Autor Tópico: troca de carro... deem aí uma opinião  (Lida 3477 vezes)

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
    • http://
troca de carro... deem aí uma opinião
« em: 24 de Abril, 2011, 11:17:12 »
Boas...

Há muito que não postava por aqui, falta de tempo, trabalho etc.

Bem então é assim, estou a pensar trocar um dos meus carros, tenho um G Punto mj 75 e um Passat TDI110...

Para trocar seria o Passat pois é o mais velhote, o Punto só tem 5 anos, o Passt ja tem 13!

Agora o mais importante, serão os consumos e o preço, e como gosto do meu punto estava a pensar comprar outro.

Estou indeciso entre gasolina ou diesel, porque a minha esposa não faz muitos kilometros e acho que não compensa.

Em relação a consumos, o que me espanta é que no mesmo circuito, extra-urbano, média de 60km/h, o passat, apesar de ser mais pesado, mais antigo e ter o triplo dos km (260000) gasta menos que o multijet... ainda não percebi porque mas ok.

Estava a pensar copmprar um Punto mylife, aqueles de 69cv, 1.2 S&S... alguem sabe os consumos do bicho? É que acho que por exemplo, o 1.3mj de 75cv para aquela carrocaria é um bocado curto em termos de potencia... queria saber se o 1.2 é melhor, pior, igual e se gasta muito mais.

Digam de vossa justiça

Cump

Abe13

• Piccolo

• *
  • 57

Masculino
Re: troca de carro... deem aí uma opinião
« Responder #1 em: 24 de Abril, 2011, 11:33:41 »
Boas...

Eu estou a espera que o meu My Life chege e ja estou a deseperar por ele lol optei pelo 1.2 a gasolina pela mesma razao de nao fazer muitos Km, se tive-se na tua situaçao optava por despachar o passat como tu mesmo disses-te tem 13 anos e com essa idade os pequenos problemas sempre acabam por aparecer e a manutençao dos 2 nao se compara...

Pelo que andei a ver em termos de viaturas novas por 12000€ e tendo em conta os extras e uma exelente compra, se realmente estiveres interessado no My Life convem que te apresses pois a campanha termina no final do mes passando depois a ser comercializado por 14000 e qualquer coisa.
Tem tambem em conta que nao seram exactamente os 12000 neste momento acresce de mais cerca de 800€ para despesas de legalizaçao, depois se quiseres farois de nevoeiro, jantes especiais e mais umas coisitas sao mais uns trocados... o meu e o 1.2 a gasolina de 5 portas acrescentei os farois de nevoeiro, pack style ( jantes especiais "15", volante e manete das mudanças em pele) e alarme ficou tudo ja com legalizaçao em 13650€ mais coisa menos coisa...

espero ter ajudado em algo... abraços
{Punto Evo 1.2 8v 69cv S&S My Life 5P}

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #2 em: 24 de Abril, 2011, 12:49:54 »
O Passat deve consumir menos, apesar de ser mais pesado, porque deve ter mais binário, e como tal não deves ter de carregar tanto no acelerador para ganhar velocidade.

Relativamente ao carro novo, e se realmente é para fazer poucos kms por ano, é melhor ser a gasolina. A diferença entre o preço do carro a gasóleo e a gasolina já dá para por mais extras no carro.

Se estás a pensar ir para o 1.2 de 69 cv... eu acho que ainda vai ficar mais curto em termos de potência do que o 1.3 mjet. Pode é ser mais linear na aceleração por ser a gasolina, e não ter o lag de entrada do turbo. No entanto, nada melhor do que um test drive para tirar as dúvidas.

Quanto está a consumir o teu actual G.P.? Se apanhares muitos semáforos, com o S&S pode ficar a consumir menos, mas não deve ser muito. Normalmente os carros a gasolina consomem mais.

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #3 em: 24 de Abril, 2011, 13:58:54 »
Pela idade do Passat, acho que está na altura de o vender enquanto ele ainda apresenta algum valor, pois depois começam a aparecer os problemas e o valor ainda cai mais...

Quanto ao novo, nunca andei no punto 1.2, mas andei no Lancia Y 1.2 de 2009, e o motor é adequado à cidade, com muita linearidade e disponibilidade (ajudada pela caixa de velocidades). Mas a ida à auto estrada demonstra a falta de potência deste motor.

O Punto my life é um bom compromisso entre preço e equipamento, mas não pense que terá lá um carro rápido...

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #4 em: 24 de Abril, 2011, 17:02:29 »
Olá.

O meu Punto faz médias de 5,4 com a minha senhora a conduzir e 5 comigo.
Esqueci-me de dizer que está reprogramado e tem uns pneus um pouco mais largos (195).
Em AE é que acho que tem um consumo exagerado para o motor que tem... lá esta deve ser a falta de cilindrada em relação ao peso.

O carro novo  seria para ela, porque ela faz á volta de 20km por dia ou menos.
Eu nunca tive carros a gasolina, andei á 10anos tras quando tirei a carta num rover 1.4gsi que era do meu velhote, e aquilo até se dispachava bem, mas também bebia, e muito.
Ja pensei no 500twinair, ja estive por aí a ler opiniões e criticas, e realmente não me parece que gaste assim tão pouco quanto o anunciado.
E sim... eu gosto de um carro que puxe razoavelmente bem... mas a carteira não o permite...
A comprar compro Fiat, porque são mais ou menos em conta e gosto da marca... ja tive 3 e adoro.
Tambem tenho o VW passat, que para mim é um exclente carro, e que apesar da idade e de só ter 110cv ainda deixa muito carro novo a ver navios, e com 260000km não bebe óleo, nem água nem tem problemas nenhuns. Mas o preço deles novos lol... até arrepia, paga-se mais a marca do que o carro em si...
Cumprimentos

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #5 em: 24 de Abril, 2011, 20:20:32 »
Pois, duvido que se consiga fazer uma média mais baixa do que os 5,4... ou melhor, não é impossível, mas vai ser difícil igualar esses consumos no carro a gasolina.
Mas tal como disse, nada como fazer um test drive. Não sei se será possível fazer um teste de 2 dias ou mais. E tal como o hmlopes disse, não é carro para andar muito, mas serve perfeitamente para o dia-a-dia, principalmente sendo em zonas citadinas. E com a campanha, sempre dá para por mais alguns extras, ficando na mesma acessível.

Quanto ao 500, estou de acordo. Pelo que li tb não me parece que gaste tão pouco como o anunciado além de achar caro demais para o carro que é!

Dentro da FIAT, sem dúvida que o G.P. é o melhor, isto se não houver MUITA disponibilidad€... Se houvesse aconselhava o Bravo :P

Pois, o problema dessas marcas com mais renome é que mais do que tudo se paga a marca. Não quer dizer que seja melhor (tem coisas melhores mas tb têm os seus problemas) mas o símbolo faz muita diferença

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #6 em: 24 de Abril, 2011, 20:36:20 »
Eu confesso que tenho algumas dúvidas se trocava o passat ou não por um Punto.

Certo que o Punto é um carro mais recente, mas o Passat não deixa de ser 2 segmentos superior, com tudo o que isso significa em termos de conforto, espaço, para além disso tens um motor que te permite andar relativamente bem com consumos simpáticos. Falta o 1.2 de 80cv nesta versão do Punto.

Ao trocares o Passat por um Punto 1.2 com 60cv, vais notar imensa diferença no andamento (este motor no punto só mesmo para uma condução tranquila) e nos consumos. Tive um Punto com este motor e os consumos variavam entre 5,5 (com jeitinho e andamentos constantes) e os 8. Conheço um panda com esse motor e a média está nos 6,5.

Se realmente os consumos são importantes para ti, dá um saltinho a um stand Fiat e ver que Puntos Multijet é que existem de serviço.
small sports car...

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #7 em: 25 de Abril, 2011, 00:37:21 »
Boas.

Quanto ao TwinAir, eu falo por experiência que tenho um em casa.

Aquilo nunca chega perto dos 4,0lt aos 100km.

Digamos que em cidade, em condução sem preocupações fica baixo dos 7lt, com o S&S a ajudar... mas uma coisa é certa o 1.2 fica a milhas... Embora o Twinair seja um pouco mais rude no trabalhar mesmo no ECO anda mais que o 1.2, disso não haja duvida.

Posso dizer até que em estrada e auto estrada, com a devida utilização de caixa de velocidades o twin air faz cerca de 5,5lt. Já fiz em estrada nacional, num parcial, 4,5lt isto sem preocupações e em modo normal!

Mas o twinair no 500 é bem mais caro que o punto 1.2...

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #8 em: 25 de Abril, 2011, 01:11:04 »
boas...

pois vou ver os de serviço.

Além disso o meu G Punto é comercial, portanto estar a comprar outro comercial para poupar uns trocos esta fora de questão... e o mais estupido é que me oferecem o mesmo por um carro com 13 anos do que por um que ainda nem 5 anos tem... ok que é comercial, ok que é um 1.3... mas o carro tá impecavel, cheio de som, rebaixado e reprogramado... enfim sei que são segmentos diferentes, mas  mais uma vez... é a marca a flar mais alto, até porque eu não dava 6000cts (era o que o meu passat custava em 98) por este carro.

No entanto um Bravo a gasoleo já custa no minimo 22000 +/-... versão 105cv, e esse sim é o carro que eu queria para mim, mesmo que fosse o de 105, já andei num e aquilo surpreende a andar e em termos de construção geral e beleza... muito bom!

Vou ver agora durante a semana o que há nos concessionarios Fiat, em termos de usados e de serviço, se bem que prefira sempre um novo.
O meu GPunto veio novo pás minhas mãos, sei o que lá eta feito, o que lá tem, o tratamento e etc... os usados é sempre aquela coisa... é preciso ter sorte!

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 25 de Abril, 2011, 09:50:14 »
Já que o Bravo agrada e os euros não abundam que tal um Bravo TJet com instalação GPL?

Fica mais barato que o MJet 105cv no mercado de usados.

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #10 em: 25 de Abril, 2011, 14:05:30 »
Sim o tjet também é uma opção. e o gpl ate esta bem mais barato que o diesel!!!!
vamos ver :)