Autor Tópico: Verificar se os km presentes no conta-km digital são reais  (Lida 21628 vezes)

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
Verificar se os km presentes no conta-km digital são reais
« em: 25 de Fevereiro, 2011, 19:28:08 »

Viva malta!

Esclareçam-me, por favor em relação a uma questão.  :unsure:

Há possibilidade de através da ligação de um carro à máquina (na marca) saber se o número de kms que consta no conta-kms digital é real.

Segundo a recepcionista da oficina da Italian Motor Village não é possível retirar kms a carros cujo o conta-km já seja digital.  :rolleyes:

Qual é a vossa opinião?

Peço desculpa se a questão é ingénua.  :blush:

Obrigado.  :)

Um abraço.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Verificar se os km presentes no conta-km digital são reais
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro, 2011, 19:39:48 »
Viva malta!

Esclareçam-me, por favor em relação a uma questão.  :unsure:

Há possibilidade de através da ligação de um carro à máquina (na marca) saber se o número de kms que consta no conta-kms digital é real.

Segundo a recepcionista da oficina da Italian Motor Village não é possível retirar kms a carros cujo o conta-km já seja digital.  :rolleyes:

Qual é a vossa opinião?

Peço desculpa se a questão é ingénua.  :blush:

Obrigado.  :)

Um abraço.

o examiner (maquina de diagnostico da Fiat) consegue obter os kms da centralina e quadrante, saber se foram alterados, se o quadrante e centralina são originais etc

no entanto requer mais experiencia que a maioria dos habilidosos que lidam com ela..

e sim é possivel retirar kms em sistemas digitais, da para se vêr ou não consoante a habilidade do cromo que efectua o trabalho..

isto é como a segurança, ha sempre uma falha algures..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro, 2011, 19:52:06 »
Apenas para confirmar o que o smokeme diz.. há sempre uma forma de contornar isso.
 ;)
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro, 2011, 20:36:47 »
a máquina para tirar Km custava há 4 anos 5.000 € e duvido muito que uma firma dessas o use..

uma máquina da Bosch de diagnóstico detecta se os Km´s são reais ou não só através do nº de revisões que foram feitas e indicadas à centralina.

kimo

• Moderação
  • Abarth

• 3650

Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
« Responder #4 em: 25 de Fevereiro, 2011, 20:52:12 »
LB não é preciso comprar nada, sei de a existência de um habilidoso que anda a fazer isso pelo norte do pais com um portátil que altera quilómetros, revisões, etc ....e é bastante requisitado por stand's infelizmente

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro, 2011, 21:43:56 »
LB não é preciso comprar nada, sei de a existência de um habilidoso que anda a fazer isso pelo norte do pais com um portátil que altera quilómetros, revisões, etc ....e é bastante requisitado por stand's infelizmente

ai isso acredito sim senhor;

no meu grandalhão fazem isso no módulo do ABS e só se nota pela marcação "A", "B", "C", etc que indica as revisões

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro, 2011, 22:11:21 »
Obrigado pelos esclarecimentos.  :t_up:

Portanto se bem entendi, de facto é possível retirar km mesmo em conta-km digitais com alguma facilidade. Embora seja mais difícil do que em conta-km analógicos.

Contudo, na marca ou em oficinas especializadas em electrónica (exemplo Bosh) desde que seja um técnico minimamente conhecedor a realizar a operação saberá certamente detectar se os km são efectivamente reais.

Mesmo nesses casos o comum cidadão/comprador de um automóvel usado terá apenas essa confirmação caso se faça acompanhar do respectivo proprietário.

Apenas se o livro de revisões da viatura estiver devidamente preenchido, carimbado e assinado pelo marca é possível ter uma informação mais fidedigna. Todavia, como sabem é frequente estarem incompletos ou terem desaparecido. Quando se trata de um automóvel com mais de um registo a tarefa torna-se ainda mais difícil.  :maufeitio:

Além disso mesmo na marca as assistências/revisões são maioritariamente efectuada apenas durante o período da garantia e por conseguinte posteriormente a marca pode perder o rasto às viaturas.  :dry:
« Última modificação: 25 de Fevereiro, 2011, 22:14:27 por Epiphany »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro, 2011, 22:19:01 »

sim correcto MAS não é em Fiats  :P

a Fiat tem um ligeiro defeito para esses meninos, consegues ler e escrever no quadrante mas apenas consegues ler na centralina.. para escrever na centralina precisas de sujar as mãos (reprogramar eprom).. o quadrante escreve na centralina mas apenas consegue incrementar o valor..

voltar a zero ou virginizar a centralina como se costuma dizer fica la a nota da alteração..

andar com os kms para a frente para os meter para tras é IMPOSSIVEL, mas era a forma mais facil nos analogicos (berbequim na bicha até chegar ao pretendido)..

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro, 2011, 22:43:06 »
sim correcto MAS não é em Fiats  :P

a Fiat tem um ligeiro defeito para esses meninos, consegues ler e escrever no quadrante mas apenas consegues ler na centralina.. para escrever na centralina precisas de sujar as mãos (reprogramar eprom).. o quadrante escreve na centralina mas apenas consegue incrementar o valor..

voltar a zero ou virginizar a centralina como se costuma dizer fica la a nota da alteração..

andar com os kms para a frente para os meter para tras é IMPOSSIVEL, mas era a forma mais facil nos analogicos (berbequim na bicha até chegar ao pretendido)..

Então a recepcionista da oficina da Italian Motor Vilage tinha razão.  
Ou seja, não é possível retirar km nos conta-km digitais e mesmo que o fizessem não os conseguem alterar na centralina. Aquando da ligação do carro à máquina a situação seria automaticamente detectada.

É correcta esta leitura?  :unsure:
« Última modificação: 26 de Fevereiro, 2011, 14:12:40 por Epiphany »

jlandrade

• Giannini

• *
  • 511

Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro, 2011, 23:31:04 »
Ou seja, não é possível retirar km nos conta-km digitais e mesmo que o fizessem não os conseguem alterar na centralina. Aquando da ligação do carro à máquina a situação seria automoticamente detectada.

É correcta esta leitura?  :unsure:

tanto quanto sei fica uma anotaçao quando o carro foi "mexido",por isso penso ser correcta aquilo qie ela disse
fiat punto 1.3mjet sportvan

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
« Responder #10 em: 26 de Fevereiro, 2011, 00:09:02 »
O meu pai teve um Fiat Tempra digital em que os quilometros "zeraram" sem explicação num curto circuito que lhe queimou alguns fusíveis, o carro tinha 30 mk e ficou a zero. Algo se passou mas nuunca mais se repetiu.

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro, 2011, 02:05:58 »
tanto quanto sei fica uma anotaçao quando o carro foi "mexido",por isso penso ser correcta aquilo qie ela disse

Pois, no caso dos km serem alterados deve ficar um registo na centralina referente à intervenção realizada.  :deal:

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro, 2011, 02:07:27 »
O meu pai teve um Fiat Tempra digital em que os quilometros "zeraram" sem explicação num curto circuito que lhe queimou alguns fusíveis, o carro tinha 30 mk e ficou a zero. Algo se passou mas nuunca mais se repetiu.

Que estranho, nunca tinha tido conhecimento de algo semelhante.  :o

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro, 2011, 11:16:32 »
Ou seja, não é possível retirar km nos conta-km digitais e mesmo que o fizessem não os conseguem alterar na centralina. Aquando da ligação do carro à máquina a situação seria automoticamente detectada.

É correcta esta leitura?  :unsure:

se sujarem as mãos e souberem o que estão a fazer é possivel de alterar sem ser detectado mas não é tão fail como certas marcas.. se compensa fazer num Fiat ja é debativel, a meu vêr não, ja valem pouco independentemente dos kms que tenham..

o sistema do Tempra é da idade da pedra e nada a vêr com o que por ai anda agora, so o quadrante tinha a memoria dos kms, era basicamente um contador digital em vez de analogico..

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #14 em: 26 de Fevereiro, 2011, 14:08:59 »
se sujarem as mãos e souberem o que estão a fazer é possivel de alterar sem ser detectado mas não é tão fail como certas marcas.. se compensa fazer num Fiat ja é debativel, a meu vêr não, ja valem pouco independentemente dos kms que tenham.. (...)

Pois, estou a perceber. Como se costuma dizer "dá mais trabalho do que vale". Por outras palavras (mais simpáticas) é possível retirar km a viaturas mesmo que tenham conta-km digital. Porém, como é um processo complexo e delicado (e aparentemente nos Fiat é mais complicado) geralmente esse tipo de "serviço" só é feito em automóveis com um valor comercial bastante elevado.

De grosso modo é isto?  :blush: