Autor Tópico: Ajuda Urgente Punto TD70  (Lida 11662 vezes)

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
Ajuda Urgente Punto TD70
« em: 01 de Abril, 2011, 20:35:11 »
Boas pessoal. pois é, comprei um punto td70.
o carro já andou na escafia com bomba aberta, etc.
agora parece tar afinado.. faz pouquissimo fumo.. a luz avisadora do turbo, acende mais ou menos as 4000rpm (é normal?)

preciso de algumas questoes respondidas, pois tenho de o levar a inspeçao segunda feira.

onde são os fusiveis do carro? (encontrei dentro do porta luvas, um sitio com 3 fusiveis e 2 relés, salvo erro)
onde é a buzina? (nao funciona.. ouve-se um estalinho, nada mais)

o carro baba óleo pela junta do carter, e pela junta da caixa (acho que tem la uma junta)

Ajudem, por favor.  :fiatistas:

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Ajuda Urgente Punto TD70
« Responder #1 em: 01 de Abril, 2011, 20:47:49 »
Boas, em primeiro lugar parabens pela compra, e estima essa máquina. :fiat:
Em relação ao aviso do turbo, isso acende quando o turbo está em excesso de pressão, portanto quando andares com ele e isso acontecer tens de aliviar no acelerador. O excesso de pressão, não tenho a certeza, mas como dizes que esse carro andou na escáfia, devem ter mexido no parafuso de regulação da pressão e agora está em excesso. Tenta aliviar esse parafuso e faz uns testes (andas um bocado) com ele a ver se isso volta a acontecer.
A caixa de fusíveis não é por baixo da coluna de direcção (tablier) como é normal nos Fiat? Não conheço o Punto, mas acredito que seja parecido.
A buzina deve ser ao lado ou em cima do radiador, procura por uma ou duas "cornetas" nesse local (a não ser que as tenham tirado).
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #2 em: 01 de Abril, 2011, 20:51:37 »
A afinação do turbo, vou leva-lo a um mecanico, amigo do meu pai (dizem que a especialidade é os diesel) para ele me afinar o turbo e a bomba, para andar certinho...

os fusiveis é que nao dou com eles... a buzina andei a ver e tambem nao encontrei... amanha vejo melhor..

Obrigado  :fiat:

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #3 em: 01 de Abril, 2011, 21:04:31 »
Veio algum manual com o carro? É que o sítio da caixa de fusiveis vem lá e também a buzina acho eu.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #4 em: 01 de Abril, 2011, 22:00:48 »
Veio algum manual com o carro? É que o sítio da caixa de fusiveis vem lá e também a buzina acho eu.
boa ideia. tem la os manuais e não me lembrei de ver.. amanha ja vejo isso..

Hitori

• Moretti

• *
  • 278
« Responder #5 em: 02 de Abril, 2011, 22:35:49 »
Eu tive um TD70 e os fusiveis estavam por detrás duma peça (desmontavel) que existia do lado esquerdo do tablier, por baixo do volante se não estou em erro.

As buzinas encontravam-se na zona inferior esquerda de quem está virado para o carro de frente, quase como se fosse junto a roda da frente.

PS: Porque fazes 4000 rpms? Esses motores não gostam de ser tão puxados. Mesmo a subir carregado, 4000 em primeira é bué...
"Velocidade e adrenalina? Só uma keka a 240 numa Turbina"
"Turbo i.e. não gasta pneu... Derrete Alcatrão!!"

Fiat Uno Turbo i.e. '94 Racing 1xx HP xxx NM 23x Km/H
Audi A4 Avant TDi '01 Repro by RPMTuning (Kissifur) ;)

"The wheel bolts on my Audi require more Torque than Your Honda makes"

tom_dee

• Vignale

• *
  • 1079

Masculino
« Responder #6 em: 02 de Abril, 2011, 22:51:27 »
Os fusiveis ficam atrás do compartimento dos oculos de sol do lado esquerdo do volante. Tens de desapertar 2 parafusos se bem me recordo. Boa sorte e bons quilometros com a máquina.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #7 em: 02 de Abril, 2011, 23:28:04 »
Se a tua principal preocupação agora é levar à inspecção, o problema do turbo não vai criar chatisse nenhuma.

Quanto ao óleo a sair pela junta do carter, o problema até pode ser por não ter junta.. Podem ter feito um trabalho à sapateiro e metido só cola... Mas tb pode ser que precise só de um ligeiro reaperto.. Se não tiveres tempo de resolver isso até à inspecção dá só uma boa lavagem antes de ir para não ficar nada anotado.

Em relação à buzina, às vezes é nos contactos do volante..

Em relação ao turbo, não tem manometro o teu? E esse não tem afinação, o que a malta faz é dar uma martelada no actuador ou tirar o tubo do ar que enche a wastegate, ou meter uma torneira para ajustar a pressão..

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #8 em: 04 de Abril, 2011, 23:04:29 »
Neste momento o puntolas tá no mecanico, precisa de uma rótula do braço da suspenção, e vai levar junta do carter e o vedante da cambota.
a luz do turbo tem acendido em 4 as 2500 ~ 3000  :dry:
tenho ver se tá em condições.. e a bomba injectora, sei que ja esteve aberta, mas agora, (pelo pouco fumo) parece que ta normal, ou la perto... o facto de ela ter estado aberta, nao a pode ter danificado e agora o carro gastar mais?
não percebo grande coisa de diesels e turbos...
a buzina e os fusiveis ja encontrei, e ja ta ajeitado.
Obrigado  :fiatistas:

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #9 em: 05 de Abril, 2011, 00:07:23 »
O turbo desse e do Uno são o mesmo. A pressão de origem deve estar nos 0.75 bar e no Uno a luz acende aos 0.9 bar.

Pela tua conversa parece-me que não tens manómetro do turbo (há uns puntos que têm) e isso era importante.. Uma coisa é andar a fazer 1 bar e outra 1.5! Até nem era muito complicado montar um manómetro para medir a pressão do turbo... ou compravas um aparte, ou um quadrante completo do Punto que tem isso.

Fiat128red

• Encartado

• *
  • 89
« Responder #10 em: 05 de Abril, 2011, 22:48:06 »
Sim, os Punto TD 70 ELX, 5 lugares tem quadrante com manometro do Turbo, podes ver o quadrante no manual dos Puntos, pois trás todos os tipos de quadrante.

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #11 em: 07 de Abril, 2011, 11:51:06 »
o manómetro do turbo à parte, ou num quadrante que o tenha, é um dos meus planos. para já o carro ta no mecanico, levou braços de suspençao e os foles das transmissões, que estavam rotos..

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #12 em: 07 de Abril, 2011, 11:54:59 »
esse quadrante é raro , éra igual ao do punto de , mas marcava menus rotaçao e velocidade , penso ate que era com os fundos em branco e tudo.

ao vivo so vi 1 ate hoje.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #13 em: 08 de Abril, 2011, 12:13:47 »
Pessoal, alguém sabe como reprogramar o comando do fecho central do punto td 70?
o comando do meu esteve sem pilha nem sei quanto tempo... e agora nao abre nem fecha as portas.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #14 em: 08 de Abril, 2011, 12:48:40 »
Procura no manual.. Se não tiveres arranja um, ou tenta procurar na net em pdf, ou vai a um centro de abate que algum deve vir nalgum porta-luvas.