois é pessoal! Acabei por fazer cerca de 1400kms com a Dóblo. Tive alguma pena quando a entreguei na 2ª feira no IMV...

É aquele tipo de carro que primeiro se estranha e depois se entranha!
Como aspectos positivos realço os 5 óptimos lugares aliados a uma excelente bagageira, a posição de condução alta e confortável, mesmo em "estiradas" mais longas, a disponibilidade do motor e o correcto escalonamento da caixa. Este motor tem uma "faixa" de conforto em AE que flutua entre os 130/140km/h. Sempre com muita força a desenvolver, cheguei a dar 170km/h, e fiquei com a sensação que dava mais se a estrada permitisse. Apenas o senti "curto" num breve percurso de serra em que ía com a lotação completa... Aí obrigou-me a trabalhar muito com a caixa para manter o andamento! Fiquei muito surpreendido com a iluminação destes faróis! É brutal! Não sei que lâmpadas vêm de origem, mas a luz em médios é mais do que o normal e em máximos chega mesmo a deslumbrar. Posso dizer que na mesma noite e na mesma estrada conduzi esta carrinha e um Bravo... O Bravo parecia que ia em mínimos…
Quanto ao aspecto negativos realço os pneus! Apenas senti alguma segurança nos momentos em que circulei com mais carga! De resto, perdem aderência com muita facilidade e como têm muito reforço lateral não “dobram” e a perda de aderência surge imprevisível e repentina. Se a carrinha for para uma utilização mais familiar, merece o upgrade para umas “borrachas” melhores! Outro ponto menos bom mas inerente à volumétrica é a sensibilidade aos ventos laterais. Na viagem para Seia, feita com muito mau tempo, apanhei alguns sustos e tive que reduzir muitas vezes a velocidade para voltar a ter o controlo da direcção. No interior destaco a falta de controlos do rádio no volante, o próprio volante, fino, muito rugoso e rijo… Mau para viagens longas. Pouco enquadrado com outros pormenores, como por exemplo os quatro vidros eléctricos!
Falta falar dos consumos e de mais um ou outro pormenor…
Logo ou amanhã deixo aqui mais umas linhas e mais 2 ou 3 fotos!
Abraço a todos.