Autor Tópico: sopé e amortecedores  (Lida 4243 vezes)

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
sopé e amortecedores
« em: 26 de Abril, 2011, 10:30:05 »
Bom dia.
Alinharam-me a direcção do carro à poucas semanas,mas o sopé da roda frente esquerda,não ficou como seria desejavel. Por 1'' (acho que é assim),ficou no "amarelo".
O pessoal que fez o alinhamento disse que não dava para fazer melhor. Em Outubro antes da IPO,aconteceu coisa identica,mas a afinação do sopé ficou no "verde",embora por pouca margem.
Aconselharam fazer um teste aos amortecedores,pois pode estar ai o problema e consequentemente a solução.
Os amortecedores são uns Sachs SuperTouring,com quase 3 anos. Os kms que têm... não sei,ainda não fui aos papeis...,mas deverão ter uns 50.000 kms possivelmente,além de muitos kms em estradas em obras infindáveis.
90 % do tempo ando sozinho no carro e naturalmente... a frente do lado esquerdo será mais sacrificada.
Pessoal,algum de vocês acha que é lógica a ideia de ser o desgaste dos amortecedores a afectar a afinação do sopé?
lmml
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

mr.bravo

• Piccolo

• *
  • 21

Masculino
  • Texto Pessoal
    Vasco --> Porto
Re: sopé e amortecedores
« Responder #1 em: 27 de Abril, 2011, 18:18:01 »
Viva.

Há pouco tempo aconteceu o mesmo ou parecido comigo:

Fui alinhar e calibrar. No alinhamento disseram que a roda do lado esquerdo tinha o alinhamento correcto e não era preciso mexer :dry:  Já a do lado direito disseram que tinha o camber desalinhado e que consequentemente não dava para fazer grande coisa na direcção  :blink: mas lá mexeram um bocadito

Por fim saí de lá com o carro pior do que estava, e com a direcção torta  :boxing_smiley:

Fiquei desconfiado da competência deles, já que no dia anterior fui à revisão na bosch e no checkup total não acusaram nada na direcção... e o carro so tinha 59.000km

Então decidi ir a outra oficina recomendada pelo o meu boss. Não só não acusaram nada no camber  :) mas sim a direção completamente desalinhada e o melhor é que a roda que supostamente estava no sitio sem precisar mexer, era a que estava pior e com o "parafuso" que afina penro pela sujidade!!! Foi preciso utilizar uma chave com um aumento de comprimento para se conseguir mexer no parafuso. O tipo foi impecavel deixou a direcção 5* apenas por 15€  :t_up:

Resumindo, por causa da falta de profissionalismo de uns, andei +/- 600km com a direcção desalinhada a queimar pneu e a pensar que já estava com problemas nos amortecedores €€€€€€€€€€€€€

Por isso acho que devias de ir pedir uma segunda opinião
La Meravigliosa Creatura - 1.9 MTJ 16v - 150cv

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #2 em: 28 de Abril, 2011, 09:52:50 »
Bom dia. Vou pedir 2 opinião sim.
Em Outubro fui alinhar a direcção para depois ir à IPO. Nesse alinhamento,a afinação do sopé da roda frente esquerda ficou no limite,mas ficou no "verde". Agora,em outra oficina de pneus,a afinação do sopé não ficou no verde,mas como se costuma dizer... "por um cabelo". O que conta é que ficou no "amarelo",mesmo que por pouca margem.
Para mim as afinações no alinhamento de direcção têm de ficar sempre no "verde",ou na margem positiva das tolerâncias recomendadas de fábrica.
Ando 90% do tempo sozinho,acho natural que o amortecedor do lado esquerdo possa ter menos pressão e porventura influênciar a afinação do sopé.
Já falei com o pessoal da oficina onde o meu carro vai,onde em 2008 (Junho e Agosto se não estou em erro) mudaram os 4 amortecedores. Palpita-lhes mais que no caso do alinhamento de direcção estar bem feito (pelo relatório final parece-me que sim),que talvez seja algum problema na manga de eixo (não é novidade em outros carros exactamente iguais ao meu). Eles vão verificar todos os apertos,ver se há alguma folga,corrigir o que possa ser corrigido e verificar se há algum empeno na dita peça,ou se são mesmo os amortecedores.
lmml
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 28 de Abril, 2011, 14:44:23 »
o ficar verde não quer dizer nada, dentro do verde pode ter uma variação ainda grande, tem de ficar dentro das tolerancias do fabricante, a maquina em que o carro foi afinado é de quais?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #4 em: 28 de Abril, 2011, 16:06:56 »
Quaisquer das 2 ultimas máquinas onde foram feitos os alinhamentos,são daquelas que parecem ter 4 raquetes.
Suponho que são mais precisas,mais rigorosas que as outras.
Nos relatórios dos alinhamentos estão escritas as medidas,as tolerâncias recomendadas (suponho que corresponde à tolerância/afinação a "verde") e só no ultimo alinhamento é que a roda da frente do lado esquerdo ficou no "amarelo",embora na "fronteira". Do lado direito... (não tenho aqui o relatório,está em casa),suponho que ficou quase com a afinação máxima,no bom sentido.
Por curiosidade,ou até pode ser útil,o ultimo alinhamento foi feito na Europneus à entrada de Moscavide e o anterior à IPO foi feito no Prior Velho,na Pneuvita.
lmml

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 28 de Abril, 2011, 16:11:34 »
quais são os sopés das 4 rodas e quais as tolerâncias mencionadas nos relatórios?

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #6 em: 28 de Abril, 2011, 20:32:00 »
quais são os sopés das 4 rodas e quais as tolerâncias mencionadas nos relatórios?
Boa tarde.
Os valores de referência que estão no relatório do alinhamento de direcção são:
Sopé frente entre: -1º00' e 0º00'. Ficou após alinhamento: Esq. -1º07' e Drt. -0º29'.
Sopé atrás entre: -1º05' e -0º25'. Aqui não houve intervenção e actualmente está: Esq. -1º34' e Drt. -0º53'.
Atrás a roda do lado esquerdo também está para lá do recomendável, mas nunca me preocupei com isso.
lmml

tuca

• Moretti

• *
  • 207

Masculino
« Responder #7 em: 28 de Abril, 2011, 22:40:31 »
Boas
qual e o teu carro e ano
em grande parte dos fiats so tem afinaçao de convergençia
afinar sope so com alteraçao de parafusos
espero ter ajudado

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 29 de Abril, 2011, 08:44:40 »
eu dava-me ao trabalho de querer o que está a -0.29 igual ao outro, sopé (camber) a -1 é benefico em curva, quando ha carga na suspensão, os sopés equilibram ou pioram?

o Tuca tem razão, por norma só se consegue mexer na convergência

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 29 de Abril, 2011, 09:51:03 »
Bom dia. Respondendo a várias questões. O "carroça" é um Fiat Punto II (188),1.3 Multijet,5 portas de 11/2004.
De fábrica não trás afinação do sopé (camber). Desde o inicio que tinha a sensação que a roda do lado direito à frente tinha maior inclinação que a da esquerda. Os relatórios dos alinhamentos de direcção vieram a confirmar isso,mas por desleixo meu,nunca reclamei isso enquanto o carro estava em garantia.
A solução que a Automeclis arranjou como sendo viável e a mais económica,foi de montagens de parafusos excêntricos para correcção so sopé/camber quando a direcção fosse alinhar.
Se o sopé equilibra quando há carga na suspensão... é coisa que não foi testada. 3ª ou 4ª feira,quando o carro for à oficina para descobrirem o que há e qual a solução,devem testar isso. Vão também ver se há folgas,ver se os amortecedores estão apertados em condições e no devido lugar,ver se as "juntas/borrachas" nos pontos de fixação dos amortecedores e molas estão em condições ou desgastadas,etc...!!!
Pelas minhas contas os amortecedores estão quase com 3 anos e cerca de 70.000 kms,ou seja... podem estar a dar o pifo,mas em principio só à frente. Atrás na IPO estavam a 75 e 76%,mas há frente não reparei o que dizia a máquina de teste,estava distraido a ver se as rodas "saltavam".
De preferência,que não seja preciso trocar amostecedores,ou manga de eixo,pois a conta final vai ser desagradável...!!!
lmml

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 29 de Abril, 2011, 11:13:46 »
reitero o que disse, para curvar camber a -1 é muito bom!

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 29 de Abril, 2011, 14:12:53 »
Não tenho duvidas sobre isso, até tiro beneficios disso. Diáriamente perco conta às cusvas que tenho pelo caminho (subo e desço 2 serras),além das diversas rotundas que encontro. Para minimizar o desgaste lateral dos pneus,normalmente até ando com mais um pouco de ar,que aquele que vem indicado como o correcto. Tenho conseguido minimamente que o desgaste dos pneus até seja bastante uniforme.
Não me interessa é que após um alinhamento de direcção,o sopé fique para lá do recomendado,pois se assim é alinhado,dá para perceber como será após alguns milhares de kms e o estrago extra que isso implica.
lmml

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #12 em: 29 de Abril, 2011, 14:24:09 »
estrago? camber a -1 não te estraga nada