Autor Tópico: IPO regulamentos - aldrabices  (Lida 2729 vezes)

DV82

• Visitante
IPO regulamentos - aldrabices
« em: 11 de Novembro, 2005, 14:34:57 »
Ola a todos!

Venho relatar um caso que se deu comigo há coisa de 2 dias, em relação às IPO's...

O meu carro, um Fiat Uno TD, chumbou, sendo um dos defeitos apontados, o excesso de g/m3 de particulas emitidas pelo escape...o meu carro acusou 3.5 e o máximo permitido por lei são 3!

Nessa altura, outro dos motivos que levou o meu carro a chumbar foi o facto, e por estupidez minha de não ter dado um check up antes de lá ir, azar dos azares um dos tubos de retorno do gasóleo da bomba injectora começou a verter....é que deve ter começado a verter no proprio dia, pois da maneira como estava a pingar era impossivel eu não ver se estivesse assim mais do que um dia!

Logo, após ter chumbado fui a uma casa especializada em Diesel, mudaram-me os tubos, e eu contei-lhes acerca do facto de ter chumbado devido aos gases de escape. Um dos mecanicos olhou para o meu carro e disse:

"É pa, so de ver posso dizer que ainda há menos de 2 dias levei uma Astra TD que fazia o dobro do fumo que o seu está a fazer e passou com 2.2 de máximo de 1.4 de média....mas que esses gajos das IPO sao uns aldraboes pois nao fazem o teste como deve de ser...tanto que chumbaram igualmente uma Astra TD que tinha acabado de sair daqui com os injectores limpos e a bomba injectora afinadinha de um cliente nosso, que nao fazia fumo quase nenhum"

E então explicou que no livro com os regulamentos das IPO, o nível de emissão de gases deve ser feito da seguinte maneira: primeiro dão-se 2 a 3 aceleradelas, e só depois se põe a agulheta no escape para medir a emissão de particulas, no caso dos Diesel...

Ora o que os macacos das IPO's fazem é, primeiro metem a agulheta, e só depois nos mandam acelerar...claro está que carros mais velhos mesmo em bom estado, desta forma chumbam quase todos...

Já para não falar que cada carro tem uma rotação especifica para se fazer a mediçao, e que até ha carros que de fábrica anunciam 2.5g/cm3 de origem, logo, apenas menos 0.5g/cm3 do que o permitido por lei...claro que nestes casos, alguns quilometros e anos fazem com que este valor naturalmente suba....e depois?Manda-se o carro fora?

Agora o que vinha perguntar era, se por acaso sabem destes regulamentos, onde os posso ver e caso de facto não o façam bem, como posso refilar?Ninguem tem ou não há por aí na net?Procurei assim á pressa no google e nao encontrei....

É uma vergonha que isto aconteça, esses FDP são do mais corrupto que possa haver, basta deixar uma nota à maioria deles e o carro passa, de certeza que os carros deles e dos amigos nunca chumbam, e ainda por cima quanto mais pobre é um gajo, que tenha um carro velho e que faça um esforço para o manter, parece que os lixam ainda mais, fazendo de tudo para os chumbar.

Recomendam o uso de alguns aditivos que sejam principalmente benéficos para os carros, que limpem injectores e condutas?

Já agora, e fugindo um pouco á questão, o que pensam do Slick50 conhecido aditivo anti-desgaste para os motores?

Obrigado

zica

• Vignale

• *
  • 686
    • http://
« Responder #1 em: 11 de Novembro, 2005, 15:21:55 »
ridiculo foi uma vez na IPO terem-me posto uma anomalia só por eu ter um autoclante no vidro de trás (da lancia). penso aliás q o carro deve ter sido homolgado com esse autoclante... :P  
Lancia Prisma 1.6 i.e. 1987
Alfa Romeo 145 1.4 boxer

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 11 de Novembro, 2005, 15:48:56 »
slick50 supostamente provoca com o tempo um estreitamento das galerias de oleo devido á acomulação
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ZerO-CooL

• Vignale

• *
  • 801

Feminino
« Responder #4 em: 11 de Novembro, 2005, 17:04:30 »
o k um mecanico me disse sobre a direcçao foi se xumbar por exemplo 2 ou 3 vezes seguidas (cm foi o meu caso, ate ter ido alinhar a outro local) foi pa pedires para calibrarem a makina antes de fazer a IPO. tens o direito a pedir isso tal cm a makina dos gases. cm a da direcçao demora mto a calibrar eles normalmente passam o carro :P (lol)  

BL-xx-xx '59 Triumph TR3A Projecto a longo prazo
FH-xx-xx '82 FIAT 127 "BodyBoard" 1/3 900/C, 1/3 SURF, 1/3 A112 abarth :p
SI-xx-xx '89 LANCIA Y10 1.1 FIRE LX Beachmobile :p

xx-xx-JV '98 Alfa Romeo 156 1.8 TS Sport Kit Encostado...

xx-JL-xx '10 Suzuki GSR 600 Daily driver/2

xx-LJ-xx '11 Opel Astra ST Daily driver

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #5 em: 11 de Novembro, 2005, 21:32:19 »
A IPO não pode chumbar um carro por ter autocolantes no vidro traseiro, de facto a lei permite eliminar totalmente os vidros traseiros em veiculos comerciais :t_up: Lembrem-se que a policia pode multar por isso :omg:

Cada veiculo tem uma medida para a saida de escape por isso se falha é porque não está bom, mesmo com as minhas modificações malucas eu nunca tive um carro que falhasse nas emissões de escape :fiat:  

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

zica

• Vignale

• *
  • 686
« Responder #6 em: 11 de Novembro, 2005, 21:34:30 »
A IPO não pode chumbar um carro por ter autocolantes no vidro traseiro, de facto a lei permite eliminar totalmente os vidros traseiros em veiculos comerciais :t_up: Lembrem-se que a policia pode multar por isso :omg:

Cada veiculo tem uma medida para a saida de escape por isso se falha é porque não está bom, mesmo com as minhas modificações malucas eu nunca tive um carro que falhasse nas emissões de escape :fiat:
o meu carro n chumbou, levou foi uma anotação e provavelemte se eu n tirasse, no ano seguinte chumbaria...  
Lancia Prisma 1.6 i.e. 1987
Alfa Romeo 145 1.4 boxer

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #7 em: 12 de Novembro, 2005, 12:52:23 »
podem mandar vir se tiveres um autocolante que obstrua a visão para tras, isto num carro não comercial claro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

unoboy

• Zagato

• *
  • 1262

Masculino
« Responder #8 em: 20 de Novembro, 2005, 13:53:51 »
pois infelismente, se eles quiserem implicar com os nossos carros eles implicam e pronto,
talves por isso haja tanta polemica e aldrabices com algumas IPO.
« Última modificação: 20 de Novembro, 2005, 13:56:49 por unoboy »

Jorge
F/I/A/T uno 1.0 ie
F/I/A/T punto ELX 75

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #9 em: 20 de Novembro, 2005, 14:16:29 »
pois infelismente, se eles quiserem implicar com os nossos carros eles implicam e pronto,
talves por isso haja tanta polemica e aldrabices com algumas IPO.
Nesse caso da proxima vais a outro centro (lol)

Eu tenho a sorte de conhecer o dono do centro local e por isso os inspectores têm muito cuidado em sair da linha quando lá vou, sabem que faço queixas e eles vão pra alheta!! (lol)  (lol)

O ultimo que fiz queixa tinha metido o radio de um puto a bombar mesmo alto uma coisa expressamente proibida pelos regulamentos.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

unoboy

• Zagato

• *
  • 1262

Masculino
« Responder #10 em: 20 de Novembro, 2005, 15:01:39 »
pois...... vai ter k ser
nem todos conhecem os donos das IPO

« Última modificação: 20 de Novembro, 2005, 15:09:27 por unoboy »

Jorge
F/I/A/T uno 1.0 ie
F/I/A/T punto ELX 75

Delta1300

• Zagato

• *
  • 1209
« Responder #11 em: 21 de Novembro, 2005, 00:16:53 »
Meu amigo, nao vás mais longe.

O meu ibiza 1.9D de 98 chumbou com 4,4. Nem me interessa a media, mas andava por aqui.
Confesso que tinha a bomba um pouco aberta, mas... mesmo assim o fumo era de longe, mas de longe mesmo menor que muitos fumarentos que vejo por aí. E só of fazia se lhe puxasse bem.
Tanto que ele me disse que o carro deveria estar a gastar muito. A verdade é q me estava a fazer 5,2 / 100.
Enfim.
Cheguei 15 min antes do centro fechar e atenderam-me tipo " favor ".

Levei ao meu mecanico e ele cortou a bomba praticamente ao máximo que pode e quando lá levei o carro , ele passou com 1,x g/m3 e mesmo assim, um dos FDP, acelarou o carro bem pra la das "supostas" 2500/3000rpm e o carro chegou a cortar.
Perguntei-lhe : " Essa ***** é pra partir ? ". E ficou a olhar pra mim com cara de estupido, porque nao havia forma nenhuma de mo chumbar.

O teste deve ser feito com uma gasada progressiva até  às 3000rpm segundo me parece e nao uma pata a fundo bem brusca e pra lá das 3000.
Ou seja, torna-se fácil chumbar a maioria dos carros se se quiser.

Tens remedio : Corta o parafuso do débito o maximo que puderes e vai compensando o ralanti com o avanço do pedal do acelarador. Perdes vários cavalos de potencia, mas nao ha forma possível de to chumbarem, até porque o curso do pedal fica praticamente a METADE !! :t_up:

Limpeza de injectores e mudança de filtro de gasoleo e ar tambem se recomendam.
« Última modificação: 21 de Novembro, 2005, 00:19:24 por Delta1300 »
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T