Autor Tópico: Desafio Único I e II - época 2011  (Lida 10118 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Desafio Único I e II - época 2011
« em: 13 de Abril, 2011, 18:39:01 »
Desafio Único 1 e 2 iniciam temporada em Braga

O Desafio Único cumpre este domingo, 17 de Abril, a primeira jornada da nova temporada no Circuito Vasco Sameiro em Braga, com a organização do Clube Automóvel do Minho.

Está de regresso à pista minhota a grande animação com grandes despiques que normalmente a competição promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto proporciona nas suas duas vertentes, ou seja, com os Fiat Punto e Uno.

Como é costume, estas duas competições monomarca são muito participadas, apresentando também um grande número de pilotos este ano, para esta primeira prova. Assim, para a Categoria FEUP 1 (Uno 45), estão inscritas 20 equipas, e para a Categoria FEUP 2 (Punto 85), constam 24 formações.

O programa deste Circuito da Primavera começa com duas sessões de treinos livres a partir da 09h50, seguindo-se quatro sessões de treinos cronometrados, duas por cada Categoria. O início das corridas está agendado para as 13h30 com quatro provas de 25 minutos de duração, a que se seguem mais duas, mas estas com os dois pilotos de cada equipa e com a duração de 50 minutos.

Fonte: Tudo Sobre Rodas

Desafio Único 2010

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #1 em: 17 de Maio, 2011, 19:06:35 »
Tiago Vilela e Hugo Negrais na Falperra

Depois do arranque da temporada no mês de Abril, Tiago Vilela e Hugo Negrais estão de regresso ao Desafio Único, englobados na Categoria 1, desta vez para alinharem na Rampa da Falperra, uma das provas mais apetecíveis do ano.

Com um inicio de ano atribulado, onde se depararam com problemas mecânicos que não permitiram atingir os objectivos, a dupla de Braga prepara-se agora para tentar rectificar essa situação apostando tudo na jornada que disputam em casa.

Como prova de montanha que é, a Rampa da Falperra tem uma exigência diferente de uma prova de circuito, mas ambos os pilotos estão preparados para isso tendo em conta o que conseguiram em 2010: “Foi na Falperra onde o ano passado fizemos dos melhores tempos do troféu, e que, infelizmente por erros que não foram nossos, nos tiraram a vitória”, refere Tiago Vilela, prosseguindo:

Estou certamente convicto de que iremos repetir os bons resultados da época passada nesta prova. Lembro-me de pequeno assistir esta à rampa e tive sempre o sonho de a fazer e vencê-la. Irei dar o meu melhor para conseguir a vitória, pois a nível pessoal é a prova que mais desejo obter o triunfo. Vou lutar para que isso aconteça”.

Hugo Negrais vai no mesmo sentido do seu colega de equipa, referindo que a Rampa da Falperra:

É uma prova mítica para qualquer piloto, ainda mais para nós bracarenses. O ano passado fui o piloto mais rápido em toda a prova ao nível do troféu e tenho a certeza que este ano lutarei para que isso aconteça novamente. Tanto eu como o Tiago temos o desejo de vencer por ter uma grande importância a nível pessoal, mas também porque tem outro valor vencer em casa. Vamos lutar, como temos feito até aqui, e esperar que o desejado resultado apareça”.

De referir ainda que a dupla Tiago Vilela e Hugo Negrais têm o apoio de «Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude», ou seja, vão divulgar a iniciativa que pretende impulsionar o papel da juventude no futuro do país.

Fonte: Velocidade Online

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
Re: Desafio Único I e II - época 2011
« Responder #2 em: 17 de Maio, 2011, 19:11:58 »
No brasil havia uma corrida de Unos que se chamava "Formula Uno"  :D

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #3 em: 18 de Maio, 2011, 20:50:03 »
Armindo Ferreira estreia-se na rampa da Falperra

Depois da estreia em pista no circuito Vasco Sameiro, Armindo Ferreira e José Teixeira, têm um novo desafio pela frente, que é a participação na rampa da Falperra. Para Armindo Ferreira será a 1ª vez, e a sua expectativa é grande como nos explicou “é um facto, tudo será novidade para mim, pois nunca fiz uma prova de rampa, daí que há que ter algum cuidado nas primeiras subidas, pois já vi que um pequeno erro cometido, é para acabar contra os rails de protecção”. Em termos de objectivos Armindo Ferreira foi muito claro “para já terminar a prova o melhor classificado possível, não há milagres, pois já vi que esta rampa exige muito treino, e para se andar bem, tem de se conhecer bem, o que não é o meu caso, por isso vou ter de tomar precauções”. Mas no meio de todas as dificuldades, Armindo Ferreira exprimiu-nos o seu humor “pelo menos o meu maior adversário vai ser o cronómetro, pois não vou ter adversários a tentar pôr-me fora de pista, nem travagens despropositadas, por isso há que me concentrar ao máximo em cada subida, e fazer o melhor possível”.

Para José Teixeira, a rampa da Falperra já não é novidade, pois na edição do ano passado marcou presença, e explicou-nos logo “é a segunda vez que participo, é para mim uma prova espectacular, com curvas de diferentes dificuldades, sempre com muito público, que só por si diz tudo”. Em termos de objectivos acrescentou “fazer o melhor possível, e transmitir aquilo que sei ao Armindo Ferreira, que é para ele poder evoluir, e poder fazer melhores tempos do que eu, mas sempre com o objectivo de podermos subir na classificação geral. Se conseguimos ficar entre os dez primeiros, já seria um excelente resultado, vamos lá ver como corre”.

Fonte: ZoomSport

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 24 de Maio, 2011, 17:29:51 »
Falperra - FEUP: As classificações

Fique com as classificações dos primeiros no Troféu Challenge Desafio Único FEUP 1 e FEUP 2. Duas subidas de prova efectuadas por cada piloto, sendo a classificação final obtida pela soma da melhor subida de cada um deles.

FEUP 1:
1º Carlos Santos / António Duarte - 6m27,395s
2º Alexandre Gonçalves / Paulo Ribeiro - a 0,222
3º Diogo Gama Rocha / André Regueiro - a 0,780s
4º Paulo Tempera / Francisco Rodrigues - a 1,950s
5º Tiago Pereira / Rui Machado - a 2,211s
6º Manuel Machado / Avelino Martins - a 2,246s
7º António Ferreira / Filipe Rocha Ferreira - a 3,520s
8º Hugo Negrais / Tiago Vilela - a 3,828s
9º Paulo Varge / Raul Delgado - a 4,069s
10º José Crespo da Costa / José Couto da Costa - a 7,822s
(...)

FEUP 2:
1º Pedro Borges / João Batista - 5m51,692s
2º Gonçalo Ferreira / Tiago Fernandes - a 0,253s
3º Pedro Moura / Rui Almeida - a 0,568s
4º André Pinto / António Ferreira - a 2,688s
5º Mário Pedro Borges / Luís Fernandes - a 3,749s
6º Mário Melo / Paulo Costa - a 4,966s
7º Pedro Cerqueira / José Francisco - a 5,036s
8º António Pereira / Serôdio Borges - a 5,101s
9º João Brites / Tiago Martinho - a 5,339s
10º José Teixeira / hugo Couto - a 6,821s
(...)

Fonte: Sport Motores, por José António Marques

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #5 em: 30 de Junho, 2011, 17:28:41 »
FEUP desenvolve carro elétrico de competição

Protótipo será apresentado no dia 2 de julho, às 15h00, no Circuito da Boavista

É já no próximo fim de semana que o mítico circuito da Boavista recebe a 3ª prova do Challenge "Desafio Único" 2011, que reunirá mais de 110 pilotos nas categorias FEUP 1 (30 carros/60 pilotos) e FEUP 2 (27 carros/54 pilotos). O dia 1 de julho vai estar preenchido com treinos livres e cronometrados e a competição regressa à pista no dia seguinte, 2 de julho, de manhã, com as emoções do desporto automóvel ao rubro.

Para além da prova, o destaque desta jornada vai para a apresentação do protótipo do carro elétrico desenvolvido pela equipa do Laboratório de Eletrónica Automóvel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Este primeiro protótipo usa o corpo de um FIAT UNO 45S, sendo em tudo semelhante aos carros da competição "Desafio Único", com exceção da motorização que assume contornos inovadores: um motor de elevado desempenho, associado a um conversor eletrónico e controlador vetorial de fluxo topo de gama que permitem a otimização dos consumos, vital neste tipo de veículos, com alimentação por baterias. O grande objetivo é lançar uma nova modalidade de carros elétricos de competição até 2013.

Na opinião de Armando Araújo, professor da FEUP e líder deste projecto, o "veículo elétrico caracteriza-se como uma plataforma de trabalho que permite a inovação e o desenvolvimento das competências reconhecidas aos Engenheiros da FEUP". Recorde-se que o projeto do veículo elétrico decorre no âmbito de vários projetos de cooperação industrial em que a FEUP se encontra envolvida, nomeadamente: o MOBI-MPP, no âmbito do Programa MIT Portugal, MOBICAR, Programa do PCT da Mobilidade Elétrica, e ainda a parceria da EFACEC.

Organizado desde 2007 pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da FEUP com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Challenge "Desafio Único" divide-se nas categorias FEUP 1 (com viaturas Fiat Uno 45 S) e FEUP 2 (com viatura Fiat Punto) e conta, esta temporada, com a atribuição do Troféu Feminino, reservado exclusivamente a equipas femininas na competição.

Fonte: FEUP
« Última modificação: 30 de Junho, 2011, 17:32:56 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #6 em: 08 de Julho, 2011, 19:57:40 »
Família Nóvoa não cumpriu objectivos na Boavista

Não correu de feição à equipa LNóvoa Racing, a jornada do Desafio Único FEUP 1 disputada no mítico Circuito da Boavista, isto apesar de uma boa primeira corrida de Luis Nóvoa. O experiente piloto conseguiu subir aos poucos na tabela classificativa, depois de largar da décima sexta posição, terminando a corrida num excelente décimo segundo lugar.

Foi um resultado muito bom, tentei sempre fugir às confusões e não arriscar em demasia para não ficar pelo caminho e esse objectivo foi inteiramente alcançado, tendo ficado muito próximo dos dez primeiros”.

Na segunda corrida as coisas não correram bem para o piloto Valdemar Nóvoa, que logo na primeira curva caiu para a penúltima posição, envolvido numa carambola com mais três pilotos. O jovem piloto encetou de imediato a sua recuperação, mas à quarta volta não conseguiu evitar um toque na curva da “anémona”, sendo forçado a abandonar.

Infelizmente correu mal... Logo no início perdi muitas posições com uma situação que envolveu outros pilotos, depois tentei ganhar posições e imprimir um andamento muito forte. Estava de certa forma a conseguir recuperar, mas não evitei um toque, e foi o ponto final na minha corrida” lamentou Valdemar Nóvoa.

A próxima prova do Desafio Único 2011 FEUP1, decorre nos próximos dias 23 e 24 de Julho em Paços de Ferreira.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Desafio Único I e II - época 2011
« Responder #7 em: 08 de Julho, 2011, 22:21:08 »
Este Uno Vermelho (Nóvoa) é "vizinho" do Losada.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #8 em: 22 de Julho, 2011, 19:53:36 »
Dupla José Teixeira e Armindo Ferreira apostam num bom resultado

De prova para prova esta dupla da equipa da Mister Speedy, tem vindo a melhorar de forma substancial os seus tempos, e neste momento já conseguem rodar a meio do pelotão. Por isso nesta rampa, a dupla promete muita luta, como nos referiu Armindo Ferreira "desta vez não vou ter adversários a dar toques, por isso vou-me aplicar-me ao máximo, para poder andar o mais depressa possível, e ficar o mais bem classificado. Espero que o carro esteja impecável, e possa assim dar o meu máximo".

Já José Teixeira "vou dar o meu máximo, temos vindo a melhorar de prova para prova, e espero em Paços de Ferreira poder continuar a melhorar de forma substancial os meus tempos, e ser um bocado mais rápido".

O Fiat Punto de José Teixeira e Armindo Ferreira vai estar em prova no sábado a partir das 15h, para as sessões de treinos livres, com a 1ª subida de prova marcada para o final da tarde, sendo cumprida as restantes subidas de prova na manhã de domingo.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #9 em: 22 de Julho, 2011, 19:58:42 »
Mister Speedy em Paços de Ferreira com nova Formação

Uma vez mais a equipa da Mister Speedy vai estar presente em força já este fim-de-semana na Rampa Capital do Móvel – Paços de Ferreira com quatro Fia Punto e um Fiat Uno. Assim segundo Rui Gonçalves o manager da equipa, "uma vez mais, vamos apostar na luta pela vitória e esta época de prova para prova, estamos cada vez mais perto de podermos vencer, por isso espero que tudo corra pelo melhor, e que consigamos atingir os objectivos".

Assim a equipa da Mister Speedy que vai estar em prova na Rampa Capital do Móvel é constituída pelos seguintes pilotos:

DESAFIO ÚNICO 1
Paulo Tempera – Francisco Rodrigues

DESAFIO ÚNICO 2
Luís Carneiro – António Freitas
José Teixeira – Armindo Ferreira
J.Brites – Rosa Teixeira
Luís Fernandes – P.Braga

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #10 em: 22 de Julho, 2011, 20:05:58 »
Luis e Valdemar Nóvoa em Paços de Ferreira

Decorre no próximo fim-de-semana em Paços de Ferreira, a Rampa Capital do Móvel 2011, prova a contar para o Campeonato de Portugal de Montanha e para o Challenge Desafio Único 2011.

Depois de uma prova menos positiva no circuito da Boavista, devido ao toque do piloto mais novo da equipa, a LNóvoa Racing espera vingar esse azar e lutar por um lugar de destaque, naquela que será a quarta jornada do ano da competição organizada pela Feup.

A Rampa Capital do Móvel é nova no calendário, por isso é desconhecida para maior parte dos pilotos como é o caso de Luís e Valdemar Nóvoa, ”nunca corri lá, por isso vai ser complicado para mim, mas será igual para quase todos os concorrentes. Espero lutar por um bom resultado e evoluir ao longo das subidas.” Disse Luís Nóvoa.

Valdemar Nóvoa, afina pelo mesmo diapasão, “Como é um traçado novo para mim e a grande maioria dos concorrentes, partimos em pé de igualdade. Parece-me uma rampa rápida, pelo que espero habituar-me bem ao traçado e conseguir juntamente com o meu pai, uma boa classificação final

A equipa LNóvoa Racing conta com os apoios de ExoticPark, Visão Óptica, Sensati, Nuno Reis Automóveis, Auto Mapusi, Auto2006, Clube Automóvel da Régua, jornal Maia Hoje.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #11 em: 27 de Julho, 2011, 18:20:55 »
Team Dalva vence e passa a liderar troféu

A equipa Team Dalva venceu este fim-de-semana a segunda Rampa Capital do Móvel, vitória que destaca a dupla de pilotos André Regueiro e Diogo Gama Rocha e os coloca na liderança do Troféu Desafio Único.

Esta quarta prova, que teve lugar na Serra da Agrela, nos dias 23 e 24 de Julho, volta a contar com a presença dos dois pilotos no pódio, desta vez no lugar mais alto. Este resultado indiscutível deve-se ao excelente trabalho de toda a equipa, nomeadamente da Loureiro & Jacinto Motorsport. No final, os pilotos declararam que têm boas perspectivas de “…continuar a destacar e afirmar a equipa, à semelhança do que aconteceu este fim-de-semana, rumo à vitória do Troféu“.

Com mais esta vitória, a equipa está ainda mais determinada, dentro e fora de pista, e preparada para se manter imbatível até ao final do campeonato e alcançar o objectivo traçado para esta época que passa por vencer o Troféu 2011.

De recordar que os pilotos da Team Dalva regressam à competição já em Setembro, desta vez no Estoril, com o intuito de reforçar a sua liderança.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #12 em: 09 de Agosto, 2011, 18:13:06 »
Vitória esteve perto no Desafio Único 2

Por pouco a vitória à geral escapou à equipa da Mister Speedy, com a dupla Mário Pedro Borges e Luís Fernandes, que nunca em temos algum baixaram os braços sempre na luta pela vitória à geral, só que às vezes, não parecendo, o factor sorte também ajuda, o que infelizmente não foi o caso, como nos explicou Rui Gonçalves “correu tudo bem, só que faltou aquela ponta de sorte, e com isso não deu para ficarmos com o 1º lugar da geral no Desafio Único 2, foi pena, mas também tenho a certeza que estamos no bom caminho, e , estou a crer que a vitória à geral poderá ser nossa já na próxima corrida”.

Em relação aos outros membros da equipe, todos eles fizeram excelentes resultados como nos explicou Rui Gonçalves, “excelente o 9º lugar da dupla João Brites – Telmo Teixeira, que lutaram sempre por melhorar as suas performances, ao ponto de se envolverem numa acessa luta com os seus mais directos adversários. Um pouco mais para trás surgem as duplas José Teixeira – Armindo Ferreira a andar cada vez melhor de prova para prova, tendo logo atrás de si outra dupla da equipa, Luís Carneiro – António Freitas, que também deram o seu melhor”.

Dificuldades no Desafio Único 1

Desta feita, o Fiat Uno da Mister Speedy, não teve acesso a um lugar no pódio, mas sim ao 9º lugar da geral, um prémio curto para a equipa do Algarve, que não conseguiu adaptar o Uno às características da rampa “é verdade, a prova não foi fácil para o Tempra e para o Francisco, mas nunca desanimaram e lutaram sempre com os meios que tiveram à sua disposição”.

Classificação Final

Desafio Único 2 – Fiat Punto
1º André Pinto – António Ferreira
2º MISTER SPEEDY – MÁRIO PEDRO BORGES – LUIS FERNANDES
3º Pedro Borges – João Baptista
4º Marcos Teixeira – Nuno Reis
5º Filipe Rodrigues – Carlos Rodrigues
6º António Pereira – Serôdio Borges
7º Carlos Machado – David Sá
8º Tiago Fernandes – Gonçalo Ferreira
9º MISTER SPEEDY – JOÃO BRITES – TELMO TEIXEIRA
10º João Ferreira – Renato Cerdeira
20º MISTER SPEEDY – JOSÉ TEIXEIRA – ARMINDO FERREIRA
21º MISTER SPEEDY – LUIS CARNEIRO – ANTÓNIO FREITAS

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #13 em: 08 de Setembro, 2011, 17:49:10 »
PASSATEMPO AutoSport - Troféu FEUP 2

Venha viver as corridas dia 17 de setembro no Autódromo do Estoril

Mostre-nos em imagens o quanto gosta de desportos motorizados e habilite-se uma de 3 experiências únicas:

1º Prémio: Experiência de condução do Fiat Punto do Troféu FEUP 2
2º Prémio: Co-Drive no Alfa Romeo 156 do Troféu FEUP 3 (que fará a sua estreia em 2012)
3º Prémio: Co-Drive no Fiat Punto do Troféu FEUP 2 (versão com volante à direita)

Participe:

Envie-nos um e-mail para [email protected] com uma fotografia ou um vídeo seu onde nos mostre o verdadeiro tifosi do desporto motorizado que há dentro de si.

As 3 fotos ou vídeos mais originais serão premiados com experiências únicas.
Data limite para envio de fotos e vídeos: 14 de Setembro.
Comunicação de vencedores: 15 de Setembro na página de Facebook da AutoSport.

Fonte: Auto Sport
« Última modificação: 08 de Setembro, 2011, 17:52:08 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #14 em: 14 de Setembro, 2011, 19:06:05 »
Volta-se a correr em Setembro

O Desafio Único, competição idealizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, prepara-se para disputar a quinta jornada da época no próximo dia 17 de Setembro, o Circuito MCE 3 – Desafio Único. Com a organização desportiva a cargo do Motor Clube do Estoril, a competição que faz correr os Fiat Punto e Uno em duas categorias distintas, vai regressar aos traçados após a última ronda ter levado pilotos e máquinas até à Rampa Capital do Móvel.

Na FEUP 1, categoria reservada aos Fiat Uno 45 S, André Regueiro e Diogo Gama Rocha da LJ Motorsport apresenta-se como a dupla a bater, não fossem os líderes da classificação com 181 pontos. Mas os seis pontos de margem para os segundo classificados e sete para os terceiros fazem com que a ronda do Estoril prometa emoções fortes. Paulo Tempera e Francisco Rodrigues, da Mister Speedy Motorsport, e Manuel Machado e Avelino Martins são as duas formações que seguem mais perto da frente, com Tempera e Rodrigues em segundo e Machado e Martins no terceiro posto.

Muito semelhante é o panorama na FEUP 2, reservada aos Punto 80. André Pinto e António Ferreira lideram com 183 pontos, com Pedro Borges e João Miguel Baptista, da LJ Motorsport, no segundo posto, a seis pontos de distância, e Mário Pedro Borges e Luís Fernandes, da Mister Speedy Motorsport, no terceiro posto, a nove pontos da frente e três da segunda posição.

A jornada competitiva desenrola-se na totalidade ao longo do dia de sábado, 17 de Setembro, com a acção a começar às 08h30 e a estender-se até às 19h10.

Fonte: Sport Motores